Newey reconhece desafio para aprontar RB9 para primeiro teste e fala em evolução do carro de 2012

Adrian Newey afirmou que o RB9 é uma evolução do carro do ano passado. Projetista da Red Bull reconheceu concluir o novo bólido a tempo do primeiro teste da pré-temporada foi um desafio para a equipe dos energéticos

 

►Confira as fotos do Red Bull RB9 na galeria do Grande Prêmio

Sem pompa e circunstância, a Red Bull apresentou neste domingo (3) o RB9, carro com que Sebastian Vettel e Mark Webber vão disputar a temporada de 2013 da F1. Ao contrário dos populares eventos da marca dos enérgicos, o lançamento do novo bólido rubro-taurino foi marcado por críticas, já que o time optou por um formato para lá de discreto.

 
Mesmo com o carro não sendo exibido com toda a pompa que merecia, Adrian Newey, projetista do time dos energéticos, explicou que o novo modelo é uma evolução daquele utilizado no ano passado. 
Mudança na cor é a grande novidade do RB9 (Foto: Red Bull)
“É um carro evolutivo”, explicou. “Não houve uma grande mudança nas regras durante o inverno. A mudança mais significativa não é no regulamento, mas nos novos pneus Pirelli. Tivemos um rápido teste no primeiro treino no Brasil, mas estava muito quente e em uma pista crua, e não conseguimos aprender nada de verdade”, avaliou. 
 
Newey reforçou que não há nenhuma grande evolução para o carro de 2013 e destacou que o desenvolvimento do RB9 será a chave para a temporada. 
 
“Foi realmente o caso de refinar o RB8. Não há grandes mudanças. É realmente uma evolução do carro. Todos os princípios são os mesmos do ano passado”, explicou. “O problema foi realmente com os detalhes neste carro. Nós arrumamos alguns detalhes que sentimos que podiamos melhorar. Desenvolvimento agora é a chave ao longo do ano.”
 
Citando os pneus como a grande mudança, Adrian afirmou que será importante continuar entendendo os compostos. “Precisamos continuar entendendo os pneus”, defendeu. “Todas as vezes que pensamos que os tínhamos entendido no ano passado, alguma nova surpresa aparecia e nós percebíamos que não estava terminado. E, de qualquer forma, eles mudaram os pneus este ano.”
 
“A experiência anterior nos diz que é só quando saímos dos testes é que realmente descobrimos sobre os pneus”, considerou. 
 
Por fim, o projetista reconheceu que foi um desafio para a Red Bull conseguir aprontar o novo carro a tempo do primeiro teste da pré-temporada. Newey já havia declarado que a disputa do Mundial até a última etapa de 2012 atrasou o desenvolvimento do RB9. 
 
“Nós, obviamente, tivemos uma batalha muito apertada do Mundial do ano passado e era difícil tentar desenvolver o carro do ano passado e pesquisar para o deste”, admitiu.  “Isso nos deu um prazo muito curto para fabricar esse carro. Tê-lo aqui hoje, dois dias antes do teste, é um esforço notável”, concluiu. 
Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias do GP direto no seu celular!Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra, Escanteio SP e Teleguiado.