Chuva enlouquece MotoGP, derruba Rossi, Pedrosa e Márquez e vê Lorenzo chegar ao 1º triunfo de 2014. Aleix Espargaró é 2º

A chuva enlouqueceu a MotoGP em Aragão e provocou quedas de três dos quatro principais astros do Mundial de Motovelocidade. Colado ao asfalto e impecável na estratégia, Jorge Lorenzo conseguiu seu primeiro triunfo em 2014. Aleix Espargaró e Cal Crutchlow completam o pódio

A cobertura completa do GP de Aragão no GRANDE PRÊMIO
icone_TV Automobilismo na TV: a programação do fim de semana

Foi uma corrida inacreditável. O tempo mudou em Alcañiz neste domingo (28) e acabou virando a mesa da MotoGP. Impecável na pista e na estratégia, Jorge Lorenzo colocou um ponto final em sua difícil temporada e encerrou um jejum de vitórias que já durava desde o GP de Valência no ano passado.

Um fim de semana histórico para o Mundial de Motovelocidade merecia uma corrida como essas. No dia em que a classe rainha do campeonato chega os seu GP de número 800, o Mundial assistiu ao fim de um jejum incômodo de um de seus mais talentosos protagonistas, erros bobos de outros dois astros e uma queda assustadora de um antigo herói.

Jorge Lorenzo venceu pela primeira vez em 2014 (Foto: Xavi Bonilla/Grande Prêmio)
A classificação do Mundial de MotoGP após o GP de Aragão

O GP de Aragão teve todos os ingredientes para se tornar um blockbuster. A disputa começou com pista seca — ao menos uma boa parte —, mas já com algumas gotas caindo antes mesmo da largada. Ainda assim, os pilotos partiram para a pista com os pneus slicks, mas já com as motos reservas preparadas para uma eventualidade.

 
Na quarta volta da disputa, Valentino Rossi foi o primeiro dos grandes a ser nocauteado. Tentando passar Dani Pedrosa, o italiano precisou escapar da pista na curva sete para não tocar o pneu traseiro do espanhol, mas, por conta da grama molhada, foi jogado para o alto. O multicampeão foi escorregando em direção ao muro, com a YZR-M1 seguindo perigosamente na mesma direção.
 
Inicialmente, a transmissão cortou a imagem e deixou o espectador sem entender se Rossi foi ou não atingido pela 1000cc, mas, ao fim da corrida, exibiu um replay que mostrou a M1 passando bastante perto. Valentino foi levado ao centro médico e declarado ok, mas foi transferido para o Hospital de Alcañiz, onde vai fazer uma tomografia de crânio, já que bateu com a cabeça no chão.
Alheio ao problema com Valentino, Marc Márquez seguia na liderança da corrida, acompanhado de perto por Jorge Lorenzo, que, por sua vez, era seguido por Dani Pedrosa. O piloto da Yamaha partiu para o ataque e conseguiu trocar de posições com o líder do Mundial uma porção de vezes.
 
Restando menos de dez voltas para o fim da disputa, Lorenzo perdeu duas posições em um espaço de duas curvas e caiu para terceiro. A briga, então, se tornou caseira, com Pedrosa atacando Márquez pela ponta.
 
Cansado de só assistir, São Pedro decidiu interferir e a chuva apertou substancialmente. Atento à mudança nas condições, Aleix Espargaró foi o primeiro a ir para i pit-lane pegar a moto reserva devidamente preparada para as novas condições. Um momento chave para a corrida.
 
Alguns pilotos acompanharam Aleix, mas Pedrosa, Márquez e Lorenzo permaneceram na pista um pouco mais. Envolvidos na disputa pela ponta, os pilotos da Honda pareciam não se importar com o acúmulo de água e continuavam duelando pela ponta. 
 
O bicampeão da Yamaha foi aos boxes pegar a M1 reserva e enquanto o piloto de Palma de Mallorca estava nos pits, Pedrosa escorregou no piso molhado. Dani ainda conseguiu levantar a moto e ir para os boxes em busca da reserva, mas sem qualquer chance de brigar pela ponta. 
Aleix Espargaró conquistou seu primeiro pódio na MotoGP (Foto: Xavi Bonilla/Grande Prêmio)
Ainda assim, Márquez, de novo, passou reto pela entrada dos boxes, deixando seus mecânicos com um ar de surpresa. O arrojo do líder do Mundial, no entanto, cobrou seu preço: uma queda.
 
Assim como fez Pedrosa, Marc levantou a moto e foi para os boxes em busca da moto reserva, mas também sem qualquer possibilidade de vencer.
 
Perfeito na pista e na estratégia, Lorenzo se instalou na ponta e seguiu tranquilo e com larga vantagem para a vitória. A primeira da Yamaha no MotorLand. 
Os metros finais, porém, reservaram novas emoções. Alinhados lado a lado, Aleix e Crutchlow foram brigando até a linha de chegada, com direito, inclusive, a contato entre as duas motos. O piloto da Forward conseguiu defender a posição e recebeu a bandeirada com 0s017 de vantagem para o rival da Ducati.
 
Stefan Bradl também foi um dos que parou relativamente cedo e garantiu o quarto posto, à frente de Bradl Smith. Pol Espargaró fez um grande fim de semana e um bom começo de prova, mas perdeu um pouquinho em meados da disputa e acabou em sexto.
 
Álvaro Bautista recebeu a bandeirada em sétimo, à frente de Hiroshi Aoyama. Voltando à MotoGP após quatro provas de ausência, Nicky Hayden lidou bem com o punho operado e completou a prova no nono posto. Scott Redding completa a lista dos dez primeiros.
 
Com o resultado, Márquez segue na liderança e ainda com chances de garantir o título de 2014 no GP do Japão. O piloto de Cervera tem agora 75 pontos de vantagem para Pedrosa, que chegou aos 217 pontos. Com 214, Valentino segue em terceiro, 12 à frente de Lorenzo.

Saiba como foi o GP de Aragão de MotoGP:
 
A mudança climática em Alcañiz cercou o GP de Aragão de MotoGP de incerteza. Apesar de a chuva ter parado um bom tempo antes da corrida da categoria, a ameaça seguia no ar e os pilotos tinha de estar preparados para uma eventual flag-to-flag.
 
Às vésperas da largada, a temperatura ambiente estava em 18°C, com o asfalto atingindo os 20°C. A velocidade dos ventos estava em 10 km/h.
 
A prova deste domingo, aliás, é histórica para o esporte. Neste fim de semana, o Mundial chega ao GP de número 800 da classe rainha, que começou em 1949 com uma vitória de Harold Daniell nas 500cc na Ilha de Man.
 
Pela 11ª vez no ano, Marc Márquez tinha a pole, saindo à frente de Dani Pedrosa, que completa 29 anos amanhã. Correndo com uma versão atualizada da Desmosedici, a GP14.2, Andrea Iannone completava a primeira fila. Pol Espargaró, Cal Crutchlow e Valentino Rossi formavam a linha seguinte, com Jorge Lorenzo, Stefan Bradl, Andrea Dovizioso e Aleix Espargaró completando o top-10. Voltando às corridas após quatro provas de ausência, Nicky Hayden saiu em 18º.
 
Em termos de pneus, Márquez e Pedrosa calçaram a RCV213V com pneus médios na dianteira e duros na traseira. Iannone, por outro lado, apostou em um par de compostos médios.
 
Declarada corrida em pista seca, antes mesmo da largada já existiam relatos de pingos de chuva na área do paddock de Aragão. 
 
Com 66.584 pessoas na arquibancada, a largada da MotoGP aconteceu pontualmente às 14h (9h de Brasília). Quando as luzes se apagaram na reta aragonesa, Pedrosa tomou a ponta, com Iannone se instalando em segundo, à frente de Márquez e Lorenzo.
 
Pouco depois, Pedrosa perdeu a ponta, com Iannone assumindo a liderança, à frente de Márquez. Lorenzo tentou atacar o líder do Mundial, que fechou a porta. Dani aparecia em quarto, seguido por Pol Espargaró, Rossi, Dovizioso e Crutchlow.
 
Na abertura do segundo giro, Márquez passou Iannone, mas o piloto da Pramac deu o troco pouco depois. Marc insistiu e passou de novo, com Andrea escapando da pista na curva 10, indo parar na grama molhada. Com as ondulações, o italiano caiu e a GP14.2 ficou dando piruetas pelo ar. Andrea escapou ileso, mas a moto ficou toda arrebentada.
 
Assim, Márquez tomou a ponta, 0s159 à frente de Lorenzo. Pedrosa aparecia em terceiro, à frente de Rossi e Pol. O italiano deu uma escorregada na curva um na sequência, mas segurou a moto e o piloto da Tech3 e manteve sua posição.
 
Ainda nos primeiros giros, Karel Abraham abandonou a corrida por conta de um problema técnico com a RCV1000R da AB.
 
Rodando na ponta, Márquez imprimiu um ritmo forte e foi escapando das mãos de Lorenzo.
 
Na quarta volta, Rossi escapou da pista quando tentava ultrapassar Pedrosa na curva 7. O italiano caiu na área de escape e a YZR-M1 foi capotando em direção do multicampeão. A transmissão do Mundial cortou a imagem antes de mostrar se a moto se chocou ou não com o piloto.
 
Rossi foi retirado da pista de maca e ainda não há informações sobre a condição do piloto, mas o titular da Yamaha movia os braços enquanto era retirado da pista. Pouco depois, o piloto estava de pé, cercado por várias pessoas.
 
Alheio aos problemas de Rossi, Márquez seguia na ponta, 0s469 à frente de Lorenzo. Pedrosa vinha em terceiro, à frente de Pol, Dovizioso e Bradl.
 
Mais atrás, Pol Espargaró brigava com Cal Crutchlow pelo sexto posto. Vindo em oitavo, Bautista tentava entrar na briga.
 
No nono giro, Lorenzo passou Márquez e assumiu a ponta. O líder do Mundial, então, olhou para trás para ver onde estava Dani Pedrosa. Dovizioso aparecia em quarto, seguido por Bradl, Pol, Bautista, Crutchlow, Aleix e Smith.
 
Com 13 voltas para o fim, as equipes trabalham intensamente nos boxes para aprontar as motos reservas para qualquer eventualidade. A ameaça de chuva seguia pairando no ar.
 
Na abertura da 12ª volta, Márquez passou Lorenzo por dentro na curva um e recuperou o comando da corrida. Pedrosa permanecia em terceiro, sem ameaçar ou ser ameaçado por ninguém.
 
No mesmo giro, os fiscais passaram a agitar bandeiras brancas pela pista, alertando que os pilotos poderiam ir aos boxes para pegar motos melhores ajustas às condições.
 
Sem preocupação com a chuva, Márquez seguia em ritmo forte, se afastando de Lorenzo mais e mais. Pedrosa seguia estático em terceiro, apenas controlando a diferença e sem lançar um ataque para cima de Lorenzo.
 
Com surpreendente bom ritmo, especialmente após os treinos livres, Lorenzo conseguiu chegar junto outra vez e passou Márquez novamente, mas levou o troco pouco depois. Em busca do primeiro triunfo do ano, Jorge atacou de novo e novamente se colocou na ponta. 
 
Mesmo usando pneus mais macios que Márquez, Lorenzo conseguia manter um ritmo forte, abrindo mais e mais em relação ao rival. A chuva, entretanto, ia apertando e os pilotos precisavam de cautela extra para evitar maiores sustos.
 
Na sequência, Márquez e também Pedrosa conseguiram passar Jorge, que caiu para a terceira colocação em um espaço de duas curvas
 
Faltando sete voltas para o fim, as bandeiras de chuva começaram a ser exibidas na pista. 
 
Dani, então, agiu e atacou Márquez, que respondeu. Pedrosa conseguiu ultrapassar novamente e conseguiu se manter na frente. 
 
Em terceiro, Lorenzo perdeu um pouco de tempo ao escapar da trajetória na curva um e depois foi se afastando mais e mais. 
 
Com a chuva apertando, Aleix Espargaró foi o primeiro a descer pelo pit-lane para pegar a moto reserva. Restavam seis voltas para o fim e mais pilotos começaram a se encaminhar para os boxes, como Nicky Hayden e Alex de Angelis.
 
Na ponta, Pedrosa e Márquez seguiam com cautela, mas sem indicar que iriam para os boxes em busca de alguma mudança. 
 
Crutchlow, Smith, Bradl, Bautista e Aoyama também entraram para trocar de moto, mas Pedrosa e Márquez permaneciam na pista. O líder do Mundial, aliás, partiu para o ataque e passou Pedrosa, recuperando a ponta. 
 
Pouco depois, Dovizioso, ainda de slicks, caiu e foi mancando pegar a GP14.2, mas não conseguiu voltar para a prova. 
 
Com quatro giros para o fim, Lorenzo correu para os boxes para pegar a moto reserva. Márquez e Pedrosa passaram reto pela entrada dos boxes, mas Dani levou um tombo na reta do MotorLand, mas pegou a moto e voltou para os boxes.
 
Assim, Márquez e seus slicks seguiam na ponta, à frente de Lorenzo, Aleix, Crutchlow, Bradl, Pol, Smith, Bautista, Aoyama, Hayden, Redding, De Angelis, Petrucci, Hernández, Barberá, Parkes, Laverty e Di Meglio.
 
Hiper cauteloso por conta de seus inadequados slicks, Márquez seguia na ponta, com mais de 20s para Lorenzo, mas todo o cuidado não deu em nada, já que ele também sucumbiu às condições e caiu.
 
O líder do Mundial até conseguiu voltar para a prova, mas a liderança foi para as mãos de Lorenzo, que tinha Aleix Espargaró em segundo.
 
Márquez levantou a moto tombada, seguiu para os boxes e, enfim, pegou a reserva, mas já era tarde demais.
 
Com duas voltas para o fim, Lorenzo caminhava para seu primeiro triunfo no ano, com Aleix Espargaró e Cal Crutchlow caminhando com ele rumo ao pódio. Um dia um tanto atípico.
 
Na linha de chegada, Aleix e Crutchlow vinham lado a lado, com direito a toque e tudo, mas foi o espanhol quem recebeu a bandeirada 0s017 na frente.
 

MotoGP, GP de Aragão, MotorLand, Final:

 
1
99
JORGE LORENZO
ESP
YAMAHA
44:20.406
23 voltas
2
41
ALEIX ESPARGARÓ
ESP
FORWARD
+10.295
 
3
35
CAL CRUTCHLOW
ING
DUCATI
+10.312
 
4
6
STEFAN BRADL
ALE
LCR HONDA
+11.718
 
5
38
BRADLEY SMITH
ING
TECH3 YAMAHA
+29.483
 
6
44
POL ESPARGARÓ
ESP
TECH3 YAMAHA
+29.686
 
7
19
ÁLVARO BAUTISTA
ESP
GRESINI HONDA
+29.763
 
8
7
HIROSHI AOYAMA
JAP
ASPAR HONDA
+37.841
 
9
69
NICKY HAYDEN
EUA
ASPAR HONDA
+42.957
 
10
45
SCOTT REDDING
ING
GRESINI HONDA
+53.937
 
11
9
DANILO PETRUCCI
ITA
IODA ART
+59.824
 
12
15
ALEX DE ANGELIS
RSM
FORWARD
+1:00.718
 
13
93
MARC MÁRQUEZ
ESP
HONDA
+1:15.227
 
14
26
DANI PEDROSA
ESP
HONDA
+1:24.526
 
15
68
YONNY HERNÁNDEZ
COL
PRAMAC DUCATI
+1:38.255
 
16
70
MICHAEL LAVERTY
ING
PAUL BIRD
+1 volta
 
17
63
MIKE DI MEGLIO
FRA
AVINTIA
+1 volta
 
18
23
BROC PARKES
AUS
PAUL BIRD
+1 volta
 
19
8
HECTOR BARBERÁ
ESP
AVINTIA DUCATI
+1 volta
 
 
4
ANDREA DOVIZIOSO
ITA
DUCATI
NC
 
 
46
VALENTINO ROSSI
ITA
YAMAHA
NC
 
 
29
ANDREA IANNONE
ITA
PRAMAC DUCATI
NC
 
 
17
KAREL ABRAHAM
TCH
AB
NC
 
 
 
 
 
 
 
 
POLE
MARC MÁRQUEZ
ESP
HONDA
1:47.187
170.5 km/h
VOLTA MAIS RÁPIDA
JORGE LORENZO
ESP
YAMAHA
1:49.107
167.5 km/h
RECORDE
DANI PEDROSA
ESP
HONDA
1:48.565
168.3 km/h
MELHOR VOLTA
MARC MÁRQUEZ
ESP
HONDA
1:47.187
170.5 km/h
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Condições do tempo
 
PISTA SECA
 
ar: 18ºC | pista: 20ºC

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