Herta se recupera de enrosco na largada e vence ótima primeira corrida da Indy Lights em Indianápolis

A Indy Lights teve uma corrida bem movimentada para abrir a etapa no misto de Indianápolis. Colton Herta despencou após uma largada tumultuada, mas reagiu e venceu a prova com grande manobra em cima de Santi Urrutia. Victor Franzoni foi sexto

Colton Herta conquistou uma grande vitória na abertura da rodada dupla da Indy Lights no traçado misto de Indianápolis. Nesta sexta-feira (11), o americano da Andretti despencou na largada ao ser envolvido num enrosco, se recuperou e, com grande manobra em cima de Santi Urrutia, triunfou para embolar o campeonato.

Apesar de receber forte ataque do companheiro de Belardi Aaron Telitz, Santi Urrutia ainda conseguiu se segurar na segunda colocação, num resultado também muito importante para seguir firme na luta pelo título. Telitz, assim, completou o pódio.

Líder do campeonato, Pato O'Ward teve um revés importante. O mexicano chegou em quarto, perdendo a corrida já na largada quando, saindo da pole, recebeu um toque de Victor Franzoni e perdeu bastante terreno.

Franzoni, aliás, ficou na sexta colocação, depois de um novo enrosco com Telitz quando vinha em segundo. O quinto lugar foi de Ryan Norman e Dalton Kellett, mais uma vez, chegou em último, bem atrás dos rivais.

Colton Herta venceu a corrida 1 (Foto: Indy Lights)

Confira como foi a corrida 1 da Indy Lights

A primeira corrida da Indy Lights começou poucos minutos após o fim do segundo treino livre da Indy. E a história da prova mudou logo na largada, com Victor Franzoni dando um toque no pole Pato O'Ward, que foi para a grama e levou junto o segundo colocado Colton Herta.

 
Quem se aproveitou do enrosco e pulou para a dianteira foi Santi Urrutia, levando Franzoni e Aaron Telitz também dentro do top-3, com Herta e O'Ward os seguindo.
 
Após algumas voltas de disputas, mas nada de ultrapassagens, a volta 12 embolou tudo de novo. Franzoni tentou passar Urrutia, foi fechado pelo uruguaio e, na sequência, se tocou com Telitz. O brasileiro despencou para sexto e abriu a brecha para a reação de Herta.
Santi Urrutia chegou na segunda posição (Foto: Indy Lights)
Não demorou nada para que Colton passasse Telitz na reta principal e, automaticamente, colasse no líder Urrutia. Foram pouco mais de três voltas de caça até o vácuo aparecer na reta principal e Herta, por fora, fazer uma linda manobra em cima do então ponteiro uruguaio.
 
E o ritmo de Andretti era realmente superior ao das demais em Indianápolis. Tanto que Herta, após superar Urrutia, sumiu na frente e só foi controlando o ritmo, enquanto o uruguaio travava um bom duelo particular da Belardi pela segunda posição com Telitz.

As voltas derradeiras foram de marcha de Herta para vitória e de duelos entre Urrutia e Telitz e O'Ward e Norman. No entanto, não houve mais ultrapassagens e o pódio ficou mesmo fechado com Colton, Santi e Aaron. Pato não passou de quarto e, assim, o campeonato embolou.
Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Indy direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.