Na Garagem: IRL se despede do ‘Mickyard’ em prova com final emocionante

Largar em 22º não impediu Robbie Buhl de vencer na primeira corrida da IRL em 2000: três trocas de líder nas dez últimas voltas marcaram a prova disputada há 16 anos no Walt Disney World Speedway, a última da IRL no 'Mickyard'

A temporada 2000 da Indy Racing League começou cedo, em 30 de janeiro, com um grid de 26 carros em Orlando, na Flórida. E a vitória de Robbie Buhl só se confirmou após três pilotos diferentes liderarem nas dez últimas voltas.
 
A prova foi marcada por dois fortes acidentes, de Davey Hamilton e Jaques Lazier, que escaparam de lesões mais graves.
 
À corrida em si: Buhl largou apenas em 22º, mas ganhou posições nas primeiras voltas e deu um grande salto ao aproveitar uma bandeira amarela na volta 26. 20 giros mais tarde, ele apareceu em primeiro com as paradas dos adversários.
Robbie Buhl abriu a temporada 2000 da Indy vencendo em Orlando (Foto: IndyCar)
Conforme o tempo foi passando e as estratégias se ‘anulando’, Buhl foi alcançado e superado por Buddy Lazier e Eddie Cheever. A decisão recaiu sobre os retardatários — pois é. Tanto Lazier quanto Cheever se atrapalharam ao negociar com o tráfego e perderam velocidade, abrindo caminho para Buhl passá-los novamente e receber a bandeirada com mais de 3s de vantagem.
 
Lazier e Cheever ainda salvaram o segundo e o terceiro lugares, com Scott Goodyear colado neles em quarto.
 
Na volta 23, Hamilton acertou o muro na curva 1 teve uma fratura avaliada como “leve” pelos médicos nas costas, assim como Lazier, que sofreu outro acidente, mais tarde, na volta 110. Ambos foram levados ao hospital em Orlando, sendo que apenas Lazier passou a noite lá para ser submetido a novos exames.
 
Houve preocupação porque, dias antes, Sam Schmidt ficou paralisado do pescoço para baixo por um acidente no mesmo autódromo.
 
A edição de 2000 foi a última passagem da IRL pelo Walt Disney World Speedway, que foi fechado em agosto de 2015. Por anos, o 'Mickyard' (sim, este era o simpático apelido em alusão ao 'Brickyard' de Indianápolis, foi usado como mais uma atração em meio aos parques da Disney. Visitantes podiam guiar carros da Nascar e mesmo da Indy, entre outros, nos 1600 metros de pista. O circuito foi demolido para que se pudesse melhorar os acessos ao famoso parque Magic Kingdom.
Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Indy direto no seu celular!Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra, Escanteio SP e Teleguiado.