Arón Canet conquistou neste domingo (13) sua primeira vitória no Mundial de Moto3. Com uma manobra certeira na curva 13 de Jerez de la Frontera, o piloto da Estrella Galicia 0,0 assumiu a liderança nos metros finais e conseguiu se defender do ataque de Romano Fenati para cruzar a linha de chegada com 0s031 de vantagem para o italiano.
Como sempre acontece, a prova da Moto3 foi bastante movimentada, com muitas trocas de posição. Marcos Ramírez apareceu forte e liderou boa parte da disputa, mas não conseguiu conter os avanços da concorrência na volta final.
Arón Canet conquistou seu primeiro triunfo no Mundial (Foto: Estrella Galicia 0,0)
window._ttf = window._ttf || [];
_ttf.push({
pid : 53280
,lang : “pt”
,slot : ‘.mhv-noticia .mhv-texto > div’
,format : “inread”
,minSlot : 3
});
(function (d) {
var js, s = d.getElementsByTagName(‘script’)[0];
js = d.createElement(‘script’);
js.async = true;
js.src = ‘//cdn.teads.tv/media/format.js’;
s.parentNode.insertBefore(js, s);
})(window.document);
Com o pelotão unido, Canet precisou de um bote duplo para alcançar o primeiro triunfo da carreira, mas foi seguro em sua manobra e deixou Fenati e Joan Mir, o líder do Mundial, com as duas posições finais do pódio.
Ramírez acabou na quarta colocação, à frente de Fabio Di Giannantonio e Andrea Migno. Nicolò Bulega teve uma largada ruim e uma corrida apagada e acabou em sétimo, com Enea Bastianini logo atrás.
Pole-position, Jorge Martín fez uma ótima saída, mas logo despencou no pelotão e recebeu a bandeirada apenas em nono. Juanfran Guevara completa o top-10.
google_ad_client = “ca-pub-6830925722933424”;
google_ad_slot = “2258117790”;
google_ad_width = 300;
google_ad_height = 600;
Com o resultado, Mir chegou aos 74 pontos, nove à frente de Fenati, que subiu para a segunda colocação. Martín é o terceiro, à frente de McPhee e Canet.
Saiba como foi o GP da Espanha de Moto3:
Cumprindo à risca o previsto pelos meteorologistas, o domingo em Jerez de la Frontera amanheceu com sol e tempo firme. Na hora da largada da Moto3, os termômetros marcavam 25°C, com o asfalto chegando a 31°C. A velocidade do vento era de 6 km/h.
Pela segunda vez no ano — e na carreira —, Jorge Martín tinha a pole-position, à frente de Arón Canet e Romano Fenati, que completa o domínio da Honda no top-3 do grid. Foi a primeira vez na Moto3 que a marca da asa dourada fecha a primeira fila da grelha em duas corridas consecutivas.
Na melhor performance classificatória da carreira, Nicolò Bulega tinha o quarto posto, à frente de Marcos Ramírez. Líder do Mundial, Joan Mir tinha apenas o nono.
Para a corrida deste fim de semana, a Dunlop levou à Espanha os pneus dianteiros macios ‘S’ e médios ‘M’, além dos traseiros macios ‘S1 e médios ‘M1’. Todos optaram por um par de pneus médios, exceto Danilo, que calçou a frente com um macio.
Romano Fenati ficou com o segundo posto em Jerez (Foto: Ongetta)
Pouco antes da largada, a MotoGP confirmou que Philipp Oettl, sétimo colocado no Mundial, não vai disputar o GP da Espanha por conta de um fratura na clavícula resultante de um tombo na classificação.
No instante em que as luzes se apagaram, Martín fez uma ótima saída e manteve a ponta, com Fenati aproveitando a titubeada de Canet para saltar para a segunda colocação. Mir também fez um bom início de avançou para o quarto lugar. Bulega, por outro lado, despencou para oitavo.
Ainda na primeira volta, Antonelli e Suzuki caíram na Dry Sack, a sexta curva do circuito.
google_ad_client = “ca-pub-6830925722933424”;
google_ad_slot = “2258117790”;
google_ad_width = 300;
google_ad_height = 600;
A Dry Sack, aliás, também foi palco de uma mudança na tabela, com Fenati passando Martín para assumir a liderança. Canet era terceiro, à frente de Binder, Ramírez, Mir, Di Giannantonio, Bulega, Bastianini e Rodrigo.
Binder, então, partiu para o ataque e, depois de se livrar de Canet, atacou Martín e Fenati usando o vácuo e assumiu a ponta. Na curva sete, Fenati colocou a casa em ordem e retomou a ponta.
Imprimindo um ritmo forte, Binder seguiu colado em Fenati e usou a reta oposta mais uma vez para passar Fenati e assumir a ponta. Ramírez aproveito e avançou para segundo.
Sem muita demora, Romano retomou o comando da corrida, à frente de Ramírez, Binder, Mir, Canet e Martín.
Ainda neste início de prova, o wild-card Vicente Pérez sofreu uma queda feia na curva 13 e abandonou. Manuel Pagliano, por outro lado, recebeu um ride-through por queima de largada.
Enquanto isso, Fenati conteve um novo ataque de Ramírez para se manter no topo da tabela, com Binder passando o companheiro de equipe pelo segundo lugar.
Joan Mir segue na liderança da Moto3 (Foto: Kiefer)
Sempre na reta oposta, Ramírez lançou um novo ataque e assumiu a ponta, com Binder passando Fenati pelo segundo posto. Mir era quarto.
Ramírez conseguiu defender sua liderança na reta oposta, mantendo Binder cerca de 0s15 afastado. Mir agora era o terceiro, à frente de Fenati, Canet, Di Giannantonio, Bulega, Martín, Bastianini, Rodrigo, Guevara e Migno, os 12 pilotos do primeiro pelotão.
Enquanto Ramírez ia executando sua bem sucedida defesa da liderança, Canet saltou para terceiro, à frente de Mir e Fenati. Pouco depois, Romano avançou para a terceira colocação, à frente de Joan e Giannantonio. Caner, por sua vez, tentou um ataque pela ponta, mas acabou sendo tocado por Darryn e despencou para o sétimo posto.
google_ad_client = “ca-pub-6830925722933424”;
google_ad_slot = “2258117790”;
google_ad_width = 300;
google_ad_height = 600;
Fenati conseguiu escalar para segundo, enquanto Mir deu sorte por não ser tirado por Binder, que tentava resistir a um ataque de Canet e acabou tocando o piloto da Kiefer.
No nono giro, Fenati conseguiu passar Ramírez e assumir a ponta, mas ficou pouco lá, já que Binder apareceu para assumir o comando. Mir também passou Fenati pelo terceiro lugar, aproveitando um toque do #5 com Marcos na curva 13.
Ramírez deu um golpe por dentro e tomou a ponta, com Binder, Mir, Fenati, Canet e Di Giannantonio aparecendo logo atrás.
Na Dry Sack, Binder voltou a tomar a ponta do companheiro de equipe, mas levou o troco metros depois, com Fenati avançando para a segunda colocação.
Na abertura da 12ª volta, Binder sofreu uma queda na curva 13, quando tentava atacar Fenati por fora, mas não se feriu e voltou para a pista. O sul-africano, no entanto, caiu para 23º.
No trecho final da volta, Fenati voltou à liderança ao passar Ramírez. Canet era terceiro, à frente de Mir, Di Giannatonio, Migno, Guevara e Martín.
Não demorou, Ramírez recuperou a ponta, agora à frente de Mir e Fenati. Com 11 voltas para o fim, o #42 tinha 0s3 de margem para o líder da Moto3,
Pouco depois, Norrodin e Bezzecchi tiveram um encontro na curva 6 e foi Adam quem levou a pior, com um tombo.
A direção de prova anunciou em meados da corrida que o incidente entre Fenati e Binder na curva 13 de Jerez estava sendo investigado.
Com nove voltas para o fim, McPhee sofreu uma queda na curva 1, mas conseguiu voltar.
Na ponta da tabela, Fenati recuperou a liderança, à frente de Ramírez, Canet, Migno, Di Giannantonio e Guevara.
Ramírez recuperou a ponta pouco depois, mas seguia pressionado por Fenati, que escapou ileso de qualquer punição, aliás. Mir atacou por dentro na curva 1 e assumiu o terceiro posto.
Fenati conseguiu recuperar a ponta, mas ficou lá por pouco tempo, já que Ramírez saltou para a liderança mais uma vez. Canet era agora o segundo, à frente de Fenati e Mir.
No fim do 18º giro, Canet passou por dentro na curva 13 e assumiu a liderança, mas Ramírez usou o vácuo para ir por dentro na um e pegar o comando. Mir subiu para terceiro, à frente de Fenati.
O piloto da Estrella Galicia 0,0 não se entregou e aproveitou a Dry Sack para voltar à liderança, à frente de Ramírez e Fenati. Mir era o quarto.
Canet até conseguiu se manter na ponta por parte da volta, mas Ramírez conseguiu retomar a liderança na Dry Sack. Fenati era o terceiro.
No fim do 20º giro, o #44 conseguiu passar Ramírez e recuperar ponta, à frente de Fenati, Mir, Di Giannantonio e Migno. Pole neste domingo, Martín vinha apenas em décimo.
Com três voltas para o fim, Fenati saltou para a ponta, com Mir subindo para a segunda colocação, à frente de Canet e Ramírez.
Com duas voltas para o fim, o top-4 tinha aberto uma pequena diferença para Di Giannantonio, o quinto.
Na ponta, Fenati ia tentando escapar, com Ramírez saltando para o segundo posto, à frente de Mir e Canet.
Na abertura do giro final, Fenati seguia na ponta, com 0s180 de margem para Mir, o segundo colocado. Ramírez era terceiro, à frente de Canet.
Mir, então, partiu para o ataque e assumiu o comando, mas logo levou o troco de Fenati, que aproveitou uma errada do rival. Canet e Ramírez vinham na sequência.
Nos metros finais, Canet saltou para a ponta e defendeu a liderança, cruzando a linha de chegada com 0s031 de vantagem para Fenati. Mir completou o pódio em Jerez.
Moto3, GP da Espanha, Classificação final:
1 |
44 |
ARÓN CANET |
ESP |
ESTRELLA GALICIA 0,0 Honda |
41:25.706 |
23 voltas |
|
2 |
5 |
ROMANO FENATI |
ITA |
ONGETTA Honda |
+0.031 |
|
|
3 |
36 |
JOAN MIR |
ESP |
KIEFER Honda |
+0.155 |
|
|
4 |
42 |
MARCOS RAMÍREZ |
ESP |
WORLDWIDE KTM |
+0.358 |
|
|
5 |
21 |
FABIO DI GIANNANTONIO |
ITA |
GRESINI Honda |
+0.946 |
|
|
6 |
16 |
ANDREA MIGNO |
ITA |
VR46 KTM |
+1.162 |
|
|
7 |
8 |
NICOLÒ BULEGA |
ITA |
VR46 KTM |
+1.417 |
|
|
8 |
33 |
ENEA BASTIANINI |
ITA |
ESTRELLA GALICIA 0,0 Honda |
+1.456 |
|
|
9 |
88 |
JORGE MARTÍN |
ESP |
GRESINI Honda |
+1.961 |
|
|
10 |
58 |
JUANFRAN GUEVARA |
ESP |
RBA Mahindra |
+2.000 |
|
|
11 |
64 |
BO BENDSNEYDER |
HOL |
RED BULL KTM AJO |
+7.431 |
|
|
12 |
95 |
JULES DANILO |
FRA |
ONGETTA Honda |
+9.958 |
|
|
13 |
19 |
GABRIEL RODRIGO |
ARG |
RBA KTM |
+10.028 |
|
|
14 |
75 |
ALBERT ARENAS |
ESP |
ASPAR Honda |
+10.665 |
|
|
15 |
71 |
AYUMU SASAKI |
JAP |
SIC Racing Team KTM |
+14.062 |
|
|
16 |
11 |
LIVIO LOI |
BEL |
KIEFER Honda |
+20.451 |
|
|
17 |
27 |
KAITO TOBA |
JAP |
TEAM ASIA Honda |
+20.699 |
|
|
18 |
84 |
JAKUB KORNFEIL |
TCH |
SAXOPRINT Peugeot |
+20.836 |
|
|
19 |
48 |
LORENZO DALLA PORTA |
ITA |
ASPAR Mahindra |
+21.624 |
|
|
20 |
40 |
DARRYN BINDER |
RSA |
WORLDWIDE KTM |
+34.081 |
|
|
21 |
41 |
NAKARIN ATIRATPHUVAPAT |
TAI |
TEAM ASIA Honda |
+37.754 |
|
|
22 |
23 |
NICCOLÒ ANTONELLI |
ITA |
RED BULL KTM AJO |
+37.799 |
|
|
23 |
14 |
TONY ARBOLINO |
ITA |
SIC58 Honda |
+37.915 |
|
|
24 |
6 |
MARÍA HERRERA |
ESP |
ARGIÑANO & GINÉS KTM |
+38.014 |
|
|
25 |
31 |
RAÚL FERNANDEZ |
ESP |
MRW ASPAR Mahindra |
+57.408 |
|
|
26 |
4 |
PATRIK PULKKINEN |
FIN |
SAXOPRINT Peugeot |
+57.494 |
|
|
27 |
96 |
MANUEL PAGLIANI |
FRA |
CIP Mahindra |
+1:00.920 |
|
|
28 |
17 |
JOHN MCPHEE |
ING |
BRITISH TALENT TEAM Honda |
NC |
|
|
29 |
12 |
MARCO BEZZECCHI |
ITA |
CIP Mahindra |
NC |
|
|
30 |
7 |
ADAM NORRODIN |
MAL |
SIC Racing Team Honda |
NC |
|
|
31 |
24 |
TATSUKI SUZUKI |
JAP |
SIC58 Honda |
NC |
|
|
32 |
63 |
VICENTE PÉREZ |
ESP |
AVINTIA ACADEMY KTM |
NC |
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
POLE |
JORGE MARTÍN |
ESP |
GRESINI Honda |
1:46.004 |
150.2 km/h |
|
VOLTA MAIS RÁPIDA |
ANDREA MIGNO |
ITA |
VR46 KTM |
1:49.923 |
148.9 km/h |
|
RECORDE |
LUIS SALOM |
ESP |
RED BULL KTM AJO |
2:16.345 |
145.5 km/h |
|
MELHOR VOLTA |
JORGE MARTÍN |
ESP |
GRESINI Honda |
1:46.004 |
150.2 km/h |
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
Condições do tempo |
|
PISTA SECA |
|
ar: 25ºC | pista: 35ºC |
|
#GALERIA(7013)
PADDOCK GP #76 DEBATE VITÓRIA DE BOTTAS NA F1 E RECEBE EDGARD MELLO FILHO
.embed-container { position: relative; padding-bottom: 56.25%; height: 0; overflow: hidden; max-width: 100%; } .embed-container iframe, .embed-container object, .embed-container embed { position: absolute; top: 0; left: 0; width: 100%; height: 100%; }
google_ad_client = “ca-pub-6830925722933424”;
google_ad_slot = “8352893793”;
google_ad_width = 300;
google_ad_height = 250;
|
|
function crt(t){for(var e=document.getElementById(“crt_ftr”).children,n=0;n80?c:void 0}function rs(t){t++,450>t&&setTimeout(function(){var e=crt(“cto_ifr”);if(e){var n=e.width?e.width:e;n=n.toString().indexOf(“px”)
var zoneid = (parent.window.top.innerWidth
document.MAX_ct0 = '';
var m3_u = (location.protocol == 'https:' ? 'https://cas.criteo.com/delivery/ajs.php?' : 'http://cas.criteo.com/delivery/ajs.php?');
var m3_r = Math.floor(Math.random() * 99999999999);
document.write("”);
Relacionado
🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da MotoGP direto no seu celular!
Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.