Três vezes vencedor da Indy 500, Franchitti se diz espantado com adaptação de Alonso ao oval e fala em choque cultural

Dario Franchitti já venceu três vezes as 500 Milhas de Indianápolis e, ao observar o primeiro teste de Fernando Alonso para a prova, se espantou. O escocês admitiu que ficou impressionado com a velocidade de adaptação do espanhol ao oval

google_ad_client = “ca-pub-6830925722933424”;
google_ad_slot = “5708856992”;
google_ad_width = 336;
google_ad_height = 280;

Três vezes vencedor das 500 Milhas de Indianápolis, Dario Franchitti se disse impressionado e afirmou que foi "espantoso" ver o desempenho de Fernando Alonso no primeiro teste para a disputa da principal corrida da Indy, que acontece no fim de maio.

O bicampeão da F1 decidiu correr a Indy 500 no lugar do GP de Mônaco e, na semana passada, participou da sessão de orientação para os estreantes na prova, atingindo as velocidades necessárias sem grandes dramas. Alonso completou no total 110 voltas e alcançou como melhor volta 40s441, em uma velocidade de 222,548 mph – ou 358,157 km/h. O treino foi acompanhado por mais de 2 milhões de espectadores.

Ao falar sobre a iniciativa e a performance do espanhol, o tetracampeão da Indy afirmou que foi assustador a rapidez com que o piloto da McLaren se adaptou ao superoval. "Fiquei espantado, achei que ele conseguiu se adaptar incrivelmente rápido", afirmou o escocês durante um evento na sede da McLaren. "Eu sentei e vi o teste inteiro. E achei que ele fez um grande trabalho."

Dario Franchitti se disse impressionado com Alonso (Foto: F-E)

google_ad_client = “ca-pub-6830925722933424”;
google_ad_slot = “2258117790”;
google_ad_width = 300;
google_ad_height = 600;

window._ttf = window._ttf || [];
_ttf.push({
pid : 53280
,lang : “pt”
,slot : ‘.mhv-noticia .mhv-texto > div’
,format : “inread”
,minSlot : 1
,components : { mute: {delay :3}, skip: {delay :3} }
});

(function (d) {
var js, s = d.getElementsByTagName(‘script’)[0];
js = d.createElement(‘script’);
js.async = true;
js.src = ‘//cdn.teads.tv/media/format.js’;
s.parentNode.insertBefore(js, s);
})(window.document);
"Pilotar em oval é uma coisa bastante incomum para alguém que só anda em mistos e circuitos de rua. E Indianápolis é provavelmente ainda mais difícil e tem regras próprias. A boa notícia é que há muitos dias de treinos ainda. É claro que, se chover, isso pode mudar um pouco as coisas, mas cada volta que Fernando fizer será útil", acrescentou.

 
Franchitti ainda entende que Alonso vai aproveitar bem a experiência de seus cinco companheiros de Andretti: Ryan Hunter-Reay, Marco Andretti, Alexander Rossi, Takuma Sato e Jack Harvey. Mas disse também que o asturiano vai viver um choque cultural em Indy. 
 
"O ponto positivo é que ele tem ótimos colegas de time. Eles vão ajudá-lo, mas acredito que ele vai encontrar um ambiente bastante incomum. Por exemplo, todos os pilotos querem vencer seus companheiros de equipe, mas lá todos trabalham juntos também para ganhar dos rivais, porque os carros são essencialmente iguais e é assim que as equipes encontram os pequenos detalhes, o que é basicamente a diferença entre o sucesso e o fracasso", explicou.
 
Piloto da Ganassi e ex-F1, Max Chilton também crê em uma boa apresentação do bicampeão em Indianápolis e acha que o espanhol terá apenas de aprender a manter o ritmo de corrida. "Sou um grande fã de Alonso e sempre disse que ele é o melhor piloto da F1. Por isso, não tenho dúvida de que vai se sair bem. Apenas acho que o problema dele não será em tempos de volta, mas em ritmo de corrida. É um muito aspecto mental", afirmou o inglês.
PADDOCK GP #76 DEBATE VITÓRIA DE BOTTAS NA F1 E RECEBE EDGARD MELLO FILHO

.embed-container { position: relative; padding-bottom: 56.25%; height: 0; overflow: hidden; max-width: 100%; } .embed-container iframe, .embed-container object, .embed-container embed { position: absolute; top: 0; left: 0; width: 100%; height: 100%; }

google_ad_client = “ca-pub-6830925722933424”;
google_ad_slot = “8352893793”;
google_ad_width = 300;
google_ad_height = 250;

fechar

function crt(t){for(var e=document.getElementById(“crt_ftr”).children,n=0;n80?c:void 0}function rs(t){t++,450>t&&setTimeout(function(){var e=crt(“cto_ifr”);if(e){var n=e.width?e.width:e;n=n.toString().indexOf(“px”)

var zoneid = (parent.window.top.innerWidth document.MAX_ct0 = '';
var m3_u = (location.protocol == 'https:' ? 'https://cas.criteo.com/delivery/ajs.php?' : 'http://cas.criteo.com/delivery/ajs.php?');
var m3_r = Math.floor(Math.random() * 99999999999);
document.write("”);

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Indy direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.