Com aumento progressivo de velocidade, Andretti define programação do primeiro teste de Alonso em Indianápolis

Marco Andretti vai fazer um shakedown do carro #29 que vai ser pilotado em seguida por Fernando Alonso pouco depois das 10h (horário de Brasília). É o chamado ‘Rookie Test’, ao qual o espanhol vai ser submetido antes de ser oficialmente liberado para fazer parte do rol dos pilotos que vão tentar um lugar no grid da icônica corrida no Indianapolis Motor Speedway

 

google_ad_client = “ca-pub-6830925722933424”;
google_ad_slot = “2258117790”;
google_ad_width = 300;
google_ad_height = 600;

Chegou a hora. Fernando Alonso vai completar suas primeiras voltas no icônico circuito oval de Indianápolis nesta quarta-feira (3). Tudo como parte de um extenso programa de preparação para a disputa da maior corrida do automobilismo mundial, no próximo dia 28. Alonso vai ser submetido ao chamado ‘Rookie Test’, que visa avaliar as condições dos pilotos que vão disputar as 500 Milhas de Indianápolis pela primeira vez. 

 
Diretor da Andretti, equipe que uniu esforços junto a McLaren e Honda para surpreender o mundo do automobilismo e colocar o bicampeão mundial de F1 em Indianápolis, Rob Edwards detalhou a programação do dia de testes de Alonso. O escolhido para completar as primeiras voltas com o carro #29 vai ser Marco Andretti, que vai realizar um shakedown para verificar as condições do bólido e também da pista a partir das 9h (horário local), 10h pela hora de Brasília.
 
“Marco vai sair às 9h, se o clima assim permitir, vai fazer muito frio. Ele vai testar o carro. As regras da Indy lhe permitem completar apenas dez voltas. Em seguida, vamos colocar Fernando dentro do carro e ele vai cumprir todo o dia”, explicou durante entrevista ao site norte-americano ‘Motorsport.com’.

window._ttf = window._ttf || [];
_ttf.push({
pid : 53280
,lang : “pt”
,slot : ‘.mhv-noticia .mhv-texto > div’
,format : “inread”
,minSlot : 3
});

(function (d) {
var js, s = d.getElementsByTagName(‘script’)[0];
js = d.createElement(‘script’);
js.async = true;
js.src = ‘//cdn.teads.tv/media/format.js’;
s.parentNode.insertBefore(js, s);
})(window.document);

Depois de tanta expectativa, Alonso vai à pista no oval de Indianápolis pela primeira vez nesta quarta-feira (Foto: Indycar)
“Então, durante o período de treino de orientação para novatos e na segunda-feira, 15 de maio, entre 12h e 14h, ele vai poder usar dois jogos novos de pneus para fazer o teste. Cada novato pode fazer um teste antes da semana de treinos para as 500 Milhas de Indianápolis, de modo que usamos isso neste primeiro teste”, salientou o engenheiro.
 
Como é de praxe no chamado ‘Rookie Test’, Alonso vai aumentar a velocidade do seu carro de forma gradativa. O programa de testes nesta quarta-feira compreende a realização de dez voltas com as velocidades variando entre 300 e 338 km/h, 15 voltas entre 338 e 346 km/h e outras 15 acima dos 346 km/h. 
 
“Essas velocidades vão ser alcançáveis com níveis de carga aerodinâmica ainda relativamente cômodos. Obviamente, a ideia é que Fernando consiga um nível de comodidade onde se acostume a guiar de forma constante nestas velocidades, portanto não faz sentido realizar um grande exercício neste primeiro dia”, comentou.
 
Uma das grandes preocupações da Andretti diz respeito às baixas temperaturas em Indianápolis, o que é sempre um complicador para obter o aquecimento ideal dos pneus. A temperatura ambiente no início do treino de Alonso não deve passar dos 8ºC. “O frio é uma faca de dois gumes: a densa atmosfera proporciona mais carga aerodinâmica, mas também é mais difícil obter a temperatura dos pneus”, disse.
 

google_ad_client = “ca-pub-6830925722933424”;
google_ad_slot = “5708856992”;
google_ad_width = 336;
google_ad_height = 280;

O engenheiro comentou também que Marco Andretti vai servir como uma espécie de referência para Alonso neste debute do espanhol no oval de Indianápolis. A equipe venceu duas das últimas três Indy 500, sendo que em 2016 triunfou com o novato e ex-F1 Alexander Rossi.

“Obviamente, tivemos carros fortes no Speedway no ano passado, mas houve algumas mudanças nos pneus que usamos neste ano, de forma que a intenção é que Marco trabalhe com uma configuração que conhecemos e confirme que esse acerto funcione em termos de comportamento do carro com o novo pneu. Isso vai nos dar uma boa base para estabelecer nossos acertos e como vamos trabalhar melhor com Fernando”, declarou o diretor da Andretti.

 
Por fim, Edwards lembrou o que Alonso já havia dito antes de embarcar para os Estados Unidos. O simulador, por mais que seja importante e sofisticado, não dá a mesma impressão que o carro na pista real. “Você pode, de forma limitada, simular ventos cruzados, e isso é sempre importante no oval. O simulador é uma grande ferramenta para estabelecer certas coisas, mas há muitos aspectos que Fernando só vai poder conhecer realmente na pista, sobre como correr no tráfego. Fernando vai ter a pista para si mesmo”, finalizou.

GRANDE PRÊMIO transmite AO VIVO a estreia de Alonso em Indianápolis a partir das 10h (de Brasília) desta quarta-feira. Clique aqui para assistir.
 
PADDOCK GP #76 DEBATE VITÓRIA DE BOTTAS NA F1 E RECEBE EDGARD MELLO FILHO

.embed-container { position: relative; padding-bottom: 56.25%; height: 0; overflow: hidden; max-width: 100%; } .embed-container iframe, .embed-container object, .embed-container embed { position: absolute; top: 0; left: 0; width: 100%; height: 100%; }

google_ad_client = “ca-pub-6830925722933424”;
google_ad_slot = “8352893793”;
google_ad_width = 300;
google_ad_height = 250;

fechar

function crt(t){for(var e=document.getElementById(“crt_ftr”).children,n=0;n80?c:void 0}function rs(t){t++,450>t&&setTimeout(function(){var e=crt(“cto_ifr”);if(e){var n=e.width?e.width:e;n=n.toString().indexOf(“px”)

var zoneid = (parent.window.top.innerWidth document.MAX_ct0 = '';
var m3_u = (location.protocol == 'https:' ? 'https://cas.criteo.com/delivery/ajs.php?' : 'http://cas.criteo.com/delivery/ajs.php?');
var m3_r = Math.floor(Math.random() * 99999999999);
document.write("”);

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Indy direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.