Impecável na chuva, Fenati escapa na liderança da Moto3 em Misano e vence pela segunda vez em 2017. Mir é 2º

Romano Fenati lançou mão de uma performance impecável e tratou de escapar na ponta para conquistar na chuva sua segunda vitória na temporada 2017 da Moto3. Mais de 18s atrás, Joan Mir ficou com o segundo posto, à frente de Fabio Di Giannantonio

google_ad_client = “ca-pub-6830925722933424”;
google_ad_slot = “5708856992”;
google_ad_width = 336;
google_ad_height = 280;

Romano Fenati foi impecável no chuvoso GP de San Marino e da Riviera de Rimini deste domingo (10). Impondo um ritmo muito mais forte que a concorrência, o italiano de Ascoli Piceno disparou tão logo assumiu a liderança em Misano e não deu chances aos rivais para receber a bandeirada com mais de 20s de vantagem.
 
Largando em quinto, Fenati fez uma ótima saída e logo se colocou na briga pela vitória. Apesar das condições traiçoeiras, o italiano passou Jorge Martín ainda nos primeiros giros e tratou de impor um ritmo fortíssimo, sendo o único a rodar abaixo de 2min00s. Nessa balada, Romano abriu uma enorme vantagem e tratou de driblar toda e qualquer adversidade para conquistar sua segunda corrida no ano.
Romano Fenati foi impecável e venceu em Misano (Foto: Reprodução)
Atrás, Joan Mir aproveitou uma escapada de Martín para assumir o segundo posto, mas o líder do Mundial também errou e facilitou a ultrapassagem. Com 14 giros para o fim, porém, Jorge caiu, entregando de vez a segunda posição para o #36, com Fabio Di Giannantonio sendo promovido ao último posto do pódio.
 
O piloto da Gresini precisou disputar a terceira colocação com Arón Canet, mas acabou ficando com a posição depois de um errinho do #44. Com três giros para o fim da prova, o titular da Estrella Galiai 0,0 caiu na curva e se despediu mais cedo da prova, cedendo o quarto posto para Philipp Oettl.
Nicolò Bulega conseguiu o quinto posto, à frente de Bo Bendsneyder e Jakub Kornfeil, que foram dois dos 19 pilotos que caíram na prova no Circuito Marco Simoncelli. Albert Arenas ficou com a oitava posição, seguido por Andrea Migno e o pouco experiente Jaume Masià, que substitui o lesionado Darryn Binder.
 
Enea Bastiani, que perdeu a pole depois de uma punição, sofreu duas quedas nesta tarde em San Marino, mas recebeu a bandeirada em 15º, somando um pouco.
 
Com o triunfo deste domingo, Fenati igualou as nove vitórias de Luis Salom, dividindo com o espanhol a marca de piloto com mais triunfos na Moto3.
Passadas 13 das 18 corridas do ano, Mir soma 246 pontos, 61 a mais que Fenati, o primeiro não-espanhol a vencer duas corridas em casa na história da Moto3. Canet vem agora em terceiro, com 84 de atraso para o líder. Martín e Di Giannantonio completam o top-5.
A classificação do Mundial de Motovelocidade após o GP de San Marino
 
Saiba como foi o GP de San Marino e da Riviera de Rimini de Moto3:
 
Conforme apontado pela previsão do tempo, o clima mudou consideravelmente neste domingo em Misano. O sol deu lugar à chuva e os pilotos tiveram de lidar com pista molhada desde o início da manhã. Às vésperas da largada, os termômetros marcavam 18,9°C, com o asfalto chegando a 19°C. A velocidade do vento era de 6 km/h.
 

google_ad_client = “ca-pub-6830925722933424”;
google_ad_slot = “2258117790”;
google_ad_width = 300;
google_ad_height = 600;

O grid de largada para a corrida deste domingo não tinha praticamente nenhuma relação com o resultado do treino classificatório, já que apenas dois pilotos efetivamente alinharam na posição definida na sessão cronometrada da tarde de sábado ― Romano Fenati e Gabriel Rodrigo ― após o Painel de Comissários punir 23 pilotos por infrações no treino.
 
Dono do melhor tempo na classificação, Bastianini perdeu três posições por rodar lento e atrapalhar outro piloto, mesma pena aplicada a Arenas. Antonelli, Migno, Sasaki, Suzuki e Toba perderam 12 posições rodarem lentos em múltiplos setores do traçado. Além disso, Antonelli, Arbolino, Bendsneyder, Dalla Porta, Danilo, Guavera, Kornfeil, Loi, McPhee, Mir, Norrodin, Pulkkinen, Rodrigo, Sasaki, Suzuki e Toba receberam uma multa de € 1000 por terem saído do pit-lane na parte final do decisivo treino em velocidade extremamente lenta.
 
Desta forma, a primeira posição na grelha ficou com Martín, que larga à frente de Mir, Di Giannantonio, Bastianini, Fenati, Rodrigo, Bendsneyder, Bulega, Canet e Bezzecchi.
 
María Herrera, da Argiñano & Ginés, sofreu uma queda no warm-up e foi diagnosticada com uma fissura na clavícula direita, o que força a espanhola a ficar de fora da corrida deste domingo. Quem também vai perder a corrida em San Marino é Livio Loi, que quebrou a clavícula esquerda em um assustador acidente na classificação.
 
Quando as luzes se apagaram na reta de Misano, Martín saiu bem e conseguiu manter a ponta, com Di Giannantonio saltando para o segundo posto, à frente de Mir, Fenati e Bendsneyder.
 
Com muita água acumulada na pista e uma insistente chuva fina ainda caindo, os pilotos precisariam de cuidado extra para resistir as 23 voltas da corrida.
 
No fim da primeira volta, Di Giannantonio escapou da pista e caiu para a sétima colocação, enquanto Fenati deixou Mir para trás para assumir o segundo posto.
Joan Mir levou seus sustinhos, mas segue firme e forte na liderança do Mundial (Foto: Reprodução)
Quando abriram a terceira volta, os três ponteiros já tinham aberto uma boa margem em relação ao segundo pelotão, com Bendsneyder aparecendo 2s2 atrás de Mir, o terceiro colocado.
 
Ainda nos primeiros minutos da disputa, Bastianini sofreu uma queda na curva um depois de escorregar nas traiçoeiras condições de Misano. O italiano não se feriu e logo correu em direção à moto, que foi revirada pelos fiscais para tentar tirar a brita.
 
Enquanto isso, Fenati passou Martín e assumiu a ponta, com Mir perseguindo os ponteiros não tão de perto.
 

google_ad_client = “ca-pub-6830925722933424”;
google_ad_slot = “2258117790”;
google_ad_width = 300;
google_ad_height = 600;

Na quarta volta, Rodrigo também foi ao chão, agora na curva 16. Foi a terceira queda do argentino nas últimas 24 horas.
 
Confiante ao rodar na chuva, Fenati passou a impor um ritmo forte e, em uma única volta, abriu 1s366 de margem para Martín. O #5 tinha sido o único a baixar de 2min00s, estabelecendo a melhor volta da corrida até então em 1min59s425.
 
Na volta seguinte, Fenati já tinha mais de 2s de margem, consolidando ainda mais sua liderança. Mir, por sua vez, vinha mantendo em 0s4 seu atraso em relação a Martín e tinha outros 6s de vantagem para cima de Bendsneyder, o quarto colocado.
 
Na sexta volta da disputa, Martín escapou na pista na curva seis e perdeu a segunda colocação para Mir, aumentando para 4s a vantagem de Fenati. Jorge, aliás, deu muita sorte por conseguir se manter na moto.
 
Pouco depois, foi Mir quem escapou da pista depois de uma bela sacudida. Martín, então, colou no líder do Mundial e retomou a segunda colocação. 
 
Ainda neste início de disputa, Bendsneyder e Dalla Porta caíram, mas escaparam de lesões mais graves.
 
Assim, passadas as primeiras sete voltas da corrida, o top-10 tinha Fenati, Martín, Mir, Di Giannantonio, Oettl, Canet, Guevara, Bulega, Sasaki e McPhee. Na liderança, a vantagem de Romano, que seguia rodando na casa de 1min59s, era superior a 10s.
 
Nas voltas seguintes, o festival de tombos seguiu, com Antonelli, Danilo, McPhee e Guevara se acidentando. Apenas Jules e John não voltaram para a prova.
Com 14 voltas para o fim, Martín escorregou na freada da curva um e caiu, abandonando a disputa. Assim, Di Giannantonio foi promovido à última posição do pódio.
 
Apesar da promoção, Di Giannantonio teria de trabalhar, já que, ao contrário dos rivais à frente, vinha pressionado, com Oettl e Canet aparecendo logo atrás. Sexto, Bulega já tinha mais de 4s de atraso para o #44.
Com dez voltas para o fim, a disputa entre Canet e Oettl pela quarta colocação vinha quente, até com direito a toque. O #44 levou a melhor e ficou com o quarto posto, 0s669 atrás de Di Giannantonio, o terceiro colocado.
 

Sexto colocado, Ayumu Sasaki sofreu uma queda na curva seis e não conseguiu voltar para a corrida.
 
Enquanto isso, Fenati ia impondo seu ritmo e sustentava 19s de vantagem para Mir com nove voltas para o fim. Di Giannantonio seguia em terceiro depois de dar o troco em uma ultrapassagem de Canet.
 
O piloto da Estrella Galicia 0,0, aliás, não deixou barato e tratou de retomar o terceiro posto pouco depois. Quinto, Oettl já tinha ficado isolado pelo caminho.
Canet, então, deu uma erradinha e permitiu que Fabio recuperasse a terceira colocação. Na ponta, Mir ia se afastando mais e mais do líder Fenati, mas o #36 não precisava se arriscar, já que tem uma grande vantagem na liderança do Mundial.
 
Com cinco voltas para o fim, Antonelli sofreu sua segunda queda na corrida, depois de perder a traseira da KTM na curva 16. O italiano vive uma temporada para lá de difícil.
Instantes mais tarde, Kaito Tobo caiu forte na curva 15, mas não se machucou com seriedade. Logo depois, o wild-card Zanoni também foi ao chão.
 
Enquanto isso, Fenati levou um sustinho na liderança da corrida, mas nada muito preocupante.
 
Com três giros para o fim, Canet caiu na curva seis. Ileso, o espanhol tratou de levantar e tentar voltar para a pista, mas a zona de pontuação já tinha se transformado num sonho distante. Assim como a já difícil disputa pelo título. O #44, aliás, não conseguiu voltar para a corrida.
 
 

#GALERIA(7181)

Moto3, GP de San Marino e a Riviera de Rimini, Misano, Corrida:

1 5 ROMANO FENATI ITA ONGETTA Honda 46:24.290
2 36 JOAN MIR ESP KIEFER Honda +28.594
3 21 FABIO DI GIANNANTONIO ITA GRESINI Honda +39.035
4 65 PHILIPP OETTL ALE SCHEDL GP KTM +55.591
5 8 NICOLÒ BULEGA ITA VR46 KTM +1:02.433
6 64 BO BENDSNEYDER HOL RED BULL KTM AJO +1:09.312
7 84 JAKUB KORNFEIL TCH SAXOPRINT Peugeot +1:09.984
8 75 ALBERT ARENAS ESP ASPAR Mahindra +1:13.420
9 16 ANDREA MIGNO ITA VR46 KTM +1:22.747
10 15 JAUME MASIA ESP WORLDWIDE KTM +1:32.446
11 96 MANUEL PAGLIANI FRA CIP Mahindra +1:39.088
12 42 MARCOS RAMÍREZ ESP WORLDWIDE KTM +1:39.925
13 57 ALEX FABRI ITA MINIMOTO Mahindra +1 volta
14 33 ENEA BASTIANINI ITA ESTRELLA GALICIA 0,0 Honda +1 volta
15 48 LORENZO DALLA PORTA ITA ASPAR Mahindra +1 volta
  4 PATRIK PULKKINEN FIN SAXOPRINT Peugeot NC
  44 ARÓN CANET ESP ESTRELLA GALICIA 0,0 Honda NC
  51 KEVIN ZANNONI ITA ALTHEA KTM NC
  27 KAITO TOBA JAP TEAM ASIA Honda NC
  23 NICCOLÒ ANTONELLI ITA RED BULL KTM AJO NC
  14 TONY ARBOLINO ITA SIC58 Honda NC
  71 AYUMU SASAKI JAP SIC Racing Team KTM NC
  12 MARCO BEZZECCHI ITA CIP Mahindra NC
  88 JORGE MARTÍN ESP GRESINI Honda NC
  58 JUANFRAN GUEVARA ESP RBA Mahindra NC
  17 JOHN MCPHEE ING BRITISH TALENT TEAM Honda NC
  95 JULES DANILO FRA ONGETTA Honda NC
  7 ADAM NORRODIN MAL SIC Racing Team Honda NC
  41 NAKARIN ATIRATPHUVAPAT TAI TEAM ASIA Honda NC
  19 GABRIEL RODRIGO ARG RBA Mahindra NC
  6 MARÍA HERRERA ESP ARGIÑANO & GINÉS KTM NC
HAMILTON FAZ DEVER DE CASA E JOGA BOLA PARA VETTEL. QUE TEM OBRIGAÇÃO DE VENCER EM SINGAPURA

.embed-container { position: relative; padding-bottom: 56.25%; height: 0; overflow: hidden; max-width: 100%; } .embed-container iframe, .embed-container object, .embed-container embed { position: absolute; top: 0; left: 0; width: 100%; height: 100%; }

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da MotoGP direto no seu celular!Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra, Escanteio SP e Teleguiado.