Newgarden aproveita minutos finais, anota melhor tempo e lidera 1-2-3 da Penske no TL1 da Indy em Iowa

O primeiro e único treino livre em Iowa antes do treino classificatório foi até bem tranquilo. A única exceção, claro, foi uma batida de JR Hildebrand, que viu seu volante voar. Fora isso, apenas ação comum e Josef Newgarden foi quem liderou

google_ad_client = “ca-pub-6830925722933424”;
google_ad_slot = “2258117790”;
google_ad_width = 300;
google_ad_height = 600;

Na estranha estrutura do fim de semana da Indy em Iowa, onde apenas um treino livre permite os pilotos a irem à pista antes do treino classificatório, quem se deu melhor neste começo de sábado (8) foi Josef Newgarden. Acabou sendo um atropelo da Penske, na verdade, após a mais poderosa equipe do grid da Indy ficar quieta por quase que toda a sessão.

 
Ed Carpenter liderou por quase todo o tempo, mas no final Will Power e Simon Pagenaud, além de Newgarden, passaram de passagem e formaram o top-4. Ed foi o quarto mesmo, enquanto Marco Andretti, Tony Kanaan, Mikhail Aleshin, Alexander Rossi, James Hinchcliffe e Graham Rahal fecharam o top-10.

O treino foi marcado também por uma batida de JR Hildebrand. O piloto da Carpenter perdeu o carro enquanto o companheiro, Ed, liderava e acabou indo de traseira no muro. Foi uma batida forte, embora visualmente pouco impactante. O mais impressionante foi que o volante do carro saiu voando e parou na pista. Hildebrand saiu normalmente do carro e foi levado para checagem.

O treino classificatório acontece às 16h (de Brasília).

A batida de JR Hildebrand (Foto: Reprodução/Twitter)

google_ad_client = “ca-pub-6830925722933424”;
google_ad_slot = “2258117790”;
google_ad_width = 300;
google_ad_height = 600;

Confira como foi o TL1:

Às 12h (de Brasília), uma fila de carros rapidamente se mandou para participar do primeiro treino livre – único antes da classificação – para as 300 Milhas de Iowa. No coração do Cinturão dos Milharais do meio-oeste norte-americano, Esteban Gutiérrez fazia a estreia dele num oval. E, nenhuma surpresa, o mexicano correu e ficou na pista com a Dale Coyne para dar uma quantidade respeitável de voltas antes do treino classificatório.
 
Depois dos primeiros 15 minutos de sessão, era Ed Carpenter quem liderava no seu retorno à Indy. Como nos últimos tantos anos, Ed corre apenas em ovais. O que de mais importante havia acontecido neste instante, no entanto, era Scott Dixon começando a lidar com a punição sofrida em Road America. Apesar de ser uma sessão de 1h15min, Dixon podia ficar dentro do traçado por 45 minutos. Teria que tirar o máximo do tempo. 
 
Com 30 minutos de treino, a primeira bandeira amarela apresentada no fim de semana e apenas para inspeção da pista, nada de batidas. Um começo tranquilo para a ação em Iowa. Após cinco minutos parados, uma forte movimentação. James Hinchcliffe e Josef Newgarden ficaram lado a lado, por exemplo, o mesmo para Max Chilton e Charlie Kimball. Exatos 11 minutos depois da primeira amarela, veio a segunda. E pelo mesmo motivo, agora por quatro minutos. 
Os primeiros colocados não mudaram após 45 minutos: Carpenter e Mikhail Aleshin seguiam liderando. Aliás, a boa exibição era algo que sublinhava a temporada de altos e baixos na Indy. Dixon e Tony Kanaan colocavam duas Ganassi no top-5, enquanto Marco Andretti fechava a pequena lista. 
Ed Carpenter saindo dos boxes (Foto: ECR)
Impressionante como a imensa ondulação de Iowa fazia alguns pilotos parecerem em câmera lenta durante a transmissão oficial da Indy. Chilton e Carlos Muñoz simplesmente não conseguiam acelerar tanto quanto a maioria dos rivais. Na 45ª volta dele no dia, no entanto, Graham Rahal foi capaz de colocar a RLL na segunda colocação apenas 0s046 mais lento que Carpenter. Alexander Rossi foi para o terceiro posto.
 
Com exatos 20 minutos no relógio, Dixon voltou para o pit-lane para não sair mais até a hora da classificação.

Rossi em seguida passou Rahal, mas atenção mesmo para o que aconteceu a 11 minutos do fim. JR Hildebrand errou a entrada do carro na curva um e acabou perdendo a traseira. Foi ao muro, a primeira aparição por lá do dia. E embora a batida não tenha sido muito forte, Hildebrand acompanhou o volante de seu carro sair voando e atingir o chão.

A direção resolveu dar cinco minutos adicionais além dos três que sobraram no relógio após a bandeira amarela. Rapidamente apareceu Newgarden para ser 0s138 à frente de Carpenter. Um novo líder, enfim. A Penske, então, começou a engolir. Will Power pulou para o segundo posto e Simon Pagenaud foi para terceiro.

Os três se mantiveram, enquanto Carpenter terminou mesmo no quarto lugar. Marco Andretti ficou no quinto posto, seguido por Kanaan, Aleshin, Rossi, Hinchcliffe e Rahal. Helio Castroneves fez o 18º tempo.

Indy, GP de Iowa, TL1:

1 2 Josef NEWGARDEN EUA Penske Chevrolet 17.340  
2 12 Will POWER AUS Penske Chevrolet 17.372 +0.032
3 1 Simon PAGENAUD FRA Penske Chevrolet 17.453 +0.113
4 20 Ed CARPENTER EUA Carpenter Chevrolet 17.478 +0.138
5 27 Marco ANDRETTI EUA Andretti Honda 17.494 +0.154
6 10 Tony KANAAN BRA Ganassi Honda 17.513 +0.173
7 7 Mikhail ALESHIN RUS Schmidt Peterson Honda 17.516 +0.176
8 98 Alexander ROSSI EUA Andretti Honda 17.523 +0.183
9 5 James HINCHCLIFFE CAN Schmidt Peterson Honda 17.524 +0.184
10 15 Graham RAHAL EUA RLL Honda 17.525 +0.185
11 83 Charlie KIMBALL EUA Ganassi Honda 17.562 +0.222
12 8 Max CHILTON ING Ganassi Honda 17.604 +0.264
13 19 Ed JONES ING Dale Coyne Honda 17.627 +0.287
14 14 Carlos MUÑOZ COL Foyt Chevrolet 17.637 +0.297
15 28 Ryan HUNTER-REAY EUA Andretti Honda 17.652 +0.312
16 9 Scott DIXON NZL Ganassi Honda 17.655 +0.315
17 21 JR HILDEBRAND EUA Carpenter Chevrolet 17.699 +0.359
18 3 Helio CASTRONEVES BRA Penske Chevrolet 17.708 +0.368
19 18 Esteban GUTIÉRREZ MEX Dale Coyne Honda 17.737 +0.397
20 26 Takuma SATO JAP Andretti Honda 17.756 +0.416
21 4 Conor DALY EUA Foyt Chevrolet 17.961 +0.621
 
POSTURA DA GLOBO NA CORRIDA DO MILHÃO DA STOCK CAR MOSTRA DESPREZO PELO AUTOMOBILISMO

.embed-container { position: relative; padding-bottom: 56.25%; height:
0; overflow: hidden; max-width: 100%; } .embed-container iframe, .embed-container object, .embed-container embed { position: absolute;
top: 0; left: 0; width: 100%; height: 100%; }

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Indy direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.