Indy muda sistema de pontos para classificação das 500 Milhas de Indianápolis e premia apenas Fast Nine

A Indy anunciou algumas mudanças de regulamento para a temporada 2018. Na fase dos kits aerodinâmicos universais, a parte técnica não foi muito tocada. As diretrizes da pré-temporada, o peso dos carros e o sistema de distribuição de pontos para a Indy 500 foram alterados

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A Indy anunciou algumas mudanças de regulamento para a temporada 2018 na noite desta terça-feira (23). A maior das alterações diz respeito à pontuação do treino classificatório para as 500 Milhas de Indianápolis. Se anteriormente todos os 33 pilotos classificados anotavam tentos, agora será uma honra restrita àqueles que alcançarem o Fast Nine.

 
A pontuação será de nove tentos para o pole e vai caindo de forma inversamente proporcional até que o nono colocado receba um ponto. Até 2017, o pole-position recebia recebia 42 pontos. 
 
A ordem do treino classificatório para a Indy 500 será feito em sorteio, enquanto os treinos em outros ovais terão ordem inversa àquela que os pilotos ocupam na classificação do campeonato. A pontuação dobrada continua existindo em Indianápolis e Sonoma, no encerramento do campeonato.
A largada do GP de Watkins Glen em 2017 (Foto: IndyCar)
Confira as mudanças anunciadas pela Indy:
 
– A ordem da classificação para eventos em ovais, exceto pela Indy 500, será determinada pela pontuação no campeonato. A ordem será inversamente proporcional à classificação. Alguém que não tenha pontos irá começar a classificação antes do resto do pelotão. Se mais de um carro não tiver pontos, um sorteio será organizado para determinar a ordem deles. Já na Indy 500, toda a ordem será determinada por sorteio.
 
– Os horários dos testes coletivos em Phoenix, que estão marcados para os dias 9 e 10 de fevereiro, foram definidos. A pista ficará aberta das 18 às 21h (de Brasília) e das 23 às 2h nos dois dias. A Indy ainda adicionou quatro horas de testes no dia 8 de fevereiro (das 18 às 22h) para que novatos completem testes de conhecimento em pista oval.
 

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– O teste coletivo em Portland" target="_blank">Portland será realizado no dia 30 de agosto, um dia antes do princípio das atividades para o GP de Portland. É o retorno da Indy para o Noroeste Pacífico após 11 anos.

 
– Uma mudança de calendário para o mês de maio: as garagens vão fechar em 13 de maio, um dia depois do GP da Indianápolis, para permitir que as equipes tirem uma folga no Dia das Mães. A pista não ficará aberta ao público neste dia. As garagens reabrem em 14 de maio, mas não haverá atividades de pista. Os treinos para a Indy 500 começam na terça-feira, 15 de maio, com duas horas de teste de orientação de novatos e atualização de veteranos, depois mais duas horas para todos os carros. Os treinos continuam nos dias 16 e 18 de maio, isso antes do fim de semana da classificação, nos dias 19 e 20 de maio.
 
– A Indy dará meio dia adicional de teste do novo kit aerodinâmico universal às equipes que não participaram nos testes de construtores de outono. O teste é limitado a apenas um carro por equipe e precisa ser realizado junto ao primeiro teste de pista da equipe em 2018. Cada equipe tem direito a cinco horas de pista e dois jogos de pneus Firestone.
 
– Junto à Firestone, a Indy aumentou a quantidade de jogos de pneus disponíveis em cinco eventos: os fins de semana em Phoenix, Detroit, Texas, Toronto e Iowa. Outra mudança relacionada é que pilotos fora do top-10 na classificação do campeonato não terão mais um jogo extra de pneus disponível para eles no primeiro treino livre dos fins de semana de corrida.
 
– O peso mínimo dos carros para 2018 aumentou em dez lb – cerca de 4,5 kg – para 1.620 lb – o equivalente a 734,8 kg – em pistas mistas, de rua e pequenos ovais. Em superovais, o peso máximo será de 1.590 lb – cerca de 721,2 kg. Nenhuma das duas situações inclui combustível, garrafas de hidratação e seus líquidos, o peso do piloto e o peso de equivalência do piloto. A mudança é feita pensando em acomodar novos partes e câmeras adicionais no carro relacionadas ao kit aerodinâmico universal que todos os pilotos utilizarão em 2018.
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