Castroneves tritura recorde da pista e puxa top-5 todo da Chevrolet no grid de largada para etapa de Phoenix

Helio Castroneves quebrou o recorde da pista e cravou a pole-position para a etapa de Phoenix. Em sessão completamente dominada pela Chevrolet, a Penske colocou seus quatro carros no top-5, com JR Hildebrand de intruso em terceiro. Tony Kanaan foi o melhor da Honda e larga em sexto

 

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Helio Castroneves teve uma atuação espetacular na definição do grid de largada da etapa de Phoenix nos primeiros minutos deste sábado (29). O brasileiro aproveitou o ótimo trabalho que fizeram Chevrolet e Penske e triturou o recorde da pista, cravando 37s754 no combinado de suas duas voltas.

Castroneves foi o melhor de cinco carros da Chevrolet que apareceram nas cinco primeiras posições da classificação. A Penske sobrou, colocando seu quarteto todo no top-5, com Will Power em segundo, Josef Newgarden em quarto e Simon Pagenaud em quinto.

O intruso da história foi JR Hildebrand. O americano da Carpenter reafirmou os ótimos desempenhos que teve no treino livre e na pré-temporada e assegurou a terceira colocação no grid da corrida desta noite.

Tony Kanaan fez um grande trabalho. O brasileiro teve sua melhor classificação no ano, sendo o melhor da Honda e garantindo o sexto posto no grid, menos de 0s5 acima da marca de Castroneves. Mikhail Aleshin andou forte e larga em sétimo, seguido por Scott Dixon, Marco Andretti e Sébastien Bourdais, que voltou a colocar a Dale Coyne em boa posição no grid.

Helio Castroneves larga na pole em Phoenix (Foto: Indycar)

Confira como foi a classificação para a etapa de Phoenix:

A classificação começou dez minutos atrasada, com Charlie Kimball indo à pista nos primeiros minutos deste sábado (em Brasília. O americano fez duas voltas acima da média, combinando para 38s614. Na sequência veio, voando, Will Power. Sem querer saber de brincadeira, o australiano cravou 37s927, recorde da pista e um tempo que prometia brigar no topo.

 
Graham Rahal foi o terceiro e não foi muito bem. Com uma volta de aquecimento altíssima, o americano também não foi dos melhores nos giros que contavam: 38s7 no combinado para ele. Mas quem foi mal mesmo foi Ed Carpenter. Sem ritmo, o americano, que teve problemas no treino livre, bateu 39s4. 
Comprovando que a Penske estava acertadíssima, Simon Pagenaud foi o quinto a tentar a sorte e se deu muito bem. Com duas grandes voltas, ficou pouco mais de 0s1 acima da marca de Power. Na sequência, Takuma Sato deu seus giros e, certamente, não saiu satisfeito, batendo apenas Carpenter.
 
Mikhail Aleshin comprovou que o bom desempenho no TL não era fogo de palha e mandou ver, virando a terceira melhor marca combinada, 0s4 melhor que Kimball. Após dar pouquíssimas voltas na sessão de preparação para a classificação, Marco Andretti se recuperou bem e fez a quarta marca até então.

Veio, então, Helio Castroneves. O brasileiro não quis saber e pisou muito fundo. O recorde de Power foi trucidado, com o brasileiro virando 37s754 e tomando com sobras o primeiro lugar. Na sequência foi a vez de Ryan Hunter-Reay não fazer nada de encantador e fechar com o sexto tempo.
 
Quem pintou a seguir foi James Hinchcliffe, que não teve um desempenho dos melhores, mas superou exatamente Hunter-Reay, virando o novo sexto colocado. Max Chilton foi o 12º a ir para a pista e seguiu seu calvário, não passando do oitavo posto.
Um dos favoritos de fora do Mundo Penske, Scott Dixon andou bem, mas não o suficiente para entrar na briga. O neozelandês cravou 38s3, 0s6 além do que fez Castroneves. A última Penske a ir para a pista foi a de Josef Newgarden, que andou muito forte desde cedo. O americano teve uma primeira volta não muito boa e acabou em terceiro, batendo ao menos Pagenaud entre os companheiros líderes.
 
Alexander Rossi fez seu giro, mas passou bem longe de ter sido relevante. O americano registrou o 12º melhor tempo combinado. Depois, JR Hildebrand voltou a impressionar. Segundo no treino livre, o americano da Carpenter se meteu no meio das Penske e ficou com a terceira marca.

Mesmo com a Chevrolet voando em Phoenix, a Foyt seguia naquela draga danada. Carlos Muñoz não conseguiu achar bom ritmo e só ficou na frente de Carpenter. Seu companheiro veio depois. Conor Daly foi ainda pior, mas também superou Carpenter.

Logo depois foi a vez da dupla da Dale Coyne ir para a pista. Ed Jones foi tímido, mas regular, fazendo a 14ª marca. Sébastien Bourdais, no entanto, foi bem melhor. Em um carro que não costumava andar bem em oval, virou o nono colocado. O último foi Tony Kanaan, que fez um trabalho brilhante e se meteu em sexto, acabando como o melhor piloto da Honda no dia.

Indy, GP de Phoenix, Grid de Largada:

1 3 HELIO CASTRONEVES BRA PENSKE CHEVROLET 37.754  
2 12 WILL POWER AUS PENSKE CHEVROLET 37.927 +0.173
3 21 JR HILDEBRAND EUA CARPENTER CHEVROLET 37.947 +0.193
4 2 JOSEF NEWGARDEN EUA PENSKE CHEVROLET 37.993 +0.239
5 1 SIMON PAGENAUD FRA PENSKE CHEVROLET 38.045 +0.291
6 10 TONY KANAAN BRA GANASSI HONDA 38.218 +0.464
7 7 MIKHAIL ALESHIN RUS SCHMIDT PETERSON HONDA 38.260 +0.506
8 9 SCOTT DIXON NZL GANASSI HONDA 38.315 +0.561
9 27 MARCO ANDRETTI EUA ANDRETTI HONDA 38.448 +0.694
10 18 SÉBASTIEN BOURDAIS FRA DALE COYNE HONDA 38.455 +0.701
11 5 JAMES HINCHCLIFFE CAN SCHMIDT PETERSON HONDA 38.487 +0.733
12 28 RYAN HUNTER-REAY EUA ANDRETTI HONDA 38.566 +0.812
13 8 MAX CHILTON ING GANASSI HONDA 38.573 +0.819
14 83 CHARLIE KIMBALL EUA GANASSI HONDA 38.614 +0.860
15 98 ALEXANDER ROSSI EUA ANDRETTI HONDA 38.646 +0.892
16 19 ED JONES ING DALE COYNE HONDA 38.723 +0.969
17 15 GRAHAM RAHAL EUA RLL HONDA 38.772 +1.018
18 26 TAKUMA SATO JAP ANDRETTI HONDA 38.774 +1.020
19 14 CARLOS MUÑOZ COL FOYT CHEVROLET 38.872 +1.118
20 4 CONOR DALY EUA FOYT CHEVROLET 39.029 +1.275
21 20 ED CARPENTER EUA CARPENTER CHEVROLET 39.485 +1.731
 
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