Na Garagem: campeão da F1, Mansell impressiona em primeiro teste na Indy

A temporada 1993 começou cedo para Nigel Mansell. Já no início de janeiro, o então campeão da F1 foi ao Arizona para, no circuito de Firebird, testar pela primeira vez — e impressionar — com o Lola-Ford da Newman-Haas

Dias depois de Ayrton Senna ir a Phoenix para testar com a Penske, foi a vez de Nigel Mansell estrear em um carro da Indy — ou da Cart, nome do campeonato na época. Foi na primeira semana de janeiro que o britânico, no circuito de Firebird, também no Arizona, deu suas primeiras voltas pela equipe Newman-Haas — e já impressionando.
 
Mansell, campeão de forma dominante em 1992, inclusive quebrando o recorde de vitórias da F1, não chegou a um acordo com a Williams para continuar no time.
Mansell foi campeão contra Emerson Fittipaldi em 1993 (Foto: Reprodução)
Aliás, renovar com seus campeões não é exatamente uma virtude da Williams. Nelson Piquet, Mansell, Alain Prost e Damon Hill foram embora levando consigo o #1 no ano seguinte.
 
E o ‘Leão’ resolveu cruzar o Atlântico para se apresentar na América.
 
Como Mansell impressionou? Conseguindo nada menos que quebrar o recorde de Firebird em 1s com o Lola-Ford do time de Paul Newman e Carl Haas.
 
Curioso foi uma das maneiras pelas quais Nigel se habituou ao carro: dando zerinhos. Em dado momento da sessão, ele parou em um trecho da pista e deu seus cavalos de pau. O objetivo era saber como o modelo reagiria em situações extremas, bem como se acostumar com a potência do motor turbo — a última vez dele com um propulsor do tipo havia sido em 1987, com a Williams Honda.
 
Mansell continuou impressionando os americanos durante todo ano de 1993, vencendo o campeonato da Cart com sete pontos de vantagem para Emerson Fittipaldi. Até hoje, ele é o único piloto a, simultaneamente, ser o último campeão da F1 e da Indy — ele garantiu o caneco nos EUA antes de Prost.
Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Indy direto no seu celular!Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra, Escanteio SP e Teleguiado.