Indy anuncia teste com Shield para fevereiro durante treinos coletivos da pré-temporada em Phoenix

O sistema de proteção ao piloto no cockpit aparecerá em carros da Indy em fevereiro de 2018, em testes coletivos da categoria antes do início da temporada

google_ad_client = “ca-pub-6830925722933424”;
google_ad_slot = “2258117790”;
google_ad_width = 300;
google_ad_height = 600;

O Shield (jna tradução literal, escudo); sistema de proteção ao piloto no cockpit, será testado pela Indy em 2018. A ideia, segundo Jay Frye,  presidente de operações e competições da categoria, é realizar o teste em fevereiro, durante testes coletivos em Phoenix.

O sistema trata-se de um disco de PVC plano que fica encaixado na parte frontal do cockpit. Testado pela FIA na F1, acabou sendo deixado de lado. Na principal categoria do automobilismo, o sistema escolhido foi o Halo.

O plano inicial da Indy era realizar os testes com o Shield já em 2017, mas a ideia foi adiada para que o protótipo fosse mais desenvolvido.

A versão do Shield que foi testada na F1 (Foto: Divulgação)

"Nosso objetivo é testá-lo e nos sentirmos bem com ele, ver o quão evoluído está", disse Frye em entrevista à 'Autosport'.

"Fizemos muitas simulações, muito de tudo, mas ainda não testamos em um carro. Na verdade, testamos em carro parado. Mas não em velocidade, ou em pista, então estamos trabalhando para que issoseja feito no teste", continuou.

Frye está positivo com a futura reação do público: "Será boa. As pessoas verão sua estética, o desempenho, seus ganhos e o que isso traz para o desempenho do carro", finalizou.

O teste será feito com o novo kit aerodinâmico da Dallara, que será usado por todas as equipes em 2018.

A próxima temporada da Indy terá início no dia 11 de março, em São Petersburgo.

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Indy direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.