Dovizioso aproveita erro de Rossi e se torna nono vencedor da temporada 2016 da MotoGP. Lorenzo herda pódio na Malásia

Andrea Dovizioso aproveitou um erro de Valentino Rossi quando restavam cinco voltas para o fim do GP da Malásia e entrou para a lista de vencedores diferentes da temporada 2016. Jorge Lorenzo herdou o terceiro posto do pódio com quedas dos rivais

A MotoGP, enfim, tem um nono vencedor na temporada 2016 da MotoGP: Andrea Dovizioso. Pole-position neste domingo (30), o italiano perdeu a ponta ainda nos primeiros metros, mas soube remar o necessário e contou com um erro de Valentino Rossi já nas voltas finais para disparar na ponta e conquistar o segundo triunfo da Ducati no ano.

 
A chuva veio para valer, mas não impediu a classe rainha de apresentar um bom espetáculo para o público que lotou o circuito de Sepang. As voltas iniciais trouxeram uma boa disputa, com Andrea Iannone logo se colocando no comando da prova.
Andrea Dovizioso é o nono vencedor diferente de 2016 (Foto: Ducati)

window._ttf = window._ttf || [];
_ttf.push({
pid : 53280
,lang : “pt”
,slot : ‘.mhv-noticia .mhv-texto > div’
,format : “inread”
,minSlot : 1
,components : { mute: {delay :3}, skip: {delay :3} }
});

(function (d) {
var js, s = d.getElementsByTagName(‘script’)[0];
js = d.createElement(‘script’);
js.async = true;
js.src = ‘//cdn.teads.tv/media/format.js’;
s.parentNode.insertBefore(js, s);
})(window.document);

Com bom ritmo, Rossi pressionou o #29 durante todo o tempo, mas, mesmo ao assumir a ponta, não conseguiu se livrar da pressão da Ducati. Terceiro, Dovizioso tirou Iannone do caminho e partiu em busca do #46.
 
Com cinco voltas para o fim, sofrendo com o pneu dianteiro da YZR-M1, Rossi errou na curva 1, permitiu a passagem do rival e não teve mais condições de dar combate, ampliando para dez provas a seca da Yamaha.
 

google_ad_client = “ca-pub-6830925722933424”;
google_ad_slot = “5708856992”;
google_ad_width = 336;
google_ad_height = 280;

Terceiro no grid de largada, Jorge Lorenzo fez uma boa saída, mas sucumbiu as condições e despencou para o sexto posto. O #99, entretanto, acabou beneficiado por quedas de Cal Crutchlow, Marc Márquez e Iannone e ficou com o último posto do pódio.
 
De volta à Avintia após substituir Iannone na Ducati nas últimas duas corridas, Héctor Barberá venceu uma disputa com Loris Baz e ficou com o quarto posto.
 
Depois de impressionar no piso seco durante os treinos, Maverick Viñales fez uma corrida discreta no circuito de Selagor e recebeu a bandeirada em um isolado sexto posto, 2s8 à frente de Álvaro Bautista, que igualou o melhor resultado da Aprilia na temporada.
 
Jack Miller colocou a Marc VDS no oitavo posto, com Pol Espargaró e Danilo Petrucci completando o rol dos dez melhores.
 
Pela segunda corrida consecutiva, Márquez caiu, mas conseguiu voltar para a pista e receber a bandeirada em 11º. A Honda tinha neste fim de semana a chance de definir o Mundial de Construtores.
 
A classificação do Mundial de MotoGP após o GP da Malásia

Saiba como foi o GP da Malásia de MotoGP:
 

google_ad_client = “ca-pub-6830925722933424”;
google_ad_slot = “2258117790”;
google_ad_width = 300;
google_ad_height = 600;

O clima equatorial da Malásia voltou a dar o tom neste domingo. Assim como aconteceu ao longo de todo o fim de semana, o calor apareceu cedo, mas a chuva esperou a tarde para dar as caras. Depois de uma breve interrupção na parte final da Moto2, a chuva ganhou corpo, facilitando a escolha de pneus da MotoGP. Às vésperas da largada para a penúltima etapa da temporada 2016, a temperatura estava na casa dos 27°C, com o asfalto chegando a 30°C. 
 
Pela segunda vez no ano, a pole era de Andrea Dovizioso — é, aliás, a primeira vez que o italiano sai na frente mais do que uma vez na MotoGP e também a primeira pole da Ducati na Malásia desde que Loris Capirossi puxou o pelotão em 2005.
 
Valentino Rossi vinha em segundo, à frente de Jorge Lorenzo, que nunca venceu na Malásia na classe rainha do Mundial de Motovelocidade.
 
Sofrendo com uma gastroenterite ao longo de todo o fim de semana, Marc Márquez ficou com o quarto posto, abrindo a segunda fila à frente de Cal Crutchlow e Andrea Iannone, que volta ao Mundial depois de ausência de quatro provas por lesão.
 
Na corrida que marca a estreia do novo asfalto de Sepang na MotoGP, a Michelin reservou os slicks dianteiros macios, médios e duros, e traseiros médios e duros. Além disso, os pilotos também podem optar pelos compostos intermediários, ou pelos pneus de chuva médios e duros.
Valentino Rossi enfrentou as duas Ducati na Malásia (Foto: Yamaha)
Por conta da piora nas condições climáticas, a direção de prova decidiu adiar a abertura do pit-lane, mas manteve o horário da largada. No momento em que os pilotos deixaram os boxes, a chuva tinha voltado a apertar.
 
Rossi saiu com uma moto dos boxes, mas voltou para pegar outra após a volta de instalação.
 
Mas, como tudo acontece nessa trinca de provas, a largada acabou adiada por conta da piora nas condições. O hino local, no entanto, permaneceu no horário previsto.
 

google_ad_client = “ca-pub-6830925722933424”;
google_ad_slot = “2258117790”;
google_ad_width = 300;
google_ad_height = 600;

A direção de prova, então, optou por adiar a largada em 15 minutos e reduzir uma volta da corrida, que passou a ter um total de 19 giros.
 
Depois de uma nova volta de instalação, os pilotos não pareciam muito animados com as condições de pista, especialmente a dupla da Yamaha. Rossi e Lorenzo conversaram um pouco com Loris Capirossi, comissário de segurança da MotoGP, e o #99 parecia bem irritado.
 
A decisão, então, foi a de adiar mais cinco minutos a largada, que passou a ser às 15h20 (locais).
 
Quando os pilotos, enfim, partiram para a volta de aquecimento, os seis posicionados na primeira fila tinham feito uma opção igual, calçando as motos com os compostos de chuva mais macios disponíveis.
 
Com a chuva e o atraso, a temperatura caiu um pouco em Sepang, baixando para 25°C, com o asfalto em 28°C. O vento soprava a uma velocidade de 6 km/h.
 
Quando as luzes se apagaram em Sepang, os 95.316 espectadores viram Lorenzo sair bem e tomar a ponta, com Márquez pulando para o segundo posto logo de cara, à frente de Rossi.
 
Dovizioso reagiu rápido, passou Rossi e se instalou em terceiro, logo partindo para o ataque para retomar a liderança da corrida com uma bela manobra para cima de Márquez, que assumiu a ponta brevemente.
 
Valentino, então, agiu e pulou para segundo na curva nove, à frente de Márquez, Iannone, Aleix, Jorge e Crutchlow.
Apagado, Jorge Lorenzo herdou vaga no pódio (Foto: Yamaha)
Rossi aproveitou um erro de Dovizioso na sequência e assumiu a liderança, com Iannone passando Márquez e, na sequência, Dovizioso para assumir a segunda colocação. Marc caiu para quarto, à frente de Aleix e Lorenzo.
 
Uma vez na ponta, Rossi tratou de se afastar um pouco de Iannone, abrindo 0s349 de vantagem. O #29, no entanto, descontou a margem do titular da Yamaha rapidamente e assumiu a liderança com uma ultrapassagem por dentro na curva 12.
 
O titular da Ducati ainda sente dores por conta da recente fratura na vértebra T3, mas a chuva alivia um pouco o desgaste físico da corrida. 
 
Ainda na segunda volta, Aleix perdeu a freada na curva um e despencou para 13º, coladinho com Bautista. Assim, Lorenzo subiu para quinto, 1s atrás de Márquez.
 
Líder, Iannone cravou a melhor volta da corrida — 2min15s315 —, mas seguiu com Rossi por perto. Terceiro, Dovizioso tinha 0s6 de atraso para o #46 e 0s4 de margem para Márquez.
 

google_ad_client = “ca-pub-6830925722933424”;
google_ad_slot = “2258117790”;
google_ad_width = 300;
google_ad_height = 600;

Na terceira volta, foi a vez de Lorenzo cravar a melhor volta — 2min14s925. O #99 tentava se recuperar após um início irregular.
 
Apesar da boa velocidade, Jorge foi ultrapassado por Crutchlow pode dentro na curva nove pouco depois, com o piloto da LCR abrindo vantagem pouco depois.
 
Pressionando Iannone, Rossi também cravou uma boa volta, mas agora a vez de Crutchlow fazer o melhor tempo, com 2min14s010.
 
Na abertura da quarta volta, Rossi colou em Iannone, mas não conseguiu atacar. Terceiro, Dovi ainda tinha 0s5 de atraso.
 
Na curva quatro, Valentino passou, mas Andrea deu o troco imediatamente. Mais atrás, Crutchlow passou Márquez e vinha chegando em Dovizioso.
 
Rossi fez uma nova tentativa na curva nove, mas a liderança durou pouco, já que o troco de Iannone veio de Desmosedici.
 
No giro seguinte, Rossi deu um novo bote, desta vez na curva um, agora contendo a reação de Iannone e consolidando a ponta. Dovizioso vinha 0s3 atrás do companheiro de Ducati.
 
Uma vez na ponta, Rossi tentou aumentar o ritmo para se afastar de Iannone, mas o #29 apresentou resistência. Com um motor bem potente, Andrea aproveitou a reta oposta para pegar Valentino por dentro na curva 15. Foi a vez do ‘Maniac’ anotar a melhor marca da corrida — 2min13s4431.
 
Mais atrás, Baz ia escalando o pelotão. Na sexta volta, o francês tinha o oitavo posto, 0s1 atrás de Viñales, que não vinha impressionando até aqui.
Marc Márquez caiu, mas recebeu a bandeirada em 11º (Foto: Repsol)
Com uma volta ainda mais rápida, Iannone abriu 0s540 de vantagem para Rossi, que tinha Dovizioso 0s3 atrás. Quarto, Crutchlow não tinha descontado a vantagem do italiano, mas vinha com Márquez por perto. Lorenzo era o sexto, seguido por Baz, Viñales, Barberá e Miller.
 
Com 11 giros para o fim, Rossi reagiu mais uma vez e começou a reduzir a margem de Iannone, que vinha 0s231 à frente. 
 
Mais atrás, Márquez passou Crutchlow pelo quarto posto, com Bautista superando Miller para assumir a décima colocação.
 
No top-3, Iannone, Rossi e Dovizioso cravaram as melhores marcas da corrida, com o #4 levando vantagem.
Enquanto Bautista ia escalando, Bradl caiu na curva um, mas não se feriu e tratou de voltar para a pista.
 
Com nove voltas para o fim, o top-5 vinha próximo, esquentando a briga pela vitória. Sexto, Lorenzo tinha 3s770 de atraso para Crutchlow, que vinha na posição da frente.
 
Pouco depois, Rossi conseguiu encontrar uma brecha na resistência de Iannone e passou na freada da curva nove, assumindo a liderança mais uma vez. O #46 é o piloto mais bem sucedido na pista malaia e busca sua sétima vitória.
 
Nas duas longas retas, Iannone colou em Rossi de novo, mas o piloto da Yamaha conseguiu dar uma escapadinha.
 
Mais atrás, Crutchlow sucumbiu as condições e caiu na curva 2. O britânico já estava com a mão machucada por conta de um tombo no sábado e ficou bastante irritado.
 
Enquanto isso, Dovizioso passou Iannone e assumiu o segundo posto. Na sequência, Márquez foi solidário e decidiu fazer companhia para Cal com um tombo na 11. O #93 levantou e voltou para a pista.
 
Líder, Rossi passou a imprimir um ritmo forte, abrindo 0s314 de margem para Dovizioso. Iannone se afastou 0s7 do companheiro de Ducati, mas tinha mais de 7s de vantagem para Lorenzo. Baz aparecia em quinto, seguido por Barberá, Viñales, Bautista, Miller e Aleix.
 
Com sete giros para o fim, foi a vez de Iannone mostrar sua solidariedade na curva nove. Foi a quarta vez que o italiano caiu quando estava em posição de pódio.

#GALERIA(6836)
 
Firmes e fortes, Rossi e Dovizioso vinham juntinhos, disputando a ponta. Contando com a sorte, Lorenzo era o terceiro, com Baz em quarto.
 
Lá no fundo do pelotão, Márquez pressionava Redding pelo 14º posto. E não demorou para passar.
 
Ligeiramente mais rápido, Rossi se afastou de Dovizioso mais uma vez, mas o piloto da Ducati ainda não tinha se dado por vencido. Andrea vem sendo cobrado para aumentar a lista de vencedores inéditos.
 
Na 14ª volta da corrida, Dovi aproveitou um erro de Rossi na curva 1 e assumiu a ponta, abrindo de cara 0s7 de vantagem para o rival.
 
Com o pneu dianteiro desgastado, Rossi não conseguiu mais reagir, deixando Andrea escapar. Mais atrás, Barberá tomou de Baz o quarto posto.
 

MotoGP, GP da Malásia, Sepang, Final:

 
1 4 ANDREA DOVIZIOSO ITA DUCATI 42:27.333 19 voltas
2 46 VALENTINO ROSSI ITA YAMAHA +3.115  
3 99 JORGE LORENZO ESP YAMAHA +11.924  
4 8 HECTOR BARBERÁ ESP AVINTIA DUCATI +19.916  
5 76 LORIS BAZ ESP AVINTIA DUCATI +21.353  
6 25 MAVERICK VIÑALES ESP SUZUKI +22.932  
7 19 ÁLVARO BAUTISTA ESP APRILIA GRESINI +25.829  
8 43 JACK MILLER AUS MARC VDS HONDA +32.746  
9 44 POL ESPARGARÓ ESP TECH3 YAMAHA +33.704  
10 9 DANILO PETRUCCI ITA PRAMAC DUCATI +34.280  
11 93 MARC MÁRQUEZ ESP HONDA +36.480  
12 50 EUGENE LAVERTY IRL ASPAR DUCATI +36.638  
13 41 ALEIX ESPARGARÓ ESP SUZUKI +36.897  
14 38 BRADLEY SMITH ING TECH3 YAMAHA +45.609  
15 45 SCOTT REDDING ING PRAMAC DUCATI +49.779  
16 7 HIROSHI AOYAMA JAP HONDA +52.665  
17 6 STEFAN BRADL ALE APRILIA GRESINI +52.784  
18 53 TITO RABAT ESP MARC VDS HONDA +54.891  
  29 ANDREA IANNONE ITA DUCATI NC  
  35 CAL CRUTCHLOW ING LCR HONDA NC  
  68 YONNY HERNÁNDEZ COL ASPAR DUCATI NC  
             
POLE ANDREA DOVIZIOSO ITA DUCATI 2:11.485 151.7  km/h
VOLTA MAIS RÁPIDA ANDREA DOVIZIOSO ITA DUCATI 2:11.950 151.2 km/h
RECORDE JORGE LORENZO ESP YAMAHA 2:00.606 165.4 km/h
MELHOR VOLTA DANI PEDROSA ESP HONDA 1:59.053 167.6 km/h
             
    Condições do tempo   PISTA MOLHADA   ar: 25ºC | pista: 28ºC

fechar

function crt(t){for(var e=document.getElementById(“crt_ftr”).children,n=0;n80?c:void 0}function rs(t){t++,450>t&&setTimeout(function(){var e=crt(“cto_ifr”);if(e){var n=e.width?e.width:e;n=n.toString().indexOf(“px”)

var zoneid = (parent.window.top.innerWidth document.MAX_ct0 = '';
var m3_u = (location.protocol == 'https:' ? 'https://cas.criteo.com/delivery/ajs.php?' : 'http://cas.criteo.com/delivery/ajs.php?');
var m3_r = Math.floor(Math.random() * 99999999999);
document.write("”);

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da MotoGP direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.