Mitsubishi estreia curso exclusivo de técnicas off-road com aulas teóricas e práticas de 4×4 no Velo Città

O Mitsubishi Drive Club, plataforma de eventos da montadora dos três diamantes que é baseado no complexo do Autódromo Velo Città, em Mogi Guaçu, ganhou um novo programa. O Mitsubishi 4x4 Experience nasceu para oferecer cursos de direção em provas off-road

Marca responsável pelos principais ralis cross-country de velocidade e também de regularidade, a Mitsubishi dá mais um passo no seu trabalho de excelência com veículos 4×4 no off-road. O Mitsubishi Drive Club, que é a plataforma de eventos realizados no complexo do Autódromo do Velo Città, em Mogi Guaçu, interior de São Paulo, agora passa a contar com o Mitsubishi 4×4 Experience. O projeto nasceu com a proposta de oferecer ao apaixonado pelo off-road a chance de desenvolver sua pilotagem em cursos de direção e provas neste tipo de pista.

Detlef Altwig, gerente de projetos especiais da Mitsubishi Motorsports, explica o objetivo do novo 4×4 Experience. “Usamos todo o nosso know how em realizar cursos de direção e provas off-road para criar esse programa. Ele é destinado a quem tem pouca ou nenhuma experiência em conduzir seus veículos em situações que exijam o uso do 4×4”, declarou.

O curso do Mitsubishi 4×4 Experience dura o dia todo (Foto: Divulgação/Mitsubishi)

O curso, ministrado no Mitsubishi Drive Club, espaço que conta com sala de briefing, espaço para almoço e área específica para treinamento, dura o dia todo e compreende lições teóricas e atividades práticas. Isac Pinto, um dos responsáveis pela organização do Mitsubishi Motorsports, o mais importante e tradicional rali de regularidade do Brasil, está à frente do Mitsubishi 4×4 Experience e lidera uma equipe de seis instrutores de notória experiência em veículos 4×4.

No período da manhã, a partir das 8h os alunos são apresentados às funcionalidades da tração 4×4, um pouco da história desta tecnologia, detalhes dos veículos e também um vídeo com técnicas de direção. Após a pausa para o almoço, os alunos, a bordo dos próprios veículos Mitsubishi, aplicam na prática as lições teóricas recebidas num percurso off-road de aproximadamente 2500 metros dentro do complexo do Velo Città.

No ato da inscrição, o aluno participa com seu próprio Mitsubishi das linhas L200, Pajero ou ASX nas versões 4×4. Caso o aluno não tenha um 4×4 da Mitsubishi, há a possibilidade de locar um carro da marca.

O circuito off-road percorrido pelos alunos do Mitsubishi 4×4 Experience no Velo Città (Foto: Divulgação/Mitsubishi)

O percurso é composto por 17 obstáculos dos mais variados tipos, como rampas de inclinação lateral, atoleiro, piso com pedras, aclives, declives, erosões e vários outros, simulando situações constantes a esse tipo de piso. Cada volta no circuito dura pelo menos 20 minutos.

“Caso o participante não se sinta confortável com algum obstáculo, a pista conta com opções by-pass, por onde ele pode contornar o exercício e seguir para o próximo. Tudo isso com a instrução de uma equipe com vasta experiência no assunto”, comentou Altwig.

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias do GP direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.