Vitória improvável em Mid-Ohio devolve Rossi para briga por título e Dixon se safa na regularidade

A grande atuação em Mid-Ohio com vitória devolveu Alexander Rossi para a briga por título na Indy. Numa pista que teoricamente seria ruim para a Andretti, o americano triunfou e, agora, aparece junto com Scott Dixon e Josef Newgarden na luta pelo campeonato

A etapa de Mid-Ohio serviu para ressuscitar um piloto na disputa pelo título. Em uma pista que teoricamente não era das melhores para a Andretti, Alexander Rossi dominou o final de semana e, com pole e vitória, está de volta ao páreo com quatro corridas ainda pela frente.

 
É bom dizer, porém, que apesar da pista de Lexington ser um circuito misto – o que automaticamente colocaria a Penske como grande favorita -, as características do traçado são quase que únicas no calendário da Indy: Mid-Ohio é muito travada, lembrando uma pista de rua, ou seja, trazendo a Honda para o jogo.
 
E foi a Andretti quem mais aproveitou isso, com Rossi indo além e tendo um desempenho realmente impressionante. Não só teve o melhor ritmo do grid, mas também a estratégia. Ousando e parando duas vezes, Alexander matou qualquer chance de ser surpreendido no fim da prova.

"Quando começou o fim de semana, dissemos que teríamos que acertar tudo por cinco semanas seguidas. [A corrida de hoje] é o início disso, eu espero. A equipe da Andretti #27 estava bem demais hoje. Deram um carro fantástico, e essa á para eles. Foi uma grande estratégia desde o começo. Poderíamos fazer duas paradas se estivéssemos comprometidos com isso desde o começo. Grande resistência da Honda, ótima resistência dos pneus da Firestone, então o dia foi totalmente perfeito", disse Rossi.

Alexander Rossi levou a segunda no ano (Foto: Indy)

E são justamente essas duas provas que podem complicar não só Rossi, mas também o líder Scott Dixon. O que faz a Ganassi e o neozelandês se acalmarem, porém, é a regularidade de Scott. Em Lexington, por exemplo, em mais um cenário adverso, prevaleceu a categoria e, principalmente, a facilidade que o veterano tem em ser regular.

 
O top-5 em Mid-Ohio faz Dixon respirar aliviado e, se tudo correr como previsto nas próximas duas etapas, em Pocono e Gateway, Scott tem tudo para encaminhar o pentacampeonato antes das duas provas finais que poderiam complicar sua vida.

"Basicamente foi um dia decepcionante. Acredito que o carro teve boa velocidade. Éramos bem rápidos no começo dos stints, mas meio que caíamos um pouco de rendimento. As condições da pista não foram ótimas. Parávamos nos boxes e sempre um dos carros que dos quais estávamos atrás e um dos que estava perto de nós, paravam também. Acabávamos caindo para trás deles, e isso meio que nos colocava para trás. Foi um daqueles dias em que uma pequena decisão poderia te jogar duas ou três posições para a frente", afirmou Dixon.

O pelotão em Mid-Ohio (Foto: Indy)

Das quatro corridas que restam, Portland e Sonoma – com pontuação dobrada – tendem a beneficiar Josef Newgarden, que hoje chegou em quarto. Assim, ainda que esteja 60 pontos atrás de Dixon, o americano e atual campeão não pode ser tirado da conversa.

Ainda assim, dá para dizer que Mid-Ohio não foi boa como a Penske esperava, e isso pode, claro, complicar a vida de Newgarden na tentativa de repetir a arrancada de 2017.

"A impressão era que pegávamos tráfego a todo momento, e não acho que nossa estratégia funcionou tão bem quanto queríamos, mas você traça um plano e precisa seguir com ele. Nem tudo funcionou conosco hoje, mas foi um bom esforço de todo mundo. Creio que a equipe do #1 foi bem. Tivemos uma boa tentativa. Vamos voltar [ao trabalho] e avaliar", comentou Newgarden.
 
Quem poderia – e até merecia – estar nessa briga é Robert Wickens. Em mais uma grande etapa, o novato que nem é tão novato assim chegou em segundo e colou no top-5 na tabela de pontos. Se tivesse mais umas sete corridas…
Robert Wickens fez outra grande corrida (Foto: Indy)

"Ficamos com aquilo que planejamos, e creio que funcionou bem hoje. O problema é que, no meu terceiro stint, fiquei preso numa fila de carros. Infelizmente eles estavam com os pneus vermelhos, eu com os pretos. Não consegui passá-los e perdi muito tempo. Perdi provavelmente 1s por volta durante 10 ou 15 voltas. É infeliz… De qualquer forma, a equipe do #6 foi de P5 para P2, eu não tenho como reclamar", avaliou o canadense.

Para os brasileiros, uma corrida em que basicamente nada de bom pode ser tirado. Talvez a nota positiva em meio a um desempenho muito ruim da Foyt seja o retorno de Pietro Fittipaldi às pistas após o grave acidente no WEC.
 
"Obviamente me sinto cansado. É minha primeira corrida após o retorno, e é complicado aqui em Mid-Ohio. É realmente exigente fisicamente. Começamos a corrida e não tínhamos ritmo no carro, então paramos antes do esperado e tivemos de deixar os líderes passarem, perdemos muito tempo. Com isso dito, terminei a corrida, essa era a minha meta. Minha perna ainda dói um pouco, está em processo de cura. Tenho certeza de que isso acontecer [a cura completa] a tempo da minha próxima corrida em circuito misto, em Portland. Estarei muito melhor, de volta ao 100%, mas estou feliz de voltar aqui e terminar a corrida. Agora podemos focar nos testes e nossa próxima corrida", declarou Pietro.
Matheus Leist teve uma corrida bem complicada (Foto: Indy)
Na Foyt, a sensação de que a equipe regrediu foi a predominante. Leist e Kanaan lutaram pra levar o carro até o final, mas em momento algum sequer passaram perto do top-10 durante o final de semana.
 
“Hoje foi um dia difícil para nossa equipe. A gente não teve ritmo em nenhum momento da prova. Nosso foco foi levar o carro para a bandeirada e fizemos o nosso melhor, mas foi uma prova sem incidentes e toda em bandeira verde, então ficou ainda mais difícil ganhar posições. Ainda estamos com dificuldades em achar o melhor ajuste do carro em circuitos mistos, mas vamos seguir batalhando para conseguir uma melhor competitividade. Em todo caso, teremos na próxima etapa uma pista diferente em Pocono e vamos trabalhar intensamente para conseguir a recuperação já nesta pista", explicou Leist.
 
"Foi um final de semana complicado para o #14. Não importavam as mudanças que a gente tentava, simplesmente não achamos uma direção e um acerto ideal, então foi uma corrida de sobrevivência. Vamos nos reunir essa semana e tentar voltar ao rumo certo. Estou ansioso para Pocono", disse Kanaan.
Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Indy direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.