Em prova marcada por quedas, Lorenzo desaparece na frente e garante vitória no GP da França da MotoGP

Um dia de extrema felicidade para Jorge Lorenzo. Neste domingo (8) aconteceu o GP da França da MotoGP, e largando da ponta e fazendo ótima saída em Le Mans, o espanhol apenas teve de se preocupar em trazer a moto para casa para garantir mais uma vitória

Jorge Lorenzo repetiu no GP da França aquilo que melhor sabe fazer: largar bem e disparar na frente. Foi com esse enredo que venceu, neste domingo (8), a quinta etapa da temporada 2016 da MotoGP. Este foi o segundo triunfo de Lorenzo na temporada.

 
No início, parecia que as duas Ducati complicariam a vida do #99. Primeiro com Andrea Dovizioso, que até acompanhou o ritmo de Lorenzo, depois com Iannone, que superou o companheiro de equipe, apertou o ritmo, mas acabou caindo quando estava em segundo. Assim, Lorenzo foi tranquilo para mais uma vitória e, de quebra, assumir a liderança do campeonato.
 
A segunda colocação em Le Mans ficou com Valentino Rossi, que fez uma prova digna de seu vitorioso currículo. O italiano largou em sétimo e foi ganhando posições até chegar ao segundo posto. O terceiro lugar caiu no colo de Maverick Viñales, depois de Dovizioso e Márquez caírem na mesma curva – e ao mesmo tempo – restando 13 voltas para o fim. Foi o primeiro pódio do piloto da Suzuki na categoria.
Jorge Lorenzo pouco feliz (Foto: Getty Images)
Dani Pedrosa acabou em quarto, seguido de Pol Espargaró. Seu irmão Aleix terminou logo atrás, em sexto. Danilo Petrucci, Hector Barberá e Álvaro Bautista e Stefan Bradl completaram o grupo dos dez melhores no circuito francês.
 
Confira como foi a corrida da MotoGP em Le Mans:
 
A manhã de corrida amanheceu bastante agradável em Le Mans. Com céu aberto, porém sem o sol dos outros dois dias, os cronômetros marcavam a temperatura de 22ºC ambiente e 27ºC no asfalto.
 
Para a prova francesa, a Michelin disponibilizou pneus dianteiros médios e duros, e para traseira os compostos macios.
 
Assim que as luzes se apagaram em Le Mans, Jorge Lorenzo, que saiu da pole-position, fez grande largada e logo já tinha uma vantagem para o pelotão. Quem também fez boa saída foi Andrea Dovizioso, que pulou para a segunda colocação.
 
Marc Márquez, por outro lado, teve um começo de prova complicado. O piloto viu o titular da Ducati e Andrea Iannone o superarem, e o espanhol da Honda caiu para o quarto posto.
 
Então, o top-5 na primeira volta era Lorenzo, Dovizioso, Márquez e Pol Espargaró. 
Marc Márquez (Foto: Getty Images)
Valentino Rossi saiu da sétima posição. Com 26 voltas para o final da prova o italiano já havia conquistado duas posições, com direito a grande ultrapassagem em cima de Pol Espargaró.
 
O início do GP da França começou bastante agitado no circuito francês. Um pouco mais para trás do pelotão da ponta, Maverick Viñales vinha conseguindo posições, já aparecendo em sétimo.
 
Enquanto isso, na ponteira da corrida, Lorenzo já apresentava uma confortável vantagem para o segundo colocado. O espanhol da Yamaha já estava 0s601 à frente de Dovizioso.
 
Então começou uma grande disputa entre a dupla da Ducati. Quando o piloto da moto #4 vinha no segundo posto, Iannone apareceu para superar o companheiro e jogá-lo para terceiro. O italiano até tentou recuperar, sem sucesso.
 
Foi quando a maldição da Ducati mais uma vez agiu em cima dos pilotos da equipe. Iannone vinha tentando diminuir a diferença de mais de 1s para o primeiro colocado quando, na reta oposta, escorregou com a moto e foi parar no chão. Ele agora ocupava o último posto, com Márquez aparecendo em terceiro.
 
Com 19 voltas para a bandeira quadriculada, Lorenzo permanecia na liderança da prova, seguido por Dovizioso, Márquez, Rossi e Viñales completando o top-5 do momento.
Maverick Viñales (Foto: Getty Images)
Rossi vinha mostrando grande desempenho e grande prova em Le Mans. Quando vinha em quarto conseguiu ultrapassar Márquez. Não satisfeito, ainda vinha no encalço de Dovizioso.
 
Não demorou muito para que o italiano superasse o adversário da Ducati, agora assumindo a segunda colocação. No entanto, alcançar Lorenzo seria uma tarefa difícil, já que a diferença dos companheiros era de 5s.
 
Então, com 13 voltas para o final algo bastante imprevisível aconteceu. Quando Dovizioso e Márquez vinham para tentar alcançar Rossi, ambos os pilotos caíram simultaneamente na curva 7. O espanhol da Honda tentou voltar para a prova.
 
Com tamanha mudança no pelotão, o top-5 no momento era Lorenzo, Rossi, Viñales, Pedrosa e Aleix Espargaró.
 
Mais duas quedas para a conta da prova francesa. Agora as vítimas foram Jack Miller e Bradley Smith. Com oito voltas para o fim, treze pilotos formavam o pelotão.
 
Dali para o final, poucas mudanças no pelotão. Então, com mais de 9s de vantagem para o segundo colocado, Lorenzo somou mais uma vitória para a carreira. Rossi fechou em segundo, com Viñales completando o pódio do dia em Le Mans.

MotoGP, GP da França, Le Mans, corrida:

1 99 JORGE LORENZO ESP YAMAHA 43:51.290
2 46 VALENTINO ROSSI ITA YAMAHA +10.654
3 25 MAVERICK VIÑALES ESP SUZUKI +14.177
4 26 DANI PEDROSA ESP HONDA +18.719
5 44 POL ESPARGARÓ ESP TECH3 YAMAHA +24.931
6 41 ALEIX ESPARGARÓ ESP SUZUKI +32.921
7 9 DANILO PETRUCCI ITA PRAMAC DUCATI +38.251
8 8 HECTOR BARBERÁ ESP AVINTIA DUCATI +38.504
9 19 ÁLVARO BAUTISTA ESP APRILIA GRESINI +48.536
10 6 STEFAN BRADL ALE APRILIA GRESINI +54.502
11 50 EUGENE LAVERTY IRL ASPAR DUCATI +1:02.677
12 76 LORIS BAZ FRA AVINTIA DUCATI +1:07.658
13 93 MARC MÁRQUEZ ESP HONDA +1 volta
14 38 BRADLEY SMITH ING TECH3 YAMAHA NC
15 43 JACK MILLER AUS MARC VDS HONDA NC
16 4 ANDREA DOVIZIOSO ITA DUCATI NC
17 29 ANDREA IANNONE ITA  DUCATI NC
18 53 TITO RABAT ESP MARC VDS HONDA NC
19 35 CAL CRUTCHLOW ING LCR HONDA NC
20 68 YONNY HERNÁNDEZ COL ASPAR DUCATI NC
21 45 SCOTT REDDING ING PRAMAC DUCATI NC
PADDOCK GP #27 RELEMBRA COBERTURA DA MORTE DE AYRTON SENNA

.embed-container { position: relative; padding-bottom: 56.25%; height: 0; overflow: hidden; max-width: 100%; } .embed-container iframe, .embed-container object, .embed-container embed { position: absolute; top: 0; left: 0; width: 100%; height: 100%; }

google_ad_client = “ca-pub-6830925722933424”;
google_ad_slot = “8352893793”;
google_ad_width = 300;
google_ad_height = 250;

fechar

function crt(t){for(var e=document.getElementById(“crt_ftr”).children,n=0;n80?c:void 0}function rs(t){t++,450>t&&setTimeout(function(){var e=crt(“cto_ifr”);if(e){var n=e.width?e.width:e;n=n.toString().indexOf(“px”)

var zoneid = (parent.window.top.innerWidth document.MAX_ct0 = '';
var m3_u = (location.protocol == 'https:' ? 'https://cas.criteo.com/delivery/ajs.php?' : 'http://cas.criteo.com/delivery/ajs.php?');
var m3_r = Math.floor(Math.random() * 99999999999);
document.write("”);

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da MotoGP direto no seu celular!Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra, Escanteio SP e Teleguiado.