Favorita, Penske crava pole com Power, mas corrida em Iowa promete briga por vitória com dupla da Carpenter

A Penske fez valer o favoritismo em ovais curtos e cravou a pole em Iowa com Will Power, mas a concorrência interna na Chevrolet promete ser grande para a corrida, com a Carpenter novamente posicionando bem sua dupla no grid de largada

google_ad_client = “ca-pub-6830925722933424”;
google_ad_slot = “2258117790”;
google_ad_width = 300;
google_ad_height = 600;

O domínio da Chevrolet em Phoenix já dava sinais de que os americanos iriam comandar as ações em Iowa com seu kit aerodinâmico superior. Neste sábado (8), isso começou a se comprovar, com a Penske, equipe principal da montadora, dominando as sessões realizadas pela manhã e pela tarde e, com Will Power, cravando a pole para a corrida de domingo.

No entanto, por mais que a supremacia da Chevrolet sobre a Honda tenha sido comprovada já no sábado, também existem sinais de que a Penske não vai nadar de braçadas e decidir entre si mesma quem sai com a vitória em Iowa. Mais uma vez, a Carpenter parece ter acertado a mão no carro e, assim, coloca JR Hildebrand e Ed Carpenter como grandes postulantes ao triunfo.

Em um oval em que ultrapassar não é das tarefas mais fáceis, a vantagem de Power passa a ser considerável. O australiano, aliás, por mais que seja muito veloz e um dos melhores nomes da temporada em classificações, precisa agradecer aos céus por ter sido o último a ir para a pista na definição do grid.

"Fiquei preocupado quando vi a informação dos meus companheiros: estavam virando mais para a direita que para a esquerda. Mas quando Helio foi, e ele tinha um carro similar ao meu, pensei 'a pista está melhorando'. Nem sabia qual a velocidade de Hildebrand, mas fiz meu melhor", contou o campeão de 2014. "Óbvio que aqui a posição na pista é mais importante que a pole. Temos que ir bem no tráfego, então estamos atentos a isso", seguiu o pole.

Will Power (Foto: IndyCar)

Por outro lado, Josef Newgarden e Simon Pagenaud têm muito do que reclamar. Por mais que tivessem um ótimo equipamento, pegaram uma pista bem longe das melhores condições e, assim, só conseguiram o bastante para uma posição razoável no pelotão intermediário.

"Com a ordem de saída, Pagenaud e eu fomos coelhos de corrida", avaliou Newgarden. "A pista estava escorregadia e o kit não funcionou muito bem. Mas eu estou confiante que estaremos bem na corrida. Foi uma questão de momento [a má colocação no grid]. Estou ansioso para a corrida, só precisamos passar um monte de gente", brincou.

O segundo lugar foi quase que um sonho para Hildebrand após uma forte batida pela manhã quase tirou JR do resto do dia. No fim das contas, fez valer a clara força do carro verde da Carpenter e garantiu a primeira fila. 
 
"Agradeço ao time por me dar algo que me deixasse confiante. A primeira volta depois do acidente já foi classificação! Depois da batida no Texas, os caras remontaram o carro sem que perdêssemos nada. Voltamos no meio daquela corrida e estava perfeito. Nunca mais eu vou questionar a capacidade desses caras! Grande trabalho e me sinto bem com a posição", falou.
JR Hildebrand e Max Chilton (Foto: IndyCar)

Castroneves e Carpenter seguiram com o óbvio domínio dos carros Chevrolet de Penske e Carpenter. A melhor Honda foi a Andretti de Sato, mostrando novamente que voa nos ovais após a vitória na Indy 500. "Bom resultado em condições duras – estava muito mais quente que no TL1. Vimos as informações e tentamos tirar o máximo da nossa. Acho que fomos muito bem, realmente fizemos dar certo. Largar em quinto é muito bom."

 
E após Sato, Mikhail Aleshin apareceu logo à frente de Tony Kanaan, em sétimo. "A primeira volta foi ótima. Eu fiquei de lado nas curvas um e dois, mas acertei. Sabíamos que seria uma batalha complicada com o pacote aerodinâmico, mas com seis dos dez primeiros lugares com a Honda, mostramos que não vai ser corrida de um cavalo só", garantiu. 

A largada para a etapa de Iowa é às 18h (de Brasília).

POSTURA DA GLOBO NA CORRIDA DO MILHÃO DA STOCK CAR MOSTRA DESPREZO PELO AUTOMOBILISMO

.embed-container { position: relative; padding-bottom: 56.25%; height:
0; overflow: hidden; max-width: 100%; } .embed-container iframe, .embed-container object, .embed-container embed { position: absolute;
top: 0; left: 0; width: 100%; height: 100%; }

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Indy direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.