Ryan Hunter-Reay ficou com a segunda colocação, após fazer grande largada e também trabalhar bem com a estratégia. Vivo no campeonato, Simon Pagenaud cruzou a linha final na terceira posição, completando o pódio.
Takuma Sato foi a grande surpresa da prova e conseguiu levar a Foyt ao quarto lugar. Juan Pablo Montoya foi o melhor da Penske, concluindo a etapa na quinta posição.
Josef Newgarden, Mikhail Aleshin e Marco Andretti também foram bem e conquistaram bons pontos na pista californiana.
Cada vez mais perto do título, Power sobreviveu às ocorrências e, após despencar para o 20º lugar, garantiu ainda a décima posição. O top-10 ainda teve o britânico Justin Wilson, sempre regular.
Helio Castroneves não teve vida fácil. Envolvido em dois incidentes e sem um bom ritmo de prova, o brasileiro chegou apenas em 18º.
A largada do GP de Sonoma foi pra lá de complicada. E logo cedo as expectativas de Castroneves foram abaladas, com um encontrão com Hinchcliffe na curva, enquanto Bourdais e Briscoe, logo atrás, foram parar do lado de fora da pista. O bico do carro do brasileiro ficou bastante danificado, forçando a Penske a trabalhar logo cedo. Também houve movimentação nos boxes da Ganassi, com Briscoe tendo de fazer reparos. Já aparecia a primeira bandeira amarela.
Na parte da frente, Power, Newgarden e Dixon mantiveram suas posições, seguidos por Hunter-Reay, que saltou do décimo lugar na largada. Na quarta volta, ainda sob amarelas, Bourdais foi chamado pela KV para também mexer no danificado carro.
A relargada aconteceu na volta seguinte, com Kanaan indo para cima e superando Hunter-Reay. Conway, em oitavo, e Saavedra, em 13º, foram os pilotos que melhor largaram, ambos ganhando nove posições.
Com os incidentes logo no início, Pagenaud, Castroneves e Montoya, que ainda sonham com o título, foram parar na parte de trás do pelotão. O brasileiro, inclusive, precisou fazer mais uma parada, a segunda em oito voltas.
Power já começava a escapar na ponta, enquanto Newgarden recebia o assédio de Dixon, Kanaan, Hunter-Reay e Kimball. Logo atrás, Andretti e Conway protagonizavam boa briga pela sétima colocação.
Na volta 13, Sato fez a sua parada, a primeira em circunstâncias normais. O japonês da Foyt buscava dar o pulo do gato, esperando que uma bandeira amarela logo tremulasse. Logo depois, na volta seguinte, quem parou foi Wilson.
Power parecia decidido a vencer sem deixar margens. Já na volta 14, a vantagem do australiano para Newgarden passava dos 8s. O líder parou na 17ª volta, fazendo com que o piloto da Fisher Hartman assumisse provisoriamente a ponta.
O trio colombiano protelou para parar. Até o 20º giro, Montoya, Muñoz e Saavedra continuavam figurando entre os líderes.
Após realizadas as primeiras paradas, Power seguia com 8s de vantagem para o vice-líder. Mas, não era mais Newgarden. A Ganassi trabalhou melhor e colocou Dixon na segunda posição. Surgindo do nada, Rahal já era o quarto, com Hunter-Reay fechando o top-5.
Hunter-Reay, Pagenaud e Montoya seguiam mostrando que estavam desesperados atrás de bons pontos em Sonoma. O primeiro vinha fazendo o possível para superar Rahal, Pagenaud buscava espaço contra Kimball e Aleshin e Montoya passava Hawksworth, indo para 13º. Castroneves seguia em último, colado em Bourdais.
O primeiro abandono aconteceu na volta 29. Em recuperação na corrida, Huertas viu seu carro ficar lento e parar na beira da pista, causando mais uma intervenção da direção de prova. Bandeira amarela na pista e os 10s de Power para Dixon sumiam.
A paralisação não foi curta e os fiscais tiveram de limpar o óleo derramado pelo Dale Coyne de Huertas. No retorno da corrida, na 36, mais uma batida. E novamente Castroneves esteve envolvido. O brasileiro bateu em Bourdais, que acabou tocando Saavedra, seu companheiro de KV. O colombiano, por sua vez, ainda acertou o carro do australiano Briscoe.
Abertos os boxes, apenas seis pilotos resolveram ficar na pista. Dos que pararam, importantes mudanças, como Dixon aparecendo na frente de Power e Montoya aparecendo encostado em Hunter-Reay e Newgarden.
Momento do incidente entre Sebastien Bourdais e Ryan Briscoe (Foto: AP)
A nova relargada aconteceu na 40ª volta, com Conway se atirando para cima de Kanaan e assumindo a ponta. Contudo, um incidente reacenderia a disputa pelo campeonato: Power foi ultrapassado por Newgarden e, sozinho, rodou, despencando para o 20º lugar.
Entre os postulantes ao título, Dixon era o sexto, Montoya aparecia em nono, Hunter-Reay, em 10º, Pagenaud, 15º, Castroneves em 18º e Power em 20º.
Com ótimo ritmo de corrida, Conway rapidamente escapou, deixando Kanaan em uma briga intensa com Briscoe, Rahal, Sato e Dixon.
Após 51 voltas, praticamente o grid inteiro aparecia colado em Kanaan, que não conseguia encontrar um bom ritmo de prova, mas conseguia segurar Rahal e os demais adversários.
Enquanto Rahal finalmente conseguia se livrar de Kanaan, Montoya superava Newgarden na disputa pelo sexto lugar e Power, bem…Power, mais uma vez, dava um passeio pela terra.
No 58º giro, Kanaan e Rahal fizeram suas paradas, deixando Sato, Dixon, Montoya e Hunter-Reay no grupo dos cinco melhores, atrás de Conway.
Depois de mais uma rodada de pit-stops, Conway seguia na frente, mas seu ritmo já não era o mesmo de antes. Rahal rapidamente ultrapassou o inglês e jogou o piloto da Carpenter para o duelo com Kanaan.
Dixon, Hunter-Reay, Pagenaud e Montoya, em estratégias diferentes, apareciam logo atrás dos três primeiros, ainda com chances de vitória. Power era 15º e Castroneves aparecia em 19º.
Kanaan foi o primeiro que mostrou que não tinha combustível para ir até o final. Com 12 giros para o fim, foi para os boxes e voltou na 16ª posição.
Graham Rahal foi protagonista em boa parte da prova (Foto: IndyCar)
Nas voltas finais, Rahal seguia comandando o pelotão, recebendo a marcação de Conway, Dixon e Hunter-Reay. Após algumas voltas economizando combustível, o piloto da RLL virou rápido nas voltas 80 e 81.
Com quatro voltas para o fim, Rahal teve de ir para os boxes, já sem combustível. Porém, sequer deu tempo para Conway comemorar a liderança. Prontamente o piloto da Carpenter foi superado por Dixon e, logo em seguida, também por Hunter-Reay, que vinha rápido.
Pode parecer incrível, mas Rahal ainda arrumou tempo para ser punido: drive-trough recebido após exceder a velocidade nos boxes.
Daí para frente bastou a Dixon controlar a diferença para Hunter-Reay e marchar para a sua 35ª vitória na categoria, se tornando o quinto maior vencedor da história da Indy, ao lado de Bobby Unser. Já com o combustível acabando, Pagenaud cruzou a linha final em terceiro, seguido pelo surpreendente Sato e por Montoya.
Power, inicialmente creditado com a nona posição, teve seu resultado mudado por ter ultrapassado Wilson sob bandeiras amarelas na última volta.
Amarelas causadas por Conway. Nitidamente com o combustível acabando nas últimas voltas, o piloto da Carpenter teve pane-seca já na reta final e se arrastou para ainda cruzar a linha final em 14º.
A última etapa acontece em Fontana, no próximo sábado (30), com Pagenaud, Castroneves e Power brigando pelo título.
Indy, Sonoma, classificação final:
1 |
9 |
SCOTT DIXON |
NZL |
GANASSI CHEVROLET |
2:09:21.806 |
85 voltas |
2 |
28 |
RYAN HUNTER-REAY |
EUA |
ANDRETTI HONDA |
+1.136 |
|
3 |
77 |
SIMON PAGENAUD |
FRA |
SCHMIDT PETERSON HONDA |
+6.308 |
|
4 |
14 |
TAKUMA SATO |
JAP |
FOYT HONDA |
+11.811 |
|
5 |
2 |
JUAN PABLO MONTOYA |
COL |
PENSKE CHEVROLET |
+12.731 |
|
6 |
67 |
JOSEF NEWGARDEN |
EUA |
FISHER HARTMAN HONDA |
+13.537 |
|
7 |
7 |
MIKHAIL ALESHIN |
RUS |
SCHMIDT HONDA |
+15.805 |
|
8 |
25 |
MARCO ANDRETTI |
EUA |
ANDRETTI HONDA |
+20.105 |
|
9 |
19 |
JUSTIN WILSON |
ING |
DALE COYNE HONDA |
+21.623 |
|
10 |
12 |
WILL POWER |
AUS |
PENSKE CHEVROLET |
+21.624 |
|
11 |
11 |
SÉBASTIEN BOURDAIS |
FRA |
KV CHEVROLET |
+22.432 |
|
12 |
27 |
JAMES HINCHCLIFFE |
CAN |
ANDRETTI HONDA |
+23.157 |
|
13 |
10 |
TONY KANAAN |
BRA |
GANASSI CHEVROLET |
+23.228 |
|
14 |
20 |
MIKE CONWAY |
ING |
CARPENTER CHEVROLET |
+26.993 |
|
15 |
98 |
JACK HAWKSWORTH |
ING |
BRYAN HERTA HONDA |
+37.030 |
|
16 |
17 |
SEBASTIÁN SAAVEDRA |
COL |
KV CHEVROLET |
+37.744 |
|
17 |
8 |
RYAN BRISCOE |
AUS |
GANASSI CHEVROLET |
+37.988 |
|
18 |
3 |
HELIO CASTRONEVES |
BRA |
PENSKE CHEVROLET |
+39.651 |
|
19 |
34 |
CARLOS MUÑOZ |
COL |
ANDRETTI HONDA |
+42.480 |
|
20 |
15 |
GRAHAM RAHAL |
EUA |
RLL HONDA |
+43.534 |
|
21 |
83 |
CHARLIE KIMBALL |
EUA |
GANASSI CHEVROLET |
+1 volta |
NC |
22 |
18 |
CARLOS HUERTAS |
COL |
DALE COYNE HONDA |
+57 voltas |
NC |