‘Rei dos mistos’, Pagenaud surpreende, conta com dia ruim de rivais e ganha chance de deixar Pocono na liderança

Josef Newgarden e Scott Dixon não foram bem, Helio Castroneves bateu e Simon Pagenaud brilhou. Foi o cenário perfeito para o francês que, nas perigosas 500 Milhas de Pocono, tem uma ótima chance para assumir a liderança do campeonato

google_ad_client = “ca-pub-6830925722933424”;
google_ad_slot = “2258117790”;
google_ad_width = 300;
google_ad_height = 600;

Simon Pagenaud nunca foi um grande especialista em ovais. Pelo contrário, é possível dizer sem medo de errar que o francês é o pior piloto da Penske nesse tipo de pista. No entanto, o atual campeão tem evoluído e isso ficou evidenciado neste sábado (19) em Pocono.

Se a Penske enfrentava dificuldades com o acerto desde o primeiro treino livre, Pagenaud tratou de tirar a equipe do sufoco. O francês achou duas ótimas voltas e só não foi pole no detalhe, perdendo para Takuma Sato e a sempre competente em superovais Andretti. O segundo lugar no grid é quase como uma vitória para o piloto que só triunfou até hoje no oval de Phoenix, justamente no começo da atual temporada.

Não bastasse Simon ter alcançado um resultado muito melhor do que sua média nos ovais, seus adversários foram totalmente o oposto. Líder do campeonato, Josef Newgarden sai em 14º, enquanto Helio Castroneves ficou sem tempo ao estampar o muro e Scott Dixon não passou do nono posto. Assim, é real a chance do atual campeão deixar Pocono como líder do campeonato.

"Foi quase. Passamos muito perto da pole. Meu carro, apesar de tudo, estava muito bom na classificação, o acerto estava perfeito. Meu engenheiro e todo meu time trabalharam duro para isso e a recompensa veio na hora certa. Tudo bem, a posição de largada aqui não é tudo por serem 500 Milhas, tudo pode acontecer, mas o carro está muito bom e tem funcionado bem no tráfego. Estou bem ansioso, aposto em um grande carro para a corrida", disse Pagenaud.

Simon Pagenaud tem chance de ouro para sair de Pocono líder (Foto: IndyCar)
Grande nome da Indy atualmente e já líder do campeonato, Newgarden recebeu um balde de água fria. A fase do americano era espetacular, mas o sábado de Josef deixou bastante a desejar. O 14º lugar no grid é bem preocupante para o piloto do #2, que vai precisar de uma bela corrida de recuperação se quiser seguir comandando a tabela de pontos.

"Nós não tivemos um desempenho ruim, mas obviamente não era isso que estávamos esperando. Nosso time vai trabalhar a noite inteira atrás de um pouco mais de velocidade para amanhã. O TL2 serviu para testar coisas diferentes, vamos ver se vamos seguir as aplicando", comentou Newgarden.
Helio Castroneves vai partir do fim do grid (Foto: IndyCar)
Principal perseguidor do companheiro e rival Newgarden, Castroneves teve uma classificação ainda pior que a do americano. O brasileiro estampou o muro na saída da curva 1 e arrebentou o carro, ficando sem tempo e, por isso, largando em 20º na prova deste domingo.
 
Se existe um lado positivo nisso tudo é que, aparentemente, a Penske conseguiu ajeitar tudo no #3 e o top-5 no segundo treino livre é uma prova disso.
 
"Foi muito frustrante. O carro estava bom de manhã e eu realmente acho que tinha boas chances na classificação. Foi um erro meu essa batida, sem dúvida. De qualquer forma, não estou tão preocupado com nossa posição de largada, afinal, são 500 Milhas. Ano passado o Hunter-Reay largou em último e quase ganhou. Acho que vamos conseguir superar isso tudo. É o que espero", falou Castroneves.
Will Power vai largar em quinto (Foto: IndyCar)

google_ad_client = “ca-pub-6830925722933424”;
google_ad_slot = “5708856992”;
google_ad_width = 336;
google_ad_height = 280;

E nessa confusão que foi o sábado no oval triangular, alguns pilotos que pareciam quase cartas fora do baralho começam a entrar no jogo. É o caso de Will Power e de Takuma Sato, que classificaram bem e mostram ter ótimos carros para a disputa do domingo.

Power, quinto colocado na classificação geral e 52 tentos distante de Newgarden, vai partir da quinta posição no grid de largada e, com os rivais partindo de trás, pode controlar bem a situação e descontar pontos importantes na luta pelo bicampeonato.

"A classificação foi muito boa para nós. A gente estava bem rápido, mas alguns carros tinham um pouquinho mais de velocidade. Vamos trabalhar duro no carro, aproveitando o resultado do TL2 e aí ver o que podemos ter neste domingo", avaliou o australiano.

Takuma Sato é pole em Pocono (Foto: IndyCar)
Para Sato, o título é ainda mais complicado de ser alcançado, mas as duas próximas provas são cruciais para manter suas esperanças acesas. Além de Pocono, a Indy ainda passa pelo oval de Gateway, no tipo de pista em que Andretti e Sato têm feito ótimas exibições.
 
"Estou muito feliz. Sempre gostei de guiar em Pocono. Foram anos complicados, em geral, mas sempre gostei. Espero que tenha chegado a hora de vencer por aqui. É muito especial ter a pole, especialmente por ser outra corrida de 500 Milhas, depois da vitória em Indy. O trabalho do time voltou a ser fantástico, quero muito agradecer ao Michael Andretti e ao resto da equipe. Estou bem feliz", disse o nipônico.
Tony Kanaan teve ótimo sábado (Foto: IndyCar)

Não foi apenas a promessa de uma disputa mais acirrada pelo título que chamou a atenção neste sábado em Pocono. Além de Castroneves, Ryan Hunter-Reay também bateu com força no muro na classificação e o primeiro treino livre também teve seus incidentes. O traçado, aliás, não é dos melhores para quem vai para o muro e o risco de acidentes para a corrida é grande.

Enquanto isso, Tony Kanaan fez uma de suas melhores classificações do ano. Apesar de não estar próximo dos primeiros colocados na classificação geral, o brasileiro fez bonito e colocou a Ganassi em quarto no grid.

"Estou satisfeito com o que fiz hoje, acho que estamos muito competitivos. O carro está muito bem acertado, não dá para pedir mais do que isso. Foi um daqueles dias em que acertamos em tudo, nada ficou faltando. Foi uma ótima classificação, fizemos tudo direito", comentou o brasileiro.
 

PADDOCK GP #91 RECEBE TUKA ROCHA

.embed-container { position: relative; padding-bottom: 56.25%; height: 0; overflow: hidden; max-width: 100%; } .embed-container iframe, .embed-container object, .embed-container embed { position: absolute; top: 0; left: 0; width: 100%; height: 100%; }

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Indy direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.