Castroneves comanda segunda corrida em Detroit e vence pela primeira vez na temporada. Kanaan fica em nono

Helio Castroneves fez valer o melhor carro do fim de semana e conquistou, enfim, a primeira vitória na temporada 2014. Sem muitos sustos, o brasileiro comandou a etapa 2 na cidade do automóvel e se aproximou do líder do campeonato na classificação, agora seu companheiro Will Power

Finalmente Helio Castroneves pôde comemorar uma vitória — ainda que uma semana depois da mais desejada. Com o melhor carro do fim de semana em Detroit, o brasileiro comandou a corrida deste domingo (1) e descontou mais diferença para o líder do campeonato, que agora é Will Power, segundo na prova de hoje.

Helio só teve de se preocupar, de fato, com as paradas nos pits, que ontem atrapalharam a conquista do brasileiro. O pódio hoje foi completado pelo norte-americano Charlie Kimball.

Castroneves enfim vence na temporada (Foto: IndyCar)

Tony Kanaan fez uma prova discreta e levou o carro #10 à nona colocação, muito distante do que pretendia ontem.

 A cobertura completa do GP de Detroit no GRANDE PRÊMIO
 As imagens deste domingo da Indy em Detroit

Confira como foi a corrida 2 do GP de Detroit

A movimentação errada dos pilotos no alinhamento fez a direção de prova adiar a largada em uma volta. Menos mal para Hinchcliffe, que já perdia o segundo e terceiro lugares para Castroneves e Conway. Na partida que valeu, Sato continuou na frente e Hinchcliffe tornou a cair, dando o segundo lugar ao brasileiro. Metros à frente, na freada do retão, Power espalhou na curva e jogou Josef Newgarden para a barreira de proteção, trazendo Graham Rahal e Justin Wilson para o engarrafamento. Charlie Kimball foi atrapalhado, conseguiu jogar para a área de escape e voltou à prova. 
Largada do GP de Detroit deste domingo, com Takuma Sato à frente (Foto: IndyCar)

Com ajuda dos comissários, os três envolvidos voltaram à prova e fizeram os reparos nos boxes. A Penske aproveitou para chamar o australiano para sua primeira parada.


A relargada veio na quinta volta, e de curioso só o mesmo movimento de Power lá atrás para recuperar as posições, enfiando o carro por dentro na curva de 90º à direita, desta vez sem acertar ninguém. Logo depois, a direção de prova lhe anunciou um drive-through merecido.

No giro 8, Hinchcliffe mostrou a ação que não teve ontem, partiu para cima de Castroneves e recuperou o segundo lugar, iniciando o desconto de uma diferença já bem considerável ao líder. Helio demonstrou que não tinha o melhor dos carros ao perder posição também para Conway na sequência.

A terceira amarela pintou entre as voltas 10 e 11 com Sebastián Saavedra parado no miolo do circuito de rua. O replay apontou um erro do piloto colombiano no ataque a Ryan Briscoe, dando no muro e destruindo a suspensão do lado esquerdo.

A partir de então, começaram a rolar as táticas diferentes. Hinchcliffe e Conway preferiram permanecer na pista, enquanto Castroneves e Sato foram aos boxes. Helio ganhou a colocação do rival.

A ação voltou à tona, e Conway iniciou um ataque dos mais ferozes a Hinchcliffe. Foram voltas e mais voltas até que a ultrapassagem se consumasse, na 21. O canadense era tão lento que uma fila imensa se formou atrás até que fosse aos pits. 

Com a parada geral, quem passou à ponta? Isso mesmo, Power, que comandou o negócio até a 28 e sua nova parada. Castroneves tomou o primeiro lugar e, como o companheiro, andou tranquilo até a 34, quando trocou de novo os pneus e reabasteceu. A liderança caía para Jack Hawksworth, surpreendentemente, só que por uma volta.

Quando Hawks deixou os pits, voltou logo à frente de Sato e Briscoe. Com os pneus frios, seria presa fácil para o japonês, que tentou ultrapassar por fora no fim do retão. Briscoe tentou vir no embalo e não percebeu a freada correta para a curva, acertando Takuma e quase levando Jack. Sato rodou e conseguiu retornar, com leves sustos.

Castroneves retornou ao primeiro lugar com uma vantagem mais do que cômoda para Conway, que tinha Power e Simon Pagenaud no encalço e problemas nos freios. Não tardou para que Mike sucumbisse ao ataque da dupla que se tornou rival ferrenha no campeonato e partisse para os pits.

Passando metade da prova, a diferença de Helio era superior a 10 segundos; depois de novas paradas nos pits, corrida livre e avanço, o brasileiro foi controlando e controlando, até que, faltando 11 voltas para o fim, Sébastien Bourdais aparecesse estancado na barreira de pneus e mandasse o trabalho de Castroneves às favas.

7 para o fim, Castroneves relargou bem e deixou a briga atrás comendo solta. Dixon tentou superar Power, errou e abriu espaço para Kimball e Hinchcliffe antes que mais uma amarela pintasse: Andretti deu um toquinho no pole Sato e fez o chefe AJ Foyt bufar nos pits com a manobra do filho de Michael.
 
As voltas finais não apresentaram diferença: Helio conduziu o carro #3 confortavelmente à vitória, chegando aos 307 pontos. Power, com o segundo lugar, foi a 326. Ryan Hunter-Reay, opaco no fim de semana e com novo abandono neste domingo, caiu para em terceiro, com 299.
A comemoração no alambrado característica de Helio e sua equipe (Foto: IndyCar)

Indy, GP de Detroit, corrida 2, final:

1 6 HELIO CASTRONEVES BRA PENSKE CHEVROLET 1:45:53.341 70 voltas
2 12 WILL POWER AUS PENSKE CHEVROLET +1.683  
3 83 CHARLIE KIMBALL EUA GANASSI CHEVROLET +2.974  
4 27 JAMES HINCHCLIFFE CAN ANDRETTI HONDA +3.429  
5 9 SCOTT DIXON NZL GANASSI CHEVROLET +4.652  
6 77 SIMON PAGENAUD FRA SCHMIDT PETERSON HONDA +4.989  
7 7 MIKHAIL ALESHIN RUS SCHMIDT HONDA +5.527  
8 34 CARLOS MUÑOZ COL ANDRETTI HONDA +5.690  
9 10 TONY KANAAN BRA GANASSI CHEVROLET +6.250  
10 8 RYAN BRISCOE AUS GANASSI CHEVROLET +6.592  
11 20 MIKE CONWAY ING CARPENTER CHEVROLET +7.111  
12 19 JUSTIN WILSON ING DALE COYNE HONDA +7.282  
13 2 JUAN PABLO MONTOYA COL PENSKE CHEVROLET +7.964  
14 98 JACK HAWKSWORTH ING BRYAN HERTA HONDA +8.772  
15 18 CARLOS HUERTAS COL DALE COYNE HONDA +9.290  
16 25 MARCO ANDRETTI EUA ANDRETTI HONDA +27.246  
17 67 JOSEF NEWGARDEN EUA FISHER HARTMAN HONDA +1 volta  
18 14 TAKUMA SATO JAP FOYT HONDA +1 volta NC
19 28 RYAN HUNTER-REAY EUA ANDRETTI HONDA +9 voltas NC
20 11 SÉBASTIEN BOURDAIS FRA KV CHEVROLET +12 voltas NC
21 15 GRAHAM RAHAL EUA RLL HONDA +27 voltas NC
22 17 SEBASTIÁN SAAVEDRA COL KV CHEVROLET +61 voltas NC

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Indy direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.