Castroneves comanda segunda corrida em Detroit e vence pela primeira vez na temporada. Kanaan fica em nono
Helio Castroneves fez valer o melhor carro do fim de semana e conquistou, enfim, a primeira vitória na temporada 2014. Sem muitos sustos, o brasileiro comandou a etapa 2 na cidade do automóvel e se aproximou do líder do campeonato na classificação, agora seu companheiro Will Power
Finalmente Helio Castroneves pôde comemorar uma vitória — ainda que uma semana depois da mais desejada. Com o melhor carro do fim de semana em Detroit, o brasileiro comandou a corrida deste domingo (1) e descontou mais diferença para o líder do campeonato, que agora é Will Power, segundo na prova de hoje.
Helio só teve de se preocupar, de fato, com as paradas nos pits, que ontem atrapalharam a conquista do brasileiro. O pódio hoje foi completado pelo norte-americano Charlie Kimball.
Relacionadas
Tony Kanaan fez uma prova discreta e levou o carro #10 à nona colocação, muito distante do que pretendia ontem.
A cobertura completa do GP de Detroit no GRANDE PRÊMIO | |
As imagens deste domingo da Indy em Detroit |
Confira como foi a corrida 2 do GP de Detroit
Com ajuda dos comissários, os três envolvidos voltaram à prova e fizeram os reparos nos boxes. A Penske aproveitou para chamar o australiano para sua primeira parada.
A relargada veio na quinta volta, e de curioso só o mesmo movimento de Power lá atrás para recuperar as posições, enfiando o carro por dentro na curva de 90º à direita, desta vez sem acertar ninguém. Logo depois, a direção de prova lhe anunciou um drive-through merecido.
No giro 8, Hinchcliffe mostrou a ação que não teve ontem, partiu para cima de Castroneves e recuperou o segundo lugar, iniciando o desconto de uma diferença já bem considerável ao líder. Helio demonstrou que não tinha o melhor dos carros ao perder posição também para Conway na sequência.
A terceira amarela pintou entre as voltas 10 e 11 com Sebastián Saavedra parado no miolo do circuito de rua. O replay apontou um erro do piloto colombiano no ataque a Ryan Briscoe, dando no muro e destruindo a suspensão do lado esquerdo.
A partir de então, começaram a rolar as táticas diferentes. Hinchcliffe e Conway preferiram permanecer na pista, enquanto Castroneves e Sato foram aos boxes. Helio ganhou a colocação do rival.
A ação voltou à tona, e Conway iniciou um ataque dos mais ferozes a Hinchcliffe. Foram voltas e mais voltas até que a ultrapassagem se consumasse, na 21. O canadense era tão lento que uma fila imensa se formou atrás até que fosse aos pits.
Com a parada geral, quem passou à ponta? Isso mesmo, Power, que comandou o negócio até a 28 e sua nova parada. Castroneves tomou o primeiro lugar e, como o companheiro, andou tranquilo até a 34, quando trocou de novo os pneus e reabasteceu. A liderança caía para Jack Hawksworth, surpreendentemente, só que por uma volta.
Quando Hawks deixou os pits, voltou logo à frente de Sato e Briscoe. Com os pneus frios, seria presa fácil para o japonês, que tentou ultrapassar por fora no fim do retão. Briscoe tentou vir no embalo e não percebeu a freada correta para a curva, acertando Takuma e quase levando Jack. Sato rodou e conseguiu retornar, com leves sustos.
Castroneves retornou ao primeiro lugar com uma vantagem mais do que cômoda para Conway, que tinha Power e Simon Pagenaud no encalço e problemas nos freios. Não tardou para que Mike sucumbisse ao ataque da dupla que se tornou rival ferrenha no campeonato e partisse para os pits.
Passando metade da prova, a diferença de Helio era superior a 10 segundos; depois de novas paradas nos pits, corrida livre e avanço, o brasileiro foi controlando e controlando, até que, faltando 11 voltas para o fim, Sébastien Bourdais aparecesse estancado na barreira de pneus e mandasse o trabalho de Castroneves às favas.
7 para o fim, Castroneves relargou bem e deixou a briga atrás comendo solta. Dixon tentou superar Power, errou e abriu espaço para Kimball e Hinchcliffe antes que mais uma amarela pintasse: Andretti deu um toquinho no pole Sato e fez o chefe AJ Foyt bufar nos pits com a manobra do filho de Michael.
Indy, GP de Detroit, corrida 2, final:
1 | 6 | HELIO CASTRONEVES | BRA | PENSKE CHEVROLET | 1:45:53.341 | 70 voltas |
2 | 12 | WILL POWER | AUS | PENSKE CHEVROLET | +1.683 | |
3 | 83 | CHARLIE KIMBALL | EUA | GANASSI CHEVROLET | +2.974 | |
4 | 27 | JAMES HINCHCLIFFE | CAN | ANDRETTI HONDA | +3.429 | |
5 | 9 | SCOTT DIXON | NZL | GANASSI CHEVROLET | +4.652 | |
6 | 77 | SIMON PAGENAUD | FRA | SCHMIDT PETERSON HONDA | +4.989 | |
7 | 7 | MIKHAIL ALESHIN | RUS | SCHMIDT HONDA | +5.527 | |
8 | 34 | CARLOS MUÑOZ | COL | ANDRETTI HONDA | +5.690 | |
9 | 10 | TONY KANAAN | BRA | GANASSI CHEVROLET | +6.250 | |
10 | 8 | RYAN BRISCOE | AUS | GANASSI CHEVROLET | +6.592 | |
11 | 20 | MIKE CONWAY | ING | CARPENTER CHEVROLET | +7.111 | |
12 | 19 | JUSTIN WILSON | ING | DALE COYNE HONDA | +7.282 | |
13 | 2 | JUAN PABLO MONTOYA | COL | PENSKE CHEVROLET | +7.964 | |
14 | 98 | JACK HAWKSWORTH | ING | BRYAN HERTA HONDA | +8.772 | |
15 | 18 | CARLOS HUERTAS | COL | DALE COYNE HONDA | +9.290 | |
16 | 25 | MARCO ANDRETTI | EUA | ANDRETTI HONDA | +27.246 | |
17 | 67 | JOSEF NEWGARDEN | EUA | FISHER HARTMAN HONDA | +1 volta | |
18 | 14 | TAKUMA SATO | JAP | FOYT HONDA | +1 volta | NC |
19 | 28 | RYAN HUNTER-REAY | EUA | ANDRETTI HONDA | +9 voltas | NC |
20 | 11 | SÉBASTIEN BOURDAIS | FRA | KV CHEVROLET | +12 voltas | NC |
21 | 15 | GRAHAM RAHAL | EUA | RLL HONDA | +27 voltas | NC |
22 | 17 | SEBASTIÁN SAAVEDRA | COL | KV CHEVROLET | +61 voltas | NC |