Estreante na F1, Gutiérrez minimiza pressão e afirma que está focado nos treinos coletivos em Jerez

O piloto mexicano disse que ainda não teve tempo para sentir a adrenalina antes da estreia na F1, mas tem certeza de que isso vai acontecer antes do GP da Austrália, em Melbourne, no mês de março

► Confira as imagens do C32, carro da Sauber para a temporada 2013 da F1

► O que achou do C32 da Sauber? Comente no Facebook do GP

Substituto de Sergio Pérez na Sauber para a temporada de 2013, Esteban Gutiérrez afirmou que está bastante tranquilo para a estreia na F1. O também mexicano disse que está concentrado na preparação da equipe antes do campeonato e por isso ainda não teve tempo para sentir qualquer tipo de ansiedade.

“Na verdade não estou ansioso, estou bastante calmo no momento”, disse o piloto, presente à apresentação do C32, neste sábado (2) em Hinwil, sede da Sauber na Suíça. “Meu objeito é focar nas coisas mais importantes da minha preparação, mas antes de Melbourne eu tenho certeza que teremos adrenalina ao máximo”, completou.

O jovem Gutiérrez será o segundo mexicano no grid da F1 em 2013 (Foto: Getty Images)

Na preparação para a estreia na F1, além de visitar a fábrica da equipe, em Hinwill, para verificar o desenvolvimento do carro de 2013, Gutiérrez contou ter passado as férias de inverno trabalhando no condicionamento físico.

“As preparações de inverno foram muito boas. Fora todo o meu treinamento em casa, eu ainda tive a chance de passar alguns dias na Áustria, entre dezembro e janeiro, concentrando na minha preparação física, principalmente praticando esportes como cross-country, esqui e escalada na neve”, disse.

Com as férias ficando para trás, o mexicano afirmou que agora precisa se preparar para os treinos coletivos, já que esse é um momento importante de preparação para o campeonato. “Tenho que manter minha mente aberta para os testes, então poderei dar o melhor feedback para a equipe, já que esse é um estágio muito importante no desenvolvimento do carro na preparação para as corridas”, declarou.

Nas atividades que acontecem em Jerez, a partir de terça-feira (5), Gutiérrez explicou que a Sauber precisa garantir que nada dê errado no começo da temporada.

“No começo, a tarefa mais importante é resolver todos os problemas de confiabilidade do carro, então nós poderemos dar um monte de voltas nos testes. Depois, claro, outro fator é se adaptar ao carro em condições de classificação e de corrida, o que geralmente vem com a experiência das primeiras etapas”, acrescentou.

O piloto, por fim, não poupou elogios ao novo companheiro de equipe, Nico Hülkenberg, a quem sucedeu nas equipes Josef Kauffman e ART Grand Prix, nas categorias de base. “Nico tem um jeito de trabalhar similar ao meu, já que antes de chegarmos à F1 estivemos praticamente nas mesmas equipes nas categorias de base pelo mesmo período de tempo”, encerrou o piloto.

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias do GP direto no seu celular!Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra, Escanteio SP e Teleguiado.