Newgarden tritura recorde da pista e garante pole decisiva em Sonoma. Castroneves larga em quarto

Josef Newgarden deu show na classificação da Indy para a etapa decisiva em Sonoma e ficou com a pole ao demolir o antigo recorde da pista. Helio Castroneves, ainda bem vivo na disputa, larga em quarto

google_ad_client = “ca-pub-6830925722933424”;
google_ad_slot = “2258117790”;
google_ad_width = 300;
google_ad_height = 600;

Josef Newgarden apareceu na hora certa. Questionado após o erro em Watkins Glen, o americano brilhou neste sábado (16) e, quebrando por muito o recorde da pista de Sonoma, garantiu uma crucial segunda pole de sua carreira virando 1min15s521.

Will Power corre muito por fora na disputa pelo título, mas o australiano tenta ao menos fazer sua parte. Power virou bem próximo do colega de Penske, assegurando o segundo lugar no grid apenas 0s04 atrás de Newgarden.

Simon Pagenaud manteve o ótimo rendimento de todos os treinos anteriores e vai largar em terceiro, na frente de Helio Castroneves, que segue bem vivo na disputa e fecha a quadra da Penske no grid. Takuma Sato, em quinto, deixou ainda mais complicada a situação de Scott Dixon, que parte de sexto em busca de uma reação para sair campeão.

Não bastasse ter a pior situação dentre os candidatos ao título na tabela, Alexander Rossi é ainda quem larga mais atrás, saindo em oitavo. Na frente dele parte o companheiro de Andretti Ryan Hunter-Reay, enquanto Graham Rahal e Sébastien Bourdais fecham o top-10 do grid. Tony Kanaan larga em 12º.

Josef Newgarden ficou com a pole-position em Sonoma (Foto: IndyCar)

Confira como foi a definição do grid da Indy em Sonoma

O primeiro grupo foi para a pista pontualmente às 19h30 (em Brasília). Nele estavam: Josef Newgarden, Conor Daly, Jack Harvey, Scott Dixon, Tony Kanaan, Zachary Claman DeMelo, Spencer Pigot, Takuma Sato, Ryan Hunter-Reay, Charlie Kimball e Alexander Rossi.

Não demorou muito para que os pilotos colocassem os pneus macios e, quando isso aconteceu, Newgarden era quem puxava a fila, já conseguindo virar abaixo de 1min17s. Dixon, seu grande rival na briga pelo título, corria riscos em sétimo.

Com muita autoridade, Newgarden não quis brincar de correr perigo e achou uma tremenda volta em 1min15s792, já carimbando sua passagem para a segunda fase da classificação e ainda com recorde absoluto do circuito por quase 0s5. Virando 1min16s2, Rossi também parecia certo na fase seguinte.

E os dois permaneceram nas duas primeiras posições, passando para a segunda fase com Hunter-Reay, Sato, Kanaan, além de Dixon, que sobreviveu por menos de 0s2 e manteve vivas as chances de chegar a um crucial Fast Six. Pelo caminho ficaram: Daly, Kimball, Pigot, Harvey e Claman DeMelo.

Scott Dixon classificou na marra pra segunda fase (Foto: IndyCar)

Trio da Penske arrisca e se dá bem no Grupo 2

google_ad_client = “ca-pub-6830925722933424”;
google_ad_slot = “5708856992”;
google_ad_width = 336;
google_ad_height = 280;

O segundo grupo foi para a pista logo depois, com Simon Pagenaud, Helio Castroneves, James Hinchcliffe, Max Chilton, Will Power, Carlos Muñoz, Graham Rahal, Sébastien Bourdais, Ed Jones, JR Hildebrand e Marco Andretti.

 
Ainda com os pneus mais duros, Castroneves, Power e Pagenaud já foram basicamente sacramentando suas classificações. O brasileiro vinha de 1min16s2, enquanto o francês rodava em 1min16s8. 
 
Os três da Penske seguiam de pneus duros e Pagenaud já virava 1min16s2, enquanto Power ia de 1min16s1. Todo o resto já usava os pneus macios e isso colocava Andretti e Rahal no bolo dos classificados. Além dos arriscados Penske e de Marco e Graham, Bourdais também se colocou na segunda fase, ali, no limite.
 
Chilton bateu na trave, mas caiu fora junto com Hinchcliffe, Jones, Hildebrand e Muñoz, que seguia o calvário da Foyt.
Helio Castroneves nem precisou dos pneus macios na primeira fase (Foto: IndyCar)

Rossi cai na segunda fase e se complica ainda mais

A segunda fase da classificação teve início às 20h05 (em Brasília), com o quarteto da Penske, o quarteto da Andretti, dois pilotos da Ganassi, uma RLL e uma Dale Coyne. Rapidinho, Sato já foi lançando mão do pneu macio, assumindo a dianteira com 1min16s0.

No entanto, quando as Penske colocaram os pneus vermelhos, a brincadeira acabou. Newgarden voltou a virar em 1min15s7, mas dessa vez Pagenaud apareceria ainda mais veloz e garantiria o primeiro lugar com 1min15s712.

Os outros que também andavam abaixo de 1min16s eram os demais da Penske. Castroneves e Power, respectivamente, também iam para o Fast Six. Sato ficou em quinto, enquanto Dixon voltava a passar no limite. Rossi era o primeiro dos postulantes ao título que ficava pelo caminho, saindo em oitavo no grid de domingo. Hunter-Reay, Rahal, Bourdais, Andretti e Kanaan também não avançaram. 

Will Power fez ótimo trabalho na classificação (Foto: IndyCar)

Newgarden cresce na hora certa e bate Power para ser pole

Na hora da decisão, todo mundo já de cara estava andando com os pneus macios e a supremacia da Penske não demorou para aparecer. Primeiro, Newgarden e Power foram para a ponta, mas Castroneves logo apareceu e assumiu a dianteira com 1min15s7.

No esforço final, Newgarden voltou a triturar o recorde da pista e, virando 1min15s520, pareceu ter tudo para abocanhar a segunda pole de sua vida na Indy. No entanto, Power veio na sequência e passou muito perto de estragar a graça do colega, ficando menos de 0s04 atrás. Pagenaud, Castroneves, Sato e Dixon fecharam a turma no Fast Six.

Indy, Grid de Largada, Sonoma:

1 2 Josef NEWGARDEN EUA Penske Chevrolet 1:15.520  
2 12 Will POWER AUS Penske Chevrolet 1:15.555 +0.035
3 1 Simon PAGENAUD FRA Penske Chevrolet 1:15.635 +0.115
4 3 Helio CASTRONEVES BRA Penske Chevrolet 1:15.803 +0.283
5 26 Takuma SATO JAP Andretti Honda 1:16.220 +0.700
6 9 Scott DIXON NZL Ganassi Honda 1:16.397 +0.877
7 28 Ryan HUNTER-REAY EUA Andretti Honda 1:16.181 +0.661
8 98 Alexander ROSSI EUA Andretti Honda 1:16.193 +0.673
9 15 Graham RAHAL EUA RLL Honda 1:16.196 +0.676
10 18 Sébastien BOURDAIS FRA Dale Coyne Honda 1:16.581 +1.061
11 27 Marco ANDRETTI EUA Andretti Honda 1:16.822 +1.302
12 10 Tony KANAAN BRA Ganassi Honda 1:16.971 +1.451
13 4 Conor DALY EUA Foyt Chevrolet 1:17.101 +1.581
14 8 Max CHILTON ING Ganassi Honda 1:17.019 +1.499
15 83 Charlie KIMBALL EUA Ganassi Honda 1:17.141 +1.621
16 5 James HINCHCLIFFE CAN Schmidt Peterson Honda 1:17.243 +1.723
17 20 Spencer PIGOT EUA Carpenter Chevolet 1:17.266 +1.746
18 19 Ed JONES ING Dale Coyne Honda 1:17.191 +1.671
19 7 Jack HARVEY ING Schmidt Peterson Honda 1:17.272 +1.752
20 21 JR HILDEBRAND EUA Carpenter Chevrolet 1:17.160 +1.640
21 13 Zachary CLAMAN DE MELO EUA Schmidt Peterson Honda 1:17.281 +1.761
22 14 Carlos MUÑOZ COL Foyt Chevrolet 1:17.250 +1.730

KUBICA TEM WILLIAMS COMO GRANDE CHANCE PARA VOLTAR À F1 EM 2018. E PODE "SOBRAR MUITO" PARA MASSA

.embed-container { position: relative; padding-bottom: 56.25%; height: 0; overflow: hidden; max-width: 100%; } .embed-container iframe, .embed-container object, .embed-container embed { position: absolute; top: 0; left: 0; width: 100%; height: 100%; }

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Indy direto no seu celular!Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra, Escanteio SP e Teleguiado.