Nova estrela da Indy, Newgarden confirma superioridade frente a veteranos e se põe na história como campeão de 2017

Josef Newgarden entrou na pista de Sonoma neste domingo (17) pronto para completar a parte mais importante do trabalho, como destacara após cravar a pole no sábado. E acertou. O norte-americano superou o grupo de pilotos experientes, encabeçados por Scott Dixon, que esperava superá-lo na pista californiana. Pela primeira vez - e logo no ano de debute de Penske - é campeão da Indy

google_ad_client = “ca-pub-6830925722933424”;
google_ad_slot = “2258117790”;
google_ad_width = 300;
google_ad_height = 600;

Já é possível dizer que, aos 26 anos, Josef Newgarden vira um grande candidato a fazer história na Indy. Neste domingo (17), o carismático americano deu o primeiro grande passo para isso, assegurando o título da excelente temporada 2017 com a compostura de alguém que tirou do sistema imunológico o erro inaceitável cometido em Watkins Glen e agora sabe em que tom decidir. O segundo lugar coube perfeitamente no que ele precisava.

Depois da anotar a pole-position no sábado com recorde e grande favoritismo – e dizer que o trabalho maior ainda estava por vir -, no domingo Newgarden entendeu perfeitamente o momento em Sonoma. Simon Pagenaud foi por uma estratégia diferente, pulou na frente e mergulhou para passar Josef em dado momento após a última janela de parada no pit-lane. Newgarden tinha condições de tentar o 'xis', até indicou que ia, mas não fez. O perigo era grande demais para assumir quando estava sendo campeão. E assim levou, no caminho perfeito, sem grandes problemas, para colocar o nome na história da Indy.

 
O mais impressionante de tudo é a forma com que Newgarden conseguiu lidar com o peso de assumir a vaga de Juan Pablo Montoya na Penske e, acima de tudo, com a expectativa elevadíssima que seus compatriotas americanos tinham em cima de sua performance.
 
Inúmeros são os exemplos de pilotos que demoraram até entender o funcionamento da Penske e o mais recente deles é Simon Pagenaud, que teve um primeiro ano apático para, em seguida, se sagrar campeão da Indy. Josef não precisou de mais que uma corrida para estar completamente encaixado no time de Roger Penske.
 
Após chegar em um mediano oitavo lugar na abertura do campeonato em São Petersburgo, Newgarden já foi ao pódio em Long Beach e, na sequência, venceu com autoridade em uma de suas pistas favoritas, a de Barber, onde também havia conquistado a primeira vitória da carreira com a CFH.
 
Na sequência, Josef teve uma pequena oscilação e não fez grandes coisas em Phoenix, no misto de Indianápolis e na Indy 500. A boa forma voltou de vez em Detroit, quando fechou em quarto e em segundo as corridas da rodada dupla da pista de rua.
Josef Newgarden (Foto: IndyCar)
No GP do Texas, Newgarden voou boa parte da corrida, mas acabou batendo em uma prova para lá de conturbada. Depois daquilo veio uma sequência de gente grande: sexto em Iowa, vitórias seguidas em Toronto e Mid-Ohio, segundo lugar em Pocono e vitória em Gateway.
 
A vantagem dos rivais havia virado pó e, gradativamente, o americano já dava o bote e saltava para a liderança do campeonato na hora da decisão. Faltava, então, aproveitar a dianteira e saber dosar a frente para os rivais.
 
Veio Watkins Glen e, pela primeira vez na carreira, um Newgarden muito nervoso apareceu. Travando roda sem parar, largando de forma afobada e batendo na saída dos boxes, o talentoso piloto parecia estar jogando o campeonato no ralo, afinal, deixava os veteranos Scott Dixon e Helio Castroneves bem vivos com apenas uma prova para o fim.
 
No entanto, o Newgarden pelo qual o público americano se encantou voltou na hora certa. Em Sonoma, precisando basicamente chegar na frente de Dixon e de Castroneves para ser campeão, se mostrou forte, liderou as ações desde o primeiro treino livre, cravou a pole e abocanhou o tão sonhado primeiro título da Indy. O primeiro, ao que tudo indica, de muitos outros.
KUBICA TEM WILLIAMS COMO GRANDE CHANCE PARA VOLTAR À F1 EM 2018. E PODE "SOBRAR MUITO" PARA MASSA

.embed-container { position: relative; padding-bottom: 56.25%; height: 0; overflow: hidden; max-width: 100%; } .embed-container iframe, .embed-container object, .embed-container embed { position: absolute; top: 0; left: 0; width: 100%; height: 100%; }

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Indy direto no seu celular!Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra, Escanteio SP e Teleguiado.