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A sexta-feira (9) foi pra lá de movimentada no oval de Phoenix, no Arizona, palco da primeira sessão de testes coletivos com o ‘grid cheio’ da Indy para a temporada 2018. 24 pilotos aceleraram entre as sessões da tarde e da noite, marcadas pelo protagonismo da RLL. Se no período da tarde coube a Takuma Sato registrar o melhor tempo, a noite reservou a primazia ao seu novo companheiro de equipe, Graham Rahal. O norte-americano marcou 19s4574, com média horária de 189.090 mph para marcar o melhor tempo não só da noite, mas no combinado do dia, deixando para trás o próprio Sato, que registrou sua melhor volta também diante a luz do luar do deserto do Arizona. Takuma ficou a apenas 0s0026 do tempo de Rahal.
Ao falar sobre seu desempenho na sessão, o líder do dia não conteve o entusiasmo. “No geral, temos muitas coisas positivas para tomar da sessão de hoje. Estamos bem, e Takuma está justamente atrás de nós. E, francamente, a volta não ficou nem um pouco perto do que era nosso potencial. O carro tem ritmo. Conseguir chegar aqui e ser competitivo com esse kit aerodinâmico é incrível. Obviamente, a Honda fez um grande trabalho com os motores. Está tudo muito próximo, os kits são bem próximos. Foi nossa primeira vez num oval curto com esse kit aerodinâmico. É o mais divertido que eu tive num oval curto em anos”, descreveu.
Como prova do equilíbrio da Indy, a RLL, uma equipe considerada de porte médio, deixou para trás a poderosa Penske, que terminou a noite em terceiro e quarto lugares, respectivamente, com Simon Pagenaud e Josef Newgarden. As diferenças foram apertadíssimas, contudo. Pagenaud foi apenas 0s0682 mais lento que Rahal, enquanto Newgarden, o atual campeão da Indy e com direito a usar o #1 no seu carro, ficou a somente 0s0257 do seu companheiro de equipe.
Graham Rahal acelera à noite em Phoenix para marcar o melhor tempo da sexta-feira (Foto: Indycar)
No período da noite, quem mais completou voltas em Phoenix foi justamente Newgarden, com 123 giros. No combinado do dia, no entanto, quem registrou a maior quilometragem no circuito oval foi o novato Kyle Kaiser, da notava equipe Juncos.
Aí então, na quinta posição, fechou o primeiro brasileiro dos três que treinaram em Phoenix nesta sexta-feira. Tony Kanaan, em nova fase na carreira com a Foyt, andou novamente bem e registrou 187.806 mph de velocidade média no seu giro mais rápido, com volta em 19s5904, deixando as não menos poderosas Andretti e Ganassi para trás. Ryan Hunter-Reay foi o sexto, seguido por Marco Andretti e Scott Dixon, enquanto Alexander Rossi foi o nono.
Kanaan falou em “um dia positivo para nós. Primeiro dia no oval, rimeiro dia com esse carro. Muito trabalho para tentar entender o que nós precisamos quando voltamos para cá, mas estou feliz. Tivemos um dia sem problemas além dos problemas que não dependiam de nós para serem resolvidos, como algumas falhas de telemetria e software. Lentamente, estamos fazendo com que o time funcione melhor junto. É legal ter o chefe (AJ Foyt) em volta da equipe o tempo todo”.
Kanaan terminou o dia como o brasileiro melhor colocado na tabela de tempos (Foto: Indycar)
E Matheus Leist foi o melhor novato no período da noite. O gaúcho de Novo Hamburgo, que já havia andado bem durante a tarde ao terminar em quarto lugar, mostrou que o pacote da Foyt parece ser bem forte. Com 56 voltas completadas à noite, Leist finalizou em décimo, com melhor tempo em 19s7154 e média horária de 186.616 mph em sua melhor passagem. Matheus deixou para trás nomes fortes da Indy como Will Power, Sébastien Bourdais e James Hinchcliffe, por exemplo.
Ao término da sessão, ‘Matt’ foi só elogios. “O carro é ótimo. Nós fomos bem rápidos no primeiro treino. Estamos trabalhando principalmente do meu lado para eu me sentir confortável no carro. Estou muito feliz com a performance da equipe como um todo e comigo, também. Tivemos duas sessões e dois top-10, incluindo um top-5, o que é bom. Precisamos fazer alguns stints amanhã para ver como o carro se comporta e, provavelmente, melhorar um pouquinho. Estou feliz com tudo e acho que estamos no rumo certo, e espero que tenhamos um grande dia amanhã”, destacou.
Josef Newgarden foi o piloto que mais completou voltas à noite no Arizona (Foto: Indycar)
E Pietro Fittipaldi vai desfrutando das suas primeiras voltas em um circuito oval. Ainda em fase de aprendizado nesse tipo de traçado, o piloto da Dale Coyne registrou o 21º melhor tempo à noite depois de ter completado 67 voltas no oval de 1,022 milha.
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“Foi incrível pilotar pela primeira vez num oval ontem. A equipe fez um grande trabalho para me ajudar a obter velocidade, para aprender o máximo possível porque é muito diferente de um circuito misto ou de rua, obviamente. A pista não perdoa. Se você cometer um erro, vai para o muro. Estamos usando os testes para alcançar velocidade e fazer alguns progressos com o acerto. Vamos seguir trabalhando amanhã. Curti muito estar num oval com um carro da Indy. Obviamente é uma experiência diferente e um estilo de pilotagem diferente”, descreveu Pietro.
“Você tem de se especializar um pouco nisso. Acho que há alguns pilotos que têm excelência nesse tipo de pista porque é um mundo completamente diferente. Estou curtindo muito e trabalhando com a equipe e meus engenheiros. Estou ansioso para a temporada”, finalizou.
O segundo dia de testes coletivos da pré-temporada da Indy em Phoenix acontece neste sábado, novamente em dois períodos: à tarde e à noite. A temporada começa no próximo 11 de março com a disputa da etapa no circuito de rua de St. Pete, na Flórida.
Indy, Testes coletivos, Phoenix, Dia 1, Sessão da noite
1 |
15 |
Graham RAHAL |
EUA |
RLL Honda |
19.457 |
|
79 |
2 |
30 |
Takuma SATO |
JAP |
RLL Honda |
19.460 |
+0.003 |
119 |
3 |
22 |
Simon PAGENAUD |
FRA |
Penske Chevrolet |
19.526 |
+0.069 |
70 |
4 |
1 |
Josef NEWGARDEN |
EUA |
Penske Chevrolet |
19.551 |
+0.094 |
123 |
5 |
14 |
Tony KANAAN |
BRA |
Foyt Chevrolet |
19.590 |
+0.133 |
43 |
6 |
28 |
Ryan HUNTER-REAY |
EUA |
Andretti Honda |
19.599 |
+0.142 |
78 |
7 |
98 |
Marco ANDRETTI |
EUA |
Andretti Honda |
19.639 |
+0.182 |
67 |
8 |
9 |
Scott DIXON |
NZL |
Ganassi Honda |
19.681 |
+0.224 |
69 |
9 |
27 |
Alexander ROSSI |
EUA |
Andretti Honda |
19.713 |
+0.256 |
73 |
10 |
4 |
Matheus LEIST |
BRA |
Foyt Chevrolet |
19.715 |
+0.258 |
56 |
11 |
12 |
Will POWER |
AUS |
Penske Chevrolet |
19.743 |
+0.286 |
114 |
12 |
18 |
Sébastien BOURDAIS |
FRA |
Dale Coyne Honda |
19.859 |
+0.402 |
53 |
13 |
21 |
Spencer PIGOT |
EUA |
Carpenter Chevrolet |
19.926 |
+0.469 |
96 |
14 |
6 |
Robert WICKENS |
CAN |
Schmidt Peterson Honda |
19.936 |
+0.479 |
58 |
15 |
23 |
Charlie KIMBALL |
EUA |
Carlin Chevrolet |
19.950 |
+0.493 |
58 |
16 |
20 |
Ed CARPENTER |
EUA |
Carpenter Chevrolet |
20.027 |
+0.570 |
84 |
17 |
5 |
James HINCHCLIFFE |
CAN |
Schmidt Peterson Honda |
20.047 |
+0.590 |
70 |
18 |
59 |
Max CHILTON |
ING |
Carlin Chevrolet |
20.063 |
+0.606 |
95 |
19 |
26 |
Zach VEACH |
EUA |
Andretti Honda |
20.181 |
+0.724 |
65 |
20 |
10 |
Ed JONES |
ING |
Ganassi Honda |
20.193 |
+0.736 |
38 |
21 |
19 |
Pietro FITTIPALDI |
BRA |
Dale Coyne Honda |
20.213 |
+0.756 |
67 |
22 |
32 |
Kyle KAISER |
EUA |
Juncos Chevrolet |
20.341 |
+0.884 |
78 |
23 |
88 |
Gabby CHAVES |
COL |
Harding Chevrolet |
20.341 |
+0.884 |
50 |
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