KV acerta em cheio na estratégia, e Bourdais vence corrida 1 em Detroit. Daly surpreende e é 2º
Sébastien Bourdais acertou em cheio novamente na estratégia com a KV em Detroit. Neste sábado, o francês venceu a corrida 1 no circuito de rua, sendo seguido por um ainda mais surpreendente Conor Daly
Aproveitando que a chuva foi bem fraquinha e não interferiu diretamente na escolha da estratégia ousada, Conor Daly levou a Dale Coyne a um impensável segundo lugar, o primeiro pódio do time em 2016. Juan Pablo Montoya foi o melhor da Penske na disputa e completou o top-3.
Graham Rahal fez pilotagem agressiva, ao seu estilo, e também acertou com a estratégia, fechando a prova em quarto. Helio Castroneves conseguiu se segurar contra os ataques de Carlos Muñoz e foi o quinto.
Relacionadas
Ryan Hunter-Reay cruzou em sétimo, seguido por Charlie Kimball, Tony Kanaan e Alexander Rossi, no terceiro top-10 consecutivo.
Simon Pagenaud ficou sem combustível no fim e teve de parar nos boxes, despencando de um possível top-5 para o 13º posto, atrás de Takuma Sato e Gabby Chaves.
Confira como foi a corrida 1 em Detroit:
A prova nem havia começado e Jack Hawksworth já estava lá parado nos boxes com problemas em seu carro. A largada veio às 16h50 (em Brasília). Simon Pagenaud manteve a dianteira, com Helio Castroneves logo atrás.
A relargada veio no 15º giro, com Pagenaud segurando firme a liderança e Castroneves mantendo-se tranquilo em segundo. Power fez excelente saída e passou Muñoz e Montoya, indo para terceiro. Após perder a posição pro compatriota, Muñoz deixou Montoya para trás e ficou em quarto.
Após 15 voltas, assim estava o top-10: Pagenaud, Castroneves, Power, Muñoz, Montoya, Hinchcliffe, Rahal, Kanaan, Kimball e Mikhail Aleshin.
Pagenaud começava a abrir boa folga na liderança, aparecendo 4s na frente de Castroneves. Power já colava no companheiro brasileiro de Penske, enquanto Muñoz e Montoya seguiam próximos pouco atrás.
Power deixava Castroneves para trás na volta 21, justamente quando os primeiros pingos surgiam na câmera. Lá na frente, a vantagem de Pagenaud já beirava os 6s.
Pagenaud fazia sua parada na volta 24, retornando em 14º à frente de Andretti e atrás de Sato. Power, Castroneves e Muñoz formavam o novo top-3 da prova em Michigan.
Castroneves e Muñoz pararam na volta 25 e a dupla retornava atrás de Bourdais e Chaves, em 17º e 18º, respectivamente. Kanaan seguia o mesmo caminho, retornando em 20º.
Uma série de paradas acontecia entre as voltas 28 e 29, incluindo do então líder Power, e o panorama nas primeiras posições mudava consideravelmente. Com 30 voltas completadas, assim vinha o top-10: Montoya, Hinch, Dixon, Power, Pagenaud, Bourdais, Rahal, Castroneves, Daly e Muñoz.
Pagenaud passava Power na pista durante enrosco entre o australiano e Montoya e, com as paradas dos três primeiros, voltava à ponta. Power vinha 2s atrás. Surpresa da prova, Bourdais era quarto na base da estratégia diferente da KV.
google_ad_client = “ca-pub-6830925722933424”;
google_ad_slot = “2258117790”;
google_ad_width = 300;
google_ad_height = 600;
Metade da corrida chegava e Pagenaud continuava firme na frente, com 1s5 de vantagem para Power. Montoya aparecia 2s atrás do australiano, com 7s3 de frente para Castroneves. Hinch fechava o top-5.
O trio da Penske começava a ficar cada vez mais próximo com a aproximação dos primeiros retardatários quando a bandeira amarela voltou a ser acionada nas ruas de Detroit. Era Hinchcliffe indo direto no muro, dando fim a uma ótima sequência de resultados e performances.
Com o abandono do canadense da Schmidt Peterson e muita gente nos boxes, o top-10 assim estava formado: Montoya, Rahal, Dixon, Bourdais, Daly, Chaves, Pagenaud, Castroneves, Muñoz e Kanaan. E Power? aparecia totalmente fora do traçado, com o #12 parado e sem uma roda. Enquanto isso, a chuva voltava a ameaçar.
Montoya relargou bem e manteve a dianteira, com Rahal e Dixon também embalados e abrindo para o quarto colocado Bourdais. Castroneves saiu bem, passando Pagenaud e pressionando a dupla da Dale Coyne.
Chaves finalmente parava na volta 52, abrindo caminho para Castroneves ganhar terreno. Rahal seguia o mesmo caminho logo depois, com Dixon virando segundo. O piloto da RLL, porém, voltava em um bom décimo posto.
Montoya e Dixon paravam também e o neozelandês tinha mais um grave problema: ficou totalmente lento de uma hora para a outra. Bourdais ia também aos boxes e era Daly quem ia para a ponta. O francê, no entanto, era segundo, na frente de Castroneves, Pagenaud e Montoya.
Com dez voltas para o fim, Daly tinha 20s de frente para Bourdais e mais de 27s para Montoya que finalmente deixava para trás os companheiros de equipe. Rahal entrava na briga pelo top-5, colando em Pagenaud.
Daly ia para os boxes na volta 61 e conseguia retornar em uma incrível segunda colocação. Bourdais herdava a dianteira e parecia com a prova totalmente encaminhada. Montoya, Rahal, Castroneves, Pagenaud, Muñoz, Hunter-Reay, Newgarden e Kanaan fechavam o top-10.
O fim da prova teve Daly cortando consideravelmente a diferença para Bourdais, mas não conseguindo o suficiente para tirar o triunfo das mãos do francês e da KV. Montoya fechou o pódio, com Rahal colado. Castroneves precisou segurar os ataques de Muñoz para ser o quinto.
Indy, Detroit, Corrida 1, Classificação final:
1 | 11 | SÉBASTIEN BOURDAIS | FRA | KV CHEVROLET | 70 voltas | |
2 | 18 | CONOR DALY | EUA | DALE COYNE HONDA | +2.040 | |
3 | 2 | JUAN PABLO MONTOYA | COL | PENSKE CHEVROLET | +5.707 | |
4 | 15 | GRAHAM RAHAL | EUA | RLL HONDA | +7.479 | |
5 | 3 | HELIO CASTRONEVES | BRA | PENSKE CHEVROLET | +40.014 | |
6 | 26 | CARLOS MUÑOZ | COL | ANDRETTI HONDA | +40.759 | |
7 | 28 | RYAN HUNTER-REAY | EUA | ANDRETTI HONDA | +42.299 | |
8 | 42 | CHARLIE KIMBALL | EUA | GANASSI CHEVROLET | +44.470 | |
9 | 10 | TONY KANAAN | BRA | GANASSI CHEVROLET | +45.583 | |
10 | 98 | ALEXANDER ROSSI | EUA | ANDRETTI HONDA | +48.296 | |
11 | 14 | TAKUMA SATO | JAP | FOYT HONDA | +51.107 | |
12 | 19 | GABBY CHAVES | COL | DALE COYNE HONDA | +51.326 | |
13 | 22 | SIMON PAGENAUD | FRA | PENSKE CHEVROLET | +52.531 | |
14 | 21 | JOSEF NEWGARDEN | EUA | CARPENTER CHEVROLET | +1:06.235 | |
15 | 7 | MIKHAIL ALESHIN | RUS | SCHMIDT PETERSON HONDA | +1:14.142 | |
16 | 27 | MARCO ANDRETTI | EUA | ANDRETTI HONDA | +1 volta | |
17 | 16 | SPENCER PIGOT | EUA | CARPENTER CHEVROLET | +1 volta | |
18 | 5 | JAMES HINCHCLIFFE | CAN | SCHMIDT PETERSON HONDA | +5 voltas | |
19 | 9 | SCOTT DIXON | NZL | GANASSI CHEVROLET | +14 voltas | NC |
20 | 12 | WILL POWER | AUS | PENSKE CHEVROLET | +26 voltas | NC |
21 | 8 | MAX CHILTON | ING | GANASSI CHEVROLET | +62 voltas | NC |
22 | 41 | JACK HAWKSWORTH | ING | FOYT HONDA | +70 voltas | NL |
.embed-container { position: relative; padding-bottom: 56.25%; height: 0; overflow: hidden; max-width: 100%; } .embed-container iframe, .embed-container object, .embed-container embed { position: absolute; top: 0; left: 0; width: 100%; height: 100%; }
google_ad_client = “ca-pub-6830925722933424”; google_ad_slot = “8352893793”; google_ad_width = 300; google_ad_height = 250; |
function crt(t){for(var e=document.getElementById(“crt_ftr”).children,n=0;n var zoneid = (parent.window.top.innerWidth
document.MAX_ct0 = ''; var m3_u = (location.protocol == 'https:' ? 'https://cas.criteo.com/delivery/ajs.php?' : 'http://cas.criteo.com/delivery/ajs.php?'); var m3_r = Math.floor(Math.random() * 99999999999); document.write("”);