Newgarden aproveita ‘mando de pista’ e sobra no confronto direto com Rossi. Que faz primeira corrida ruim do ano

Os dois grandes candidatos ao título da temporada 2018 da Indy tiveram desempenhos opostos no Alabama. Enquanto Josef Newgarden confirmou o favoritismo e venceu, Alexander Rossi teve sua primeira corrida ruim no ano

google_ad_client = “ca-pub-6830925722933424”;
google_ad_slot = “5708856992”;
google_ad_width = 336;
google_ad_height = 280;

Josef Newgarden é aquele tipo de piloto que você nunca deve esquecer que está na briga. A Penske até podia não estar tão bem, mas foi chegar o GP do Alabama para o atual campeão nadar de braçadas e vencer pela segunda vez em 2018. Agora, é Newgarden que parte para Indianápolis como líder do campeonato.

 
A temporada 2018 da Indy está bem interessante. Apesar de liderar a disputa e de ser o grande piloto do grid no momento, Newgarden não é favorito incontestável ao título, muito por causa de um desempenho que ainda não impressiona por parte da Penske.
 
Mesmo assim, com a Penske sofrendo muito com Will Power e Simon Pagenaud, é Josef o líder no momento e um dos principais candidatos ao triunfo nas 500 Milhas de Indianápolis. Para o título, cada vez mais, um duopólio parece se desenhar na temporada 2018.
O pódio do GP do Alabama (Foto: IndyCar)

google_ad_client = “ca-pub-6830925722933424”;
google_ad_slot = “5708856992”;
google_ad_width = 336;
google_ad_height = 280;

"Foi uma corrida mais problemática do que eu gostaria! Mas todo mundo fez um grande trabalho, a Chevrolet deu um motor muito bom e nos ajudou a fazer o que queríamos. O trabalho foi ótimo, mas realmente aconteceu mais coisa do que gostaríamos. Durante uma parte parecia bem tranquilo, sem bandeiras amarelas, que era o que a gente queria – estávamos esperando uma prova sem bandeiras amarelas. E então a chuva começou e o pessoal demorou muito tempo na pista. Eu achei extremamente arriscado, embora tenha entendido o motivo. Fico feliz que entrei [nos boxes] rapidamente. Eu gosto muito daqui! Seria ótimo se o campeonato inteiro fosse aqui. Agradeço também a todos os fãs que voltaram hoje, embora eu entenda que não tenha dado para todos. Ontem já tinham aguentado vento e chuva aqui, então agradeço demais", declarou o piloto sempre carismático e querido pelos fãs.

 
De um lado está Newgarden, defendendo o título e andando muito forte em todos os tipos de pista e condições. Do outro, Alexander Rossi, de uma Andretti que vive fase monumental. Em Barber, mais uma vez, a equipe acertou bem seus carros e o resultado veio com o segundo lugar de Ryan Hunter-Reay.
Josef Newgarden é o rei do GP do Alabama (Foto: IndyCar)
No entanto, o fim de semana do Alabama marcou a primeira corrida verdadeiramente ruim de Rossi em 2018. Pódio nas três primeiras etapas, o americano não andou bem nos treinos livres, não chegou ao Fast Six na classificação e fazia uma prova burocrática para top-5 até rodar sozinho e sair até do top-10.
 
O 11º lugar, ainda que não seja o fim do mundo e que não defina nada – a temporada nem completou ainda um quarto de provas – mostra que Rossi também pode falhar e ter finais de semanas abaixo dos rivais. Aliás, ainda lança uma preocupação: será que o americano não é tão bom assim na chuva ou foi uma coincidência?
 
"Definitivamente não foi nosso melhor dia. Inicialmente viemos para a corrida com o plano de fazer uma corrida de duas paradas, depois mudamos para uma estratégia de parada única uma vez que a corrida começou com volta de formação extras. Quando a corrida começou de verdade estávamos com os pneus errados para o plano de parada única e não deu para fazer o combustível valer, então voltamos para as duas paradas. Estava parecendo OK, mas tentamos sobreviver à chuva uma volta demais e perdemos tempo para os caras que já tinham mudado para pneus molhados. Terminamos em 11º. Não foi um grande dia do ponto de vista de desempenho ou estratégia. É um dia que certamente colocaremos no passado o mais cedo possível", admitiu.
Alexander Rossi sofreu em Barber (Foto: IndyCar)
Atrás dos dois grandes favoritos ao título aparece um grupo de, pelo menos, cinco pilotos que buscam ser a terceira via da temporada: Sébastien Bourdais, Graham Rahal, James Hinchcliffe, Ryan Hunter-Reay e Scott Dixon. No Alabama, melhor para Hunter-Reay e Hinch, que conseguiram pódio.
 
"Foi uma boa corrida, estava difícil acertar no combustível e tentar manter o ritmo em alta, mas foi muito divertido tentar reencontrar a aderência quando começou a chover. Quase fiquei preocupado de queimar os pneus dianteiros… Entramos cedo para colocar os pneus de chuva. Fiquei na pista o máximo que dava, mas eu era muito mais rápido com os slicks. Quando você tem um desses momentos de inconsistência que eu tive com os slicks, pode botar tudo a perder, então concluímos que era a melhor hora para colocar os pneus de chuva. Daí em diante foi bom. Eu só precisava de mais tempo para diminuir a vantagem de Newgarden. Parabéns para Penske e Newgarden. E parabéns ao meu time também. Não estávamos muito felizes com o carro, mas seguimos trabalhando nele metodicamente, melhorando e todo mundo foi bem. No geral, um bom fim de semana", disse o americano da Andretti, que chegou em segundo.
James Hinchliffe fez uma bela corrida em foi ao pódio (Foto: IndyCar)

google_ad_client = “ca-pub-6830925722933424”;
google_ad_slot = “5708856992”;
google_ad_width = 336;
google_ad_height = 280;

Hinch, que foi o terceiro, precisou ainda vencer mais um duelo interno com o novato e amigo de infância Robert Wickens, que vive ótima fase.

 
"Sinto-me mal pelos fãs… Estávamos guiando e foi algo como 'Certo, gente, está ficando molhado, está ficando mais molhado…' [e a equipe questionava] 'Molhado o bastante para pneus de chuva?' [a réplica] 'Não.' Mesmo assim eles mandaram eu parar para colocar pneus de chuva, eu questionei se tinham certeza – e era o certo. Parabéns para o pessoal da Schmidt Peterson. Fim de semana sólido. Como eu disse antes, não foi o melhor teste aqui, mas dois carros no top-10 na classificação e depois dois carros no top-5 na corrida. Estou bem orgulhoso deles. É bom colocar carros [com motor] Honda lá em cima, talvez não no alto do pódio, mas muito bem", falou o canadense mais experiente.
Tony Kanaan se arrastou o final de semana todo (Foto: IndyCar)
Embora tenha sido um final de semana de pesadelo para a Foyt, os brasileiros deixam Alabama com sensações bem opostas. Tudo bem que Matheus Leist sofreu muito em todas as sessões, mas a segunda-feira do gaúcho foi positiva. Leist, no fim, salvou um 12º lugar, sua melhor posição na Indy.
 
"Nós tivemos um grande progresso dos primeiros treinos em Barber até o resultado final da corrida hoje, por isso estou feliz com o resultado. O carro estava bom na pista seca com os pneus macios, então tivemos um bom ritmo durante a maior parte da corrida hoje. Infelizmente, tanto ontem quanto hoje, quando choveu nosso carro não rendeu, estava muito difícil de segurá-lo na pista e não era possível acelerar até onde eu queria. Cheguei a estar disputando posições no top-10 com o Pagenaud e o Dixon, então significa que certamente tivemos uma evolução da etapa passada para essa. Se olharmos onde começamos o final de semana nos treinos livres e no classificatório, nós podemos analisar que foi uma boa corrida. Estou feliz pela equipe Foyt e por mim, mas agora vamos trabalhar fazer melhor em Indianápolis", declarou o novato.
Matheus Leist teve sua melhor corrida em 2018 (Foto: IndyCar)
Enquanto isso, Tony Kanaan teve seu pior resultado no ano, tomando uma volta muito cedo com a pista molhada e lutado com uma série de problemas da Foyt. A sensação de alívio no fim da corrida mostra o drama vivido pelo veterano.
 
"Tivemos um fim de semana bem difícil, estou feliz que terminou. Estou ansioso para Indianápolis", resumiu.
 
Dá para dizer que o primeiro capítulo da temporada 2018 da Indy se encerrou em Barber. Agora, uma nova história começa a ser escrita a partir do misto de Indianápolis.

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Indy direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.