Impecável na traiçoeira Phillip Island, Márquez bate Crutchlow por 0s7 e crava sétima pole de 2016. Rossi amarga 15º posto

Marc Márquez foi impecável nas difíceis condições de Phillip Island e garantiu sua sétima pole-position na temporada 2016 da MotoGP. 0s7 mais lento, Cal Crutchlow ficou com o segundo lugar, com Pol Espargaró aparecendo no fim para fechar a primeira fila do grid. Em sua pior classificação desde 2011, Valentino Rossi larga apenas em 15º

Marc Márquez foi impecável no treino classificatório deste sábado (22). Apesar da ameaça de chuva no Q2, o tempo permaneceu firme e o espanhol pôde imprimir um ritmo fortíssimo com os pneus slicks e isolar completamente a concorrência.
 
Embora a fase final do treino classificatório tenha começado com o alerta para uma nova pancada de chuva e com o asfalto ainda com manchas molhadas, o #93 foi o primeiro a se arriscar com os pneus slicks e fez uma aposta certeira. Com seu melhor giro em 1min30s189, o titular da Honda superou Cal Crutchlow por 0s792 e garantiu a sétima pole-position da temporada 2016 — e a terceira da carreira no traçado de Victoria. 
Marc Márquez foi certeiro na estratégia (Foto: GEPA pictures/Gareth Harford)

window._ttf = window._ttf || [];
_ttf.push({
pid : 53280
,lang : “pt”
,slot : ‘.mhv-noticia .mhv-texto > div’
,format : “inread”
,minSlot : 1
,components : { mute: {delay :3}, skip: {delay :3} }
});

(function (d) {
var js, s = d.getElementsByTagName(‘script’)[0];
js = d.createElement(‘script’);
js.async = true;
js.src = ‘//cdn.teads.tv/media/format.js’;
s.parentNode.insertBefore(js, s);
})(window.document);

Com o cronômetro zerado, Pol Espargaró defendeu a honra da Yamaha e, com seu melhor registro em 1min31s107, conquistou o direito de fechar a primeira fila — é apenas a segunda vez que o titular da Tech3 inicia uma prova da classe rainha do Mundial de Motovelocidade no top-3.
 
Completando a festa dos irmãos da Catalunha, Aleix foi apenas 0s566 mais lento que o #44 e vai abrir a segunda fila, acompanhando por Jack Miller, que corre em casa neste fim de semana. Danilo Petrucci completa o top-6.
 
Substituindo o lesionado Dani Pedrosa, Nicky Hayden fez sua melhor marca em 1min32s944 e, 2s755 atrás de Márquez, vai largar em sétimo, à frente de Stefan Bradl e Andrea Dovizioso. Héctor Barberá completa o rol dos dez primeiros.
 
Em um fim de semana horrendo para a Yamaha, Jorge Lorenzo cravou 1min36s840 e vai sair em 12º, 6s651 mais lento que o tempo da pole. Valentino Rossi, por sua vez, viveu sua pior classificação desde a temporada 2011, seu ano de estreia na Ducati. O italiano sequer passou do Q1 e, com um tempo de 1min41s368, vai largar apenas em 15º.
 

google_ad_client = “ca-pub-6830925722933424”;
google_ad_slot = “2258117790”;
google_ad_width = 300;
google_ad_height = 600;

Esta, aliás, é a primeira vez que o #46 é eliminado no Q1 desde a introdução deste sistema de classificação, em 2013. 
 
Hayden lidera 1-2 da Honda em TL4 interrompido pela chuva
 
Depois de tanta chuva, os pilotos da MotoGP encontraram uma janela de pista seca na quarta sessão de treinos livres, mas as nuvens ameaçadores seguiam presentes no céu australiano. As temperaturas baixas ainda predominavam, mas o sol serviu para aquecer o asfalto, que chegou a 25°C.
 
De volta à Honda, Nicky Hayden começou a sessão no topo, 2s554 à frente de Aleix Espargaró. Loris Baz, Jack Miller e Yonny Hernández vinham na sequência.
 
Com apenas uma volta rápida registrada, os pilotos começaram a retornar aos boxes. Na pista, Nicky seguia no topo, 4s161 mais rápido que Aleix, o segundo colocado.
 
Com um par de pneus slicks médios na RC213V, Hayden não pôde seguir na pista com o retorno da chuva e se juntou aos demais nos boxes.
 
Substituto de Barberá na Avintia, Mike Jones logo calçou a Ducati com pneus de chuva e voltou para a pista, seguido por Bautista pouco depois, também usando os compostos de chuva macios.
 
Com as condições se deteriorando mais e mais, a sessão foi interrompida à 1h50 (de Brasília), quando restavam 19min01, em bandeira vermelha.
 
O vento era tanto em Phillip Island que um guarda-chuva entrou na pista e precisou ser ‘resgatado’ por um fiscal. A atuação acabou recebendo aplausos de um sorridente Márquez.

Na tabela, o top-10 era formado por Hayden, Aleix, Baz, Miller, Hernández, Smith, Crutchlow, Pol, Rossi e Petrucci.

 
As condições climáticas deste fim de semana levaram a uma onde de criticas em relação a data da corrida, já que as chuvas são frequentes nesta época do ano.
 
Depois de 20 minutos em que a única ação em pista era a vistoria do safety-car, o pit-lane foi reaberto e os pilotos começaram a voltar aos poucos. Vai saber quanto tempo mais eles teriam.
Pol Espargaró tirou o irmão Aleix da primeira fila (Foto: Tech3)
Com tempos bastante mais altos em relação aos exibidos no início da sessão, os pilotos iam tentando melhorar, mas o volume de água na pista ainda era grande.
 
Em seu sexto giro, Redding anotou 1min45s618 e assumiu o 11º posto. Pouco depois, Márquez pilou para décimo.
 
Com cerca de dez minutos para o fim da sessão, o sol já tinha voltado a brilhar em Phillip Island. 5s644 atrás de Hayden, Márquez ocupava o nono posto. Na volta seguinte, o #93 pulou para quinto, 4s282 atrás do líder.
 
O campeão antecipado seguiu melhorando e avançou para a segunda colocação, 4s102 mais lento que Hayden. Alex, Baz e Miller vinham na sequência. Mais atrás, Lorenzo subiu para 11º, logo atrás de Rossi. 
 
Pouco depois, Redding avançou para sexto, 5s215 atrás de Hayden. Crutchlow, Hernández, Smith, Pol e Rossi vinham na sequência.
 
Lá na frente, Márquez ia empenhado em descontar a vantagem de Hayden, que caiu para 3s326. Mais abaixo na tabela, Lorenzo subiu para nono, mas caiu uma posição com o avanço de Smith.
 
Com a bandeira quadriculada tremulando em Phillip Island, ninguém superou Hayden, que garantiu a dobradinha da Honda com Márquez. Aleix, Baz, Miller, Crutchlow, Redding, Dovizioso, Smith e Petrucci completavam top-10.
 
Crutchlow sobra e avança ao Q2. Lorenzo passa de fase e deixa Rossi em 15º
 
Conforme estabelecido pelo resultado combinado dos tumultuados treinos livres em Phillips Island, o Q1 foi bastante estrelado, contando, pela primeira vez, com a participação da dupla de fábrica da Yamaha. Além de Rossi e Lorenzo, a fase inicial da classificação também teve participação de Crutchlow e Viñales, além de Laverty, Bautista, Smith, Hernández, Jones, Baz e Rabat.
 

google_ad_client = “ca-pub-6830925722933424”;
google_ad_slot = “2258117790”;
google_ad_width = 300;
google_ad_height = 600;

Com os pilotos tendo de ficar atentos às condições de pista, quase ninguém fez hora para deixar os boxes quando o pit-lane foi liberado – Smith demorou um pouco mais para sair. Como aconteceu várias vezes ao longo do fim de semana, a condição do asfalto podia ser determinante no posicionamento dos pilotos.
 
Quando as primeiras voltas foram computadas, Crutchlow apareceu no topo da tabela, 0s898 à frente de Lorenzo. 0s151 atrás do companheiro de equipe, Rossi vinha em terceiro.
 
Na volta seguinte, Cal não conseguiu melhorar, enquanto Lorenzo reduziu a vantagem para 0s655. Depois de duas boas parciais, Rossi perdeu na metade final da pista e apenas reduziu para 0s077 sua diferença em relação ao #99.
 
Em sua quarta volta, Crutchlow registrou 1min40s060 e ampliou para 1s760 sua vantagem em relação a Lorenzo. Na sequência, Rossi atingiu 1min41s368 – de novo perdendo na segunda metade do circuito – e assumiu o segundo posto, 0s452 à frente de Lorenzo, que foi o primeiro a entrar nos boxes. Quarto, Laverty tinha 0s080 de atraso para o #99.
 
Com pouco menos de seis minutos para o fim da sessão, Smith superou Rossi por 0s239 e pegou o segundo posto, deixando o #46, ainda que momentaneamente, fora da fase final da classificação.
 
Mais e mais pilotos foram entrando na sequência. Com cerca de três minutos para o fim, Crutchlow e Smith iam pulando para o Q1, com Rossi liderando a lista dos eliminados à frente de Laverty, Hernández, Lorenzo, Viñales, Jone, Bautista e Baz.
Valentino Rossi vai largar em um decepcionante 15º posto (Foto: Yamaha)
De volta à pista, Lorenzo melhorou sua marca, mas apenas saltando para a quinta posição. Pouco depois, Smith, que ainda não se recuperou completamente das lesões que carrega desde agosto, caiu na curva 8. EM seguida, Baz foi ao chão na 4.
 
Líder, Crutchlow aumentou ainda mais a margem na ponta ao cravar 1min38s752, chegando a 2s377 de diferença para Smith.
 
Viñales, então, saltou para o segundo posto, mas foi superad por Lorenzo logo na sequência, ficando a 0s292 de uma vaga no Q2.
 
Quinto, Rossi tinha um extramacio de chuva na dianteira e um intermediário atrás. O #46 tinha chão para recuperar, mas falhou na tentativa. Vai ser a primeira vez desde que este sistema de classificação foi introduzido, em 2013, que o italiano não avança ao Q2.
 
Com o fim dos 15 minutos de sessão, Crutchlow e Lorenzo avançaram ao Q2, com Viñales garantindo o 13º posto no grid, à frente de Smith, Rossi, Laverty, Hernández, Bautista, Jones, Baz e Rabat.
Márquez esmaga rivais e fatura sétima pole de 2016
 
O Q2 nem começou e já trouxe boas notícias. O tempo estava virando mais uma vez e a expectativa era por uma pancada de chuva forte às 3h15 (de Brasília). Sendo assim, ninguém demorou para sair.
 
Nessa fase final da sessão, a maioria dos pilotos saiu com compostos intermediários, já que a pista não estava lá em excelentes condições. Antes mesmo de cravar tempo, os pilotos foram voltando aos boxes em busca dos slicks – entre eles, Márquez e Miller.
 
O piloto da Marc VDS voltou com slick na traseira e intermediário na dianteira, a combinação que tinha se mostrado a mais rápida até aqui.
 

google_ad_client = “ca-pub-6830925722933424”;
google_ad_slot = “2258117790”;
google_ad_width = 300;
google_ad_height = 600;

Com 1min35s719, Bradl começou na ponta, 1s199 à frente de Crutchlow. Redding era o terceiro.
 
Na sequência, Barberá assumiu o comando, mas acabou ultrapassado por Dovizioso e Crutchlow, que ficou com o comando da sessão.
 
De volta à pista, Miller saltou para o segundo lugar, 0s472 mais lento que o britânico da LCR. 
 
Em seu quarto giro nesta tarde, Dovizioso anotou 1min33s090 e assumiu o comando da sessão, 0s466 melhor que Cal. Aleix era o terceiro. Na sequência, Miller recuperou o segundo posto, 0s097 mais lento que Dovizioso.
 
Enquanto isso, Márquez vinha acelerando fundo. Calçado com slicks, o espanhol anotou 1min32s239 e assumiu o comando, 0s851 melhor que Dovizioso.
 
Crutchlow não deixou barato, superou o #93 por 0s050 e recuperou a ponta da tabela. Aleix era terceiro, escoltado por Dovizioso, Miller e Barberá.
 
O piloto da Honda não deixou por menos, baixou para 1min31s555 e voltou a se instalar no topo da tabela, 0s634 mais veloz que Crutchlow.Marc insistiu mais um pouco e alcançou 1min30s670, deixando Crutchlow para lidar com uma diferença de 1s5.
 
No ataque final à tabela, Miller melhorou e assumiu a quarta colocação, 1s596 atrás de Márquez. O piloto da Honda, no entanto, foi ainda melhor e abriu ainda mais na ponta.
 
Pouco depois, Pol baixou para 1min32s001 e assumiu a segunda colocação, mais foi superado por Crutchlow, que se colocou a 0s792 de Márquez.
 
Já com o cronômetro zerado, Miller saltou para a terceira colocação, 1s5 atrás do pole.

MotoGP, GP da Austrália, Phillip Island, Grid de largada:
 
1 93 MARC MÁRQUEZ ESP HONDA 1:30.189  
2 35 CAL CRUTCHLOW ING LCR HONDA 1:30.981 +0.792
3 44 POL ESPARGARÓ ESP TECH3 YAMAHA 1:31.107 +0.918
4 41 ALEIX ESPARGARÓ ESP SUZUKI 1:31.673 +1.484
5 43 JACK MILLER AUS MARC VDS HONDA 1:31.754 +1.565
6 9 DANILO PETRUCCI ITA PRAMAC DUCATI 1:32.420 +2.231
7 69 NICKY HAYDEN EUA HONDA 1:32.944 +2.755
8 6 STEFAN BRADL ALE APRILIA GRESINI 1:33.015 +2.826
9 4 ANDREA DOVIZIOSO ITA DUCATI 1:33.090 +2.901
10 8 HECTOR BARBERÁ ESP DUCATI 1:33.914 +3.725
11 45 SCOTT REDDING ING PRAMAC DUCATI 1:34.682 +4.493
12 99 JORGE LORENZO ESP YAMAHA 1:36.840 +6.651
13 25 MAVERICK VIÑALES ESP SUZUKI 1:40.744 +10.555
14 38 BRADLEY SMITH ING TECH3 YAMAHA 1:41.129 +10.940
15 46 VALENTINO ROSSI ITA YAMAHA 1:41.368 +11.179
16 50 EUGENE LAVERTY IRL ASPAR DUCATI 1:41.532 +11.343
17 68 YONNY HERNÁNDEZ COL ASPAR DUCATI 1:41.766 +11.577
18 19 ÁLVARO BAUTISTA ESP APRILIA GRESINI 1:41.850 +11.661
19 7 MIKE JONES AUS AVINTIA DUCATI 1:42.261 +12.072
20 76 LORIS BAZ ESP AVINTIA DUCATI 1:43.128 +12.939
21 53 TITO RABAT ESP MARC VDS HONDA 1:44.096 +13.907
             
RECORDE MARC MÁRQUEZ ESP HONDA 1:28.108 181.7 km/h
MELHOR VOLTA JORGE LORENZO ESP YAMAHA 1:27.899 182.1 km/h
             
    Condições do tempo   PISTA SECA   ar: 12ºC | pista: 19ºC

#GALERIA(6827)

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da MotoGP direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.