Pagenaud acerta em estratégia ousada e vence GP de Sonoma. Seguro, Newgarden foge dos riscos e leva título
Simon Pagenaud fez sua melhor corrida em 2017 e venceu o GP de Sonoma com uma estratégia ousada de paradas. O francês ficou com o vice-campeonato, perdendo o título para Josef Newgarden que, ao melhor estilo do colega francês, foi cerebral na decisão e cruzou em segundo. Helio Castroneves terminou a prova em quinto
google_ad_client = “ca-pub-6830925722933424”;
google_ad_slot = “2258117790”;
google_ad_width = 300;
google_ad_height = 600;
Josef Newgarden fez uma típica corrida de campeão neste domingo (17) em Sonoma. O americano, que chegou ao misto californiano líder da temporada e dominou totalmente os treinos e a classificação, soube usar a cabeça na prova decisiva e, sem correr nenhum tipo de risco, se contentou com um segundo lugar, posição mais do que suficiente para o tão sonhado título inédito da categoria logo em seu ano de estreia pela Penske.
Relacionadas
Quem evitou que o título de Newgarden acontecesse com mais uma vitória foi Simon Pagenaud. Diferentemente de praticamente todo o resto da temporada, o francês brilhou em Sonoma. Atacou com uma estratégia bem ousada de antecipar suas paradas e deu o bote no companheiro na última rodada de ida aos boxes. Josef, ciente do que precisava, nem quis se envolver em nova confusão com o colega e apenas escoltou-o até a linha final.
Este foi o 15º título conquistado pela gigante Penske e, além de tudo, significou o fim de um pequeno tabu norte-americano: Newgarden foi o primeiro piloto do país a ser campeão da Indy desde Ryan Hunter-Reay, que levou em 2012.
Will Power até conseguiu terminar perto dos dois, mas pareceu, de certa forma, conformado com a perda do título. O australiano não tentou, efetivamente, se meter na briga, ficando confortável na terceira colocação e fechando a trinca da Penske, novamente campeã da categoria.
Scott Dixon tentou fazer mais um de seus milagres com a Ganassi, mas esbarrou nas claras limitações do carro e não conseguiu ir além do quarto lugar, deixando para trás apenas Helio Castroneves, que teve mais um desempenho bem opaco em decisão.
O top-10 ainda teve Graham Rahal, que fechou bem mais uma grande temporada com a RLL, Marco Andretti, em uma de suas melhores performances no ano, Hunter-Reay, Sébastien Bourdais e Conor Daly.
Confira como foi a decisão da Indy em Sonoma
A largada para a grande decisão da Indy em Sonoma aconteceu às 19h48 (em Brasília). Apesar de uma disputa ríspida, no grupo da frente, a saída foi limpa, com Josef Newgarden se mantendo em primeiro, seguido por Will Power.
GREEN! We're racing at @RaceSonoma! #INDYCAR #GoProGP https://t.co/1I2Xejdij6 pic.twitter.com/UAMoiGOXOX
— IndyCar Series (@IndyCar) September 17, 2017
It's been smooth sailing for @JosefNewgarden so far. 14 laps in and he continues to lead. #INDYCAR #GoProGP https://t.co/1I2Xejdij6 pic.twitter.com/qkHvxuv2if
— IndyCar Series (@IndyCar) September 17, 2017
Some hard battling between @H3lio and @ScottDixon9! #INDYCAR #GoProGP https://t.co/1I2Xejdij6 pic.twitter.com/Cky9mUsXUC
— IndyCar Series (@IndyCar) September 17, 2017
.@ConorDaly22 and @JRHildebrand are fighting for P11! #INDYCAR #GoProGP https://t.co/1I2Xejdij6 pic.twitter.com/9G2tyJneUZ
— IndyCar Series (@IndyCar) September 17, 2017
Pagenaud seguia forçando o ritmo e abrindo distância, enquanto Newgarden, aos poucos, também começava a se livrar de Power novamente. Logo atrás, uma disputa bem dura, com Castroneves, Dixon, Rahal e Andretti andando na mesma balada.
Newgarden cometia seu primeiro pequeno erro da corrida na 29ª volta, dando uma travada nos pneus. Nada muito grave, mas que aproximava mais Power do segundo posto. Depois de um excelente stint, Pagenaud parava na volta 30, abrindo a segunda rodada de ida aos boxes. O francês retornava em décimo, novamente de compostos vermelhos, os mais macios.
No seu terceiro stint, Pagenaud parecia um pouco mais conservador. Newgarden, em primeiro, seguia consistentemente abrindo para Power, mas perdia um pouco de terreno quando se aproximava do retardatário Harvey.
google_ad_client = “ca-pub-6830925722933424”;
google_ad_slot = “5708856992”;
google_ad_width = 336;
google_ad_height = 280;
Castroneves e Dixon paravam na volta 39, enquanto Pagenaud já estava lá de novo socando a bota e colando nos ponteiros. O francês já tirava Bourdais, Charlie Kimball e Hunter-Reay da frente, entrando no pelotão de perseguição a Power.
A tarefa de Pagenaud era abrir mais de 30s para Newgarden para conseguir voltar dos boxes na frente e sua vantagem já estava ali por volta de 26s. Power, tranquilo, seguia em terceiro, enquanto Castroneves e Dixon brigavam duro, assim como Andretti e Rahal.
Na volta que antecedeu sua terceira ida aos boxes, Pagenaud deu uma senhora cortada de pista, indo aos boxes com os pneus ainda cheios de terra. O francês voltou um pouquinho na frente de Castroneves e Dixon, esquentando uma boa briga no top-5. No mesmo ponto do erro de Pagenaud, Sato aparecia de novo como destaque negativo, cortando ainda mais o caminho.
Simon não perdeu nem um pouco de tempo e, não bastasse abrir para Castroneves e Dixon, também não demorou nada para tirar Power de sua frente, novamente abrindo caça a Newgarden. Lá atrás, Hinch coroava uma corrida complicada indo de novo com problemas aos boxes, agora no câmbio.
Enquanto Newgarden chegava no retardatário Pigot, Pagenaud já colava no companheiro de equipe, que recebia instruções de seu time para não esquentar a cabeça com um possível duelo com o colega, que estava em estratégia diferente.
Solid stop for @JosefNewgarden! #INDYCAR #GoProGP https://t.co/1I2Xejdij6 pic.twitter.com/FxWT9m0uaD
— IndyCar Series (@IndyCar) September 18, 2017
Dixon partia para o que prometia ser sua última parada na volta 61, enquanto Newgarden e Castroneves o fizeram no giro seguinte. Power e Andretti conseguiram esticar mais uma voltinha, algo valioso para o stint final que tinha tudo para ser dramático com o trabalho para poupar combustível.
Pagenaud já ia para os boxes na volta 64 e voltava imediatamente na frente de Newgarden. O americano, com serenidade impressionante, até apertou o companheiro, mas não se arriscou em momento algum e pensou no campeonato. Seu azar era que um grupo de retardatários se aproximava, bem como Power.
Duas mudanças aconteciam atrás do trio que efetivamente brigava pelo triunfo na decisão. Dixon, finalmente, deixava Helio para trás e virava quarto, enquanto Rahal se livrava de Marco pelo sexto lugar.
Já na reta final da corrida, o carro #19 aparecia abandonado nos boxes, com Ed Jones encerrando sua boa temporada de calouro com a Dale Coyne. No 77º giro, um momento de tensão para Newgarden. Pagenaud ficava preso em um pelotão comandado por Kanaan e Power voltava a pintar em seu retrovisor, desta vez trazendo junto Scott Dixon.
Mas aquilo não deu em nada. Newgarden soube manter a serenidade e conseguiu ficar a uma distância segura tanto de Pagenaud quanto de Power. No fim, conseguiu poupar bem seu combustível e chegou sem problemas ao fim, se sagrando campeão da Indy aos 26 anos.
Indy, GP de Sonoma, Resultado Final:
1 | 1 | Simon PAGENAUD | FRA | Penske Chevrolet | 85 voltas | |
2 | 2 | Josef NEWGARDEN | EUA | Penske Chevrolet | +1.098 | |
3 | 12 | Will Power | AUS | Penske Chevrolet | +1.613 | |
4 | 9 | Scott DIXON | NZL | Ganassi Honda | +12.087 | |
5 | 3 | Helio CASTRONEVES | BRA | Penske Chevrolet | +22.502 | |
6 | 15 | Graham RAHAL | EUA | RLL Honda | +23.528 | |
7 | 27 | Marco ANDRETTI | EUA | Andretti Honda | +23.978 | |
8 | 28 | Ryan HUNTER-REAY | EUA | Andretti Honda | +24.514 | |
9 | 18 | Sébastien BOURDAIS | FRA | Dale Coyne Honda | +49.991 | |
10 | 4 | Conor DALY | EUA | Foyt Chevrolet | +55.665 | |
11 | 83 | Charlie KIMBALL | EUA | Ganassi Honda | +1:21.020 | |
12 | 8 | Max CHILTON | ING | Ganassi Honda | +1:24.503 | |
13 | 20 | Spencer PIGOT | EUA | Carpenter Chevolet | +1 volta | |
14 | 21 | JR HILDEBRAND | EUA | Carpenter Chevrolet | +1 volta | |
15 | 14 | Carlos MUÑOZ | COL | Foyt Chevrolet | +1 volta | |
16 | 10 | Tony KANAAN | BRA | Ganassi Honda | +1 volta | |
17 | 13 | Zachary CLAMAN DE MELO | EUA | Schmidt Peterson Honda | +1 volta | |
18 | 7 | Jack HARVEY | ING | Schmidt Peterson Honda | +1 volta | |
19 | 19 | Ed Jones | ING | Dale Coyne Honda | +16 voltas | NC |
20 | 26 | Takuma SATO | JAP | Andretti Honda | +23 voltas | NC |
21 | 98 | Alexander ROSSI | EUA | Andretti Honda | +25 voltas | NC |
22 | 5 | James HINCHCLIFFE | CAN | Schmidt Peterson Honda | +33 voltas | NC |
É CAPAZ DE A TORO ROSSO IR BEM E A RENAULT FALHAR NA MCLAREN
.embed-container { position: relative; padding-bottom: 56.25%; height: 0; overflow: hidden; max-width: 100%; } .embed-container iframe, .embed-container object, .embed-container embed { position: absolute; top: 0; left: 0; width: 100%; height: 100%; }