Dovizioso toma liderança em erro de Lorenzo, vence na Malásia e adia decisão do título para Valência. Márquez é 4º

Andrea Dovizioso fiz tudo que precisava e tratou de aproveitar um erro de Jorge Lorenzo nas voltas finais para vencer pela sexta vez ano. Com o Marc Márquez fora do pódio, decisão do título vai para a final de Valência

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Andrea Dovizioso conseguiu. Depois de desembarcar na Malásia com 33 pontos de atraso para Marc Márquez na classificação da MotoGP, o italiano conseguiu sua sexta vitória no ano neste domingo (29) e, com o quarto lugar de Marc Márquez em Sepang, empurrou a decisão do título para a final de Valência.
 
Um temporal caiu em Sepang ao fim da corrida da Moto2, mas já tinha diminuído consideravelmente na hora da largada da classe rainha. Apesar da diminuição de volume, a chuva permaneceu, impedindo o tradicional tumulto da troca de motos.
 
Quando as luzes se apagaram na reta do circuito de Selagor , Márquez já deixou claro que não estava para brincadeira e fez uma bela saída para se colocar entre os ponteiros logo de cara. Entretanto, quem saiu melhor foi Johann Zarco, que tomou a ponta e abriu vantagem. Dovizioso, por outro lado, começou mal, mas logo se recompôs para se instalar em quarto, atrás de Marc.
Andrea Dovizioso e Marc Márquez vão definir título de 2017 em Valência (Foto: Reprodução)
A classificação do Mundial de Motovelocidade após o GP da Malásia

Na terceira volta da corrida, Dovizioso conseguiu passar Márquez depois, inclusive, de um toque entre eles e passou a caçar Jorge Lorenzo pelo segundo posto. Entretanto, o espanhol era quem ia se aproximando de Zarco, ao invés de ver o companheiro de Ducati mais próximo. 

 
Na oitava volta, Lorenzo tomou a liderança de Zarco na freada da curva nove, deixando o francês para se defender de Dovizioso. No mesmo giro, Andrea pegou o rival da Tech3 e assumiu o segundo posto, já 0s7 atrás do parceiro de Ducati.

Ao contrário do que se poderia imaginar, a dupla da Ducati não trocou de posições de imediato, com Lorenzo e Dovizioso intercalando uma volta rápida atrás da outra. Com seis giros para o fim, o #99 foi informado pelo pit-board que tinha Andrea atrás, mas a diferença entre eles seguia em torno de 0s7.

No painel da Desmosedici, Lorenzo foi orientado para mudar para o ‘mapa oito’. E, então, a diferença começou a cair, com Dovizioso apertando o passo atrás.

No fim da 16ª volta, Lorenzo errou e deu uma bela escorregada na curva 15, abrindo caminho para a passagem de Dovizioso, que tomou a ponta pela primeira vez. Jorge, então, não deu combate, e Andrea seguiu firme para vencer e adiar para Valência a decisão do título.

Depois de liderar as primeiras voltas, Zarco perdeu ritmo com o desgaste do pneu traseiro e acabou em terceiro, mais de 8s à frente de Márquez. Pole, Dani Pedrosa sumiu ainda na largada e tudo que conseguiu foi um isolado quinto lugar.

Danilo Petrucci, por outro lado, fez uma prova heroica. Largando atrás de todo mundo por conta de um problema com a Ducati, o italiano escalou até o sexto posto, 0s389 à frente de Valentino Rossi, que voltou a sofrer com a falta de performance da Yamaha.

Jack Miller ficou com o oitavo posto, com Maverick Viñales só em nono. Pol Espargaró completou a prova em décimo.

Com o resultado, Márquez chegou aos 282 pontos e viu sua vantagem em relação a Dovizioso cair para 21 pontos. Viñales garantiu o terceiro posto no Mundial, à frente de Rossi e Pedrosa. 

 

Saiba como foi o GP da Malásia de MotoGP:
 

O clima segue sem dar trégua para a MotoGP. Em um ano marcado por muita chuva, a classe rainha mais uma vez viu São Pedro aprontar das suas e encontrou uma pista ensopada para a penúltima etapa da temporada. O calor, por outro lado, seguiu firme e forte, com os termômetros indicando 26°C e a pista alcançando 34°C pouco antes da largada. A velocidade do vento era de 13 km/h.
 
Pela terceira vez no ano, Dani Pedrosa tinha a pole-position. Neste domingo, o #26 vai em busca de sua 54ª vitória na MotoGP, o que igualaria o número de triunfos de Mick Doohan com a Honda.
 
Pela terceira vez seguida, Johann Zarco tinha um lugar na primeira fila, à frente de Andrea Dovizioso, que precisa vencer para seguir sonhando com o título. Valentino Rossi vinha na sequência, à frente de Maverick Viñales e Jorge Lorenzo. 
 
No primeiro ‘match-point’ do título, Marc Márquez falhou na classificação e ficou apenas em sétimo. É apenas a segunda vez em suas 89 corridas na MotoGP que o #93 fica fora das duas primeiras filas da grelha.
 
Neste domingo, os pilotos podiam escolher entre os pneus macios, médios e duros, com todas as opções traseiras montadas em versão assimétrica, com o lado mais duro à direita para lidar com as dez curvas a direita de Sepang, contra apenas cinco para a esquerda. Como o caso é de chuva, a escolha tem de ser feita apenas entre macios e médios.
 
Entre os pilotos, Redding, Bautista e Smith apostaram no flag-to-flag, colocando um pneu de chuva macio na traseira. Pedrosa e Zarco também optaram pela borracha maia traseira.
 
Danilo Petrucci sofreu um revés antes mesmo da largada. O piloto, durante sua volta de reconhecimento, acabou sofrendo um problema com sua moto, parando-a ao lado da pista. Ele chegou a voltar para os boxes e subir na moto reserva, mas eles já estavam fechados, portanto, largou do fundo do grid.
 
Quando a largada foi liberada, Márquez fez uma excelente largada e pulou para primeiro, mas acabou abrindo demais e caiu para segundo, atrás de Zarco. Enquanto isso, Dovizioso caiu para a quinta colocação. Mas Lorenzo chegou no pelotão da frente e tomou o segundo posto, colocando o #93 em terceiro.

O #04 estava disposto a levar a decisão do título para Valência, ultrapassando Pedrosa e começando a caçada em cima do seu adversário pelo título. Mas o #26 também não estava satisfeito em perder a posição, e novamente retomou a posição, até que Andrea retomasse a posição.
 

Após a primeira volta completada, a ordem era Zarco, Lorenzo, Márquez, Dovizioso, Pedrosa, Smith, Rins, Redding, Iannone e Baz.
 
Com 18 voltas para o fim da prova, o italiano da Ducati definitivamente encostou no espanhol da Honda. O #04 tentou a primeira investida em cima do #93, sem sucesso. Mas a caçada seguiu pelo próximo giro.
 
Mas então, na terceira volta, Dovizioso deu o bote em cima de Márquez e enfim conseguiu a ultrapassagem. No entanto, alguns metros mais para frente, o italiano cometeu um erro e abriu demais, deixando a abertura para Marc ultrapassá-lo. O espanhol, inclusive, quase colocou tudo a perder ao quase cair na curva 15, e ainda levar Dovizioso.

A briga não estava resolvida ainda. Na curva 5 da abertura da quarta volta, Andrea novamente investiu em cima do adversário, mais uma vez conseguindo assumir a terceira colocação. À sua frente, no segundo posto, estava seu companheiro Lorenzo.
 

A ordem era Zarco, Lorenzo, Dovizioso, Márquez, Pedrosa, Rins, Redding, Baz, Pol Espargaró, Smith e Rossi.
Com 12 giros para o tremular das bandeiras quadriculadas, Zarco seguia na ponta, mas Lorenzo já havia colado no francês. Com bote certeiro, o espanhol tomou a ponta do pelotão. Dovizioso aproveitou e também abocanhou a posição do titular da Tech3, que tentou retomar o posto.
 
Mais para trás, Petrucci, que largou do final do grid, já havia entrado no top-10 da corrida, aparecendo na sétima colocação.
 
Enquanto isso, Dovizioso se viu obrigado a começar uma caçada em cima de seu companheiro de equipe Lorenzo. A desvantagem do italiano para o espanhol era de 0s5.
 
Metade da prova já havia passado, Lorenzo seguia na liderança, com Dovizioso se aproximando cada vez mais. Zarco estava atrás da dupla da Ducati, sustentando uma desvantagem de 1min525, enquanto Márquez e Pedrosa eram quarto e quinto, respectivamente.
 
Com sete voltas para o fim, o pelotão da frente seguia inalterado. A ação ficou por conta dos pilotos que estavam mais para trás. Petrucci já estava em sexto, seguido por Rossi, Miller, Redding e Baustista.
 
Com o resultado daquele momento, Márquez sagrava-se tetracampeão da MotoGP com uma vantagem de 26 pontos em cima de Dovizioso. Enquanto isso, a comunicação da equipe indicava uma mensagem para Lorenzo "suggested mapping 8" (mapeamento sugerido 8, em tradução livre).
 
Já havia se passado 15 giros e, apesar das expectativas, Lorenzo não diminuiu o ritmo nem facilitou a vida do postulante ao título Dovizioso. Volta a volta, o italiano veio diminuindo aos poucos a diferença para o espanhol, sendo agora de 0s467.
 
Mas então, a ultrapassagem enfim aconteceu. O #04 enfim a ponta do pelotão ao aproveitar um erro de Jorge, que escorregou na curva 15 com quatro voltas para o fim. Com Andrea em primeiro e Marc em quarto, o campeonato estava novamente aberto.
 
Três giros para o fim, Dovizioso estava na ponta, com Lorenzo sem ameaça-lo em segundo, Zarco em terceiro, Márquez e Pedrosa fechando o top-5. Petrucci era o sexto, com Rossi, Miller, Bautista e Pol Espargaró completando o rol dos dez primeiros.
 
Dali para o final, nada mais aconteceu dentro da pista. Dovizioso garantiu sua quinta vitória na temporada e levou a decisão do campeonato para Valência. Lorenzo completou a dobradinha da Ducati no pódio, com Zarco encerrando o pódio do dia.
 

A briga final pelo título acontece daqui duas semanas, no dia 12 de novembro, na Comunidade Valenciana. Márquez chega em uma situação favorável, com 21 pontos de vantagem em cima do titular da Ducati.

MotoGP, GP da Malásia, Sepang, Final:

 
1 4 ANDREA DOVIZIOSO ITA DUCATI 44:51.497 20 voltas
2 99 JORGE LORENZO ESP DUCATI +0.743  
3 5 JOHANN ZARCO FRA TECH3 YAMAHA +9.738  
4 93 MARC MÁRQUEZ ESP HONDA +17.763  
5 26 DANI PEDROSA ESP HONDA +29.144  
6 9 DANILO PETRUCCI ITA DUCATI +30.380  
7 46 VALENTINO ROSSI ITA YAMAHA +30.769  
8 43 JACK MILLER AUS MARC VDS HONDA +35.238  
9 25 MAVERICK VIÑALES ESP YAMAHA +38.053  
10 44 POL ESPARGARÓ ESP KTM +39.847  
11 19 ÁLVARO BAUTISTA ESP ASPAR DUCATI +42.559  
12 38 BRADLEY SMITH ING KTM +44.602  
13 45 SCOTT REDDING ING PRAMAC DUCATI +48.696  
14 8 HECTOR BARBERÁ ESP AVINTIA DUCATI +50.058  
15 35 CAL CRUTCHLOW ING LCR HONDA +50.705  
16 60 MICHAEL VAN DER MARK HOL TECH3 YAMAHA +56.397  
17 29 ANDREA IANNONE ITA SUZUKI +58.391  
18 53 TITO RABAT ESP MARC VDS HONDA +1:25.571  
  22 SAM LOWES ING APRILIA NC  
  17 KAREL ABRAHAM RTC ASPAR DUCATI NC  
  76 LORIS BAZ ESP AVINTIA DUCATI NC  
  42 ÁLEX RINS ESP SUZUKI Desclassificado  
             
POLE DANI PEDROSA ESP HONDA 1:59.212 167.2  km/h
VOLTA MAIS RÁPIDA ANDREA DOVIZIOSO ITA DUCATI 2:13.084 149.4 km/h
RECORDE JORGE LORENZO ESP YAMAHA 2:00.606 181.7 km/h
MELHOR VOLTA DANI PEDROSA ESP HONDA 1:59.053 182.1km/h
             
    Condições do tempo   PISTA MOLHADA   ar: 25ºC | pista: 33ºC

#GALERIA(7228)

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