Dixon destrói rivais e consegue pole das 500 Milhas de Indianápolis pela terceira vez. Alonso larga na segunda fila

Scott Dixon teve um desempenho absurdo no Fast Nine e cravou a pole-position para as 500 Milhas de Indianápolis. Fernando Alonso voltou a andar muito forte e se garantiu na segunda fila do grid de largada

 

google_ad_client = “ca-pub-6830925722933424”;
google_ad_slot = “2258117790”;
google_ad_width = 300;
google_ad_height = 600;

window._ttf = window._ttf || [];
_ttf.push({
pid : 53280
,lang : “pt”
,slot : ‘.mhv-noticia .mhv-texto > div’
,format : “inread”
,minSlot : 3
});

(function (d) {
var js, s = d.getElementsByTagName(‘script’)[0];
js = d.createElement(‘script’);
js.async = true;
js.src = ‘//cdn.teads.tv/media/format.js’;
s.parentNode.insertBefore(js, s);
})(window.document);

Scott Dixon é um dos maiores nomes da história da Indy. E isso não é diferente em Indianápolis. Neste domingo (21), o neozelandês teve um desempenho fenomenal, combinou suas quatro voltas para 2min35s063 e garantiu a terceira pole da carreira na Indy 500.

“É a primeira parte do trabalho”, disse Dixon. “A briga pela pole-position é uma corrida por si só. É seu próprio final de semana, uma coisa diferente. É óbvio que estamos aqui para vencer a corrida, e é importante largar na parte da frente. Quando venci [a Indy 500] em 2008, eu tinha largado da pole. Espero poder repetir isso. Quero agradecer a todas as pessoas da Ganassi, meus companheiros. E a Honda também, eles trouxeram potência”, completou.

Ed Carpenter voltou a mostrar que conhece bem os atalhos do Indianapolis Motor Speedway. O americano, contrariando o domínio da Honda, se meteu na segunda colocação, derrotando Alexander Rossi, o melhor da Andretti no dia.

Fernando Alonso voltou a ter um desempenho muito acima do esperado e se garantiu na segunda fila, em quinto. O espanhol, que precisou trocar de motor às pressas antes da classificação, larga entre o companheiro Takuma Sato e JR Hildebrand.

"Acho que o carro estava um pouquinho melhor do que ontem. Tivemos um problema com o motor na última curva, como se eu tivesse freado, mas estou muito confiante”, comentou Alonso.

Tony Kanaan não conseguiu repetir o desempenho de seu companheiro Scott Dixon, mas fez o suficiente para agarrar a sétima posição no grid. Atrás do brasileiro ficaram Marco Andretti e Will Power, fechando de péssima forma o dia da Penske.

Longe do glamour do Fast Nine, Ryan Hunter-Reay e Ed Jones tiveram grandes desempenhos e passaram a impressão de que poderiam incomodar caso estivessem entre os nove primeiros. O americano da Andretti, assim, garantiu que a equipe tenha cinco dos seis carros no top-10 do grid de largada. Jack Harvey, mais uma vez, foi terrível e fechou em 27º a classificação.

Merece destaque também, só que negativo, o desempenho que tiveram os outros quatro pilotos da Penske. Novamente, o time não se encontrou. Assim, Helio Castroneves sai em 19º, uma posição atrás de Juan Pablo Montoya.

Scott Dixon é o pole da Indy 500 (Foto: Reprodução)

Confira como foi o segundo dia da classificação:

google_ad_client = “ca-pub-6830925722933424”;
google_ad_slot = “5708856992”;
google_ad_width = 336;
google_ad_height = 280;

Sem Sébastien Bourdais, que se machucou em um sério acidente no sábado, a classificação de domingo teve início com Zach Veach, que sequer foi à pista no primeiro dia, ainda como consequência de sua batida na sexta-feira. O americano não foi nada bem e virou 2min42s836. Mais lenta do sábado, Pippa Mann se recuperou bem e cravou 2min39s994, basicamente se garantindo fora da última fila do grid.

 
Após praticamente nem treinar durante a semana e com um carro que parecia muito limitado, Buddy Lazier conseguiu ser bem digno e completou 1s7 abaixo da marca de Veach. Na sequência foi a vez de Spencer Pigot que, após três boas voltas, errou no quarto giro e despencou, fechando atrás de Pippa, que seguia como a melhor, ou seja, a décima no grid até então.
Pippa Mann andou bem melhor do que no sábado (Foto: IndyCar)
A queda brusca na última volta parecia um triste padrão da Juncos. Depois de uma volta de aquecimento bem lenta, Saavedra se acertou nos três primeiros giros, mas errou feio na quarta volta e acabou com tempo mais alto que o de Lazier. Conor Daly veio depois e fez o dever de casa, tirando Pippa do topo da tabela de tempos do grupo.
 
Gabby Chaves e a Harding evoluíram bastante durante a semana. O colombiano botou a novata equipe no topo até então, virando 2min38s646. Jack Harvey fez a melhor primeira volta da classificação, mas errou na segunda e triscou o muro na quarta, salvando-se de um acidente, mas fechando atrás de Daly.
 
O primeiro a realmente ter um grande desempenho foi Oriol Servià, que só estava tão mal posicionado por um erro em sua última volta no sábado. O espanhol teve rendimento de Fast Nine, fechando com 2min36s312. Carlos Muñoz fez o que era possível com sua fraca Foyt. Sempre tão forte em Indianápolis, desta vez dificilmente o colombiano estará no top-20 do grid. 

Depois vieram Jay Howard e Sage Karam com desempenhos praticamente idênticos. Mais regular, Howard acabou levando vantagem por 0s027, mas sem passar perto de representar algum risco para Servià. Simon Pagenaud saiu na sequência e voltou a mostrar que a Penske não se acertou na classificação com o carro #1. O francês não esteve nem perto de acompanhar os dois pilotos anteriores e, por pouco, não fica atrás de Muñoz.
James Hinchcliffe entrou e deu boas voltas, mas comprovou que a marca de Servià era basicamente imbatível no grupo, ficando provisoriamente em 11º. Depois, Juan Pablo Montoya foi mais um capítulo de fracasso da Penske no final de semana, ganhando por pouco de Howard, ficando em 12º.
Juan Pablo Montoya foi o menos pior da Penske no primeiro grupo (Foto: Indycar)
Depois de alguns minutos de inspeção de pista e bandeira amarela, foi a vez de Josef Newgarden provar que a crise era geral na Penske. O americano, com um acerto bem conservador, foi lento toda vida e ficou em 15º. Graham Rahal entrou depois e comprovou a força da RLL, fechando coladinho em Servià.

Além da RLL, se destacava também o desempenho da Schmidt Peterson. Depois de um mediano desempenho de Howard e bom de Hinchcliffe, o time teve Mikhail Aleshin passando muito perto de destronar Servià, subindo para a 11ª posição. A seguir veio Helio Castroneves e, assim como Newgarden e Montoya, não andou nada bem, fechando em 15º.

Helio Castroneves e a Penske não foram bem (Foto: IndyCar)

Ryan Hunter-Reay veio depois com um desempenho espetacular. O único da Andretti que ficou fora do Fast Nine conseguiu voltas melhores até que as de Ed Carpenter, líder no sábado, basicamente assegurando o décimo posto no grid. Na sequência, duas Ganassi que rasparam o muro. Max Chilton o fez na penúltima volta e acabou em 14º, enquanto Charlie Kimball cometeu o erro ainda na volta de aquecimento e foi para 15º.

Líder do TL7, Ed Jones foi o último a fazer sua tentativa na primeira parte do segundo dia. O britânico foi outro que andou ainda mais rápido que Carpenter, mas não derrubou a marca de Hunter-Reay, pegando a 11ª posição no grid de largada. 

Ryan Hunter-Reay foi o melhor do primeiro grupo e larga em décimo (Foto: IndyCar)

Fast Nine

Quem abriu os trabalhos na definição da pole foi Marco Andretti, quando os relógios marcavam pontualmente 18h (em Brasília). Até pelas condições de pista, o americano não fez um trabalho espetacular e acabou com 2min36s200. Para se ter uma ideia, foi mais lento que Jones, o 11º no grid. Marco já virava forte candidato à terceira fila.

Tony Kanaan veio na sequência e conseguiu andar bem. Ainda com a pista longe do ponto ideal, o brasileiro fez um trabalho decente, mas perdeu fôlego nas voltas finais. Assim, foi quase 0s2 melhor que Andretti, mas ainda passou acima de Hunter-Reay, o décimo no grid.

Tony Kanaan larga em sétimo (Foto: Indycar)

google_ad_client = “ca-pub-6830925722933424”;
google_ad_slot = “2258117790”;
google_ad_width = 300;
google_ad_height = 600;

"Deixou um pouco a desejar. A gente deveria ter sido um pouquinho melhor, dividiu a estratégia entre o meu carro e o do Dixon e, com certeza, a minha foi o pior. Mas o que vale é o fim de semana que vem", lamuriou-se o brasileiro à TV Bandeirantes. 

Fernando Alonso foi para a pista e voltou a mostrar todo seu talento. O espanhol foi crescendo na segunda e na terceira volta e, mesmo perdendo um pouco no quarto giro, tomou a liderança provisória, 0s3 abaixo de Kanaan.

Fernando Alonso foi muito bem de novo (Foto: Reprodução)

A Penske certamente vai precisar se reunir e debater seriamente o acerto dos carros. Will Power sofreu do mesmo jeito que seus companheiros e foi muito lento, passando quase 0s2 acima de Andretti, em último no Fast Nine. 

Alexander Rossi foi impressionante. O carro do americano estava voador e, mesmo lambendo o muro em sua segunda volta, o vencedor da corrida em 2016 tirou Alonso da primeira colocação e se credenciou à pole.

JR Hildebrand teve muita velocidade e garantiu um bom resultado para a Carpenter. Raspando no muro da curva 2 e tudo, o americano ainda conseguiu bater Kanaan, Andretti e Power. 

Surgiu, então, um absurdo Scott Dixon. O neozelandês deu mais um de seus shows, combinou seus quatro muito regulares giros para 2min35s063 e basicamente assegurou a pole.

Takuma Sato veio na sequência com muita velocidade, mas a pressão de ser a Andretti com mais chances de cravar a pole parece ter atingido o japonês. Com muita turbulência em suas voltas, o nipônico ficou atrás até de Rossi.

Fechando o Fast Nine, Ed Carpenter foi o único a conseguir realmente assustar Dixon. O americano virou a primeira volta muito rápido, mas naturalmente foi perdendo ritmo e, assim, fechou mais perto de Rossi que do neozelandês. Pole para a Ganassi, a terceira de Dixon no IMS.

Indy, 500 Milhas de Indianápolis, grid de largada:

1 9 Scott DIXON NZL Ganassi Honda 2:35.063   373.632
2 20 Ed CARPENTER EUA Carpenter Chevrolet 2:35.397 +0.334 372.747
3 98 Alexander ROSSI EUA Andretti Honda 2:35.516 +0.453 372.542
4 26 Takuma SATO JAP Andretti Honda 2:35.598 +0.535 372.241
5 29 Fernando ALONSO ESP McLaren Andretti Honda 2:35.642 +0.579 371.580
6 21 JR HILDEBRAND EUA Carpenter Chevrolet 2:35.919 +0.856 371.482
7 10 Tony KANAAN BRA Ganassi Honda 2:35.960 +0.897 371.266
8 27 Marco ANDRETTI EUA Andretti Honda 2:36.199 +1.136 370.912
9 12 Will POWER AUS Penske Chevrolet 2:36.385 +1.322 370.471
10 28 Ryan HUNTER-REAY EUA Andretti Honda 2:35.546 +0.483 372.470
11 19 Ed JONES ING Dale Coyne Honda 2:36.129 +1.066 371.079
12 16 Oriol SERVIÀ ESP RLL Honda 2:36.311 +1.248 370.646
13 7 Mikhail ALESHIN RUS Schmidt Peterson Honda 2:36.337 +1.274 370.585
14 15 Graham RAHAL EUA RLL Honda 2:36.349 +1.286 370.556
15 8 Max CHILTON ING Ganassi Honda 2:36.475 +1.412 370.259
16 83 Charlie KIMBALL EUA Ganassi Honda 2:36.551 +1.488 370.078
17 5 James HINCHCLIFFE CAN Schmidt Peterson Honda 2:36.616 +1.553 369.924
18 22 Juan Pablo MONTOYA COL Penske Chevrolet 2:36.818 +1.755 369.800
19 2 Helio CASTRONEVES BRA Penske Chevrolet 2:36.852 +1.789 369.449
20 77 Jay HOWARD ING Schmidt Peterson Honda 2:36.921 +1.858 369.369
21 24 Sage KARAM EUA DRR Chevrolet 2:36.944 +1.881 369.206
22 2 Josef NEWGARDEN EUA Penske Chevrolet 2:37.548 +2.485 369.151
23 1 Simon PAGENAUD FRA Penske Chevrolet 2:37.830 +2.767 367.737
24 14 Carlos MUÑOZ COL Foyt Chevrolet 2:37.949 +2.886 367.080
25 88 Gabby CHAVES COL Harding Chevrolet 2:38.645 +3.582 366.803
26 4 Conor DALY EUA Foyt Chevrolet 2:38.983 +3.920 365.194
27 50 Jack HARVEY ING Andretti Honda 2:39.474 +4.411 364.418
28 63 Pippa MANN ING Dale Coyne Honda 2:39.994 +4.931 363.297
29 11 Spencer PIGOT EUA Juncos Chevolet 2:40.676 +5.613 360.577
30 44 Buddy LAZIER EUA Lazier Chevrolet 2:41.134 +6.071 359.555
31 17 Sebastián SAAVEDRA COL Juncos Chevolet 2:42.791 +7.728 355.894
32 40 Zach VEACH EUA Foyt Chevrolet 2:42.836 +7.773 355.795

MENINO THOMAS MOSTRA LADO HUMANO DA F1 E AQUECE ATÉ CORAÇÃO DO ‘HOMEM DE GELO’ RÄIKKÖNEN

.embed-container { position: relative; padding-bottom: 56.25%; height: 0; overflow: hidden; max-width: 100%; } .embed-container iframe, .embed-container object, .embed-container embed { position: absolute; top: 0; left: 0; width: 100%; height: 100%; }

google_ad_client = “ca-pub-6830925722933424”;
google_ad_slot = “8352893793”;
google_ad_width = 300;
google_ad_height = 250;

fechar

function crt(t){for(var e=document.getElementById(“crt_ftr”).children,n=0;n80?c:void 0}function rs(t){t++,450>t&&setTimeout(function(){var e=crt(“cto_ifr”);if(e){var n=e.width?e.width:e;n=n.toString().indexOf(“px”)

var zoneid = (parent.window.top.innerWidth document.MAX_ct0 = '';
var m3_u = (location.protocol == 'https:' ? 'https://cas.criteo.com/delivery/ajs.php?' : 'http://cas.criteo.com/delivery/ajs.php?');
var m3_r = Math.floor(Math.random() * 99999999999);
document.write("”);

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Indy direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.