google_ad_client = “ca-pub-6830925722933424”;
google_ad_slot = “5708856992”;
google_ad_width = 336;
google_ad_height = 280;
A MotoGP viveu um de seus dias mais bizarros neste domingo (8). Como clima voltando a interferir nas atividades em Termas de Río Hondo, a direção de prova precisou improvisar e acabou causando uma confusão sem tamanho na segunda etapa da temporada 2018. Alheio às dificuldades organizacionais da categoria, Cal Crutchlow venceu um belo duelo com Johann Zarco.
A confusão começou com a virada no clima ao fim da prova da Moto2. Com o retorno da chuva, a corrida da MotoGP foi declarada em pista molhada, mas o relato de quem estava no circuito era de que o asfalto já começava a secar após uma garoa fina.
Dos 24 pilotos da categoria, apenas Miller tinha arriscado e deixado os boxes com os slicks, com os demais todos com as motos acertadas para chuva. Às vésperas da partida, porém, todos voltaram para os boxes, deixando Jack sozinho no grid.
Cal Crutchlow comemora vitória na Argentina que dá liderança no Mundial da MotoGP (Foto: Michelin)
O normal seria que os outros largassem do pit-lane, mas a organização do campeonato optou por adiar a largada. Prejudicado, o #43 protestou e forçou a MotoGP a encontrar uma saída. A direção de prova, então, recolocou os pilotos no grid, mas dando ao australiano três filas de vantagem.
Como confusão pouca é bobagem, a moto de Marc Márquez apagou pouco antes da largada, mas o espanhol conseguiu botar a RC213V para funcionar no tranco e saiu da posição normal do grid. Por mais estranho que isso possa parecer.
Depois de seis voltas e na liderança desde o primeiro giro, Márquez entrou nos pits para cumprir o ride-through que recebeu pela polêmica largada. Marc foi sancionado por ter andado na contramão durante o procedimento de largada.
google_ad_client = “ca-pub-6830925722933424”;
google_ad_slot = “2258117790”;
google_ad_width = 300;
google_ad_height = 600;
Com Márquez no fundo do pelotão, Miller retomou a liderança, mas sempre pressionado por Álex Rins e com Zarco e Crutchlow bem perto. Os pilotos da Pramac e da Suzuki chegaram a inverter suas posições algumas vezes, mas foi o #35 quem aproveitou uma escapada do #43 para tomar a ponta.
Com quatro giros para o fim, porém, Zarco tomou a liderança do rival da LCR. Mais atrás, Márquez foi com tudo para cima de Rossi, mas forçou o italiano para fora da pista. O #93, então, foi alvo de uma nova investigação por conta da queda do piloto da Yamaha, que pisou na grama molhada.
A direção de prova logo anunciou que o incidente estava sendo investigado, mas a punição só saiu após a bandeirada, com o acréscimo de 30s ao tempo do espanhol.
Nas voltas finais, Crutchlow e Rins travaram um lindo duelo, mas foi o britânico quem levou a melhor, recebendo a bandeirada com 0s251 de vantagem para o piloto da Tech3. Rins, por sua vez, acabou em terceiro.
Depois de sobreviver a uma verdadeira epopeia, Miller foi o só quarto. Márquez recebeu a bandeirada em quinto, mas caiu para 18º após a punição, promovendo Maverick Viñales.
Andrea Dovizioso ficou com a sexta colocação, com Tito Rabat, Andrea Iannone, Hafizh Syahrin e Danilo Petrucci completando a lista dos dez melhores. Após o tombo, Rossi voltou para a pista para receber a bandeirada em 19º.
Saiba como foi o GP da Argentina de MotoGP:
A chuva está mesmo perseguindo a MotoGP na Argentina. Confirmando a previsão, o tempo virou justo na hora da largada da classe rainha. Sem muitas mudanças em relação ao que aconteceu no fim de semana, os termômetros marcavam 21°C, com o asfalto chegando a 22°C.
Repetindo a história de Moto3 e Moto2, a MotoGP também tinha um estreante na pole-position: Jack Miller, o primeiro australiano no topo do grid desde que Casey Stoner saiu na frente no GP da Austrália de 2012. O feito do #43, aliás, é o primeiro de um piloto independente da Ducati.
Dani Pedrosa aparece na sequência, com Johann Zarco fechando o top-3. É, aliás, o sexto top-3 consecutivo do piloto da Tech3.
Em sua melhor performance classificatória na classe rainha, Tito Rabat tinha o quarto posto, à frente de Álex Rins e Marc Márquez. Aleix Espargaró, Andrea Doviziosoe Maverick Viñales formam a fila seguinte.
Para a prova deste fim de semana, a Michelin levou quatro opções de pneus dianteiros e traseiros: macios, duas alternativas médias e duros. Além disso, os pneus de chuva estavam disponíveis nas versões macias e médias, com os calçados traseiros construídos de forma assimétrica, com a borracha mais resistente do lado direito.
Pouco antes da largada começou a correria no grid da classe rainha. Com a corrida declarada molhada, muitos pilotos voltaram aos boxes. Depois, o início da prova acabou sendo adiado por questões de segurança.
Miller, que calçou pneus médios slick, foi o único piloto que seguiu no grid. O competidor mostrou claramente seu descontentamento, pois foi prejudicado com o adiamento do apagar das luzes.
A confusão seguiu por muitos minutos. A direção de prova não decidia o que iria fazer. Pelo regulamento, todos os 23 competidores deveriam largar do pit-lane por terem voltado aos boxes.
Por conta do atraso, a corrida acabou diminuída para 24 voltas, perdendo um giro total. Ainda, ao voltarem para o grid, os pilotos alinharam três filas atrás de Miller, para manter a vantagem do piloto.
Logo após a volta de apresentação uma nova situação. Márquez apresentou um problema com sua moto. Mas de forma rápida, o espanhol logo a religou e alinhou no sexto posto.
Assim que, enfim, a largada foi autorizada, obviamente Miller seguiu na ponta. Na segunda colocação seguia Pedrosa, com Zarco em terceiro. Márquez logo pulou para quarto e logo começou um quente embate com seu companheiro.
Em um movimento ousado, o #93 foi para cima do #26 e conseguiu a segunda colocação. Ele chegou a fazer uma investida em cima de Jack, mas o ponteiro conseguiu segurar o adversário. Atrás, Pedrosa teve um golpe de azar e caiu da moto, encerrando sua corrida de forma prematura.
Não demorou muito para que Marc desse o bote certeiro em cima de Miller. No segundo giro da corrida ele logo assumiu a primeira colocação.
Com 22 voltas para o fim, a ordem era Márquez, Miller, Rins, Zarco e Crutchlow. Em um final de semana bastante apagado, Dovizioso era o sétimo, tentando ganhar posições no pelotão.
Foi informado com 21 giros para o fim, portanto, que Márquez estava sendo investigado por seu procedimento na largada.
Na volta seguinte os fiscais de pista tremulavam bandeiras brancas sinalizando que os pilotos poderiam trocar as motos caso sentissem necessidade.
Por fim, a penalização do titular da Honda foi um ride-through. O motivo foi que, ao ter o problema em sua moto, o piloto acabou andando na contramão da pista para retornar para a sua posição. Não demorou e o piloto logo se dirigiu para os boxes. Ele retornou para a pista em 19º.
Com isso, Miller voltou a tomar a ponta do pelotão, seguido por Rins, Zarco, Crutchlow e Dovizioso, que já era quinto em uma bela corrida de recuperação. Em final de semana ruim, Lorenzo era o 21º.
O #93 começou a galgar posições. Em uma briga de posições, acabou forçando para cima de Aleix Espargaró. Após o lance, pediu desculpas ao piloto. Pouco depois a cena se repetiu com Morbidelli, mas dessa vez o ítalo-brasileiro levou a melhor em cima do adversário.
Enquanto no pelotão da frente apareciam Miller, Rins, Zarco e Crutchlow, mais para trás tinham Dovizioso, Viñales e Rossi. Rabat, Syahrin e Iannone completavam o rol dos dez pilotos. Atrás, Márquez estava já na zona de pontos.
Então, uma briga pela primeira posição começou a se desenhar. Rins começou a diminuir a diferença para Jack, até tentar tomar o posto. Com ritmo inferior, não conseguiu dar o bote final. Zarco e Crutchlow seguiam a dupla de perto.
O #93 começou a galgar posições. Em uma briga de posições, acabou forçando para cima de Aleix Espargaró. Após o lance, pediu desculpas ao piloto. Pouco depois a cena se repetiu com Morbidelli, mas dessa vez o ítalo-brasileiro levou a melhor em cima do adversário.
Enquanto no pelotão da frente apareciam Miller, Rins, Zarco e Crutchlow, mais para trás tinham Dovizioso, Viñales e Rossi. Rabat, Syahrin e Iannone completavam o rol dos dez pilotos. Atrás, Márquez estava já na zona de pontos.
Então, uma briga pela primeira posição começou a se desenhar. Rins começou a diminuir a diferença para Jack, até tentar tomar o posto. Com ritmo inferior, não conseguiu dar o bote final. Zarco e Crutchlow seguiam a dupla de perto.
Em um lance, Crutchlow ultrapassou Zarco e Rins, que acabou cometendo um erro e abrindo demais na curva, caiu para quarto. Com oito voltas para o fim, Miller ponteava, seguido por Crutchlow, Zarco, Álex e Viñales.
Mais atrás na tabela, Dovizioso seguia preso na sétima colocação, até que Márquez o alcançou e fez fácil a ultrapassagem. Agora, o espanhol partia para cima de Rossi, o sexto colocado.
Agora foi a vez de Miller quem errou, escorregando na pista. Foi a oportunidade de Cal ultrapassá-lo e tomar a ponta. O inglês ainda trouxe Johann junto, que agora era o segundo colocado. Jack caiu para quarto.
Foi então que, enfim, o #93 encontrou com Rossi na pista. O espanhol começou a pressionar o italiano que, quando foi abrir para o adversário, acabou caindo da moto. Ele logo subiu na moto para retornar para o traçado. O incidente ficou sob investigação.
Com quatro voltas para o fim, Zarco acabou superando Crutchlow para tomar a primeira colocação da tabela. Rins aparecia em terceiro, com Miller em quarto e Viñales completando o top-5 do momento.
Mas o #35 não se via satisfeito em terminar em segundo e insistia nos ataques em cima do francês. Com diferença diminuta entre eles, o titular da tech3 mostrava todo o seu talento segurando ele.
E com 2 giros para o tremular da bandeira quadriculada, Crutchlow tomou novamente a ponta em uma grande passagem em cima de Johann.
Os últimos metros seguiam animados em Termas de Río Hondo. Crutchlow conseguiu segurar os últimos ataques de Zarco para garantir a vitória da insana prova na Argentina. Rins completou o pódio.
Por fim, ainda, Márquez recebeu uma última punição por conta do lance em cima de Rossi. O espanhol da Honda teve um acréscimo de 30s em seu tempo final de prova.
MotoGP 2018, GP da Argentina, Termas de Río Hondo, Final:
1 |
35 |
CAL CRUTCHLOW |
ING |
LCR HONDA |
40:36.342 |
20 voltas |
2 |
5 |
JOHANN ZARCO |
FRA |
TECH3 YAMAHA |
+0.251 |
|
3 |
42 |
ÁLEX RINS |
ESP |
SUZUKI |
+2.501 |
|
4 |
43 |
JACK MILLER |
AUS |
PRAMAC DUCATI |
+4.390 |
|
5 |
25 |
MAVERICK VIÑALES |
ESP |
YAMAHA |
+14.941 |
|
6 |
4 |
ANDREA DOVIZIOSO |
ITA |
DUCATI |
+22.533 |
|
7 |
53 |
TITO RABAT |
ESP |
AVINTIA DUCATI |
+23.026 |
|
8 |
29 |
ANDREA IANNONE |
ITA |
SUZUKI |
+23.921 |
|
9 |
55 |
HAFIZH SYAHRIN |
MAL |
TECH3 YAMAHA |
+24.311 |
|
10 |
9 |
DANILO PETRUCCI |
ITA |
PRAMAC DUCATI |
+26.003 |
|
11 |
44 |
POL ESPARGARÓ |
ESP |
KTM |
+31.022 |
|
12 |
45 |
SCOTT REDDIING |
ING |
APRILIA GRESINI |
+31.891 |
|
13 |
30 |
TAKAAKI NAKAGAMI |
JAP |
LCR HONDA |
+32.452 |
|
14 |
21 |
FRANCO MORBIDELLI |
ITA |
MARC VDS HONDA |
+42.061 |
|
15 |
99 |
JORGE LORENZO |
ESP |
DUCATI |
+42.274 |
|
16 |
19 |
ÁLVARO BAUTISTA |
ESP |
ÁNGEL NIETO DUCATI |
+42.625 |
|
17 |
12 |
THOMAS LÜTHI |
SUI |
MARC VDS HONDA |
+43.350 |
|
18 |
93 |
MARC MÁRQUEZ |
ESP |
HONDA |
+43.860 |
+30s |
19 |
46 |
VALENTINO ROSSI |
ITA |
YAMAHA |
+52.082 |
|
20 |
17 |
KAREL ABRAHAM |
RTC |
ÁNGEL NIETO DUCATI |
+1:03.944 |
|
21 |
10 |
XAVIER SIMÉON |
BEL |
AVINTIA DUCATI |
1:10.144 |
|
|
38 |
BRADLEY SMITH |
ING |
KTM |
NC |
|
|
41 |
ALEIX ESPARGARÓ |
ESP |
APRILIA GRESINI |
NC |
|
|
26 |
DANI PEDROSA |
ESP |
HONDA |
NC |
|
|
|
|
|
|
|
|
POLE |
JACK MILLER |
AUS |
PRAMAC DUCATI |
1:47.153 |
161.4 km/h |
VOLTA MAIS RÁPIDA |
MARC MÁRQUEZ |
ESP |
HONDA |
1:39.902 |
173.1 km/h |
RECORDE |
VALENTINO ROSSI |
ITA |
YAMAHA |
1:39.019 |
174.7 km/h |
MELHOR VOLTA |
MARC MÁRQUEZ |
ESP |
HONDA |
1:37.683 |
177.1 km/h |
|
|
|
|
|
|
|
|
|
Condições do tempo |
|
PISTA MOLHADA |
|
ar: 22ºC | pista: 23ºC |
#GALERIA(8344)
CEDO DEMAIS?
ALONSO ENTRA NO ‘MODO EMPOLGOU’ ANTES DO TEMPO
.embed-container { position: relative; padding-bottom: 56.25%; height: 0; overflow: hidden; max-width: 100%; } .embed-container iframe, .embed-container object, .embed-container embed { position: absolute; top: 0; left: 0; width: 100%; height: 100%; }
Relacionado
🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da MotoGP direto no seu celular!
Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.