Após Pedrosa, Pol Espargaró e Barberá, Rins é operado para tratar síndrome compartimental no antebraço esquerdo

Alex Rins foi operado nesta quinta-feira (4) para tratar a síndrome compartimental no antebraço esquerdo. Titular da Pons é o quarto piloto do Mundial de Motovelocidade a passar pelo procedimento desde o início da temporada 2015

Não se trata de uma doença contagiosa, mas a síndrome compartimental segue se espalhando no Mundial de Motovelocidade. Depois de Dani Pedrosa, Pol Espargaró e Héctor Barberá, chegou a vez de Álex Rins ser submetido a uma cirurgia para tratar o problema circulatório. 
 
O chamado ‘arm pump’ é bastante comum em pilotos de moto e é caracterizado pelo aumento da pressão no interior de músculos, nervos e vasos sanguíneos. Assim, o fluxo sanguíneo é interrompido, o que pode resultar até mesmo em invalidez permanente do local afetado.
Álex Rins foi operado para tratar síndrome compartimetal (Foto: Pons)
 O titular da Pons na Moto2 sentiu os primeiros sintomas da síndrome no GP da França e voltou a ter um incômodo na prova do último fim de semana, em Mugello. Nesta quinta-feira (4), Rins teve problemas em um teste privado no MotorLand de Aragão e foi, então, operado pelo Dr. Xavier Mir no Hospital Universitário Quirón Dexeus, em Barcelona.
 
“A operação consistiu em abrir as fáscias que cobrem os músculos do antebraço, tanto dos flexores — que dobram os dedos — como dos extensores — que estiram o punho — e vimos que este envoltório comprimia de forma importante estes músculos”, explicou Mir. “A intervenção foi realizada com microscópio — para lesionar o menos possível as estruturas — e foram necessárias duas incisões”, continuou.
 
“A operação foi bem e o piloto permanecerá 24 horas internado. Amanhã faremos a primeira imobilização, uma vez que nestes primeiros dias deve ter o braço imobilizado com gesso”, detalhou. “A partir de segunda-feira ele começa a fazer fisioterapia e estiramento dos dedos, cotovelo, do antebraço e punho para avaliar sua participação no GP da Catalunha”, concluiu Mir.
 
O GP da Catalunha acontece no circuito de Montmeló no próximo dia 14. Rins ocupa a sexta colocação no Mundial de Moto2, 55 pontos atrás de Johann Zarco, o líder da disputa.
Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da MotoGP direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.