Dovizioso vence disputa com Iannone e é confirmado pela Ducati como companheiro de Lorenzo até 2018

Andrea Dovizioso venceu a disputa com Andrea Iannone pelo posto de companheiro de Jorge Lorenzo na Ducati. Contrato do italiano foi renovado até 2018

Andrea Dovizioso venceu a disputa interna da Ducati pelo posto de companheiro de Jorge Lorenzo a partir do próximo ano. Nesta terça-feira (17), a fábrica de Bolonha confirmou os rumores e anunciou a renovação do contrato do #04 até 2018.
 
Desde que contratou o tricampeão da MotoGP, a Ducati deixou claro que seguiria com um dos Andrea, mas reconheceu que era difícil optar entre Dovizioso e Iannone. Para piorar ainda mais a situação da fábrica de Borgo Panigale, os resultados de 2016 não ajudaram em nada nessa definição, já que os dois enfrentam um ano difícil, com o #29 aparecendo em décimo no Mundial, logo à frente do #04.
Andrea Dovizioso venceu a disputa com Andrea Iannone (Foto: Ducati)
Na Ducati desde 2013, Dovizioso tem uma carreira bastante movimentada. O piloto de Forlimpopoli chegou à MotoGP em 2008 vestindo as cores da já extinta — ao menos na classe rainha — JiR. No ano seguinte, Andrea passou para a equipe oficial da Honda, onde ficou por três anos. Em 2012, o italiano foi para a Tech3 para formar dupla com Cal Crutchlow, antes de chegar a Borgo Panigale como substituto de Valentino Rossi.

“Estou muito satisfeito por ter chegado a este acordo com a Ducati e poder continuar essa aventura que começou em 2013”, disse Dovizioso. “Nos últimos anos, nós trabalhamos com muito comprometimento e fomos bem sucedidos em levar a Desmosedici a um excelente nível competitivo”, seguiu.

 
“Por isso, estou convencido de que em breve nós obteremos a satisfação que merecemos”, completou.
Chefe da Ducati Corsi, Luigi Dall’Igna frisou a dificuldade da escolha entre os Andrea, lamentou a saída de Iannone, mas destacou a importância do jovem italiano no desenvolvimento do protótipo de Bolonha.
Indicado para o time de Bolonha por Rossi, Iannone passou dois anos na Pramac na condição de piloto apoiado pela fábrica e chegou ao time principal em 2015. Até aqui, o #29 tem quatro pódios — terceiro no Catar e na Austrália em 2015 e no GP das Américas de 2016, e segundo no GP da Itália do ano passado — e uma pole-position —em Mugello em 2015. 
 
“Nunca é fácil tomar uma decisão como esta, especialmente quando você tem dois ótimos pilotos como os dois Andrea no time”, comentou. “Nós estamos felizes por Dovizioso ter concordado em ficar conosco pelos próximos dois anos e, junto com ele, poderemos continuar o trabalho de sucesso que começamos quatro anos atrás para atingirmos as metas ambiciosas que traçamos para nós”, seguiu.
 
“Nós estamos tristes por Andrea Iannone, que, no fim da temporada, não será mais parte da equipe. Andrea fez um trabalho importante nesses anos e deu uma significativa contribuição ao desenvolvimento da Ducati Desmosedici GP”, frisou. “Por isso, nós gostaríamos de agradecer a ele e vamos dar a ele o nosso comprometimento máximo nas próximas etapas do campeonato para que possamos obter os prestigiosos resultados que, temos certeza, estão ao nosso alcance”, garantiu.
 
No início do ano, Iannone despontava como mais forte candidato a ter seu contrato renovado, mas a inconstância do piloto acabou por minar suas chances. Um ponto de destaque nesse caminho foi o GP da Argentina, quando Andrea atacou Dovizioso nos metros finais, caiu e levou junto o companheiro de equipe.
Campeão das 125cc em 2004, Andrea Dovizioso tem uma vitória na MotoGP (Foto: Ducati)
Com o anúncio da permanência de Dovizioso, a Ducati se torna a primeira fábrica a ter seu line-up completo para o próximo biênio do Mundial de Motovelocidade. Até aqui, Yamaha, Honda, Aprilia e KTM anunciaram um único piloto para os próximos dois anos: Rossi, Dani Pedrosa, Sam Lowes e Bradley Smith, respectivamente.
Agora, a expectativa volta para o lado da Yamaha, já que a imprensa espanhola dá como certa a chegada de Maverick Viñales. De acordo com o jornal italiano ‘La Gazzetta dello Sport’, que já tinha antecipado a permanência de Dovizioso na Ducati, Iannone está próximo de fechar com a Suzuki para assumir o posto do espanhol.

Confira a prévia do grid de 2017 da MotoGP:
 

1 46 VALENTINO ROSSI ITA YAMAHA
2       YAMAHA
3 99 JORGE LORENZO ESP  DUCATI
4 4 ANDREA DOVIZIOSO ITA  DUCATI
5 26 DANI PEDROSA ESP HONDA
6       HONDA
7       SUZUKI
8       SUZUKI
9 22 SAM LOWES ING APRILIA GRESINI
10       APRILIA GRESINI
11 38 BRADLEY SMITH ING KTM
12       KTM
13 94 JONAS FOLGER ALE TECH3 YAMAHA
14       TECH3 YAMAHA
15       PRAMAC DUCATI
16       PRAMAC DUCATI
17       AVINTIA DUCATI
18       AVINTIA DUCATI
19       MARC VDS HONDA
20       MARC VDS HONDA
21       ASPAR DUCATI
22       ASPAR DUCATI
23       LCR HONDA
O QUE ESTÁ POR TRÁS DO RECENTE NOTICIÁRIO SOBRE SCHUMACHER

google_ad_client = “ca-pub-6830925722933424”;
google_ad_slot = “8352893793”;
google_ad_width = 300;
google_ad_height = 250;

fechar

function crt(t){for(var e=document.getElementById(“crt_ftr”).children,n=0;n80?c:void 0}function rs(t){t++,450>t&&setTimeout(function(){var e=crt(“cto_ifr”);if(e){var n=e.width?e.width:e;n=n.toString().indexOf(“px”)

var zoneid = (parent.window.top.innerWidth document.MAX_ct0 = '';
var m3_u = (location.protocol == 'https:' ? 'https://cas.criteo.com/delivery/ajs.php?' : 'http://cas.criteo.com/delivery/ajs.php?');
var m3_r = Math.floor(Math.random() * 99999999999);
document.write("”);

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da MotoGP direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.