Maior pontuador dos últimos dois anos, Rahal credita crescimento da Honda na Indy a ex-chefe de motores da Ferrari na F1

Graham Rahal tem sido o principal piloto da Honda nos últimos dois anos na Indy - ninguém empurrado pelo motor japonês fez mais pontos que ele em 2015 ou 2016. Agora, num 2017 em que a Honda aparece como ameaça real ao domínio da Chevrolet, Rahal dá crédito a um homem em especial: o diretor-técnico David Salters, diretor-técnico desde dezembro de 2015 e ex-chefe de desenvolvimento dos motores da Ferrari na F1

 

google_ad_client = “ca-pub-6830925722933424”;
google_ad_slot = “2258117790”;
google_ad_width = 300;
google_ad_height = 600;

Graham Rahal foi o piloto empurrado por motor Honda que mais pontuou nas últimas duas temporadas da Indy. Quarto colocado no campeonato em 2015 e quinto em 2016 – atrás sempre de pilotos da Penske, Ganassi e Carpenter, parceiras da Chevrolet -, o norte-americano conhece bem o kit aerodinâmico da marca japonesa. E 2017 mostrou, até agora, uma grande diferença de competitividade. Após duas vitórias, a Honda mostra uma franca evolução. Segundo Rahal, o maior responsável por essa evolução é David Salters, ex-chefe do desenvolvimento dos motores da Ferrari na F1.

 

window._ttf = window._ttf || [];
_ttf.push({
pid : 53280
,lang : “pt”
,slot : ‘.mhv-noticia .mhv-texto > div’
,format : “inread”
,minSlot : 1
,components : { mute: {delay :3}, skip: {delay :3} }
});

(function (d) {
var js, s = d.getElementsByTagName(‘script’)[0];
js = d.createElement(‘script’);
js.async = true;
js.src = ‘//cdn.teads.tv/media/format.js’;
s.parentNode.insertBefore(js, s);
})(window.document);
Salters chefiou o departamento de desenvolvimento de motor da Ferrari, mas foi contratado pela Honda no fim de 2015 com a intenção de tirar o enorme buraco em que a marca japonesa havia se metido em relação à rival da Indy. Diretor-técnico, Salters chegou quando o projeto de 2016 estava praticamente pronto, mas o trabalho para o ano seguinte começou a ser desenvolvido.

 
Segundo Rahal, o maior desafio que Salters venceu foi mudar a mentalidade da Honda – que antes dele era extremamente conservadora. Por isso a surpresa de agora, num 2017 em que os kits aerodinâmicos foram congelados, a Honda se aproximou tão bruscamente da Chevrolet.
Graham Rahal (Foto: IndyCar)
"O que estamos vendo é uma mudança de mentalidade na Honda comparado a esse mesmo momento no ano passado", afirmou. "Havia uma mentalidade muito conservadora na parte de equipar o motor, o mapeamento também, mas agora eles estão ultrapassando limites. Por isso vocês têm visto alguns problemas de confiabilidade, mas em algum momento você precisa forçar para tirar tudo que [o motor] pode entregar", avaliou.
 
"David Salters, que chegou à Honda vindo da Ferrari F1 no final do ano retrasado é uma das principais forças nesse processo. Todo mundo na Honda tem sido muito responsável pelas melhorias, mas acredito que ele [Salters] tenha um efeito enorme", seguiu. "Desde o primeiro dia teve a mentalidade de empurrar barreiras, está fazendo isso e o motor está melhor, muito rápido", elogiou.
 
Rahal lembrou que o kit aerodinâmico ainda está abaixo do da Chevrolet, mas a Honda conseguiu trabalhar ao redor dele.
 
"Nosso kit aerodinâmico para circuitos mistos e de rua é deficiente – nossos novos parceiros de Honda, a Ganassi, puderam confirmar isso – e obviamente não deu para mudar isso por causa do congelamento dos kits para esse ano. Mas neste momento o motor está superando essa deficiência em alguns aspectos. Aí dá para sentir o arrasto fazer efeito", relatou.
 
Falando em Ganassi, que passou da Chevrolet para a Honda este ano, Max Chilton corroborou o dito pelo filho de Bobby Rahal. "É definitivamente um motor mais forte de ter e melhor também no consumo de combustível. Dá para argumentar que não tem o mesmo downforce no pacote da Chevrolet, mas você contra-argumenta com resultados", encerrou.
 
A temporada 2017 da Indy teve duas corridas até agora, em São Petersburgo e Long Beach, com vitórias de Sébastien Bourdais e James Hinchliffe, de Dale Coyne e Schmidt Peterson, ambos empurrados por motor da Honda. A próxima etapa acontece no próximo dia 23 de abril, em Barber, no Alabama.

google_ad_client = “ca-pub-6830925722933424”;
google_ad_slot = “8352893793”;
google_ad_width = 300;
google_ad_height = 250;

fechar

function crt(t){for(var e=document.getElementById(“crt_ftr”).children,n=0;n80?c:void 0}function rs(t){t++,450>t&&setTimeout(function(){var e=crt(“cto_ifr”);if(e){var n=e.width?e.width:e;n=n.toString().indexOf(“px”)

var zoneid = (parent.window.top.innerWidth document.MAX_ct0 = '';
var m3_u = (location.protocol == 'https:' ? 'https://cas.criteo.com/delivery/ajs.php?' : 'http://cas.criteo.com/delivery/ajs.php?');
var m3_r = Math.floor(Math.random() * 99999999999);
document.write("”);

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Indy direto no seu celular!Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra, Escanteio SP e Teleguiado.