Com Vázquez e Fenati inspirados, Miller controla empolgação dos rivais e vence 2ª do ano na Moto3

Em mais uma prova brilhante na Moto3, Jack Miller conseguiu controlar a inspiração dos rivais e venceu a segunda seguida em 2014. Brilhante, Romano Fenati garantiu o segundo posto e foi para os braços do chefe Valentino Rossi celebrar o resultado

 A cobertura completa do GP das Américas no GRANDE PRÊMIO
icone_TV  Automobilismo na TV: a programação do fim de semana
 As imagens deste domingo de Mundial de Motovelocidade em Austin

A Moto3 é hoje a melhor categoria do universo. Disputada de bandeira a bandeira, a prova deste domingo (13) foi mais um show protagonizado pelos pilotos mais jovens do Mundial de Motovelocidade. Apesar da inspiração de todos os ponteiros, Jack Miller conseguiu controlar a empolgação dos rivais e triunfou em Austin para se tornar o primeiro australiano a vencer duas provas seguidas na classe menor em toda a história do certame.

Romano Fenati e Jack Miller foram dois dos grandes protagonistas deste fim de semana (Foto: Lacey Seymour)
A classificação da MotoGP após o GP das Américas

A disputa deste domingo teve Miller, Romano Fenati, Éfren Vázquez e Álex Márquez como principais protagonistas. O espanhol da RTG rodou em segundo na maior parte do tempo, mas sempre pressionado pelo piloto da Estrella Galicia 0,0.

 
Fenati, por sua vez, vez uma belíssima prova de recuperação e surgiu nas voltas finais para brigar pela ponta. Depois de muitas trocas de posição, Márquez acabou caindo nos metros finais e deixou Jack, Romano e Vázquez para brigarem pela vitória. 
 
Já na reta de chegada, Miller conseguiu bater o piloto da VR46 por 0s069 e faturar sua segunda vitória no ano. Vázquez recebeu a bandeirada em terceiro, 0s172 atrás do vencedor.
Álex Rins não teve chances de brigar pela ponta, mas venceu um bom duelo com Jakub Kornfeil para garantir a quarta colocação. Alexis Masbou aparece em sexto, à frente de Francesco Bagnaia  e Danny Kent. John McPhee ficou em nono, com o estreante Karel Hanika fechando a lista dos dez primeiros.
 
Eric Granado se beneficiou do tombo de Márquez e garantiu o 18º posto na prova deste domingo. O brasileiro encerrou a corrida 49s325 depois de Miller.
 
Antes de seguir para o parque fechado, Fenati aproveitou a pista de Austin para celebrar com o chefe Valentino Rossi e os demais responsáveis pela Academia de Pilotos VR46, a escola do multicampeão italiano. 
Saiba como foi o GP das Américas de Moto3:
 
O GP das Américas começou com Jack Miller na ponta. Além de ser a primeira da carreira do piloto da Red Bull KTM Ajo, a pole de Austin é também a primeira de um australiano na categoria menor desde que Casey Stoner iniciou o GP da Holanda de 2004 na frente.
 
Igualando seu melhor grid no Mundial, Éfren Vázquez saiu em segundo, à frente de Álex Rins e Álex Márquez. Niccolò Antonelli e Jakub Kornfeil completavam a segunda fila, seguidos por Alexis Masbou, Romano Fenati, Isaac Viñales e Brad Binder.
 
Depois sofrer uma forte queda no treino classificatório, Eric Granado não conseguiu se recuperar nas poucas voltas que completou na sessão e iniciou a disputa no Texas no 19º posto.
 
Apesar da previsão de chuva e das muitas nuvens no céu texano, a largada da Moto3 aconteceu com pista seca, com os termômetros indicando 23°C de temperatura ambiente e 26°C na pista.
 
Quando as luzes do Circuito das Américas se apagaram para as 18 voltas da corrida, Miller manteve a ponta apesar da ameaça de Miller. Ainda nos primeiros metros, Arthur Sissis e Andrea Locatelli caíram e se despediram da disputa.
 
Na ponta, Miller seguia firme, mas acompanhado de perto por Vázquez. Kornfeil fez uma ótima largada e assumiu o terceiro posto, seguido por Márquez, Rins e Viñales. 
 
Enquanto Miller e Vázquez disparavam na ponta, o segundo pelotão vinha mais movimentado. Puxados por Mázquez, os pilotos começaram a tentar se aproximar dos ponteiros. A diferença era de 1s926.
 
Também nas primeiras voltas, Hafiq Azmi caiu na traiçoeira curva 11 e escapou de ser atropelado pelo pelotão que vinha atrás. Apesar do susto, o piloto da Sic-Ajo logo tratou de subir na moto e voltou para a corrida.
 
Pouco depois, Luca Grünwald foi punido com um ride-through por queimar a largada e cumpriu a pena na sequência.
 
Na frente, Miller seguia defendendo a liderança, mas seguia acompanhado por Vázquez, que vinha 0s228 atrás. Márquez, por sua vez, seguiu lutando para entrar na briga pela vitória. Eric Granado tinha o 23º posto.
 
Romano Fenati também conseguiu imprimir um bom ritmo nas primeiras voltas e saltou de oitavo para quinto, logo atrás de Rins. Kornfeil aparecia em sexto, seguido por Antonelli, Viñales, Masbou e Bagnaia.
 
De tanto insistir, Márquez aproveitou a quinta volta para chegar de vez em Vázquez e Miller e entrar na briga pela vitória. Rins, que vinha em quarto, tinha 1s385 de atraso para o companheiro de Estrella Galicia 0,0. 
 
Acelerando mais que os rivais, Álex colocou do lado na reta de Austin e logo engoliu Vázquez, subindo para o segundo posto. Rodando em oitavo, Isaac Viñales sofreu uma queda na curva 19 e deixou a disputa.
 
Na frente, Vázquez conseguiu recuperar o segundo posto, mas seguia no bolo com Miller e Mázquez.
 
Mais atrás, Granado vinha se recuperando pouco a pouco e assumiu o 19º posto após passar Deroue e Oettl. 
 
Pouco depois, a curva 19 fez mais uma vítima, com Niccolò Antonelli deixando a disputa após um acidente.
 
Na ponta, Álex Márquez aproveitou a reta de Austin mais uma vez e deixou Vázquez para trás, mas sem conseguir tirar a ponta de Miller. Um pouco atrás. Fenati vinha bem e tirou o quarto posto de Rins, mas o piloto da Estrella Galicia 0,0 não se entregou e seguiu brigando pela posição.
 
Com nove voltas para o fim, Márquez estudava os passos de Miller procurando um ponto de ultrapassagem. Vázquez, por sua vez, fazia o mesmo e buscava uma forma de deixar o irmão de Marc para trás.
 
Com sete giros para o fim, Éfren atacou na reta e passou Márquez para assumir a segunda posição. Fenati vinha em quarto, seguido por Rins, Kornfeil, Masbou, Bagnaia, Guevara e Kent. Granado era o 19º, 2s679 atrás de Alessandro Tonucci, que tinha a 18ª posição.
 
Na mesma volta, Márquez conseguiu deixar Vázquez para trás e recuperou o segundo posto. Na entrada da curva um, Éfren retomou a frente. Mais atrás, Kornfeil bateu Rins e subiu para o quinto posto.
 
Na passagem seguinte, o piloto de Cervera de novo aproveitou a reta texana para engolir Vázquez e recuperar o segundo posto. Um pouco atrás, Fenati vinha descontando a diferença para tentar entrar na briga pelo pódio.
 
Além da briga pela ponta, Rins e Kornfeil vinham em um bom duelo, com o piloto espanhol levando a melhor. Na freada da reta oposta, Álex errou a freada e permitiu a passagem de Vázquez. Enquanto isso, Fenati chegou de vez e passou a brigar pelo pódio.
 
Líder, Miller seguia relativamente tranquilo. Embora não tenha escapado dos rivais, também não tinha sua posição ameaçada, já que os pilotos mais próximos estavam empenhados em brigar pelo segundo posto.
 
Vázquez ainda tentou atacar, mas Miller defendeu a posição. Na reta, Fenati colocou por fora e engoliu Vázquez e Márquez em uma tacada só, subindo para segundo. Álex ainda passou Éfren, mas levou o troco na sequência.
 
Tentando orgulhar o chefe, Fenati não economizou e passou a preparar o ataque para cima de Miller. Sempre na reta, Éfren atacou e passou Fenati, atacando Miller na sequência. 
 
O australiano conseguiu manter a frente, enquanto Fenati e Vázquez travavam um lindo duelo. Atento à movimentação, Jack começou a tentar escapar, aproveitando que Vázquez e Fenati seguiam brigando. Márquez vinha perto, mas sem atacar.
 
Antes de abrir a penúltima volta, Vázquez tomou ponta, mas foi batido por Fenati e Miller na sequência, com o australiano recuperando a ponta. Éfren veio de novo, passou Romano e reassumiu a segunda colocação.
 
Na última volta, Vázquez tomou a ponta na reta oposta, mas viu Fenati passar e assumir a ponta. O italiano errou na sequência e permitiu que Miller recuperasse a liderança. Já nos últimos metros, Márquez tomou um tombo feio e não conseguiu completar.
 
Mesmo levando a briga até a linha de chegada, Miller venceu, à frente de Fenati e Vázquez.
 

Foto: Vá com a AMK VIAGENS para a Espanha e acompanhe de perto o GP DA CATALUNHA, sétima etapa da temporada 2014 da #<a href=MotoGP! Confira os pacotes e preços e faça sua reserva!É só clicar aqui:http://amkviagens.com.br/2011/index.php/terrestres_internacionais/ver/106" src="https://fbcdn-sphotos-e-a.akamaihd.net/hphotos-ak-frc1/t1/s843x403/1620639_617958788253689_302333835_n.png" style="background-color: transparent;border: none;margin: 0px;padding: 0px;vertical-align: baseline;height: 241px;width: 650px"/>

Moto3, GP das Américas, Austin, Final:

 
1
8
JACK MILLER
AUS
AJO KTM
41:06.659
18 voltas
2
5
ROMANO FENATI
ITA
VR46 KTM
+0.069
 
3
7
ÉFREN VÁZQUEZ
ESP
RTG Honda
+0.172
 
4
42
ALEX RINS
ESP
ESTRELLA GALICIA Honda
+7.182
 
5
84
JAKUB KORNFEIL
TCH
LAGLISSE KTM
+7.264
 
6
10
ALEXIS MASBOU
FRA
ONGETTA Honda
+20.107
 
7
14
FRANCESCO BAGNAIA
ITA
VR46 KTM
+20.381
 
8
52
DANNY KENT
ING
AJO Husqvarna
+23.981
 
9
17
JOHN McPHEE
ING
RTG Honda
+24.032
 
10
98
KAREL HANIKA
TCH
AJO KTM
+24.222
 
11
58
JUANFRAN GUEVARA
ESP
ASPAR Kalex KTM
+24.817
 
12
11
LIVIO LOI
BEL
MARC VDS Kalex KTM
+34.634
 
13
33
ENEA BASTIANINI
ITA
GRESINI KTM
+34.955
 
14
31
NIKLAS AJO
FIN
AJO Husqvarna
+35.020
 
15
44
MIGUEL OLIVEIRA
POR
MAHINDRA
+35.436
 
16
19
ALESSANDRO TONUCCI
ITA
CIP  Mahindra
+38.306
 
17
63
ZULFAHMI KHAIRUDDIN
MAL
ONGETTA Honda
+38.536
 
18
57
ERIC GRANADO
BRA
LAGLISSE KTM
+49.325
 
19
9
SCOTT DEROUE
ALE
RW Kalex KTM
+1:02.422
 
20
65
PHILIPP OETTL
ALE
INTERWETTEN Kalex KTM
+1:02.609
 
21
20
ANA CARRASCO
ESP
RW Kalex KTM
+1:02.695
 
22
95
JULES DANILO
FRA
AMBROGIO Mahindra
+1:08.860
 
23
43
LUCA GRÜNWALD
ALE
KIEFER Kalex KTM
+1:18.905
 
25
55
ANDREA LOCATELLI
ITA
TEAM ITALIA Mahindra
+2:04.082
 
26
51
BRYAN SCHOUTEN
ALE
CIP Mahindra
+1 volta
 
27
12
ÁLEX MARQUEZ
ESP
ESTRELLA GALICIA Honda
+1 volta
 
28
4
GABRIEL RAMOS
VEN
KIEFER Kalex KTM
NC
 
29
23
NICCOLÒ ANTONELLI
ITA
GRESINI KTM
NC
 
30
41
BRAD BINDER
SAF
AMBROGIO Mahindra
NC
 
30
38
HAFIQ AZMI
MAL
SIC-AJO KTM
NC
 
31
25
ISAAC VIÑALES
ESP
LAGLISSE KTM
NC
 
32
61
ARTHUR SISSIS
AUS
MAHINDRA
NC
 
33
3
MATTEO FERRARI
ITA
TEAM ITALIA Mahindra
NC
 
 
 
 
 
 
 
 
POLE
JACK MILLER
AUS
AJO KTM
2:16.342
145.5 km/h
VOLTA MAIS RÁPIDA
ÁLEX MARQUEZ
ESP
ESTRELLA GALICIA Honda
2:16.354
145.5 km/h
RECORDE
LUIS SALOM
ESP
RED BULL KTM AJO
2:16.345
145.5 km/h
MELHOR VOLTA
JACK MILLER
AUS
AJO KTM
2:16.342
145.5 km/h
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Condições do tempo
 
PISTA SECA
ar: 22ºC | pista: 25ºC

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da MotoGP direto no seu celular!Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra, Escanteio SP e Teleguiado.