Chuva aparece novamente e interrompe Bump Day ainda na primeira hora. Castroneves lidera

O Bump Day começou na hora programada, mas a chuva apareceu ainda nos primeiros 60 minutos e foi ganhando força. A sessão foi interrompida com Helio Castroneves na frente e Zachary Claman DeMelo, Graham Rahal e Oriol Servià em risco

google_ad_client = “ca-pub-6830925722933424”;
google_ad_slot = “5708856992”;
google_ad_width = 336;
google_ad_height = 280;

O sábado (19) começou de forma conturbada no Indianapolis Motor Speedway. A previsão do tempo se confirmou e a chuva apareceu com força logo na primeira hora. As atividades até começaram sem atraso, mas apenas dez pilotos conseguiram registrar tempo.

Assim, com a chuva aparecendo logo antes da saída de James Hinchcliffe para a pista, Helio Castroneves liderava com 2min37s261, seguido nem tão de perto assim por Simon Pagenaud e Spencer Pigot, mas os três, certamente, ficando candidatos fortes ao Fast Nine.

Scott Dixon, Ed Jones, Ryan Hunter-Reay e Jay Howard também registraram tempos, mas com cara de que ficariam ali pelo pelotão intermediário. Por outro lado, Zachary Claman DeMelo, Graham Rahal e Jack Harvey estavam bastante em risco. Pior ainda foi Oriol Servià, que abortou a tentativa após quase bater.

Helio Castroneves basicamente se garantiu pro Fast Nine (Foto: Rodrigo Berton/Grande Prêmio)

Confira como estava o Bump Day até a chuva aparecer

google_ad_client = “ca-pub-6830925722933424”;
google_ad_slot = “5708856992”;
google_ad_width = 336;
google_ad_height = 280;

Contrariando todas as previsões, a Indy deu início ao Bump Day exatamente às 12h (em Brasília). Os pilotos foram para sete horas de atividades, com cada um sempre executando uma sequência de quatro voltas rápidas com a pista vazia. Seguindo a ordem sorteada nesta sexta-feira, Zachary Claman DeMelo foi o primeiro – já que Conor Daly sorteou a bolinha #1 para o carro reserva.

E o canadense começou dando bastante pinta de que precisaria retornar à pista mais tarde para tentar melhorar e escapar das duas últimas posições, cravando 2min39s488 no somatório dos giros. Logo depois foi a vez de Ryan Hunter-Reay, que também não andou bem, mas isso pensando em Fast Nine, já que já superava Claman DeMelo com certa facilidade.

Outro piloto que corria sérios riscos de ficar de fora era Jack Harvey, que combinava para 2min39s835, ainda mais lento que Claman DeMelo. E o contraste completo veio logo depois com Helio Castroneves voando para girar em 2min37s261. 

Jack Harvey está em perigo no Bump Day (Foto: Rodrigo Berton/Grande Prêmio)

Spencer Pigot não foi tão bem quanto Helio, mas mostrou suas credenciais para disputar uma vaga no Fast Nine e, mais além, que a Carpenter está mesmo muito forte: 2min37s859 para o jovem piloto. Scott Dixon veio depois e andou até próximo de Pigot, mas ficou em desvantagem por 0s3, ocupando a terceira colocação parcial.

Aí vieram dois pilotos que tinham grandes chances de voltarem no domingo para a definição do décimo ao 33º lugar: Jay Howard e Ed Jones. O segundo foi bem melhor que o primeiro, é verdade, mas não chegaram nem ao top-3.

Sofrendo muito para achar um bom acerto para a classificação, Graham Rahal continuou perdido em suas quatro voltas rápidas e atrás de Claman DeMelo, mostrando que realmente corria riscos de eliminação. Pior ainda foi Oriol Servià, que quase bateu o carro logo na primeira volta e abortou, ficando em sério risco.

Provando a força da Penske, Simon Pagenaud fez quatro voltas muito fortes e colou em Helio, também ficando perto da vaga no Fast Nine. E aí, quando James Hinchcliffe se preparava para sair, a chuva apareceu de forma leve na curva 2. Cinco minutos depois, ela ganhou força e mostrou que ainda demoraria muito até tudo recomeçar.

O GRANDE PRÊMIO cobre in loco as 500 Milhas de Indianápolis com o repórter Gabriel Curty e o fotógrafo Rodrigo Berton. Acompanhe o noticiário aqui.

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Indy direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.