Prévia: Mercedes-Benz Challenge corre para coroar campeões em Interlagos

Arnaldo Diniz Filho chega a Interlagos como o grande favorito a conquistar a taça do Mercedes-Benz Challenge na classe CLA AMG Cup. O paulista triunfou em Interlagos na corrida realizada em 11 de setembro. Peter Michel ‘Tubarão’ Gottschalk tem larga vantagem para o vice-líder da C 250 Cup e só mesmo uma grande zebra vai lhe tirar o bicampeonato neste domingo

 

google_ad_client = “ca-pub-6830925722933424”;
google_ad_slot = “2258117790”;
google_ad_width = 300;
google_ad_height = 600;

Chegou a hora! A sexta temporada da história do Mercedes-Benz Challenge vai conhecer seus novos campeões no próximo domingo (11) em Interlagos. Aliás, podem até não ser tão novos assim. Depois de sete etapas ao longo do ano, a categoria dos gentlemen-drivers regressa ao templo do automobilismo brasileiro com dois grandes favoritos ao título. Na classe CLA AMG Cup, Arnaldo Diniz Filho lidera o campeonato e, se confirmar a grande performance exibida no circuito paulistano em setembro, vai chegar ao bicampeonato. Na classe C 250 Cup, Peter Michel ‘Tubarão’ Gottschalk é o grande postulante ao título e ostenta larga vantagem para os seus principais adversários.

 
Interlagos é daquelas pistas conhecidas pela maioria dos pilotos, e muitos deles costumam andar bem. Na CLA AMG Cup, por exemplo, dá para citar o próprio Arnaldo Diniz Filho, que venceu neste ano por lá, assim como Adriano Rabelo, Marcelo Hahn e José Vitte. Os paulistas Peter Gottschalk e Marcos Paioli, além do líder da C 250 Cup, Peter ‘Tubarão’ Gottschalk, também costumam andar bem no mais lendário dos circuitos brasileiros.
 
Diniz soma um total de 86 pontos. O abandono em Goiânia e a vitória herdada por Luiz Carlos Ribeiro com a punição imposta a Betão Fonseca fez com que o gaúcho assumisse o segundo lugar e reduzisse a vantagem de Arnaldo para apenas sete pontos. Em teoria, trata-se de uma diferença bem apertada, sobretudo por considerar que a prova final terá pontuação dobrada, com nada menos que 40 pontos em jogo.

window._ttf = window._ttf || [];
_ttf.push({
pid : 53280
,lang : “pt”
,slot : ‘.mhv-noticia .mhv-texto > div’
,format : “inread”
,minSlot : 1
,components : { mute: {delay :3}, skip: {delay :3} }
});

(function (d) {
var js, s = d.getElementsByTagName(‘script’)[0];
js = d.createElement(‘script’);
js.async = true;
js.src = ‘//cdn.teads.tv/media/format.js’;
s.parentNode.insertBefore(js, s);
})(window.document);

Arnaldo Diniz Filho desponta como grande favorito ao título na CLA AMG Cup (Foto: Fabio Davini/Mercedes)
Contudo, por outro lado, não dá para negar o favoritismo de Diniz diante de todo o contexto envolvido, sobretudo da sua grande performance em Interlagos em setembro, o que o credencia como maior candidato ao título na CLA AMG Cup. Ribeiro vem em forte curva ascendente da etapa de Tarumã em diante e, desde junho, pontuou em todas as cinco etapas, acumulando um total de 72 dos 79 tentos que possui.
 
Em contrapartida, Fernando Fortes caiu de produção desde a acachapante vitória conquistada em maio no Autódromo Internacional Ayrton Senna, em Goiânia. Depois de somar 33 pontos em duas corridas, o paulista da Mottin Racing acumulou apenas 37 ao longo de cinco provas, ficando nada menos que 16 pontos atrás de Diniz, chegando à decisão do título em terceiro lugar no campeonato.
 
A partir do quarto colocado, o goiano Renato Braga, não é exagero dizer que todos eles são ‘outsiders’, franco-atiradores na decisão do título em Interlagos. Com o CLA 45 AMG #555, Braga vem embalado pelo melhor resultado na temporada, o terceiro lugar correndo em casa. 26 pontos atrás de Diniz, Braga corre tão por fora quanto, por exemplo, Roger Sandoval, que também pontuou em quase todas as provas até agora, com exceção da última, em Goiânia. O piloto soma 56 pontos até agora, 30 a menos que o líder do campeonato, e ainda ostenta chances matemáticas.
 
Marcelo Hahn, por exemplo, soma 54 pontos, 32 a menos em relação a Diniz, e assim como Cristian Mohr, Pierre Ventura, Adriano Rabelo — que despencou de produção depois de despontar como um forte candidato ao título — e Betão Fonseca ainda têm suas chances de título, mas somente no quesito numérico.
Peter 'Tubarão' Gottschalk tem tudo para sair de Interlagos como bicampeão na C 250 Cup (Foto: Fabio Davini/Mercedes-Benz)
Já na C 250 Cup, Peter ‘Tubarão’, com uma campanha extremamente regular e vitoriosa, está muito perto do bicampeonato. O atual campeão só oscilou no começo da temporada, mas ainda assim seus dois piores resultados foram um quarto lugar em Curitiba — na primeira etapa do ano — e um quinto em Goiânia. Pódio em todas as cinco corridas, Gottschalk Filho venceu em Cascavel e na segunda prova realizada neste ano em Goiânia.
 
Assim, ‘Tubarão’ soma 113 pontos, contra 88 dos seus companheiros de equipe, Peter Gottschalk — seu pai — e Marcos Paioli. Grande revelação da temporada 2016 do Mercedes-Benz Challenge, Fabio Escorpioni também tem os mesmos 88 pontos. Ou seja, caso qualquer um dos atuais vice-colocados no campeonato vença em Interlagos, a pontuação vai alcançar 128 pontos. Assim, bastaria um quinto lugar a ‘Tubarão’ para confirmar a taça. É fazer o feijão com arroz para faturar o bi em Interlagos.
 
A decisão dos títulos do Mercedes-Benz Challenge em 2016 deve acontecer com pista seca. De acordo com o site especializado ‘Climatempo’, a previsão do tempo para o fim de semana traz boa possibilidade de chuva. 
O domingo vai representar o desfecho de um campeonato marcado por competitividade e emoção (Foto: Rodrigo Berton/Grande Prêmio)
Mas a grande decisão da categoria dos gentlemen-drivers deve ser realizada com a pista seca. Para a sexta-feira, dia da abertura das atividades de pista em Interlagos, a meteorologia indica sol e aumento de nuvens pela manhã, trazendo pancadas de chuva à tarde e à noite, com a temperatura ambiente variando entre 20 e 32ºC.
 
Para o sábado, a previsão do tempo indica um clima mais ameno, com a temperatura variando entre 22 e 26ºC, com céu nublado, mas não deve chover. Já no domingo, o panorama deve seguir o mesmo, porém com um pouco mais de calor, com os termômetros devendo alcançar os 32ºC. Não deve chover, com as nuvens negras aumentando a intensidade pela manhã. São esperadas pancadas de chuva somente no período da tarde e da noite.
 

google_ad_client = “ca-pub-6830925722933424”;
google_ad_slot = “2258117790”;
google_ad_width = 300;
google_ad_height = 600;

As atividades de pista do Mercedes-Benz Challenge vão começar na tarde de sexta-feira com a realização do primeiro treino livre, a partir de 16h05, com os pilotos das duas classes na pista ao mesmo tempo para a sessão com duração de uma hora. No sábado, o segundo treino livre acontece logo após a classificação da Stock Car, a partir de 13h10, com uma hora para os pilotos da C 250 Cup e outra hora para os competidores da CLA AMG Cup

 
O treino classificatório que vai definir o grid de largada da grande decisão do título do Mercedes-Benz Challenge acontece a partir de 16h50, com 20 minutos de pista para os pilotos da CLA AMG Cup e outros 20 para o grid da C 250 Cup. Ainda está previsto uma sessão de uma corrida promocional na categoria C 250 Cup para o fim do dia, a partir de 19h.
 
A grande decisão do título do Mercedes-Benz Challenge acontece às 12h45 de domingo e terá transmissão ao vivo pelo canal por assinatura BandSports. E, no fim do dia, fechando o intenso cronograma do domingo, vai acontecer a largada da corrida promocional da C 250 Cup em Interlagos.
 
fechar

function crt(t){for(var e=document.getElementById(“crt_ftr”).children,n=0;n80?c:void 0}function rs(t){t++,450>t&&setTimeout(function(){var e=crt(“cto_ifr”);if(e){var n=e.width?e.width:e;n=n.toString().indexOf(“px”)

var zoneid = (parent.window.top.innerWidth document.MAX_ct0 = '';
var m3_u = (location.protocol == 'https:' ? 'https://cas.criteo.com/delivery/ajs.php?' : 'http://cas.criteo.com/delivery/ajs.php?');
var m3_r = Math.floor(Math.random() * 99999999999);
document.write("”);

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias do GP direto no seu celular!Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra, Escanteio SP e Teleguiado.