Dixon acerta na estratégia, supera Conway nas voltas finais e vence etapa de Sonoma. Castroneves termina em 18º

Scott Dixon venceu mais uma corrida na temporada 2014 da Indy. O neozelandês, que faz ótima segunda parte do campeonato, acertou na estratégia do combustível e ultrapassou Mike Conway nas voltas finais. Seguro, Ryan Hunter-Reay foi o segundo colocado. Helio Castroneves, envolvido em dois incidentes, foi o 18º

A cobertura completa do GP de Sonoma no GRANDE PRÊMIO
icone_TV Automobilismo na TV: a programação do fim de semana
As imagens deste domingo de Indy em Sonoma

Scott Dixon venceu mais uma etapa na temporada 2014 da Indy. Neste domingo (24), em Sonoma, o neozelandês acertou na estratégia do combustível e triunfou pela segunda vez nas últimas três provas.

 
Ryan Hunter-Reay ficou com a segunda colocação, após fazer grande largada e também trabalhar bem com a estratégia. Vivo no campeonato, Simon Pagenaud cruzou a linha final na terceira posição, completando o pódio.
 
Takuma Sato foi a grande surpresa da prova e conseguiu levar a Foyt ao quarto lugar. Juan Pablo Montoya foi o melhor da Penske, concluindo a etapa na quinta posição.
 
Josef Newgarden, Mikhail Aleshin e Marco Andretti também foram bem e conquistaram bons pontos na pista californiana.
 
Cada vez mais perto do título, Power sobreviveu às ocorrências e, após despencar para o 20º lugar, garantiu ainda a décima posição. O top-10 ainda teve o britânico Justin Wilson, sempre regular.
 
Helio Castroneves não teve vida fácil. Envolvido em dois incidentes e sem um bom ritmo de prova, o brasileiro chegou apenas em 18º. 
 
Tony Kanaan também não teve uma posição de maior destaque, concluindo a corrida em 13º, após figurar boa parte da prova entre os líderes.

Restam agora três pilotos com chances reais de título. Apesar da vitória, Dixon está fora da disputa, já que aparece 103 pontos atrás de Power. O colombiano Montoya também não pode mais ser campeão, a exemplo de Hunter-Reay. A disputa fica entre Pagenaud, 81 pontos atrás, Castroneves, que tem 51 a menos e, claro, Power, que aparece com 626 pontos. 

Dixon vence em Sonoma (Foto: GettyImages)

Confira como foi o GP de Sonoma, penúltima etapa da temporada:

A largada do GP de Sonoma foi pra lá de complicada. E logo cedo as expectativas de Castroneves foram abaladas, com um encontrão com Hinchcliffe na curva, enquanto Bourdais e Briscoe, logo atrás, foram parar do lado de fora da pista. O bico do carro do brasileiro ficou bastante danificado, forçando a Penske a trabalhar logo cedo. Também houve movimentação nos boxes da Ganassi, com Briscoe tendo de fazer reparos. Já aparecia a primeira bandeira amarela.
 
Na parte da frente, Power, Newgarden e Dixon mantiveram suas posições, seguidos por Hunter-Reay, que saltou do décimo lugar na largada. Na quarta volta, ainda sob amarelas, Bourdais foi chamado pela KV para também mexer no danificado carro.
 
A relargada aconteceu na volta seguinte, com Kanaan indo para cima e superando Hunter-Reay. Conway, em oitavo, e Saavedra, em 13º, foram os pilotos que melhor largaram, ambos ganhando nove posições.
 
Com os incidentes logo no início, Pagenaud, Castroneves e Montoya, que ainda sonham com o título, foram parar na parte de trás do pelotão. O brasileiro, inclusive, precisou fazer mais uma parada, a segunda em oito voltas.
 
Power já começava a escapar na ponta, enquanto Newgarden recebia o assédio de Dixon, Kanaan, Hunter-Reay e Kimball. Logo atrás, Andretti e Conway protagonizavam boa briga pela sétima colocação.
 
Na volta 13, Sato fez a sua parada, a primeira em circunstâncias normais. O japonês da Foyt buscava dar o pulo do gato, esperando que uma bandeira amarela logo tremulasse. Logo depois, na volta seguinte, quem parou foi Wilson.
 
Power parecia decidido a vencer sem deixar margens. Já na volta 14, a vantagem do australiano para Newgarden passava dos 8s. O líder parou na 17ª volta, fazendo com que o piloto da Fisher Hartman assumisse provisoriamente a ponta.
 
O trio colombiano protelou para parar. Até o 20º giro, Montoya, Muñoz e Saavedra continuavam figurando entre os líderes.
 
Após realizadas as primeiras paradas, Power seguia com 8s de vantagem para o vice-líder. Mas, não era mais Newgarden. A Ganassi trabalhou melhor e colocou Dixon na segunda posição. Surgindo do nada, Rahal já era o quarto, com Hunter-Reay fechando o top-5.
 
Hunter-Reay, Pagenaud e Montoya seguiam mostrando que estavam desesperados atrás de bons pontos em Sonoma. O primeiro vinha fazendo o possível para superar Rahal, Pagenaud buscava espaço contra Kimball e Aleshin e Montoya passava Hawksworth, indo para 13º. Castroneves seguia em último, colado em Bourdais.
 
O primeiro abandono aconteceu na volta 29. Em recuperação na corrida, Huertas viu seu carro ficar lento e parar na beira da pista, causando mais uma intervenção da direção de prova. Bandeira amarela na pista e os 10s de Power para Dixon sumiam.
 
A paralisação não foi curta e os fiscais tiveram de limpar o óleo derramado pelo Dale Coyne de Huertas. No retorno da corrida, na 36, mais uma batida. E novamente Castroneves esteve envolvido. O brasileiro bateu em Bourdais, que acabou tocando Saavedra, seu companheiro de KV. O colombiano, por sua vez, ainda acertou o carro do australiano Briscoe.
 
Abertos os boxes, apenas seis pilotos resolveram ficar na pista. Dos que pararam, importantes mudanças, como Dixon aparecendo na frente de Power e Montoya aparecendo encostado em Hunter-Reay e Newgarden.
Momento do incidente entre Sebastien Bourdais e Ryan Briscoe (Foto: AP)
A nova relargada aconteceu na 40ª volta, com Conway se atirando para cima de Kanaan e assumindo a ponta. Contudo, um incidente reacenderia a disputa pelo campeonato: Power foi ultrapassado por Newgarden e, sozinho, rodou, despencando para o 20º lugar.
 
Entre os postulantes ao título, Dixon era o sexto, Montoya aparecia em nono, Hunter-Reay, em 10º, Pagenaud, 15º, Castroneves em 18º e Power em 20º.
 
Com ótimo ritmo de corrida, Conway rapidamente escapou, deixando Kanaan em uma briga intensa com Briscoe, Rahal, Sato e Dixon.
 
Após 51 voltas, praticamente o grid inteiro aparecia colado em Kanaan, que não conseguia encontrar um bom ritmo de prova, mas conseguia segurar Rahal e os demais adversários.
 
Enquanto Rahal finalmente conseguia se livrar de Kanaan, Montoya superava Newgarden na disputa pelo sexto lugar e Power, bem…Power, mais uma vez, dava um passeio pela terra.
 
No 58º giro, Kanaan e Rahal fizeram suas paradas, deixando Sato, Dixon, Montoya e Hunter-Reay no grupo dos cinco melhores, atrás de Conway.
 
Depois de mais uma rodada de pit-stops, Conway seguia na frente, mas seu ritmo já não era o mesmo de antes. Rahal rapidamente ultrapassou o inglês e jogou o piloto da Carpenter para o duelo com Kanaan.
 
Dixon, Hunter-Reay, Pagenaud e Montoya, em estratégias diferentes, apareciam logo atrás dos três primeiros, ainda com chances de vitória. Power era 15º e Castroneves aparecia em 19º.
 
Kanaan foi o primeiro que mostrou que não tinha combustível para ir até o final. Com 12 giros para o fim, foi para os boxes e voltou na 16ª posição.
Graham Rahal foi protagonista em boa parte da prova (Foto: IndyCar)
Nas voltas finais, Rahal seguia comandando o pelotão, recebendo a marcação de Conway, Dixon e Hunter-Reay. Após algumas voltas economizando combustível, o piloto da RLL virou rápido nas voltas 80 e 81.
 
Com quatro voltas para o fim, Rahal teve de ir para os boxes, já sem combustível. Porém, sequer deu tempo para Conway comemorar a liderança. Prontamente o piloto da Carpenter foi superado por Dixon e, logo em seguida, também por Hunter-Reay, que vinha rápido.
 
Pode parecer incrível, mas Rahal ainda arrumou tempo para ser punido: drive-trough recebido após exceder a velocidade nos boxes.
 
Daí para frente bastou a Dixon controlar a diferença para Hunter-Reay e marchar para a sua 35ª vitória na categoria, se tornando o quinto maior vencedor da história da Indy, ao lado de Bobby Unser. Já com o combustível acabando, Pagenaud cruzou a linha final em terceiro, seguido pelo surpreendente Sato e por Montoya.
 
Power, inicialmente creditado com a nona posição, teve seu resultado mudado por ter ultrapassado Wilson sob bandeiras amarelas na última volta.
 
Amarelas causadas por Conway. Nitidamente com o combustível acabando nas últimas voltas, o piloto da Carpenter teve pane-seca já na reta final e se arrastou para ainda cruzar a linha final em 14º.

A última etapa acontece em Fontana, no próximo sábado (30), com Pagenaud, Castroneves e Power brigando pelo título.

 

Indy, Sonoma, classificação final:

1 9 SCOTT DIXON NZL GANASSI CHEVROLET 2:09:21.806 85 voltas
2 28 RYAN HUNTER-REAY EUA ANDRETTI HONDA +1.136  
3 77 SIMON PAGENAUD FRA SCHMIDT PETERSON HONDA +6.308  
4 14 TAKUMA SATO JAP FOYT HONDA +11.811  
5 2 JUAN PABLO MONTOYA COL PENSKE CHEVROLET +12.731  
6 67 JOSEF NEWGARDEN EUA FISHER HARTMAN HONDA +13.537  
7 7 MIKHAIL ALESHIN RUS SCHMIDT HONDA +15.805  
8 25 MARCO ANDRETTI EUA ANDRETTI HONDA +20.105  
9 19 JUSTIN WILSON ING DALE COYNE HONDA +21.623  
10 12 WILL POWER AUS PENSKE CHEVROLET +21.624  
11 11 SÉBASTIEN BOURDAIS FRA KV CHEVROLET +22.432  
12 27 JAMES HINCHCLIFFE CAN ANDRETTI HONDA +23.157  
13 10 TONY KANAAN BRA GANASSI CHEVROLET +23.228  
14 20 MIKE CONWAY ING CARPENTER CHEVROLET +26.993  
15 98 JACK HAWKSWORTH ING BRYAN HERTA HONDA +37.030  
16 17 SEBASTIÁN SAAVEDRA COL KV CHEVROLET +37.744  
17 8 RYAN BRISCOE AUS GANASSI CHEVROLET +37.988  
18 3 HELIO CASTRONEVES BRA PENSKE CHEVROLET +39.651  
19 34 CARLOS MUÑOZ COL ANDRETTI HONDA +42.480  
20 15 GRAHAM RAHAL EUA RLL HONDA +43.534  
21 83 CHARLIE KIMBALL EUA GANASSI CHEVROLET +1 volta NC
22 18 CARLOS HUERTAS COL DALE COYNE HONDA +57 voltas NC
 

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Indy direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.