Em casa, Mitsubishi promove Racing Day, realiza festa do automobilismo e une dois mundos no Autódromo de Goiânia

O Mitsubishi Racing Day foi uma iniciativa pioneira da marca dos três diamantes, que colocou no mesmo ambiente amantes do off-road, que disputaram o rali de regularidade Mitsubishi Motorsports, e também os apaixonados pelo automobilismo de pista: os gentlemen-drivers da Lancer Cup e os participantes do Evo Day e do Fun Day

Conhecida como o ‘paraíso verde e plano do Brasil, a bela cidade de Goiânia foi palco de uma verdadeira festa do esporte a motor no último 20 de maio. O Autódromo Internacional Ayrton Senna, consolidado como uma das principais praças esportivas do país, recebeu o inédito Mitsubishi Racing Day, evento promovido pela montadora dos três diamantes e que colocou, no mesmo ambiente, dois mundos bem distintos do automobilismo: o ‘on-road’, que é sobre as competições de pista propriamente ditas com a realização de mais uma etapa da Lancer Cup, além dos track-days Evo Day e Fun Day, e o ‘off-road’, com a realização da quarta rodada do Mitsubishi Motorsports, o maior e mais tradicional rali de regularidade do Brasil.

Foi uma grande novidade para todos os envolvidos no projeto: desde os organizadores do evento em si e os competidores. Jamais, em todos os anos de envolvimento da Mitsubishi com o automobilismo, foi feito nada parecido. O cenário para se promover uma grande festa do esporte era o ideal. Goiânia, além do ótimo clima dentro e fora da pista, é capital do estado que serve como a grande base da Mitsubishi por conta da sua única fábrica no Brasil, na cidade de Catalão, distante cerca de 216 km de Goiânia.

Carros da Mitsubishi Lancer Cup aceleram no 'paraíso verde e plano do Brasil', Goiânia (Foto: Cadu Rolim/Mitsubishi)

E o circuito foi uma atração à parte e um verdadeiro presente para todos os competidores: pilotos, navegadores e os motoristas que guiaram os modelos da Mitsubishi no Fun Day e no Evo Day. O Autódromo Internacional Ayrton Senna vem sendo como a grande referência do país no esporte a motor, sobretudo durante o período de grandes reformas em Interlagos. Assim, todos tiveram a chance de acelerar em uma pista bastante seletiva, onde já guiaram grandes ícones do automobilismo brasileiro e mundial.

Só na última Corrida de Duplas da Stock Car, em março, estiveram pilotos do quilate de Jacques Villeneuve, Rubens Barrichello, Lucas Di Grassi, Nelsinho Piquet, além de outros grandes nomes, como José María ‘Pechito’ López, Cacá Bueno, Thiago Camilo, Cacá Bueno, Max Wilson e Ricardo Maurício, que esteve em Goiânia neste dia. E sem falar da presença de Ingo Hoffmann.

Ingo é uma grande bandeira da Mitsubishi. Responsável pelo desenvolvimento dos pilotos da Mitsubishi como coordenador do Premium Racing School, o 12 vezes campeão da Stock Car falou ao GRANDE PRÊMIO com brilho nos olhos sobre o ineditismo do Racing Day em Goiânia.

“É muito especial porque é a primeira vez que a Lancer Cup corre fora do Velo Città, e também porque a gente traz o Mitsubishi Motorsport para correr aqui, com todo o autódromo todo em função da Mitsubishi. É uma mega festa, um grande evento”, destacou o ‘Alemão’.

Ingo teve participação bem destacada durante todo o Mitsubishi Racing Day em Goiânia (Foto: Ricardo Leizer/Mitsubishi)

O Mitsubishi Racing Day acabou por ser algo especial para todos os públicos. Foi inédito para a Lancer Cup, que pela primeira vez em três anos teve a chance de correr em outro circuito, algo que foi muito destacado por Bruno Mesquita, que venceu a etapa disputada em Goiânia na classe principal, a Lancer RS, composta pelos modelos Lancer Evo com potência estimada em 340 cv e com os carros dotados de câmbio sequencial.

“Foi uma grande novidade para mim. É uma pista muito prazerosa, e o carro se comportou muito bem. Para a categoria e para todos, é algo muito bom. Foi muito positiva também pela evolução dos pilotos, já que, para muitos, como para mim, foi a chance de pilotar pela primeira vez em outro circuito”, disse o paulista, que se inspira em Valentino Rossi para guiar o #46.

Mesquita também falou sobre a experiência de ter de dividir espaço com os competidores do Mitsubishi Motorsports. “É muito prazeroso ter a possibilidade de fazer parte de um mesmo ambiente dos pilotos e navegadores do rali. Todos nós só temos a ganhar com essa iniciativa pioneira e não vejo a hora que outros Mitsubishi Racing Days sejam realizados no futuro, para que a gente possa elevar ainda mais nosso intercâmbio e aprender uns com os outros.”

Além do autódromo, os competidores do Mitsubishi Motorsports aceleraram em trilhas de terra em Goiás (Foto: Ricardo Leizer)

Nessa transição dos mundos ‘on-road’ para o ‘off-road’, uma das pessoas com mais propriedade para falar do tema é Guilherme Spinelli. Há bons anos como o grande nome do Brasil no Dakar ao lado do seu fiel navegador e escudeiro, Youssef Haddad, ‘Guiga’ também ocupa o importante posto de diretor de competições da Mitsubishi e foi um dos grandes responsáveis pela realização do Mitsubishi Racing Day em Goiânia.

Restando poucos meses antes de iniciar mais uma disputa no Rali dos Sertões, Spinelli falou ao GRANDE PRÊMIO sobre o sentimento de realização por ver cumprido o objetivo com o Racing Day.

“É um dia muito importante para a história da Mitsubishi. Esse evento aqui em Goiânia é um marco para todos nós em relação à nossa história no esporte e como organizadora de eventos on e off-road. E pela primeira vez nós juntamos tudo, seguindo o novo lema da Mitsubishi, dirija seu mundo, drive your world, então aqui nós temos todos os mundos”, falou ‘Guiga’, invocando o novo slogan da montadora japonesa.

“E é uma satisfação enorme ver uma quantidade grande de gente se divertindo nos eventos da Mitsubishi. E nada melhor do que fazer isso em Goiás, que é o estado onde fica o berçário, a fábrica da Mitsubishi, então é muito especial”, comemorou o carioca.

A reportagem do GRANDE PRÊMIO participou do Mitsubishi Fun Day em Goiânia (Foto: Cadu Rolim/Mitsubishi)

A iniciativa pioneira da Mitsubishi ao aliar rali e automobilismo de pista no mesmo espaço será seguida pela organização do Rali dos Sertões em 1º de agosto, cuja largada acontecerá justamente em Goiânia. Em um acordo firmado com a Porsche Cup, a categoria realizará uma etapa no Autódromo Ayrton Senna, durante a programação do prólogo do principal rali do Brasil.

Dentre todos os inscritos para disputar o Mitsubishi Motorsports em Goiânia, pilotos e navegadores das classes Graduados, destinados aos competidores mais experientes, e da Turismo, que é formada por quem é dotado de quilometragem intermediária, tiveram a chance de abrir a prova em Goiânia acelerando na pista do autódromo. A experiência foi muito comemorada pelo piloto vencedor da etapa na Graduados para duplas mistas, Waldir Hudson Barbosa, que competiu ao lado da esposa, Maria Eveli Barbosa.

“Foi maravilhoso. Ter a chance de pilotar em Goiânia, um circuito tão importante, e ao mesmo tempo participando de uma etapa do Motorsports, foi muito especial para nós. Conseguimos aliar diversão ao aprendizado e, no fim das contas, curtimos bastante. A experiência em pista foi muito legal, assim como também foi muito bom poder andar pelas trilhas projetadas pela Mitsubishi nas cidades vizinhas. Gostamos demais”, aprovou o piloto, que falou ao GP banhado de champanhe, logo após a festa do pódio.

Otavio Enz, que venceu na classe Graduados na classificação geral, endossou suas palavras. “O que mais nos surpreendeu foi a chance de poder andar com nosso 4×4 na pista do autódromo na primeira parte da prova.”

Os proprietários e convidados tiveram a chance de explorar a performance do Mitsubishi Lancer no Evo Day (Foto: Cadu Rolim/Mitsubishi)

Ao todo, o percurso da quarta etapa do Mitsubishi Motorsports Sudeste passou por trilhas compostas de piso liso e cascalho, além de mata e pastos envolvendo as cidades de Goiânia, Senador Canedo, Caldazinha, Bela Vista de Goiás, Piracanjuba e Hidrolândia. Tudo começando pelo ótimo asfalto do Autódromo Ayrton Senna, proporcionando assim um traçado bastante seletivo e desafiador aos competidores.

Além de toda a festa do esporte a motor promovida em Goiânia, o fim de semana do Mitsubishi Racing Day foi capaz de arrecadar nada menos que 4,5 toneladas de alimentos com as inscrições dos participantes, no cumprimento da ação social Mitsubishi Pró-Brasil. Tudo foi entregue à Paróquia Santa Terezinha do Menino Jesus para ser posteriormente doado a instituições de caridade da região de Goiânia.

Entre as largadas do Mitsubishi Motorsports e dos treinos e corridas da Lancer Cup, quem esteve presente ao circuito goiano teve a chance de andar de carona em um Lancer Evo ao lado do mítico Ingo. Outro piloto que também levou os convidados para uma volta rápida no traçado foi Felipe Maluhy, dono de muita experiência na Stock Car. Foi um dos pontos altos de todo o sábado em Goiânia.

Mas para quem não se contentou em andar de carona, a chance de acelerar pra valer um modelo Mitsubishi no autódromo veio com o Evo Day, track-day exclusivo para convidados e proprietários de modelos Lancer, tendo a chance de explorar ao máximo a performance de um mito da Mitsubishi. E no Fun Day, a reportagem do GRANDE PRÊMIO teve a chance de guiar um ASX dotado de câmbio CVT em uma prova que envolveu velocidade e regularidade. No fim das contas, como o próprio nome sugere, foi uma experiência única e pra lá de divertida, em que foi possível conhecer os segredos do circuito de Goiânia a bordo de um veículo rápido, estável e seguro.

O Mitsubishi Racing Day uniu os ambientes 'on-road' e 'off-road' no Autódromo Ayrton Senna (Foto: Tom Papp/Mitsubishi)

Quase ao fim do dia em Goiânia, Ingo não escondeu a satisfação pelo sentimento de dever cumprido depois de ajudar no empreendimento de um evento inédito. “Todos nós que participamos da montagem da infraestrutura vemos o quanto de esforço foi empregado para que tudo fosse espetacular. A estrutura do Motorsport montada aqui e lá fora, nas trilhas, por exemplo, a montagem da Lancer Cup… é algo único, então vejo que ninguém hoje em dia faz um trabalho sequer parecido no automobilismo. É espetacular e, com certeza, fideliza muito o cliente à marca. É algo muito legal”, comemorou.

Que a iniciativa exitosa da Mitsubishi na execução do Racing Day possa servir de referência e encontrar outros pares aqui no Brasil, e que outras montadoras possam enxergar oportunidade na crise para fomentar um cada vez mais combalido automobilismo nacional. Exemplos estão aí, é só seguir.

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias do GP direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.