Newgarden desfila talento e domínio da pista para subverter ordem de forças no grid de Toronto

O domínio absoluto da Honda nos circuitos de rua em 2018 foi interrompido na classificação do GP de Toronto. Mostrando todo seu talento e o domínio que tem da pista canadense, Josef Newgarden apareceu para botar a Penske e a Chevrolet no topo do grid da corrida deste domingo

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Josef Newgarden conquistou, possivelmente, o maior resultado da temporada 2018 da Indy. Em uma temporada com domínios muito claros em circuitos de rua – da Honda – e nos mistos – da Chevrolet -, o americano foi o primeiro que conseguiu subverter a ordem na classificação, cravando uma pole impressionante neste sábado (14) em Toronto.

 
Sim, é isso mesmo: quatro corridas na rua até então, quatro vitórias e quatro poles da Honda; três etapas no misto, três vitórias e três poles da Chevrolet. Ou seja: a pole de Newgarden para o GP de rua de Toronto é uma das maiores dos últimos tempos na Indy.
 
É verdade que a Penske melhorou bastante no TL3 e, consequentemente, na classificação, mas Newgarden foi bem além do que fizeram Simon Pagenaud e Will Power. Veja, os dois companheiros de equipe não foram mal, mas não seriam páreo para Scott Dixon, o grande nome do final de semana até aquele Fast Six em que estavam nada menos que os cinco candidatos reais ao título de 2018. Só que Newgarden apareceu com o cronômetro zerado e mudou tudo.
 
Mostrando todo seu talento e um domínio impressionante numa pista em que já venceu por duas vezes, Josef cravou a quarta pole no ano, totalmente isolado como líder do quesito em 2018. Mais do que isso, dá toda cara de que vai repetir a arrancada do título de 2017 e parece ser o nome mais confiável para se apostar para o caneco em 2018.
Josef Newgarden comemora a pole em Toronto (Foto: IndyCar)

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"Pensei, por um momento ,que havia nos colocado na direção errada. Saímos um pouco cedo, o que eu acho o melhor, se pudemos manter o mínimo no número de voltas com os mesmos pneus. O risco é começar a chover durante a sessão, então aí essa é a escolha errada. Mas por sorte só começou a chover no final. No meio, achei que tinha tomado a decisão errada pois estava chovendo mais intensamente. Depois, nas duas últimas voltas, ficou melhor progressivamente e sabia que a última seria a para alcançar o melhor tempo. E o carro tem sido incrível todo o final de semana, rápido. Não tivemos que fazer muita coisa nele. Começamos devagar, mas depois encontramos nosso ritmo. A equipe fez grande trabalho e tem trabalhado muito bem junto. Os três pilotos Penske entraram no Fast Six, então é tudo o que você pode pedir, um dia como hoje. Vamos nos focar na corrida, agora", disse Newgarden.

Só que colocar Newgarden como favorito é apenas uma projeção baseada nas pistas que estão por vir e na fase espetacular de Newgarden. Falando apenas de resultados, friamente, não dá para dizer que o segundo lugar é ruim para o líder do campeonato Dixon.

Claro que Scott era favorito a fazer a pole e, principalmente, a ficar na frente pelo menos de Newgarden e Power, mas a vantagem segue acima dos 30 pontos e todo ponto é ponto.

 
"Estou um pouco desapontado e bravo comigo mesmo por não ser o pole. Me sinto mal pela equipe, também, porque eles me deram um carro capaz de alcançar isso. Cometi um erro na curva 5 e isso me custou alguns décimos. Não é terrível largar da primeira fila, mas quando você sabe que poderia ir além e deixa escapar, machuca um pouco", falou Dixon.
Scott Dixon sai em segundo em Toronto (Foto: IndyCar)

É claro que a Ganassi de Dixon e as três Penske devem brigar pelo triunfo, mas a Andretti faz ótima temporada especialmente na rua. Assim, não parece certo descartar principalmente Alexander Rossi e Ryan Hunter-Reay da disputa. Ambos saem da terceira fila.

"Estou bem desapontado. Na primeira sessão fomos competitivos. Estávamos lado a lado com Dixon e era um trabalho fácil me manter ali. Na segunda sessão, com a pista seca, não fomos tão bem com as configurações conservadoras. Estava confiante com o carro. Mas aí choveu de novo e, mesmo que não tenha tirado nossas chances de vez, eu não tinha o ritmo ideal por algum motivo. Era para eu ser segundo, ou Ryan Hunter-Reay. Muito desapontado. Achei que tinha carro para brigar pela pole, especialmente depois desta manhã, então terceira fila não é tão legal", explicou Rossi.

Tony Kanaan larga em 15º (Foto: IndyCar)
Na 'brasileira' Foyt, uma sessão com misto de sentimentos. Na realidade, o filme de sexta-feira basicamente se repetiu: Matheus Leist com altos e baixos e Tony Kanaan na regularidade do top-15. Acontece que o alto de Matheus veio justamente na classificação, passando de fase e garantindo o 12º lugar no grid.
 
"Uma boa classificação. Tenho que agradecer à equipe. Trabalhamos muito desde o primeiro treino e continuamos a desenvolver e melhorar o carro. Alcançamos o top-12, o que não era esperado. Estou muito feliz, sendo honesto, e acho que temos um bom carro para a corrida também. Estou ansioso", falou Leist.
 
"Estava com as configurações para pista seca, então quando começou a chover, acho que não respondemos de acordo, então pagamos o preço. Vamos tentar tirar algo disso", disse Kanaan. 

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