Sato dá sorte com bandeiras amarelas e vence GP de Portland. Dixon bate concorrentes ao título e é 5º
O GP de Portland foi extremamente confuso. Takuma Sato, do nada, apareceu para vencer a corrida com bastante sorte pelas bandeiras amarelas. Scott Dixon se envolveu em um acidente na largada, mas escapou e ainda chegou em quinto, na frente dos adversários na luta pelo título. Pietro Fittipaldi chegou em nono
Aliás, o acidente grande da largada envolveu, entre outros pilotos, Scott Dixon, que voltou para a pista quase de forma milagrosa e ainda chegou em quinto no mesmo esquema de Sato: um pouco de estratégia e muita sorte com amarelas providenciais.
Ryan Hunter-Reay fez uma bela corrida e transitou entre estratégias diferentes. No fim, o americano quase bateu ainda Sato, ficando com a segunda posição. Quem completou o pódio foi Sébastien Bourdais, também com sorte nas amarelas.
Relacionadas
Spencer Pigot talvez tenha sido o melhor piloto dentre os que não deram muita sorte com as bandeiras amarelas. O americano chegou em quarto, tendo passado Dixon nas voltas finais. Simon Pagenaud andou junto de Sato boa parte da prova, mas ficou em sexto em mais um dia apagado.
Charlie Kimball teve uma tarde bem feliz e colocou a Carlin no sétimo lugar. Alexander Rossi, atrapalhado pela bandeira amarela decisiva de Santino Ferrucci, foi oitavo, mas segue firme como grande adversário de Dixon atrás do caneco. Pietro Fittipaldi buscou o primeiro top-10 na Indy chegando em nono, enquanto Josef Newgarden, exatamente no mesmo cenário de Rossi na corrida e agora apenas com chances matemáticas de ser bicampeão, fechou o grupo dos dez primeiros. Tony Kanaan fechou em 11º e Matheus Leist, outro que se deu mal com as amarelas quando fazia sua melhor corrida na Indy, chegou em 14º.
Pole, Will Power teve uma corrida horrível e deixou a briga pelo título. Primeiro, teve problema no câmbio, depois, bateu e saiu de vez da disputa.
Confira como foi o GP de Portland
A largada da Indy no retorno do GP de Portland aconteceu às 16h09 (em Brasília). Josef Newgarden saiu mal e perdeu lugares para Alexander Rossi e Ryan Hunter-Reay, enquanto Will Power seguia firme na liderança.
Como o Dixon escapou ileso da bagunça, ninguém sabe. Mas ele ainda está na corrida IndyNoGP?src=hash&ref_src=twsrc%5Etfw">#IndyNoGP pic.twitter.com/hvnlAMx8y5
— Grande Prêmio (@grandepremio) 2 de setembro de 2018
Chilton, Chaves e o líder Rossi foram os próximos nos boxes. E o americano voltou em oitavo na volta 28, logo atrás de Santino Ferrucci. Newgarden parou três giros mais tarde, retornando atrás de Dixon. Veach e King foram juntos aos boxes e voltaram atrás do #1, com o britânico ainda perdendo lugar para Harvey.
?? @jack_harvey42 vs. @ZachVeach ??
? NBCSN (https://t.co/4I3l6oFEwd)
? https://t.co/SAdeSxADLx
? NBC Sports App | Verizon INDYCAR Mobile
? @AdvanceAuto IndyCar Radio Network#INDYCAR // PortlandGP?src=hash&ref_src=twsrc%5Etfw">#PortlandGP pic.twitter.com/bBIZfFjLeP— IndyCar Series (@IndyCar) September 2, 2018
Hunter-Reay parou e voltou bem atrás de Rossi, atrás também de Sato, que parecia na mesma estratégia de Dixon, loucos para pararem uma vez a menos que os rivais. Power foi aos boxes apenas no 38º giro e Dixon no 39º. E o pit-stop do neozelandês foi terrível: andou além do limite de velocidade e tomou um drive-through.
A volta 43 foi extremamente decisiva para a corrida e o campeonato. Newgarden partiu para cima de Hunter-Reay e ganhou a segunda posição, enquanto Power, pressionado por Leist, perdeu o controle, foi para a terra e de lá para o muro. Bandeira amarela maravilhosa para Dixon, que estava quase levando volta.
.@12willpower foi para os pneus da curva 12 e causou a segunda bandeira amarela em Portland IndyNoGP?src=hash&ref_src=twsrc%5Etfw">#IndyNoGP pic.twitter.com/PojAlK2J0B
— Grande Prêmio (@grandepremio) 2 de setembro de 2018
Os boxes eram abertos ainda com bandeira amarela e, dos líderes, Harvey, Pigot e Muñoz paravam pela segunda vez. Pagenaud, Ferrucci, Kimball e Celis adotavam a mesma tática, com Power trocando câmbio.
Bela manobra de Newgarden para superar Rossi e assumir a liderança em Portland IndyNoGP?src=hash&ref_src=twsrc%5Etfw">#IndyNoGP pic.twitter.com/RC9NGwHW0W
— Grande Prêmio (@grandepremio) 2 de setembro de 2018
Quando tudo parecia tranquilo, veio uma bandeira amarela na curva 11. Era Veach, vendo escapar das mãos um potencial grande resultado. O americano não chegou a bater, mas pareceu danificar o carro #26.
A escapada de Zach Veach causou a terceira bandeira amarela em Portland IndyNoGP?src=hash&ref_src=twsrc%5Etfw">#IndyNoGP pic.twitter.com/ynj80GCMsg
— Grande Prêmio (@grandepremio) 2 de setembro de 2018
Boa parte dos pilotos foi para os boxes ali na volta 58, aproveitando a bandeira amarela. Entre eles, os três líderes e Leist, voltando exatamente na mesma ordem para a pista, mas apenas em 16º no geral – no caso de Newgarden, o melhor.
Veio a relargada na volta 61, com o top-6 intacto e Muñoz perdendo posições para Ferrucci e Kimball. Kanaan subia para 11º, enquanto Newgarden e Rossi vinham com tudo tentando subir. E o piloto da Penske escapava da pista em disputa com Celis, quase se complicando.
Os giros seguintes mostraram que Muñoz tinha algum problema. O colombiano foi ficando, até perder posições para Newgarden e Rossi, que beiravam o top-10. Na volta 69, Hunter-Reay foi para os boxes e retornou em 17º, deixando Sato, Bourdais e Dixon na frente.
Os pilotos relargaram com 24 voltas pela frente e Pigot passou por cima de Dixon para tomar a posição. Mais atrás, Rossi não tomava conhecimento de Newgarden e de Fittipaldi para virar nono. Depois de fazer sua graça, Chilton foi aos boxes e deixou a liderança para Sato.
Após o reinício alucinante, o pelotão começava a andar de forma ordenada, com todo mundo parecendo ter de poupar um pouquinho de combustível.
E essa foi a tônica até o final, com apenas Hunter-Reay pressionando Sato nos instantes finais, mas sem sucesso. O japonês, meio que do nada, arrumou a vitória no retorno de Portland.
Indy, GP de Portland, Classificação final
1 | T SATO | RLL Honda | 2:01:00.000 | 105 voltas |
2 | R HUNTER-REAY | Andretti Honda | +0.608 | |
3 | S BOURDAIS | Dale Coyne Honda | +1.827 | |
4 | S PIGOT | Carpenter Chevrolet | +4.556 | |
5 | S DIXON | Ganassi Honda | +5.322 | |
6 | S PAGENAUD | Penske Chevrolet | +11.461 | |
7 | C KIMBALL | Carlin Chevrolet | +12.006 | |
8 | A ROSSI | Andretti Honda | +13.377 | |
9 | P FITTIPALDI | Dale Coyne Honda | +18.375 | |
10 | J NEWGARDEN | Penske Chevrolet | +19.804 | |
11 | T KANAAN | Foyt Chevrolet | +22.136 | |
12 | C MUÑOZ | SPM Honda | +22.707 | |
13 | G CHAVES | Harding Chevrolet | +23.714 | |
14 | M LEIST | Foyt Chevrolet | +29.796 | |
15 | J KING | Carpenter Chevrolet | +32.135 | |
16 | J HARVEY | Michael Shank Honda | +32.419 | |
17 | A CELIS | Juncos Chevrolet | +48.804 | |
18 | M CHILTON | Carlin Chevrolet | +55.212 | |
19 | Z VEACH | Andretti Honda | +1 volta | |
20 | S FERRUCCI | Dale Coyne Honda | +4 voltas | |
21 | W POWER | Penske Chevrolet | +7 voltas | |
22 | J HINCHCLIFFE | SPM Honda | +29 voltas | NC |
23 | G RAHAL | RLL Honda | +101 voltas | NC |
24 | E JONES | Ganassi Honda | +105 voltas | NC |
25 | M ANDRETTI | Andretti Honda | +105 voltas | NC |
🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Indy direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.