Castroneves diz que clima influenciou desempenho, mas se mostrou satisfeito com segunda fila: "Estamos ali"

Helio Castroneves se mostrou satisfeito com o quarto lugar no grid em Indianápolis neste domingo (18) e disse que a mudança de temperatura influenciou decisivamente a performance do carro #3

Considerado um dos principais favoritos à pole neste domingo (18) em Indianápolis, Helio Castroneves ficou de fora da primeira fila e vai largar em quarto na Indy 500, prova que já venceu em três oportunidades. Mesmo satisfeito com a marca de 2min36s081, o brasileiro da Penske afirmou que a mudança de temperatura para a parte final da classificação foi decisiva no desempenho do carro #3 no histórico Speedway. A posição de honra do grid ficou com Ed Carpenter.

“Algumas decisões que tomamos hoje foram fundamentais para esse desempenho”, disse Helio ao GRANDE PRÊMIO logo depois da definição do grid de largada para a 98ª edição da Indy 500.

Castroneves vai sair em quarto nas 500 Milhas de Indianápolis domingo (Foto: Indycar)

“O clima também influenciou seriamente. Hoje, a diferença de temperatura foi grande, e isso fez toda a diferença. Quer dizer, a gente levou tudo isso em consideração na hora de planejar a classificação, mas para falar a verdade muitas vezes não acontece aquilo que a gente programa. De qualquer forma, eu acho que a gente tem uma noção do que aconteceu. Mas, assim, por duas voltas, a gente mostrou que tinha, sim, condições”, explicou o piloto.

 cobertura 'in loco' da Indy 500 no GRANDE PRÊMIO
 As imagens deste domingo da Indy em Indianápolis
icone_TV  A programação do fim de semana do automobilismo  

Castroneves entende que foi preciso arriscar e afirmou que vê a quarta colocação como uma posição forte para a corrida do próximo domingo. “O carro está muito bom. Infelizmente, na classificação a gente teve de mudar um pouquinho, mas obviamente é sempre importante a gente arriscar”, declarou.

“Aqui, entretanto, o importante não é o lugar onde você começa, mas, sim, onde você termina. E a segunda fila não é uma posição ruim, muito pelo contrário. Estamos ali na frente. Podemos nos manter no pelotão”, completou.

“Estamos confiantes. Hoje, tinha duas maneiras de terminar essa classificação: ou tirava o pé um pouco e terminava em quarto ou consertava o carro, mas aí seria uma pancada só. Então, decidimos largar em quarto mesmo. Não adianta arriscar tanto agora. São 500 milhas, é uma corrida muito longa. Vamos ver o que acontece”, encerrou Castroneves.

icon_tempo O passo a passo da classificação deste domingo em Indianápolis



GRANDE PRÊMIO cobre 'in loco' as 500 Milhas de Indianápolis com os repórteres Victor Martins e Evelyn Guimarães. Para acompanhar o noticiário completo, clique aqui.

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Indy direto no seu celular!Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra, Escanteio SP e Teleguiado.