Em festival de quedas, Márquez dispara na ponta e mantém invencibilidade nos EUA com quarto triunfo seguido em Austin

Em uma corrida marcada por uma sequência de quedas — inclusive dos medalhões —, Marc Márquez não deu a menor bola para os rivais e tratou de disparar na ponta para garantir seu quarto triunfo seguido em Austin, mantendo a invencibilidade em território norte-americano. Isolados, Jorge Lorenzo e Andrea Iannone completam o pódio

Na capital mundial da música ao vivo, Marc Márquez fez um show solo mais uma vez. Sozinho com sua RC213V neste domingo (10), o espanhol tratou de manter a invencibilidade nos Estados Unidos, onde nunca foi derrotado em nenhum dos três circuitos onde já correu — Austin, Indianápolis e Laguna Seca.
 
Também conhecido como ‘Capitão América’, Márquez saiu em sua quarta pole consecutiva na capital do Texas e, depois de uma boa largada, tratou de disparar na ponta para não dar chances aos rivais. Nem todos os vilões da Marvel seriam capazes de parar o jovem de Cervera.
Marc Márquez nunca foi derrotado nos EUA na MotoGP (Foto: Honda)
A classificação da MotoGP após o GP das Américas

Atrás do #93, aconteceu um pouco de tudo. Depois de um início irregular, Valentino Rossi caiu forte na curva dois e abandonou. Voltas mais tarde, foi Dani Pedrosa quem perdeu o controle e, completando o ciclo de zica, acertou em cheio Andrea Dovizioso, que perdeu mais um pódio por culpa da concorrência.

 
Bradley Smith e Cal Crutchlow engrossaram a lista de tombados em acidentes seguidos e parecidos, mas individuais. Os dois, entretanto, conseguiram voltar para a disputa.
 
Jorge Lorenzo, por outro lado, teve uma boa largada, mas acabou titubeando um pouquinho logo depois. O campeão vigente não tardou a se recompor e se instalar no segundo posto, mas nem de longe conseguiu ameaçar a liderança de Márquez.
 
Nesse cenário, a maioria dos pilotos acabou se isolando, com Aleix Espargaró e Maverick Viñales protagonizando uma boa briga pelo quarto posto. Bem ao longo de todo o fim de semana, o #25 venceu o duelo e acabou sozinho também.
 
Sozinho desde cedo, Scott Redding garantiu o sexto posto, à frente de Pol Espargaró. Michele Pirro reagiu ao ataque de Héctor Barberá e ficou com o oitavo posto, com Stefan Bradl aparecendo para completar o top-10.
 
LEIA TAMBÉM

Guia da temporada 2016 do Mundial de Motovelocidade

Saiba como foi o GP das Américas de MotoGP:
 
Terceira etapa da temporada 2016 da MotoGP, Austin recebeu o Mundial com céu nublado, mas a chuva que apareceu discretamente no fim da corrida da Moto2 se afastou, permitindo um início de corrida em pista seca. Às vésperas da largada da classe rainha, os termômetros marcavam 24°C, com o asfalto atingindo a marca de 30°C. Os ventos sopravam a uma velocidade de 26 km/h.
 
Pela quarta vez consecutiva no estado da estrela solitária, Marc Márquez tinha a pole-position, à frente de Jorge Lorenzo e Valentino Rossi. Andrea Iannone até chegou a cravar o melhor tempo na sessão classificatória, mas despencou para o sétimo posto do grid por conta de uma posição referente ao acidente com Andrea Dovizioso na Argentina.
 
Em resposta aos problemas que marcaram a prova de Termas de Río Hondo, a Michelin trabalhou rápido e fabricou novos compostos para este fim de semana — com uma construção mais dura. Assim, os pilotos podiam escolher entre os calçados dianteiros macios, médios e duros, e traseiros macios e médios.
 
Nas duas primeiras filas, Lorenzo, Rossi, Crutchlow e Dovizioso escolheram um par de compostos médios. Márquez colocou a borracha macia na dianteira, com o pneu cinza atrás. Viñales, por outro lado, optou pelo macio na frente da GSX-RR.
 
Quando as luzes se apagaram no Texas, as 56.528 pessoas que ocuparam o circuito de Austin viram Lorenzo sair bem, mas errar e despencar para o quarto posto, atrás de Márquez, Rossi e Dovizioso.
Jorge Lorenzo assumiu a vice-liderança no Mundial (Foto: Yamaha)
Jorge logo reagiu, recuperando a segunda colocação. Dovizioso, então, agiu no erro do #99 e surgiu em segundo, com Pedrosa aparecendo em quarto, à frente de Aleix e Rossi.
 
Com um bom início de prova, Aleix logo passou Pedrosa e se instalou em quarto, colado em Lorenzo. Dovizioso vinha em segundo, bem perto de Márquez.
 
No segundo giro, Rossi passou Pedrosa, mas levou o troco de imediato, se mantendo em sexto. Sétimo, Iannone seguia por perto.
 
Na ponta, Márquez começava a escapar, com Lorenzo tendo dificuldades para manter contato com Dovizioso. Aleix, por sua vez, também tinha quase 0s5 de atraso para o espanhol da Yamaha.
 
No terceiro giro da disputa, Rossi caiu quando brigava pelo sexto posto e abandonou a disputa. O italiano perdeu a frente na curva 2, mas não se feriu e logo voltou correndo para pegar a YZR-M1, mas acabou retornando aos boxes da Yamaha de carona. O italiano estava no top-5 nos últimos 24 GPs.
 
Enquanto isso, Márquez já exibia 0s796 de vantagem para Dovizioso, que, por sua vez, já sustentava 0s7 de margem para Lorenzo. Pedrosa vinha em terceiro, à frente de Aleix, Iannone e Redding.
 
Ainda na terceira volta, Dovizioso viu Márquez cada vez mais longe, enquanto Lorenzo ia crescendo na traseira. Pedrosa, por sua vez, ia se mantendo por perto, cerca de 0s5 atrás do campeão vigente.
 
Mais atrás, Viñales tentava escalar o pelotão. O piloto da Suzuki passou Cal Crutchlow e assumiu a oitava posição, 0s3 atrás de Redding.
Dani Pedrosa caiu e levou Andrea Dovizioso junto (Foto: Honda)
Abrindo a quarta volta, Lorenzo conseguiu passar Dovizioso e deixou o italiano para brigar com Pedrosa, que vinha chegando logo atrás. Quinto, Aleix estava cada vez mais distante da ponta, mas tinha Iannone chegando logo atrás.
 
Com Lorenzo no comando da caçada à Márquez, nada mudou, já que o piloto da Honda seguia em ritmo forte, abrindo mais e mais.
 
Atrás, Viñales passou Redding e assumiu o sétimo posto, passando a cortar a vantagem de Aleix, que tinha sido superado por Iannone.
 
Restando 15 giros para o fim, Pedrosa foi ao chão e acabou acertando Dovizioso em cheio. A vida não está nada fácil para o italiano, que foi coletado pela concorrência pela segunda vez seguida.
 
Dani ainda não conseguiu se adaptar aos pneus Michelin e chegou à primeira curva chacoalhando de tudo que é lado. O #26 logo foi checar o estado de Andrea, que acabou por deixar a pista amparado pelos médicos, enquanto Pedrosa voltou para a RC213V e retornou à pista.
 
Assim, Iannone foi promovido ao terceiro posto, 2s288 à frente de Aleix. Quinto, Viñales vinha cortando bem a vantagem do companheiro de equipe. 
 
Com 14 giros para o fim, a estatística de caídos aumentou mais um pouquinho, com Bradley Smith e Cal Crutchlow caindo em incidentes separados. A moto da Tech3 quase acertou o piloto da LCR na curva 11. Ambos voltaram para a pista.
 
No oitavo giro da disputa, Márquez já tinha 3s275 de diferença para Lorenzo, que, por sua vez, exibia 4s261 de margem para Iannone.
 
Na quarta colocação, Aleix já tinha Maverick colado atrás. O #25 chegou a tomar a frente, mas abriu a trajetória e levou o troco.
 
Redding vinha isolado em sexto, com Pol Espargaró passando Michele Pirro para assumir o sétimo posto. O piloto de testes da Ducati, aliás, perdeu para Barberá na sequência.
 
Na décima volta, Viñales tentou um ataque por dentro e passou Aleix, que tentou reagir logo de cara. O caçula dos espanhóis, no entanto, defendeu o quarto posto e se afastou ligeiramente do rival.
 
Um pouco depois, Pedrosa acabou por abandonar a disputa e, após entregar a RC213V nos boxes da Honda, seguiu direto para os boxes da Ducati para se desculpar com um abatido Dovizioso.
 
Na pista, tudo seguia igual. Márquez tinha um caminhão de vantagem para Lorenzo, que vinha uma vida à frente de Iannone. Viñales também tinha uma boa pernada de diferença para Iannone e já tinha se afastado bastante de Aleix.
 
A única manobra aconteceu na disputa pelo oitavo posto, com Pirro aproveitando uma vacilada de Barberá para tomar a posição.
Lá atrás, Tito Rabat também garantiu tempo de televisão com uma manobra para cima de Yonny Hernández pelo 14º lugar. Em uma corrida de pouca ação, o diretor de imagens teve trabalho para caçar bons lances.

#GALERIA(5629)

MotoGP, GP das Américas, Austin, Final:

1 93 MARC MÁRQUEZ ESP HONDA 43:57.945 21 voltas
2 99 JORGE LORENZO ESP YAMAHA +6.107  
3 29 ANDREA IANNONE ITA  DUCATI +10.947  
4 25 MAVERICK VIÑALES ESP SUZUKI +18.422  
5 41 ALEIX ESPARGARÓ ESP SUZUKI +20.711  
6 45 SCOTT REDDING ING PRAMAC DUCATI +28.961  
7 44 POL ESPARGARÓ ESP TECH3 YAMAHA +32.112  
8 51 MICHELE PIRRO ITA PRAMAC DUCATI +32.757  
9 8 HECTOR BARBERÁ ESP AVINTIA DUCATI +34.592  
10 6 STEFAN BRADL ALE APRILIA GRESINI +40.211  
11 19 ÁLVARO BAUTISTA ESP APRILIA GRESINI +45.423  
12 50 EUGENE LAVERTY IRL ASPAR DUCATI +47.127  
13 53 TITO RABAT ESP MARC VDS HONDA +47.426  
14 68 YONNY HERNÁNDEZ COL ASPAR DUCATI +51.190  
15 76 LORIS BAZ FRA AVINTIA DUCATI +1:12.929  
16 35 CAL CRUTCHLOW ING LCR HONDA +1:19.252  
17 38 BRADLEY SMITH ING TECH3 YAMAHA +1:28.036  
  26 DANI PEDROSA ESP HONDA NC  
  4 ANDREA DOVIZIOSO ITA DUCATI NC  
  46 VALENTINO ROSSI ITA YAMAHA NC  
             
POLE MARC MÁRQUEZ ESP HONDA 2:03.188 161.1  km/h
VOLTA MAIS RÁPIDA MARC MÁRQUEZ ESP HONDA 2:04.682 159.1 km/h
RECORDE MARC MÁRQUEZ ESP HONDA 2:03.575 160.6 km/h
MELHOR VOLTA MARC MÁRQUEZ ESP HONDA 2:02.135 162.4 km/h
             
    Condições do tempo   PISTA SECA   ar: 26ºC | pista: 34ºC

PADDOCK GP #23, FALA SOBRE FITTIPALDI E FIM DE SEMANA MOVIMENTADO NO ESPORTE

google_ad_client = “ca-pub-6830925722933424”;
google_ad_slot = “8352893793”;
google_ad_width = 300;
google_ad_height = 250;

fechar

function crt(t){for(var e=document.getElementById(“crt_ftr”).children,n=0;n80?c:void 0}function rs(t){t++,450>t&&setTimeout(function(){var e=crt(“cto_ifr”);if(e){var n=e.width?e.width:e;n=n.toString().indexOf(“px”)

var zoneid = (parent.window.top.innerWidth document.MAX_ct0 = '';
var m3_u = (location.protocol == 'https:' ? 'https://cas.criteo.com/delivery/ajs.php?' : 'http://cas.criteo.com/delivery/ajs.php?');
var m3_r = Math.floor(Math.random() * 99999999999);
document.write("”);

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da MotoGP direto no seu celular!Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra, Escanteio SP e Teleguiado.