“Lenda”, “maestro”, “pai de todos que lutam em cima de uma moto”: mundo do esporte a motor reage à morte de Nieto

Não demorou para que as redes sociais fossem tomadas por mensagens relacionadas à morte de Ángel Nieto. 13 vezes campeão no Mundial de Motovelocidade, espanhol de 70 anos morreu nesta quinta-feira (3) em decorrência de um acidente de trânsito em Ibiza

google_ad_client = “ca-pub-6830925722933424”;
google_ad_slot = “5708856992”;
google_ad_width = 336;
google_ad_height = 280;

O mundo do esporte foi rápido ao reagir à morte de Ángel Nieto. O ex-piloto de 70 anos morreu nesta quinta-feira (3), oito dias após sofrer um acidente de trânsito em Ibiza.
 
Natural de Samora, na Espanha, Nieto foi um atingido por um carro quando andava de quadriciclo em Ibiza no último dia 26 de julho e acabou batendo a cabeça. Ángel usava capacete no momento do acidente.
Ángel Nieto foi foi um dos grandes embaixadores do motociclismo na Espanha (Foto: Twitter)

google_ad_client = “ca-pub-6830925722933424”;
google_ad_slot = “2258117790”;
google_ad_width = 300;
google_ad_height = 600;

Nos primeiros dias, o 13 vezes campeão mundial ― seis na extinta 50cc (1969, 1970, 1972, 1975, 1976 e 1977) e sete nas 125cc (1971, 1972, 1979, 1981, 1982, 1983 e 1984) mostrou bons sinais de recuperação, mas o quadro sofreu uma mudança súbita no noite do dia 2.
 
Em processo de despertar após os médicos iniciarem a retirada dos medicamentos que o mantinham em coma induzido, Ángel teve um edema cerebral e precisou ser submetido a uma craniotomia descompressiva urgente, uma tentativa dos médicos de reduzirem a pressão intracraniana. 
 
A cirurgia, porém, não deu o retorno esperado, assim como aconteceu com os medicamentos ministrados pelos médicos. No boletim divulgado na manhã de quinta-feira (3), a Policlínica Nuestra Señora del Rosario, onde o ex-piloto esteve internado o tempo todo, admitiu pela primeira vez o risco de morte.
 
Nascido em 25 de janeiro de 1947, Ángel Nieto é conhecido como o “homem das mil vitórias”. Supersticioso, o ex-piloto dava seus autógrafos como “Ángel Nieto 12+1”. Além dos 13 títulos mundiais, o espanhol tem outros quatro vices (sendo três nas 125cc e um nas 50cc), 90 vitórias e 139 pódios no Mundial de Motovelocidade.
 
Ángel deixa os filhos Ángel Jr., conhecido como Gelete, Pablo e Hugo. 
Pouco após a morte de Nieto, Ángel Jr. se dirigiu a imprensa para um pronunciamento. Com a voz embargada, Gelete afirmou que a família estava “destroçada”.
 
“Tudo mudou de um dia para outro e ele já está descansando”, afirmou.
 
Impacto pela notícia, Gelete afirmou que a família fica “com a cabeça bem erguida, porque era um grande pai”.
 
Ángel Jr., no entanto, não deu detalhes sobre a despedida do multicampeão. “Não sabemos o que vamos fazer. Obrigado a todos pelo apoio”, concluiu.
 
Logo após a morte foi confirmada, Mariano Rajoy, primeiro-ministro da Espanha, usou as redes sociais para se manifestar.
 
“Meus pêsames à família de Ángel Nieto, lenda do motociclismo e do esporte espanhol que soube ganhar o respeito e o carinho dos fãs”, escreveu Rajoy.
Diretor-executivo da Dorna, a imprensa que promove o Mundial de Motovelocidade, Carmelo Ezpeleta falaou ao diário espanhol ‘AS’ e contou que achou que Nieto escaparia do acidente.
 
“Me sinto muito mal, como todos, sobretudo pelo inesperado. Quando o acidente aconteceu e vi que tinham passado as primeiras 72 horas, achei que ele fosse conseguir”, contou. “Tinha falado com o filho dele, Pablo, para que ele estivesse aqui hoje e concedesse uma coletiva de imprensa para agradecer as pessoas que o atenderam e se preocuparam com ele, mas, de repente, isso aconteceu. É ainda pior que ele se vá deste jeito”, seguiu.
 
“Para o Mundial de Motos, Ángel Nieto era a origem de tudo. Se Ángel não tivesse sido o que foi, tenho certeza que o Mundial não estaria onde está”, garantiu Carmelo. “E, para mim, um amigo querido e uma pessoa muito carinhosa”, ressaltou.
 
“Com certeza vamos falar de uma maneira de homenageá-lo este fim de semana. O Mundial de Motociclismo, não só eu como seu amigo, devemos muito a Ángel Nieto”, completou.
 
Time de coração de Nieto, o Real Madrid também emitiu um comunicado para lamentar a morte do ex-piloto.
 
“O Real Madrid lamenta profundamente o falecimento de Ángel Nieto e mostra suas condolências nestes difíceis momentos a seus familiares e amigos”, diz a nota. “O esporte espanhol perde uma grande lenda que será impossível de esquecer. Sua extraordinária trajetória de êxitos e seu comportamento exemplar lhe converteram para sempre em um referente mundial para todos os fãs do motociclismo e do esporte em geral”.
Equipe chefiada por Pablo Nieto, a VR46 também emitiu uma nota à imprensa para lamentar o falecimento de Ángel.
 
“A Sky Racing VR46 junto com os pilotos Francesco Bagnaia, Stefano Manzi, Andrea Migno e Nicolò Bulega gostaria de expressar sua mais sincera condolência ao chefe do time, Pablo Nieto, e sua família pela perda prematura de seu pai, Ángel Nieto. A Lenda do motociclismo com 13 títulos, Ángel Nieto morreu hoje em consequência de um acidente viário no último dia 26 de julho”.
 
Pelas redes sociais, pilotos e esportistas prestaram condolências à família Nieto e aos fãs.
 

Álvaro Bautista


Fernando Alonso


Francesco Bagnaia


Aleix Espargaró


Pons


Juanfran Guevara


Gresini


Álex Márquez

 


Héctor Barberá

Honda

Yamaha

Marc Márquez

Pol Espargaró

Mireia Belmonte

Dominique Aegerter

Julián Simón

Tito Rabat

Dani Pedrosa

Laia Sanz

Álex Crivillé

Aprilia

Eric Granado

María Herrera

.embed-container { position: relative; padding-bottom: 56.25%; height:
0; overflow: hidden; max-width: 100%; } .embed-container iframe, .embed-container object, .embed-container embed { position: absolute;
top: 0; left: 0; width: 100%; height: 100%; }

Freddie Spencer

Suzuki

Álex Rins

Ducati

Pramac

Loris Capirossi

Barcelona

Toni Elías

Red Bull KTM Ajo

Enea Bastianini

Atlético de Madrid

Jorge Lorenzo

Iker Casillas

Max Biaggi

Pedro de la Rosa

Antonio Banderas

Rafael Nadal

Sergio Ramos

Pau Gasol

BUEMI PERDEU PARA SI MESMO. E DI GRASSI FEZ POR MERECER TÍTULO DA F-E

.embed-container { position: relative; padding-bottom: 56.25%; height:
0; overflow: hidden; max-width: 100%; } .embed-container iframe, .embed-container object, .embed-container embed { position: absolute;
top: 0; left: 0; width: 100%; height: 100%; }

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da MotoGP direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.