Newgarden supera Pagenaud e puxa trinca da Penske no grid do GP do Texas. Kanaan impressiona e larga em 6º

A Penske mostrou sua força quando precisava e garantiu as três primeiras posições no grid de largada do GP do Texas. Josef Newgarden sai da posição de honra, seguido por Simon Pagenaud e o líder do campeonato Will Power. Tony Kanaan fez ótima classificação e larga em sexto, enquanto Matheus Leist parte de 19º

google_ad_client = “ca-pub-6830925722933424”;
google_ad_slot = “2258117790”;
google_ad_width = 300;
google_ad_height = 600;

A classificação para o GP do Texas comprovou o domínio da Penske nos ovais, que deixou para mostrar sua força quando realmente estava valendo. Nesta sexta-feira (8), o time de Roger Penske garantiu uma trinca no grid de largada, com Josef Newgarden espantando a má fase e virando 46s996 para superar os companheiros Simon Pagenaud e Will Power.

O melhor do resto foi Robert Wickens, que já havia feito ótima participação no TL1, quando liderou empatado com Tony Kanaan. Aliás, o brasileiro da Foyt deu show na classificação e, mesmo com posição de ida para a pista ingrata, se segurou em sexto, atrás de Sébastien Bourdais.

Scott Dixon teve uma participação bem discreta e vai partir de sétimo, na frente de um de seus principais adversários na luta pelo caneco, o americano Alexander Rossi. Takuma Sato fez bom trabalho e parte em nono, enquanto Ryan Hunter-Reay fecha o top-10.

Prejudicado por uma das piores posições de ida para a pista do dia, Matheus Leist vai partir da 19ª colocação na corrida noturna deste sábado.

Josef Newgarden acabou com a má fase e é pole no Texas (Foto: IndyCar)

Confira como foi a definição do grid no Texas

google_ad_client = “ca-pub-6830925722933424”;
google_ad_slot = “5708856992”;
google_ad_width = 336;
google_ad_height = 280;

A classificação para o GP do Texas começou pontualmente às 17h (em Brasília). A ordem de saída dos pilotos para a pista, como acontece neste ano nos ovais, foi definida pela classificação do campeonato, ou melhor, pela pontuação de cada carro em 2018. Desta forma, Zachary Claman DeMelo foi quem abriu os trabalhos para as duas voltas.
 
O canadense da Dale Coyne virou em 48s042, uma marca até que alta, mas que foi suficiente para bater sem nenhuma dificuldade Max Chilton, que ficou quase 0s4 atrás e candidatíssimo ao último lugar no grid.
 
Charlie Kimball foi o primeiro que conseguiu andar bem e conseguiu combinar suas duas voltas em 47s528, mostrando que poderia garantir, pelo menos, um top-15. Gabby Chaves veio logo depois e provou que o tempo do americano era mesmo forte, ficando 0s2 acima.
Spencer Pigot vai sair do fundo do grid (Foto: IndyCar)
Matheus Leist e Spencer Pigot foram os dois pilotos que entraram na sequência e tiveram desempenhos bem próximos. Porém, ambos acima de Kimball e Chaves e abaixo de Claman DeMelo. Terceiro para o americano e quarto para o brasileiro.
 
Zach Veach chegou na sequência precisando dar uma resposta para os resultados ruins recentes e até que fez bem sua parte, superando Chaves e se pondo atrás de Kimball. Isso virou o terceiro lugar logo depois, com Takuma Sato muito veloz cravando 47s434 e mostrando evolução da RLL na classificação em oval.
 
Tony Kanaan foi o primeiro dos favoritos a ir para a pista. Apesar do ótimo tempo que o fez liderar o TL1 ao lado de Robert Wickens, o brasileiro tinha a posição de ida para o traçado como um empecilho. Mesmo assim, foi muito veloz e virou 47s309, assumindo a liderança provisória. Por lá se manteve no oponente seguinte, já que Ed Jones não foi mais que mediano e se colocou entre Kimball e Veach.
Tony Kanaan fez uma baita sexta-feira (Foto: IndyCar)
Em fase bem complicada desde a eliminação no Bump Day da Indy 500, James Hinchcliffe voltou a decepcionar e não passou do quinto lugar, mais de 0s3 atrás de Tony. Um bom trabalho fez Simon Pagenaud, que espantou a má fase girando em velocíssimos 47s061. 
 
Ed Carpenter foi para a pista e mostrou que o acerto de sua equipe para a classificação realmente não estava essas coisas. O americano bateu Hinch, mas só foi até o sexto lugar, ficando muito provavelmente fora do top-10 do grid. Em fase também complicada, Sébastien Bourdais deu bom passo para deixar crise e colou em Pagenaud com o segundo melhor somatório: 0s217 separando os franceses.
 
Marco Andretti era outro dos candidatos fortes que não conseguiu ir tão bem assim. O americano deu voltas bem parecidas com as de Sato, mas acabou atrás do rival, fechando o top-5 parcial. Aí veio Graham Rahal e basicamente teve um repeteco da classificação da Indy 500, se arrastando na pista e ficando na frente apenas de Chilton e Claman DeMelo.
Robert Wickens é o melhor do resto no grid do Texas (Foto: IndyCar)
Wickens era outro dos tidos favoritos e não fez nem um pouco feio. O canadense da Schmidt Peterson teve duas voltas muito próximas das de Pagenaud e se colocou em segundo 0s161 atrás do francês. Atual campeão e louco para tirar a zica das últimas corridas, Josef Newgarden fez um grande trabalho e mostrou que a Penske é a potência dos ovais. O americano virou em 46s996, tirou o companheiro Pagenaud da ponta e se colocou como favorito à pole.
 
Ryan Hunter-Reay fez duas voltas bem medianas e bateu o colega Andretti por bem pouquinho. Com três pilotos pela frente, o americano era sétimo. Aquele era mesmo praticamente o teto da Andretti e isso ficou provado com Alexander Rossi, que veio depois e se colocou em sexto, 0s06 na frente de Hunter-Reay.

Scott Dixon foi para a pista e não fez grandes coisas, mas ao menos conseguiu superar as Andretti. Aí veio Will Power, grande favorito à pole. O australiano não andou mal, mas foi o pior das Penske e sairá de terceiro, atrás de Newgarden e Pagenaud.

Indy, GP do Texas, Grid de largada

1 1 Josef NEWGARDEN EUA Penske Chevrolet 46.996  
2 22 Simon PAGENAUD FRA Penske Chevrolet 47.061 +0.065
3 12 Will POWER AUS Penske Chevrolet 47.086 +0.090
4 6 Robert WICKENS CAN Schmidt Peterson Honda 47.221 +0.225
5 18 Sébastien BOURDAIS FRA Dale Coyne Honda 47.277 +0.281
6 14 Tony KANAAN BRA Foyt Chevrolet 47.309 +0.313
7 9 Scott DIXON NZL Ganassi Honda 47.318 +0.322
8 27 Alexander ROSSI EUA Andretti Honda 47.365 +0.369
9 30 Takuma SATO JAP RLL Honda 47.434 +0.438
10 28 Ryan HUNTER-REAY EUA Andretti Honda 47.439 +0.443
11 98 Marco ANDRETTI EUA Andretti Honda 47.466 +0.470
12 23 Charlie KIMBALL EUA Carlin Chevrolet 47.528 +0.532
13 10 Ed JONES ING Ganassi Honda 47.534 +0.538
14 20 Ed CARPENTER EUA Carpenter Chevrolet 47.547 +0.551
15 5 James HINCHCLIFFE CAN Schmidt Peterson Honda 47.649 +0.653
16 26 Zach VEACH EUA Andretti Honda 47.675 +0.679
17 88 Gabby CHAVES COL Harding Chevrolet 47.746 +0.750
18 21 Spencer PIGOT EUA Carpenter Chevrolet 47.802 +0.806
19 4 Matheus LEIST BRA Foyt Chevrolet 47.865 +0.869
20 15 Graham RAHAL EUA RLL Honda 47.980 +0.984
21 19 Zachary CLAMAN DEMELO CAN Dale Coyne Honda 48.042 +1.046
22 59 Max CHILTON ING Carlin Chevrolet 48.387 +1.391
 

CONFLITO À VISTA?

NOVA EQUIPE DE LORENZO, HONDA É TODA MOLDADA PARA MÁRQUEZ

.embed-container { position: relative; padding-bottom: 56.25%; height:

0; overflow: hidden; max-width: 100%; } .embed-container iframe, .embed-container object, .embed-container embed { position: absolute;

top: 0; left: 0; width: 100%; height: 100%; }

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Indy direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.