Newgarden faz grande corrida, segura Dixon e vence primeira pela Penske no Alabama. Castroneves é 4º

Josef Newgarden é muito acima da média. O promissor piloto norte-americano precisou de apenas três corridas para vencer pela primeira vez com a Penske, em uma exibição de gala no Alabama. Helio Castroneves chegou em quarto e Tony Kanaan foi o sétimo colocado

 

google_ad_client = “ca-pub-6830925722933424”;
google_ad_slot = “5708856992”;
google_ad_width = 336;
google_ad_height = 280;

window._ttf = window._ttf || [];
_ttf.push({
pid : 53280
,lang : “pt”
,slot : ‘.mhv-noticia .mhv-texto > div’
,format : “inread”
,minSlot : 3
});

(function (d) {
var js, s = d.getElementsByTagName(‘script’)[0];
js = d.createElement(‘script’);
js.async = true;
js.src = ‘//cdn.teads.tv/media/format.js’;
s.parentNode.insertBefore(js, s);
})(window.document);

Josef Newgarden sabe mesmo o caminho das pedras no belíssimo circuito de Barber. Neste domingo (23), o americano repetiu o feito de 2015 e voltou a triunfar no palco de sua primeira vitória na Indy. Assim, Josef, que é um dos nomes mais promissores do automobilismo dos EUA, desencantou logo em sua terceira corrida pela Penske, em uma exibição de gala para os olhos atentos de Fernando Alonso.

Scott Dixon brigou forte até o final com o piloto da Penske e pressionou muito. Mais uma vez, o neozelandês pareceu tirar bem mais do que seu equipamento possibilitava e, assim, quase saiu com a vitória, fechando em segundo.

Simon Pagenaud fez uma corrida mais discreta, mas contou com azares de concorrentes diretos e garantiu uma ida ao pódio importantíssima para suas pretensões no campeonato.

Helio Castroneves fez uma prova correta e também buscou pontos importantes pensando na tabela geral. O brasileiro chegou em quarto, segurando no fim as investidas de Alexander Rossi e James Hinchcliffe. O americano, aliás, foi um dos nomes da corrida ao ganhar 13 posições na estratégia.

Tony Kanaan chegou no sétimo lugar após oscilar bastante na corrida. O brasileiro teve um início bem forte, mas terminou precisando segurar os ataques do líder do campeonato Sébastien Bourdais, que foi oitavo. Takuma Sato e Mikhail Aleshin completaram o top-10 no Alabama.

Josef Newgarden venceu de novo no Alabama (Foto: IndyCar)

Confira como foi o GP do Alabama:

Antes mesmo do início da corrida, Marco Andretti já estava parado nos boxes. O americano, que foi tão bem nos treinos livres, foi mal na classificação e sequer conseguiu se preparar para a largada. 

 
A largada veio às 16h40 (em Brasília), com Will Power e Helio Castroneves saindo muito bem e mantendo suas posições na ponta. Logo atrás, Scott Dixon saiu com mais ação que Simon Pagenaud e ganhou o terceiro lugar.
 
A briga dos primeiros colocados da Honda deu ruim logo de cara. Um pedaço do carro de Ryan Hunter-Reay se soltou após choque com James Hinchcliffe e quem se deu bem com isso foi Josef Newgarden, que pulou para quinto.
 
Tony Kanaan saiu muito bem e foi rapidinho para oitavo. Porém, exagerou no otimismo ao tentar passar Hinch por fora e perdeu posição para Mikhail Aleshin, tendo ainda que brigar com Takuma Sato. Com três voltas de atraso foi para a pista Andretti, já totalmente comprometido.
 
Com bandeira amarela na pista toda pelos detritos do carro de Hunter-Reay, o top-10 estava assim formado: Power, Castroneves, Dixon, Pagenaud, Newgarden, Hinch, Aleshin, Kanaan, Sato e Max Chilton.
 
A relargada veio na quinta volta e nada mudou nas primeiras posições. A primeira troca veio no décimo lugar, com Sébastien Bourdais mergulhando e superando Chilton.
O começo de corrida de Kanaan era muito promissor. O brasileiro, com bom ritmo, fez bonita ultrapassagem para superar o algoz das últimas duas provas – Aleshin – e virar sétimo colocado.
 
A briga que mais chamava a atenção na pista era entre os companheiros de Penske Newgarden e Pagenaud. Com 10 voltas superadas, Power liderava com 1s1 para Castroneves e 1s7 para Dixon. 
 
Quem impressionava era Bourdais. Único de pneus duros junto com Newgarden, o francês apertava Sato para ser nono. Lá na frente, caía um pouco o ritmo de Castroneves, que já começava a ser apertado por Dixon, Pagenaud, Newgarden e também por Hinchcliffe.

As paradas começavam a acontecer no pelotão traseiro. Na volta 16, Alexander Rossi, Carlos Muñoz, Ed Jones e Charlie Kimball já faziam suas trocas. 
Selfie da galera colombiana com Carlos Muñoz (Foto: IndyCar)
Lá na frente, a briga das Penske pegava fogo de vez. Newgarden deixou espalhar e finalmente passou Pagenaud, com Hinchcliffe também aproveitando para superar o francês, que caía para sexto. Aleshin, que vinha logo atrás, ia para os boxes e voltava em 17º, atrás de Rossi e de Charlie Kimball.
Os ponteiros foram parando a partir da volta 18. Quem se deu muito bem foi Newgarden, o primeiro a ir para os boxes. O americano surgiu em segundo, apenas 0s7 atrás do companheiro Power. Em terceiro aparecia Zach Veach, que seguia sem paradas. Dixon era quarto, enquanto Castroneves segurava Pagenaud e Hinch. Rossi foi outro a dar o pulo do gato e era oitavo.
 
Veach finalmente parava e promovia todos uma posição para frente. A corrida se aproximava do primeiro terço completado com Power, Newgarden, Dixon, Castroneves, Pagenaud, Hinchcliffe, Rossi, Kanaan, Aleshin e Kimball.

Aleshin e Kimball já paravam pela segunda vez e, assim, Bourdais entrava no top-10 ao lado de Spencer Pigot, que fazia uma corridaça com a Carpenter.

Depois do aperto logo na saída dos boxes, Power conseguiu respirar. O australiano rapidamente foi abrindo para Newgarden, que também não era lá muito ameaçado por Dixon. O top-10 seguia o mesmo, com Rossi e Kanaan próximos disputando o sétimo posto de forma ferrenha.

A segunda rodada de paradas nos boxes começava de fato depois da volta 40. Newgarden, que já começava a ser pressionado por Dixon, foi no 44º giro, seguido por Power e Dixon.
 
Reposicionados, Power seguia na liderança, mas Newgarden aparecia um pouco mais próximo, 3s5 distante do companheiro de equipe. Dixon vinha 5s7 atrás do líder, enquanto Pagenaud ganhava folga em quarto. Hinchcliffe, Castroneves e Kimball vinham colados, enquanto Aleshin, Rossi e Kanaan completavam o top-10.

O terceiro stint começava com Power perdendo um pouco de ritmo e vendo a gradual aproximação de Newgarden e Dixon. Kanaan, em nono, aparecia em um sanduíche entre Rossi e Bourdais.

Não demorou nada para que Power começasse a de fato ser atacado pelos rivais. Na volta 55, o australiano já levava consigo Newgarden e Dixon. Até Pagenaud tirava bem a diferença, mas seguia distante, 13s atrás do parceiro de Penske e 5s3 na frente de um distante Hinchcliffe.
 
Mais uma vez, Pigot crescia na corrida. O americano já era nono e, com os compostos mais duros, forçava o ritmo para cima de Kanaan. Bourdais e Chilton, logo atrás, também brigavam. Na volta 60, Pigot passou Kanaan, mas não quis parar por aí e rapidinho começou a cortar a diferença para Rossi, pensando no sétimo lugar. 

Só que, na volta 62, o sonho de Pigot acabou. Assim como em St. Pete, quando fazia uma grande prova e pensava em pódio, o americano abandonou, parado na curva 6. A bandeira amarela foi acionada. 
 
Durante a parada, alguns pingos mais firmes começaram a cair em Barber. Todos foram juntos para os boxes, com Kimball liderando em uma estratégia diferente, mas que certamente teria de ir aos boxes de novo.
Scott Dixon (Foto: IndyCar)
Power era segundo e Dixon vinha atrás, ganhando a posição de Newgarden. Pagenaud, Hinch, Castroneves, Rossi, Kanaan e Bourdais também estavam no top-10.
A bandeira verde veio na volta 69, com a pista ficando cada vez mais molhada. Dixon deu uma escapada e Newgarden mergulhou tomando o terceiro lugar. Atrás, foi Hinch quem escapou e caiu para oitavo, atrás de Castroneves e Rossi.
 
O caldo de Power entornou na volta 75. Quando o australiano assumiu a liderança pela parada de Kimball, seu pneu furou. Apesar do pneu murchando, Power se recusou a ir aos boxes e seguiu tentando segurar Newgarden, Dixon e Pagenaud.

Na volta 77, a situação ficou insustentável. Power precisou mesmo trocar os pneus e viu Newgarden assumir a liderança. A briga, então, estava entre as Penske de Newgarden e Pagenaud e a Ganassi de Dixon. Castroneves era quarto, seguido por Rossi, Hinch, Kanaan, Bourdais, Sato e Hunter-Reay. 

Dali para frente, a briga começou a se desenhar entre Newgarden e Dixon, já que Pagenaud insistentemente era avisado de que precisaria preservar equipamento para chegar ao final.

Com cinco voltas para o fim, Dixon apertou e se jogou para cima do garoto da Penske. Sem querer saber do tamanho do problema, Josef mais uma vez levou a melhor contra o neozelandês e foi abrindo frente novamente. 

Nos giros derradeiros, o trabalho de Newgarden foi administrar e seguir pisando fundo, evitando assim qualquer tipo de resposta de Dixon, que pareceu se conformar com um bom segundo lugar. Pagenaud chegou bem em terceiro, enquanto Castroneves segurou Rossi e Hinchcliffe e foi quarto.

Indy, GP do Alabama, Classificação Final:

1 2 JOSEF NEWGARDEN EUA PENSKE CHEVROLET 90 voltas
2 9 SCOTT DIXON NZL GANASSI HONDA +1.050
3 1 SIMON PAGENAUD FRA PENSKE CHEVROLET +2.571
4 3 HELIO CASTRONEVES BRA PENSKE CHEVROLET +11.159
5 98 ALEXANDER ROSSI EUA ANDRETTI HONDA +12.047
6 5 JAMES HINCHCLIFFE CAN SCHMIDT PETERSON HONDA +12.591
7 10 TONY KANAAN BRA GANASSI HONDA +15.411
8 18 SÉBASTIEN BOURDAIS FRA DALE COYNE HONDA +16.065
9 26 TAKUMA SATO JAP ANDRETTI HONDA +20.176
10 7 MIKHAIL ALESHIN RUS SCHMIDT PETERSON HONDA +20.706
11 28 RYAN HUNTER-REAY EUA ANDRETTI HONDA +22.206
12 8 MAX CHILTON ING GANASSI HONDA +22.971
13 15 GRAHAM RAHAL EUA RLL HONDA +24.346
14 12 WILL POWER AUS PENSKE CHEVROLET +26.318
15 83 CHARLIE KIMBALL EUA GANASSI HONDA +35.487
16 19 ED JONES ING DALE COYNE HONDA +39.564
17 14 CARLOS MUÑOZ COL FOYT CHEVROLET +50.368
18 4 CONOR DALY EUA FOYT CHEVROLET +51.203
19 21 ZACH VEACH EUA CARPENTER CHEVROLET +56.255
20 20 SPENCER PIGOT EUA CARPENTER CHEVROLET +1 volta
21 27 MARCO ANDRETTI EUA ANDRETTI HONDA +3 voltas
PADDOCK GP #74 DEBATE: QUAIS OS PILOTOS COM POTENCIAL DE FUTURO CAMPEÃO MUNDIAL DE F1?

.embed-container { position: relative; padding-bottom: 56.25%; height: 0; overflow: hidden; max-width: 100%; } .embed-container iframe, .embed-container object, .embed-container embed { position: absolute; top: 0; left: 0; width: 100%; height: 100%; }

google_ad_client = “ca-pub-6830925722933424”;
google_ad_slot = “8352893793”;
google_ad_width = 300;
google_ad_height = 250;

fechar

function crt(t){for(var e=document.getElementById(“crt_ftr”).children,n=0;n80?c:void 0}function rs(t){t++,450>t&&setTimeout(function(){var e=crt(“cto_ifr”);if(e){var n=e.width?e.width:e;n=n.toString().indexOf(“px”)

var zoneid = (parent.window.top.innerWidth document.MAX_ct0 = '';
var m3_u = (location.protocol == 'https:' ? 'https://cas.criteo.com/delivery/ajs.php?' : 'http://cas.criteo.com/delivery/ajs.php?');
var m3_r = Math.floor(Math.random() * 99999999999);
document.write("”);

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Indy direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.