Com aval de patrocinadores, Tech3 confirma escolha e Syahrin se torna primeiro malaio a disputar MotoGP

A Tech3 confirmou nesta quarta-feira (21) que Hafizh Syahrin será o substituto de Jonas Folger na temporada 2018. O #55 será o primeiro malaio a disputar a MotoGP

google_ad_client = “ca-pub-6830925722933424”;
google_ad_slot = “5708856992”;
google_ad_width = 336;
google_ad_height = 280;

A Tech3 bateu o martelo e anunciou nesta quarta-feira (21) o substituto de Jonas Folger. Com o aval de patrocinadores, o time de Hervé Poncharal confirmou que Hafizh Syahrin vai formar dupla com Johann Zarco em 2018.
 
A Tech3 foi pega de surpresa em janeiro passado, quando Folger comunicou o time de que não correria em 2018 por conta dos problemas de saúde que o afastaram das pistas na reta final da temporada passada. Sem o germânico, a escuderia francesa passou a correr contra o tempo para encontrar um segundo piloto, mas Hervé Poncharal, chefe do time, sempre deixou claro que não queria alguém que já tivesse contrato para a temporada.
 
A primeira opção foi escalar o colombiano Yonny Hernández para o teste coletivo da Malásia, mas a passagem pelo país acabou por indicar um novo caminho. Mesmo acertado com a SIC, a equipe apoiada pelo circuito de Sepang, para disputar a Moto2, Syahrin passou a ser a principal opção do time, já que conta com os mesmos apoiadores.
Hafizh Syahrin foi o escolhido para substituir Jonas Folger (Foto: Tech3)

google_ad_client = “ca-pub-6830925722933424”;
google_ad_slot = “2258117790”;
google_ad_width = 300;
google_ad_height = 600;

Hafizh, então, foi colocado na YZR-M1 para o teste da Tailândia e acabou por conquistar a equipe com sua performance. Ao fim dos três dias, o #55 ficou com o 22º posto, 1s756 mais lento que Dani Pedrosa, o líder dos trabalhos.
 
A definição por Syahrin, no entanto, dependia do aval dos patrocinadores da Tech3, conquistado por Poncharal. 
 
“Estou incrivelmente satisfeito depois de receber a boa notícia de que vou correr com a Monster Yamaha Tech3 em 2018”, disse Syahrin. “Depois de três ótimos e muito interessantes dias de testes em Buriram, onde aprendi muito, quero agradecer mais uma vez a minha equipe, especialmente Nico [Goyon] e Maxime [Reysz], mas também a Johann e Laurent [Fellon] por seus conselhos. Apenas em um curto período, eu realmente aprendi a controlar totalmente uma moto da MotoGP, o que ainda é inacreditável para mim”, continuou. 
 
“Vou tentar fazer meu melhor e dar tudo de mim neste ano. Quero agradecer Hervé, a Yamaha Motor Corporation, a Monster e toda a equipe Tech3 por acreditarem em mim e me darem esta oportunidade fantástica de competir a temporada toda na MotoGP. Obrigada à minha família, que sempre me apoiou para fazer este sonho se tornar realidade, especialmente ao meu pai, além dos meus fãs e, claro, Razlan”, afirmou. “Estou ansioso para testar outra vez no Catar e estarei ainda mais motivado. Honestamente, mal posso esperar pelo início da temporada. Estou simplesmente encantado”, completou.
Hafizh Syahrin causou boa impressão à Tech3 nos testes realizados em Sepang (Foto: Michelin)
Diretor-executivo do circuito de Sepang, Razlan Razali afirmou que a chegada de Syahrin à MotoGP é um feito histórico para a Malásia e também algo importante para a Ásia.
 
“O teste recente já era um feito histórico para Hafizh. Este anúncio oficial de Hafizh competindo a temporada completa com a Monster Yamaha Tech3 é o maior anúncio e a maior conquista para um piloto malaio depois de mais de 26 anos da Malásia recebendo a MotoGP”, frisou. “É também uma notícia fantástica para a região da Ásia. Tenho de agradecer a Hervé Poncharal por esta oportunidade, pela fé dele e confiança em Hafizh. Agora vamos entregar Hafizh aos bons cuidados dele para desenvolvê-lo a um piloto de MotoGP melhor, competitivo e completo”, continuou.
 
Chefe da Tech3, Poncharal admitiu que foi difícil encontrar alguém para substituir Folger, mas se mostrou confiante nas possibilidades de Syahrin.
 
“Estou realmente feliz por anunciar que Hafizh Syahrin será o segundo piloto da Monster Yamaha Tech3 ao lado de Johann Zarco”, começou. “Foram momentos difíceis desde que soubemos de Jonas Folger, que, infelizmente, decidiu não correr em 2018 para cuidar de sua saúde e tentar se recuperar completamente. Foi um longo processo para encontrar alguém”, sublinhou. 
 
“Em Sepang, eu encontrei Razlan Razali, nós estávamos só conversando e aí você tem ideias loucas, que, às vezes, são ao que dão melhor resultado”, comentou. “Eu gostaria de agradecer Razlan Razali por sua paixão, sua energia contagiante e pelo envolvimento que tem com a MotoGP e o esporte em geral, além de apoiar Hafizh Syahrin para subir o último degrau para a classe rainha”, agradeceu. 
 
Hervé destacou, ainda, a dificuldade que teve para convencer seus parceiros da escolha por Syahrin, mas avaliou que a performance em Buriram acabou facilitando o caminho.
 
“Nós tivemos de convencer todas as pessoas ao nosso redor de que Hafizh seria um bom piloto de MotoGP. Portanto, tivemos de dar a ele uma tarefa dura durante os três dias de testes em Buriram. No fim, ele fez um tremendo trabalho, completou a missão. A Yamaha ficou mais do que feliz com a performance dele e toda a equipe Tech3 ficou encantada”, contou. “Estou muito honrado e orgulhoso por dar a ele esta chance e sei que isso será algo histórico, porque é a primeira vez que um piloto malaio corre uma temporada completa em uma moto de MotoGP, e nós sabemos quão popular é o nosso esporte nesta parte do mundo”, lembrou. 
 
“Quero dizer a Hafizh: seja bem-vindo à nossa família! Vamos cuidar de você como um filho e tenho certeza de que podemos ter uma ótima temporada. Você pode aprender com o time, com Johann. Obrigado por seu entusiasmo e por seu envolvimento. Mal posso esperar para estar no Catar com a nossa moto”, concluiu.
Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da MotoGP direto no seu celular!Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra, Escanteio SP e Teleguiado.