Fortes confirma bom desempenho nos treinos e larga na pole em Goiânia no Mercedes-Benz Challenge

No fim da tarde deste sábado, os pilotos da CLA AMG Cup e da C 250 foram à pista para a definição do grid de largada da segunda etapa da temporada 2016 do Mercedes-Benz Challenge. Na categoria principal, Fernando Fortes garantiu a pole-position, enquanto os experientes Marcos Paioli e Peter Gottschalk vão abrir o grid da C 250 na manhã de domingo

Foi um sábado (21) bastante movimentado no Mercedes-Benz Challenge. A categoria dos gentlemen-drivers realiza neste fim de semana a sua segunda etapa da temporada 2016 e teve o dia em Goiânia para realizar os últimos preparativos para a corrida e também definir o grid de largada da etapa. A expectativa estava num possível duelo entre Fernando Fortes e Arnaldo Diniz Filho, os dois pilotos que lideraram as sessões de treinos livres até agora. Mas, no fim da tarde deste sábado, Fortes levou a melhor na classe CLA AMG Cup e cravou 1min34s622 para levar a Mottin Racing à pole-position no Autódromo Internacional Ayrton Senna.
 
Arnaldo Diniz, líder do campeonato após vencer a etapa de Goiânia, vai largar apenas em sexto lugar. Entre os dois, ficaram o experiente campineiro Claudio Dahruj, que anotou 1min34s708, enquanto Adriano Rabelo parte do terceiro lugar. Fortes ostenta um histórico interessante em Goiânia por já ter vencido no circuito, assim como Rabelo. 
 
Destaque para a dupla formada por pai e filho. Paulo e Lorenzo Varassin, que vão compartilhar o carro #37 da Cordova Motorsport, vão abrir a disputa em quarto, com o filho Lorenzo iniciando a corrida. Betão Fonseca fecha o top-5 da CLA AMG Cup.
Fernando Fortes é pole para a etapa de Goiânia do Mercedes-Benz Challenge (Foto: Fabio Davini)
Fortes destacou o bom desempenho logrado nos treinos e admitiu que vai começar a disputa da corrida confiante em poder deixar Goiânia com a vitória. “Estivemos competitivos desde o primeiro treino de sexta-feira, quando lideramos, e esta pole é o resultado da evolução de um carro que já chegou ao circuito virando rápido. Esta pole-position fecha um ciclo de trabalho de dois dias, em que focamos basicamente na busca por velocidade”.
 
“No tempo que nos resta até a largada, vamos trabalhar em ajustes do carro visando aprimorar o ritmo de corrida. Nossa confiança é a mesma para a prova porque temos um carro equilibrado. E isso é positivo, principalmente, numa situação como a deste fim de semana, na qual o calor tem sido o protagonista”, assinalou o pole.
 
Por sua vez, Dahruj, dono de muita experiência no automobilismo, comemorou sua posição na primeira fila. “Esta é a segunda vez que faço o segundo melhor tempo neste circuito, então posso dizer que Goiânia é uma cidade que me dá sorte. Além disso, nossa equipe trabalhou muito bem, e também acertamos na estratégia para o treino decisivo. Deixamos para usar os dois jogos de pneus na classificação, e isso contribuiu bastante para atingir este resultado”, destacou o campineiro.
 
Rabelo, que venceu em Goiânia no ano passado, entra na disputa como um dos candidatos à vitória. “Estou feliz por estar entre os três primeiros, principalmente porque a diferença para o pole é de pouco mais de 0s1. A corrida deste domingo é longa, são 45 minutos de uma disputa que começa às 11h, por isso o calor pode ajudar a decidir a corrida”, afirmou o atual vice-campeão da CLA AMG Cup.
A pole na C 250 Cup acabou ficando com Marcos Paioli, que forma dupla com Peter Gottschalk (Foto: Fabio Davini)
Na luta pela pole na C 250, a briga foi meio que em família. A experiente dupla formada por Marcos Paioli e Peter Gottschalk garantiu a posição de honra da categoria em Goiânia ao anotar 1min39s797. O filho de Peter, Peter Michel Gottschalk, ficou muito perto da marca, menos de 0s1, e vão dividir a primeira fila do grid da classe. Em terceiro lugar vai largar Claudio Simão, líder da temporada na C 250, seguido pelo seu filho, Vinícius Simão.
 
Peter ‘Tubarão’ considerou normal ter perdido a pole para o parceiro do pai em Goiânia. Tudo levando em conta o desempenho nos últimos treinos. “O Paioli esteve mais rápido do que eu em todos os treinos aqui em Goiânia, por isso é natural que ele largue em primeiro no domingo. Não tenho em Goiânia uma das minhas pistas preferidas porque meu estilo de pilotagem é mais arrojado e não casa bem com este traçado. Mas já contei com a sorte para vencer aqui outras vezes, então acredito que estejamos na briga pela vitória”, disse Gottschalk filho, campeão da categoria.
 
Diferente de ‘Tubarão’, Paioli se sente à vontade no Autódromo Internacional Ayrton Senna. “Goiânia é a nossa segunda casa. Com os pneus desgastados já tínhamos conquistado uma performance muito boa nos treinos e chegamos a achar que não seria possível extrair muito mais do jogo novo. Mas estávamos enganados. Conseguimos melhorar 0s6 com os pneus zero. Foi o suficiente para garantir mais esta pole”, disse o piloto.
 
A corrida está marcada para ter largada às 11h de domingo. A transmissão ficará por conta do canal BandSports, que vai exibir a disputa em VT, às 19h.
PADDOCK GP #29 RECEBE PIPO DERANI E DEBATE GP DA ESPANHA DE F1

.embed-container { position: relative; padding-bottom: 56.25%; height: 0; overflow: hidden; max-width: 100%; } .embed-container iframe, .embed-container object, .embed-container embed { position: absolute; top: 0; left: 0; width: 100%; height: 100%; }

google_ad_client = “ca-pub-6830925722933424”;
google_ad_slot = “8352893793”;
google_ad_width = 300;
google_ad_height = 250;

fechar

function crt(t){for(var e=document.getElementById(“crt_ftr”).children,n=0;n80?c:void 0}function rs(t){t++,450>t&&setTimeout(function(){var e=crt(“cto_ifr”);if(e){var n=e.width?e.width:e;n=n.toString().indexOf(“px”)

var zoneid = (parent.window.top.innerWidth document.MAX_ct0 = '';
var m3_u = (location.protocol == 'https:' ? 'https://cas.criteo.com/delivery/ajs.php?' : 'http://cas.criteo.com/delivery/ajs.php?');
var m3_r = Math.floor(Math.random() * 99999999999);
document.write("”);

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias do GP direto no seu celular!Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra, Escanteio SP e Teleguiado.