RLL consolida domínio e tem Sato líder do último treino em Phoenix. Kanaan é terceiro e Fittipaldi é décimo

A RLL foi a grande equipe dos testes coletivos deste fim de semana no circuito oval de Phoenix, no Arizona. A equipe liderou as quatro sessões de treinos entre sexta-feira e sábado. Takuma Sato colocou o novo Dallara-Honda na frente em três delas, fechando com chave de ouro a última noite. Will Power foi novamente o segundo, enquanto Tony Kanaan foi o terceiro. Os novatos brasileiros foram bem, com Pietro Fittipaldi indo ao top-10 e Matheus Leist em 12º

google_ad_client = “ca-pub-6830925722933424”;
google_ad_slot = “5708856992”;
google_ad_width = 336;
google_ad_height = 280;

Se a primeira impressão é mesmo a que fica, então a RLL vai muito bem, obrigado, neste início de trabalho visando a temporada 2018 da Indy. A equipe liderou todas as quatro sessões realizadas neste fim de semana no circuito oval de Phoenix, no Arizona, sendo uma com Graham Rahal e as outras três com o último vencedor das 500 Milhas de Indianápolis, Takuma Sato. E o japonês fechou com chave de ouro o domínio da RLL ao fechar na frente também os treinos da tarde e da noite deste sábado (10) com seu Dallara-Honda #30: 19s3790 e 189.855 mph de velocidade média na sua melhor passagem.

 
“Diria que o teste foi muito bem-sucedido. Foram muitas coisas feitas e muitas coisas testadas, e acho que ao longo dos dois dias nós aprendemos muito. É um ótimo carro, definitivamente mais exigente para os pilotos, definitivamente mais ativo com baixo downforce”, destacou o dono do sábado em Phoenix. “Fizemos simulações de classificação e no tráfego. Acho que a Rahal Letterman Lanigan está muito forte, então estou ansioso para mais dois dias de testes no misto e espero estarmos prontos para St. Pete”, complementou Sato.
Takuma Sato liderou as duas sessões deste sábado em Phoenix (Foto: Indycar)
A diferença para o segundo colocado no último treino em Phoenix, contudo, foi irrisória, como costuma ser na Indy em circuitos ovais. Segundo colocado à tarde, Will Power repetiu o posicionamento à noite, mas com uma diferença muito menor em relação a Sato: 0s0088. Tony Kanaan voltou a andar bem com a Foyt — que fez um sólido trabalho de pré-temporada no Arizona — e foi o terceiro colocado, 0s0228 atrás do japonês.
 
Kanaan se mostrou bem satisfeito com os trabalhos realizados pela Foyt. “Foram dois bons dias. Testamos um pouco com o tráfego no fim. Vai ser complicado, definitivamente complicado. Ainda estamos aprendendo sobre o downforce, mas acho que, no geral, foi um teste positivo para nós. Aprendemos muito, não tivemos grandes problemas, e é o que estamos buscando agora para esta equipe é construir: construir confiança”, salientou o piloto, que vai para sua 21ª temporada na Indy.
A foto do Penske de Simon Pagenaud mostra o quão belos ficaram os novos carros da Indy (Foto: Indycar)
A quarta colocação da noite ficou com o atual campeão da Indy, Josef Newgarden. Um dos companheiros de equipe de Will Power, o norte-americano registrou média horária de 189.399 mph e marcou seu melhor tempo em 19s4257, ficando a 0s0467 do tempo de Sato. O melhor carro da Andretti foi do filho do dono da equipe: Marco Andretti, agora usando o numeral #98, foi o quinto mais rápido da noite, seguido pelo companheiro de equipe Alexander Rossi, que vai usar o #27 neste ano.
 
Terceiro colocado à tarde, Scott Dixon novamente fez um trabalho bem consistente com a Ganassi e foi o sétimo, seguido pela Penske de Simon Pagenaud e de Spencer Pigot, que corre pela equipe de Ed Carpenter. 
Pietro Fittipaldi terminou na décima posição no último treino em Phoenix (Foto: Indycar)
O destaque, para fechar sua primeira bateria de testes em um circuito oval, foi Pietro Fittipaldi. O brasileiro, recém-contratado pela Dale Coyne para fazer sete etapas em 2018, foi o décimo colocado e o melhor novato, se colocado à frente de Graham Rahal, líder da noite de sexta-feira, e de Matheus Leist, que também teve uma jornada muito positiva no Arizona.
 

google_ad_client = “ca-pub-6830925722933424”;
google_ad_slot = “5708856992”;
google_ad_width = 336;
google_ad_height = 280;

O pacote da RLL mostrou-se, além de bastante forte, também confiável. Prova disso foi a quilometragem alcançada por Sato, dono do maior número de voltas percorridas no combinado dos dois testes de sábado: 384 voltas entre tarde e noite. Will Power, com 346, e Josef Newgarden, com 303, também conseguiram rodar bem neste sábado. Os novatos brasileiros Leist e Fittipaldi completaram 240 e 285 giros, respectivamente. E Kanaan teve sua quilometragem prejudicada em razão de uma tarde com apenas 17 voltas. Assim, o baiano acumulou 146 giros ao longo do sábado.

 
Phoenix foi o último teste coletivo com todas as equipes juntas numa pista antes do início da temporada. Até a prova inaugural do campeonato, os times vão realizar testes privados, como os realizados em Sebring e Sonoma, nas últimas semanas. A temporada 2018 da Indy começa dentro de exatamente um mês, no próximo 11 de março, no circuito urbano de St. Pete, na Flórida.
Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Indy direto no seu celular!Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra, Escanteio SP e Teleguiado.