Com velocidade de 357 km/h, Alonso passa por ‘vestibular’ e analisa: “No simulador, era mais fácil”

Sem grandes problemas, Fernando Alonso cumpriu todas as três fases do programa de orientação a novatos estabelecido pela Indy 500 e passou no 'vestibular' para disputar a icônica prova. A Andretti deu os parabéns ao bicampeão da F1

google_ad_client = “ca-pub-6830925722933424”;
google_ad_slot = “5708856992”;
google_ad_width = 336;
google_ad_height = 280;

Feliz da vida, Fernando Alonso completou as primeiras voltas da sua vida no circuito oval de Indianápolis na manhã desta quarta-feira (3). O bicampeão mundial de F1 completou com êxito a primeira parte do cronograma estabelecido pela Andretti, que o colocou na pista em associação com a McLaren e a Honda. O piloto de 35 anos não enfrentou nenhum grande problema e tampouco nenhum susto, avançando sem dificuldades nas três fases do chamado ROP,  o programa de orientação a novatos da Indy 500. Ao todo, foram 50 voltas completadas no início da sessão.

Alonso completou sua volta mais rápida a uma média de 219,503 mph (357,18 km/h). E se mostrou bastante confortável no carro, tendo apenas uma ou outra saída de frente, mas com uma jornada inicial sem grandes problemas. Ao longo da sessão, Fernando se mostrou leve e feliz, como descreveu Zak Brown, chefe da McLaren, chegando até a brincar com o dirigente: "Podemos usar isso em Monza? Por favor?". 

window._ttf = window._ttf || [];
_ttf.push({
pid : 53280
,lang : “pt”
,slot : ‘.mhv-noticia .mhv-texto > div’
,format : “inread”
,minSlot : 3
});

(function (d) {
var js, s = d.getElementsByTagName(‘script’)[0];
js = d.createElement(‘script’);
js.async = true;
js.src = ‘//cdn.teads.tv/media/format.js’;
s.parentNode.insertBefore(js, s);
})(window.document);

Fernando Alonso realizou seu primeiro teste em Indianápolis nesta quarta-feira (Foto: McLaren)

Na sua primeira impressão depois que saiu do carro, ao conversar com a equipe, entre eles Michael Andretti e Gil de Ferran, Alonso disse que "no simulador, era mais fácil", uma sensação natural de quem teve a chance de guiar em um circuito oval como Indianápolis pela primeira vez.

Pouco depois, em entrevista ao canal da Indy, que transmite ao vivo o teste de Alonso, o espanhol falou: "Foi divertido. Bom jeito de começar. Foi um pouquinho difícil de alcançar a velocidade no começo, mas espero que a gente consiga mais voltas para sentir melhor o carro".

google_ad_client = “ca-pub-6830925722933424”;
google_ad_slot = “2258117790”;
google_ad_width = 300;
google_ad_height = 600;

Fernando recebeu os parabéns da Andretti e foi elogiado pelo chefe Michael: "Ele foi perfeito. Fez o que tinha de fazer, passou pelas três fases, e agora vamos comparar os dados com o que ele sentiu na pista. Foi realmente tudo perfeito até agora", destacou o ex-piloto e dono da equipe de Alonso na Indy.

Há tempos que Alonso não descia de um carro sorrindo. Pois foi esse o sentimento do bicampeão depois de ter a chance de guiar em Indianápolis pela primeira vez: como o de um menino num parque de diversões.

Como foi a primeira vez de Alonso no oval de Indianápolis

Marco Andretti completou dois shakedowns, já que no primeiro foi detectado um pequeno problema de equilíbrio do carro, que saía um pouco de frente. Em seguida, o norte-americano saiu novamente para a pista e, quando retornou aos pits, passou as impressões do comportamento do carro para a equipe antes de Alonso assumir de vez o volante.
 
Até que, às 10h49 locais (11h49 pelo horário de Brasília), Alonso vestiu balaclava e capacete e finalmente entrou no carro para completar suas primeiras voltas em um circuito oval. Com os cintos de segurança devidamente apertados, Fernando estava pronto para a estreia. Com o motor Honda do carro ligado, o espanhol acelerou às 10h55, horário local.
 
Definitivamente, começava naquele momento a trajetória de Fernando Alonso rumo ao sonho de buscar a vitória em Indianápolis. E o espanhol foi evoluindo de forma progressiva, cumprindo com o cronograma estabelecido pela Andretti. Na sexta volta, o bicampeão da F1 alcançava já uma velocidade média de 337,7 km/h, evoluindo sem grandes problemas antes de retornar ao pit.
Fernando Alonso momentos antes de desbravar Indianápolis pela primeira vez (Foto: Reprodução/Twitter)

google_ad_client = “ca-pub-6830925722933424”;
google_ad_slot = “5708856992”;
google_ad_width = 336;
google_ad_height = 280;

Alonso fez uma breve pausa antes de retornar à pista para seguir com o cronograma estabelecido pela Andretti.  Foi um stint de dez voltas, cumprindo a primeira parte do ROP. Sem problemas, o asturiano passou dos 210 mph e avançou à segunda fase da programação. A partir de então, o piloto de 35 anos aumentou um pouco mais o ritmo, avançando também para 211 mph (339 km/h) de média no circuito de Indianápolis. Nos bastidores, Zak Brown comentava: "Nunca vi Alonso tão feliz".
 
Fernando completou com tranquilidade também a segunda fase do Programa de Orientação a Novatos, andando sempre entre 211 e 213 mph, com sua melhor volta sendo em 213,852 mph (344,08 km/h). Faltava, portanto, apenas a fase derradeira do ROP para Alonso ser definitivamente aprovado pela Indy para fazer parte do rol dos pilotos em busca de uma das 33 vagas do grid das 500 Milhas de Indianápolis.
 
Na primeira volta da terceira fase do ROP, Alonso já conseguiu marcar 219.495 mph (353,16 km/h) de média, melhorando para 219.503 mph (353,2 km/h) na segunda. Na sequência, o espanhol conseguiu se manter constante, sempre na casa de 219 mph (352 km/h) e sustentou uma média mais que suficiente para completar com êxito a primeira parte do seu teste, passando com folga pelo 'Rookie Test' no Indianapolis Motor Speedway.

O GRANDE PRÊMIO transmite AO VIVO a estreia de Alonso em Indianápolis. IndyAoVivo">Clique aqui para assistir.

 PRÓXIMAS NOTÍCIAS >>> 

Sem susto, Alonso completa primeiras voltas com McLaren-AndrettiAlonso se diverte, mas admite dificuldade: 'É o carro que me conduz'Chefe da McLaren vira fã e conta: 'Nunca tinha visto Alonso tão feliz'

EDGARD MELLO FILHO DÁ SHOW NO PADDOCK GP #76. ASSISTA AGORA

.embed-container { position: relative; padding-bottom: 56.25%; height: 0; overflow: hidden; max-width: 100%; } .embed-container iframe, .embed-container object, .embed-container embed { position: absolute; top: 0; left: 0; width: 100%; height: 100%; }

google_ad_client = “ca-pub-6830925722933424”;
google_ad_slot = “8352893793”;
google_ad_width = 300;
google_ad_height = 250;

fechar

function crt(t){for(var e=document.getElementById(“crt_ftr”).children,n=0;n80?c:void 0}function rs(t){t++,450>t&&setTimeout(function(){var e=crt(“cto_ifr”);if(e){var n=e.width?e.width:e;n=n.toString().indexOf(“px”)

var zoneid = (parent.window.top.innerWidth document.MAX_ct0 = '';
var m3_u = (location.protocol == 'https:' ? 'https://cas.criteo.com/delivery/ajs.php?' : 'http://cas.criteo.com/delivery/ajs.php?');
var m3_r = Math.floor(Math.random() * 99999999999);
document.write("”);

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Indy direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.